página acima: Guia HeuVer: Conteúdo do site
Homem (Ser Humano)
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS

*

Homens (Seres Humanos): Espíritos encarnados.

[17b - página 300 item 236]

Você não é um corpo que possui consciência, - você é:

  • A Consciência_Divina individualizada em “seres de consciência”, separados e manifestados visivelmente na Terra por meio de partículas elétricas extraídas e unidas em elementos, para dar a sua_forma viva visível de acordo com um padrão físico fundamental.

(Ver: Reino dos Céus ou Reino de Deus e Evangelho de Tomé)

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 7 ]

Se já é tácito que uma partícula_atômica não possa ser automaticamente formada pelos distúrbios do universo sem que, sobre sua energia atue um agente estruturador, atualmente conhecido como frameworker, o que se dirá, então, de uma vida biológica que, além da forma dita material apresenta um princípio de vida e inteligência?

(Ver: O que Jesus sentiu no deserto)

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
http://www.cvdee.org.br/artigostexto.asp?id=118

____O homem é um ser de inteligência refinada pelos poderes que adquiriu na caminhada_evolutiva em que se empenha, desde muitos séculos, mas ainda oscilante, de modo geral, entre animalidade e humanização, conquanto os casos particulares de criaturas que já se encaminham da humanidade para a angelitude. A maioria de nós outros, os Espíritos capitulados na escola da Terra, nos achamos em trânsito da poligamia para a monogamia, com referência à devoção sexual. Decorre daí o impositivo de vigilância sobre nós mesmos, sabendo-se que o sexo é faculdade_criativa, nos domínios do corpo e da alma.

[73 - página 123] - André Luiz

____Recordai-vos de que o homem é discípulo numa escola que o seu raciocínio já encontrou organizada pela sabedoria divina e, em nome dAquele que é a origem sagrada de nossas vidas, amai as árvores e tende cuidado com o campo, onde florescem as bênçãos do céu.

[41a - página 58] - EMMANUEL - 1940

No estado atual da educação humana, é muito difícil alimentar, por mais de cinco minutos, conversação digna e cristalina, numa assembléia superior a três criaturas encarnadas.

[40 - página 214/215] - André Luiz

O homem terrestre não é um deserdado. É filho de Deus, em trabalho construtivo, envergando a roupagem da carne; aluno de escola benemérita, onde precisa aprender a elevar-se.

A luta humana é a sua oportunidade, a sua ferramenta, o seu livro.

[32 - página 10] - Emanuel - Pedro Leopoldo-MG, 03 de outubro de 1943.

Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo.

[9a - página 57 questão 17]

Somos livros vivos de quanto pensamos e praticamos e os olhos cristalinos da Justiça Divina nos lêem, em toda parte.

[96 - página 250] - André Luiz

O véu se levanta aos olhos do homem, à medida que ele se depura; mas, para compreender certas coisas, são-lhe precisas faculdades que ainda não possui.

[9a - página 57 questão 18]

Homem integral:

É aquele que atinge coerência entre a sua vivência e a verdade que alcançou.

http://www.sbee.com.br/glossario.htm

  • O homem simplesmente terrestre mantém-se na expectativa da morte orgânica
  • O homem espiritual espera o Mestre Divino, para consolidar a redenção própria.

EMMANUEL - (Pão Nosso) [55 - página 147]

O homem que se vence faz o seu corpo espiritual apto a ingressar em outras esferas e, enquanto não colaborardes pela obtenção desse organismo etéreo, através da virtude e do dever cumprido, não saireis do círculo doloroso das reencarnações.

[71 - página 69 ] - EMMANUEL

____ O homem encarnado na Terra é uma alma eterna usando um corpo_perecível, alma que procede de milenários caminhos para a integração com a verdade divina, à maneira do seixo que desce, rolando nos séculos, do cimo do monte para o seio recôndito do mar. Somos, todos, atores do drama sublime da evolução universal, através do amor e da dor...

  • Indébita é a nossa interferência nos destinos uns dos outros, quando nossos pés trilham retos caminhos.
  • Todavia, se nos desviamos da rota adequada, é razoável o apelo do amor para que a dor diminua.

[96 - págna 169] - André Luiz

AOS MEUS IRMÃOS

____Homens, meus irmãos, considerai a fração de tempo da vossa passagem pela Terra. Observai o exemplo das almas nobres que, em épocas diferentes, vos trouxeram a palavra do Céu na vossa ingrata linguagem; suas vidas estão cheias de sacrifícios e dedicações dolorosas. Não vos entregueis aos desvios que conduzem ao materialismo dissolvente. Olhando o vosso passado, que constitui o passado da própria Humanidade, uma cruciante amargura domina o vosso espírito: atrás de vós, a falência religiosa, ante os problemas da evolução, impele-vos à descrença e ao egoísmo; muitos se recolhem nas suas posições de mando e há uma sede generalizada de gozo_material, com a perspectiva do nada, que a maioria das criaturas acredita encontrar no caminho silencioso da morte; mas eis que, substituindo as religiões que faliram, à falta de cultivadores fiéis, ouve-se a voz do Espírito_da_Verdade em todas as regiões da Terra. Os túmulos falam e os vossos bem-amados vos dizem das experiências adquiridas e das dores que passaram. Há um sublime conúbio do Céu com a Terra.

____Vinde ao banquete espiritual onde a Verdade domina em toda a sua grandiosa excelsitude. Vinde sem desconfianças, sem receios, não como novos Tomés, mas como almas necessitadas de luz e de liberdade; não basta virdes com o espírito de criticismo, é preciso trazerdes um coração que saiba corresponder com sentimento elevado a um raciocínio superior.

____Outros_mundos vos esperam na imensidade, onde os sóis realizam os fenômenos de sua eterna trajetória. Dilatai vossa esperança, porque um dia chegará em que, na Terra, devereis abandonar o exílio onde chorais como seres desterrados. Que todos vós possais, no ocaso da existência, contemplar no céu da vossa consciência estrelas resplandecentes da paz que representará a vossa glorificação imortal.

[71 - página 74] - EMMANUEL - 1938

____O homem é formado de três partes essenciais:

  • O corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
  • O princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tais, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca,
  • a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação.

[9a - página 104 questão 135]

____Estes três elementos - matéria, fluido, inteligência - encontram-se na base da ordem_universal, da qual são as substâncias fundamentais, os termos componentes. Fazem do homem uma miniatura do Universo, um microcosmo submetido às mesmas leis e encerrando as mesmas potências que este.

Trabalho de João Gonçalvez Filho - UNIVERSO - 3292

____O escritor que venho compulsando, numa definição que ele mesmo considera superficial, tomando como exemplo uma charrete, compreende a criatura humana como um ternário, semelhante ao carro, ao cavalo e ao condutor, os três juntos em serviço...

  • O carro equivale ao corpo físico,
  • o animal pode ser comparado ao corpo_espiritual, modelador e sustentador dos fenômenos que nos garantem a existência física,
  • e o cocheiro simboliza, em suma, o nosso_próprio_espírito, isto é, nós mesmos, no governo mental da vida que nos é própria.

____O carro avariado, qual o que vimos aqui, recorda um corpo doente, e, quando um veículo assim se faz de todo imprestável, o condutor abandona-o à sucata da natureza e prossegue em serviço, montando consequentemente o animal para continuarem ambos, no curso de sua viagem para diante... Isso ocorreria, de maneira natural, na morte ou na desencarnação. O corpo de carne, tornado inútil, é restituido à terra, enquanto que nosso espírito, envergando o envoltório_de_matéria_sutil, que, aliás, lhe condiciona a existência terrestre, passa a viver em outro plano, no qual a roupa de matéria mais densa para nada mais lhe serve...

[73 - página 18] - André Luiz

Filhos do Criador , dEle herdamos a faculdade de criar e desenvolver, nutrir e transformar.

[28a - página 16] - André Luiz

____O Homem, assombrado ante o esplendor do Universo,deslumbrado, apercebe-se de que não existe vácuo, de que a vida é patrimônio da gota d´agua, tanto quanto é a essência dos incomensuráveis sistemas siderais, o homem que empreende a laboriosa tarefa do descobrimento de si mesmo volta-se para o chão a que se imanta e pede ao amor que responda à soberania cósmica, dentro da mesma nota de grandeza, todavia, o amor no ambiente em que ele vive é ainda qual planta milagrosa em tenro desabrochar.

____Confinado ao reduzido agrupamento_consangüíneo a que se ajusta ou compondo a equipe de interesses passageiros a que provisoriamente se enquadra, sofre:

____Não sabe dar sem receber, não consegue ajudar sem reclamar e, criando o choque da exigência para os outros, recolhe dos outros os choques sempre renovados da incompreensão e da discórdia, com raras possibilidades de auxiliar e auxiliar-se.

  • Viu a Majestade Divina nos Céus e identifica em si mesmo a pobreza infinita da Terra.
  • Tem o cérebro inflamado de glória e o coração invadido de sombra.
  • Orgulha-se, ante os espetáculos magnificentes do Alto e padece a miséria de baixo.
  • Deseja comunicar aos outros quanto apreendeu e sentiu na contemplação da vida ilimitada, mas não encontra ouvidos que o entendam.
  • Repara que o Amor, na Terra, é ainda a alegria dos oásis fechados.

____E, partindo os elos que o prendem à estreita família do mundo, o homem que desperta, para a grandeza da Criação, perambula na Terra, à maneira do viajante incompreendido e desajustado, peregrino sem pátria e sem lar, a sentir-se grão infinitesimal de poeira nos Domínios Celestiais.

____Nesse homem, porém, alarga-se a acústica da alma e, embora os sofrimentos que o afligem, é sobre ele que as Inteligências Superiores estão edificando os fundamentos espirituais da Nova Humanidade.

[10 - página 12] - EMMANUEL - 1952

____O homem encarnado vive simultaneamente em três planos diversos.

  • Assim como ocorre à árvore que se radica no solo, guarda ele raizes transitórias na vida física
  • estende os galhos dos sentimentos e desejos nos círculos de matéria mais leve, quanto o vegetal se alonga no ar
  • e é sustentado pelos princípios_sutis_da_mente, tanto quanto a árvore é garantida pela própria seiva.

    • Na árvore, temos raiz, copa e seiva por três processos diferentes de manutenção para a mesma vida e,
    • no homem, vemos corpo_denso_de_carne, organização_perispirítica em tipo de matéria mais rarefeita e mente, representando três expressões distintas de base vital, com vistas aos mesmos fins.

____O homem exige para sustentar-se, no quadro_evolucionário, segurança relativa no campo biológico, alimento das emoções que lhe são próprias nas esferas de vida psíquica que se afinam com ele e base mental no mundo íntimo. A vida é patrimônio de todos, mas a direção pertence a cada um.

[96 - páginas 81] - André Luiz

____

  • O vaso físico é o vegetal, limitado no espaço e no tempo,
  • O corpo_perispirítico é o fruto que consubstancia o resultado das variadas operações da árvore, depois de certo período de maturação,
  • e a matéria_mental é a semente que representa o substrato da árvore e do fruto, condensando-lhes as experiências.

____A criatura para adquirir sabedoria_e_amor renasce inúmeras vezes, no campo fisiológico, à maneira da semente que regressa ao chão. E quantos se complicam, deliberadamente, afastando-se do caminho reto na direção de zonas irregulares em que recolhem experimentos doentios, atrasam, como é natural, a própria marcha, perdendo longo tempo para se afastarem do terreno resvaladiço a que se relegaram, ligados a grupos infelizes de companheiros que, em companhia deles, se extraviaram através de graves compromissos com a leviandade ou com o desequilíbrio.

[96 - páginas 88] - André Luiz

____O homem é um espírito temporariamente encerrado em um corpo_de_carne, um espírito com um corpo espiritual, que deve sobreviver à sua separação do corpo carnal. Um dos vossos instrutores teve razão de vo-lo dizer, ainda que tivesse errado em particularidades mínimas; esse_corpo_espiritual é o objeto principal da vossa educação na Terra; ele deve ser desenvolvido e preparado para a sua vida nas esferas de Espíritos, vida que, tanto quanto vos compete saber, é infinita. Não podeis imaginar o que significa eternidade .
____O espírito encarnado tem consciência inata, muitas vezes informe e grosseira, do justo e do injusto; as ocasiões de se desenvolver são-lhe oferecidas, ele tem seus graus de provação, fases de preparação, auxílios para progredir, caso queira utilizar-se deles.

[108 - página 177] - Médium: William Stainton Moses - (1839 - 1892)

____Explicações que os sonâmbulos do século passado forneciam aos seus magnetizadores sobre a natureza tríplice da personalidade humana...

[105 - páginas 129] - Ernesto Bozzano

Ver também:

*