página acima: Homem
Instrução /Conhecimento / Sabedoria
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Espíritas!

  • Amai-vos; este o primeiro ensinamento;
  • instruí-vos, este o segundo.

ESPÍRITO VERDADE

João Gonçalves Filho - (AMOR - 137)

(Ver: Budismo e Dissertação a cerca do Espiritismo)

[56 - página 175] - André Luiz, 11/5/1958

Em qualquer setor de trabalho a ausência de estudo significa estagnação. Esse ou aquele cooperador que desistam de aprender, incorporando novos conhecimentos, condenam-se fatalmente às atividades de subnível.

[28a - página 165 ] - André Luiz

Não há dúvida que para vós é difícil sair de vossa consciência, superando-a, impulsionando-vos até os mais longínquos horizontes, conquistando novos concebíveis. Mas é isto que vos ajudo a fazer, a isso vos leva a evolução. Quem vive satisfeito com a pequena visão que domina, poderá saciar-se durante algum tempo, mas corre o risco de encontrar grandes desilusões, logo que chegue a mudança da morte.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - O Universo como organismo, movimento e princípio ]

"P reocupo-me com os companheiros de Doutrina que lhe absorveram os postulados apenas do ponto de vista intelectual. Ah, se eu pudesse lhes tocar o coração! ... Devo, porém, reconhecer o meu lugar e compreender que não passo de um médium - o que já é muito para mim."

[70 - página 52] - Chico Xavier

____Sem dúvida, o trabalho intelectual do espírito é importante para a Humanidade, mas para o espírito em si o trabalho mais importante é aquele com que ele se empenha na materialização do pensamento.

[70 - página 108 ] - Chico Xavier

Deus é capaz de colocar palavras sábias nos lábios das pessoas mais simples, assim como confusas sentenças na boca daqueles que se consideram eruditos.

[70 - página 117 ] - Chico Xavier

Fazer brilhar o cérebro não é difícil: basta uma boa memória e uma biblioteca à disposição; difícil é fazer brilhar o coração.

[70 - página 144 ] - Chico Xavier

O amadurecimento intelectual e moral da criatura a aproximará das ideias espíritas. A escola, pois, será a nossa grande aliada.

[70 - página 122 ] - Chico Xavier

"A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada".

Albert Einstein de Max Wulfant (1879-1955)

Evolução e responsabilidade

Quanto mais amplo o discernimento do Espírito, mais imperiosas se lhe fazem as obrigações, perante a vida.

[83 - página 206 ] - André Luiz

O TRABALHO DOS INTELECTUAIS

  • De grandes responsabilidades se investem aqueles que se entregam na Terra aos labores espirituais sob todos os aspectos em que se nos apresentam;
  • grandes serviços constam de suas incumbências e elevada conta lhes será solicitada dos seus afazeres sobre a face do planeta.
  • Dolorosas decepções os aguardam na existência de além-túmulo, quando menosprezam as suas possibilidades para o bem comum, fazendo de suas faculdades intelectuais objeto de mercantilismo, em troca de prebendas, as quais, augurando-lhes um porvir de repouso egoístico na vida transitória, os fazem estacionários e nocivos às coletividades, o que equivale a existências de provas amargas, entre prolongadas obliterações dos seus poderes de expressão.

____Não é que o artista e o pensador devam aderir a este ou àquele sistema_religioso, ou alistar-se sob determinada bandeira filosófica; o que se faz mister é compreender a necessidade da tarefa de espiritualização, trabalhando no edifício sublime do progresso_comum, colaborando na campanha de regeneração e de reforma dos caracteres, auxiliando todas as ideias nobres e generosas, em qualquer templo, facção ou casta em que vicejem, espiritualizando as suas concepções, transformando a ação inteligente num apelo a todos os espíritos para a perfeição, desvendando-lhes os segredos

  • da beleza,
  • da luz,
  • do bem,
  • do amor, através da arte na Ciência e na Religião, em suas manifestações mais rudimentares.

____Que todos operem na difusão da verdade, quebrando a cadeia férrea dos formalismos impostos pelas pseudo-autoridades da cátedra ou do altar, amando a vida terrena com intensidade e devotamento, cooperando para que se ampliem as suas condições de perfectibilidade, convencendo-se de que as suas felicidades residem nas coisas mais simples.

[71 - página 147] - EMMANUEL - 1938

(Ver: Os escolhidos ; Missão e Inteligência e Intelectualismo)

Ver também:
*