página acima: Homem
Ver: Conteúdo do site
Aflição
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

A aflição é um dardo espiritual que nos impele à procura. Todas as descobertas que dilataram a alegria e a cultura no Planeta, nasceram na aflição de homens desajustados que souberam criar a renovação à custa do próprio sacrifício.

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier
Trabalho de João Gonçalves Filho - (aflição - 041)

____Os sofrimentos dos Espíritos_inferiores não constitui, para os bons_Espíritos, uma causa de aflição, pois sabem que o mal terá fim. Auxiliam os outros a se melhorarem e lhes estendem as mãos.

____Essa a ocupação dos bons Espíritos, ocupação que lhes proporciona gozo quando são bem sucedidos. Vêem, também, as tristezas e os sofrimentos daqueles a quem amaram na Terra, se não vissem é que eles vos seriam estranhos depois_da_morte. Ora, a religião vos diz que as almas vos vêem. Mas, eles consideram de outro ponto de vista os vossos sofrimentos.

____Os Espíritos sabem que estes sofrimentos são úteis ao vosso progresso, se os suportardes com resignação. Os Espíritos afligem-se, portanto, muito mais com a falta_de_ânimo que vos retarda, do que com os sofrimentos considerados em si mesmos, todos passageiros.

[9a - página 453 questão 976]

  • Que seria da criança sem a experiência?
  • Que será do espírito sem a necessidade?
____Aflições, dificuldades e lutas são forças que compelem à dilatação de poder, ao alargamento de caminho.

EMMANUEL - (Caminho, Verdade e Vida) [55_ - página 188]

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Trabalho de João Gonçalves Filho - (aflição - 048)

Está alguém entre vós aflito? Ore.
Trabalho de João Gonçalves Filho - (aflição - 051)

____Freqüentemente, aflição é a nossa própria ansiedade, respeitável mas inútil, projetada no futuro, mentalizando ocorrências menos felizes que, em muitos casos, não se verificam como supomos e, por vezes, nem chegam a surgir.

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier
Trabalho de João Gonçalves Filho - (aflição - 052)

____Imaginemos a mente como sendo um lago. Se as águas se acham pacificadas e límpidas, a luz do firmamento pode retratar-se nele com segurança. Mas se as águas vivem revoltas, as imagens se perdem ao quebro das ondas móveis, principalmente quando o lodo acumulado no fundo aparece à superfície.

ANDRÉ LUIZ - Psicografado por Francisco Cândido Xavier
Trabalho de João Gonçalves Filho - (aflição - 053)

____Por mais escura que seja a noite, o Sol tornará ao alvorecer. Nas circunstâncias difíceis, faze o melhor que puderes sem o risco de perder a paz interior que te assegura o equilíbrio. Muitas vezes, a aflição é o sinônimo de nossa própria intemperança mental, à frente de abençoadas lições da vida.

EMMANUEL - Psicografado por Francisco Cândido Xavier
Trabalho de João Gonçalves Filho - (aflição - 060)

____Toda aflição é processo de cobrança que chega ao tribunal da consciência, impondo reparação.

JOANNA DE ÂNGELIS - Psicografado por Divaldo Pereira Franco
Trabalho de João Gonçalves Filho - (aflição - 063)

Máximas extraídas do ensnamento dos Espíritos

  • As aflições na terra são os remédios da alma; elas salvam para o futuro, como uma operação cirúrgica dolorosa salva a vida de um doente e lhe devolve a saúde. É por isso que o Cristo disse: "Bem-aventurados os aflitos, pois eles serão consolados."
  • Nas suas aflições, olhe abaixo de você e não acima; pense naqueles que sofrem ainda mais que você.
  • O desespero é natural para aquele que crê que tudo acaba com a vida do corpo; é um contra-senso para aquele que tem fé no futuro.
  • O homem é muitas vezes o artesão de sua própria infelicidade neste mundo; se ele voltar à fonte de seus infortúnios, verá que a maior parte deles são o resultado de sua imprevidência, de seu orgulho e avidez, conseqüentemente, de sua infração às leis de Deus.
http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/se/se-04.html#maximas

Ver também:
*