página acima: Fluidos
Força nêurica / Energia nêurica
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____USP comprova: Energia liberada pelas mãos tem o poder de curar.
____Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar.
____A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou o pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=832228016797383&set=
a.195778477109010.45111.100000305778943&type=1&fref=nf

____Da relação do fluido_vital com o sistema_nervoso, surge como resultado a força vital, mas se formos por este caminho seremos atropelados pelas palavras que se multiplicam assustadoramente com o passar do tempo, tanto é, que a força vital foi “denominada:

(*) Evolução Anímica, Gabriel Delanne, FEB, 4ª edição, pag. 159http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo318.html

(Ver: Alma e Psique  e  Psique e Evolução)

____ A força nêurica, em sua essência e ação, apresenta certas analogias flagrantes com o calor, a luz, a eletricidade e o magnetismo. Esta força existe no corpo do homem sob dois estados:

  • 1º) no estado estático;
  • 2º) no estado dinâmico, compreendendo uma circulação interior ao longo das fibras nervosas e uma irradiação ou expansão interior.

____Ela emana do corpo, especialmente dos olhos, da extremidade, dos dedos e da boca. As propriedades intrínsecas da força nêurica radiante são propriedades de ordem física análogas às do calor, da luz e da eletricidade. (D. A. Barety).

[131 - Capítulo I - Página 12]

____ O instrutor Gúbio e Sidônio - o diretor espiritual dos trabalhos que se realizariam - em esforço conjugado, efetuaram operações_magnéticas ao redor de Margarida, desligando finalmente os “corpos_ovóides” que foram entregues a uma comissão de seis companheiros que os conduziram, cuidadosamente, a postos socorristas.
____Logo após, enquanto a prece e os estudos evangélicos se faziam ouvir, dentro das contribuições de nosso círculo, grande cópia de força nêurica, com a devida compensação em fluidos_revigoradores_de_nossa_esfera, foi extraida, através da boca, narinas e mãos dos assistentes encarnados, força essa que Gúbio e Sidônio aplicaram sobre Margarida e Gaspar, no evidente intuito de restaurar-lhes as energias perispiríticas.

  • A jovem senhora passou a demonstrar abençoados sinais de alívio
  • e Gaspar, de impassível que se achava, pôs-se a gemer, qual se houvera acordado de intenso e longo pesadelo.

[96 - página 200] - André Luiz

____ Grandes_cientistas, independentemente dos mesmeristas, afirmam ter comprovado e descoberto o fluido humano de certos curandeiros. Por exemplo,...

  • Os efeitos "desta propriedade tem sido observados nos enfermos, em 1846, por Arago e em 1858 pelo Dr. Pineaud.
  • Em 1868 Bailly sustentava numa tese a existência de uma "força nêurica radiante".
  • Em 1880 o Dr. Baréty, servindo-se de uma jovem_histérica, acreditava ter posto em evidência a existência de "uma força particular do corpo humano conhecida vulgarmente sob o nome de magnetismo_animal" e que ele, seguindo Bailly, que já citamos, chama "força nêurica radiante", na volumosa obra que publicou após sete anos de investigação.
http://www.clap.org.br/artigos/fenomenos/f_telergia2.asp

____ O regime favorece consideravelmente esta faculdade radiante...

  • cumpre ser sóbrio, habituar-se a restringir as suas necessidades e a comer pouco;
    (Ver: Alimentação)

  • quanto mais se desenvolve a função digestiva e mais trabalho se lhe dá, tanto maior é a restrição da potência nêurica condensante e radiante, estando esta em proporção inversa das funções vegetativas.
http://magnetizador.blogspot.com/2008/08/condies-necessrias-para-magnetizar-23.html

____ A relação entre a qualidade de nosso sangue e a qualidade do funcionamento de nosso cérebro foi bem marcada pelo emérito Dr. Eduardo Alfonso, ex-catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Madrid quando fala sobre a energia nêurica que circula em nosso Sistema Nervoso:
____O produto da digestão (quimo), é absorvido no intestino delgado e passa ao sistema entérico, que desemboca pelo canal torácico no sistema venoso. Deste modo temos já o material transformado, em pleno domínio do sistema cárdio-toráxico. O sangue entérico é levado pela circulação aos pulmões donde se estabelece um câmbio osmótico através da membrana de seus alvéolos; fixando o sangue no oxigênio do ar (presente na hemoglobina dos glóbulos vermelhos, que se transforma em oxi-hemoglobina) e expulsando toxinas das combustões orgânicas. Logo, o coração manda ao sangue oxigenado e vitalizado a todos os âmbitos orgânicos, eliminando os resíduos não absorvidos, quer pela urina ou pelo suor. (...) Sintetizando: o sistema torácico sublima o produto da digestão queimando com o oxigênio do ar, os produtos nutritivos. Seu elemento vivificador é a eletricidade, que converte o oxigênio molecular em oxigênio atômico, muito mais ativo. Chega do sangue ao sistema craniano (ou encefálico) pelas artérias e o plasma_linfático aos ventrículos cerebrais desde a periferia do encéfalo, por todos os espaços sub-aracnóideos. E no centro_do_aparato_encefálico, os produtos da combustão dos primitivos materiais nutritivos, se fixam em compostos nitrogenados (lecitinas, neuroglobulinas, etc.), de grande poder emissivo de energia nêurica.

  • As escórias desta função se eliminam pelo aparato genital,
  • e os materiais sublimados marcham desde o ventrículo médio pelo talo da hipófise e pelo quarto ventrículo, convertidos em matéria em estado radiante (energético).

____Esta breve enunciação de um tema de tão grande abrangência pode e deve ser compreendida por toda a população do nosso país e do Mundo; porque a qualidade de nossa vida depende da atitude que cada um de nós tomar em relação a este conhecimento. Um dos grandes expoentes desta posição no Brasil é o Dr. Durval Stockler de Lima que declara:
____Eu estava convencido que toda doença tem uma causa, e que nós construímos o estado de doença assim como o da saúde. Princípios e leis devem ser seguidos se quisermos ser sadios. E estes princípios e estas leis, nós os encontramos observando a Natureza, estudando nosso_corpo e relacionando tudo com a ordem do Universo. Precisava de um ponto de partida, e este encontrei em frases e pensamentos esparsos.

  • O Dr. Tom Douglas Spies, numa reunião anual da American Medical Association, disse o seguinte: ‘Se tão somente conhecêssemos o bastante, todas as doenças poderiam ser evitadas e curadas pela nutrição_apropriada... Se pudermos ajudar os tecidos a repararem-se a si mesmos, corrigindo suas próprias deficiências nutricionais, poderemos fazer a velhice esperar’.
  • Outro médico americano, o Dr. George D. Crile, diretor da Crile Clinic, disse: ‘Não há morte natural. Todas as mortes das assim chamadas causas naturais são meramente o ponto final de uma progressiva saturação ácida’.
  • E para citar apenas mais uma autoridade médica, transcrevemos as palavras do famoso cirurgião inglês, Sir William Arbuthnot Lane: ‘Existe apenas uma doença – drenagem deficiente.’ E depois, falando numa recepção feita pelo corpo médico do Johns Hopkins Hospital and Medical College, disse, referindo-se ao câncer: ‘Ele é causado por venenos criados em nosso corpo através do alimento que comemos. ... O que devemos então fazer, se queremos evitar o câncer, é comer pão de trigo integral, frutas e hortaliças cruas; primeiro, para que sejamos melhor nutridos, e segundo, para que melhor possamos eliminar os dejetos. ... Temos estado a estudar os germes, quando deveríamos ter estado a estudar dieta e drenagem. ... O Mundo tem estado na pista errada. A resposta tem estado conosco o tempo todo. Drene o corpo de seus venenos, alimente-o apropriadamente, e o milagre estará feito. Ninguém precisa ter câncer, contanto que se dê ao trabalho de evitá-lo.

____A “saturação ácida” é a própria intoxicação orgânica, a causa de todas as nossas desgraças físicas e que por extensão nos afeta terrivelmente na condição emocional pela disfunção que provoca na produção hormonal, inviabilizando assim pensamentos corretos.
____O plano de que “temos estado a estudar os germes, quando deveríamos ter estado a estudar dieta e drenagem”, nos fortalece a convicção científica de que o profissional de saúde deve pensar assim: Drene o corpo de seus venenos, alimente-o apropriadamente, e o milagre estará feito.
____é um dever saber como preservar o corpo na melhor condição de saúde, e é dever sagrado viver à altura da luz que Deus graciosamente tem dado. Se fecharmos os olhos à luz pelo temor de ver os erros que nao desejamos abandonar, nossos pecados nao são por isto amenizados, mas agravados. Se a luz é evitada num caso, será desconsiderada noutro. Tão pecado é violar as leis de nosso ser, como quebrar um dos Dez Mandamentos, pois não podemos num caso como no outro deixar de quebrantar a lei_de_Deus. Não podemos amar o Senhor de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo nosso entendimento e com todas as nossas forças enquanto estivermos amando nosso apetite, nossos gostos, mais do que amamos o Senhor. Estamos diariamente reduzindo nossa força para glorificar a Deus, quando é certo que Ele reclama toda a nossa força, todo o nosso entendimento. Mediante nossos hábitos errôneos estamos debilitando o sustentáculo de nossa vida, e no entanto professando ser seguidores de Cristo (...), tendes uma obra que ninguém pode fazer por vós. Despertai de vossa letargia, e Cristo vos dará vida. Mudai vosso modo de viver, de comer e de beber, e vosso sistema de trabalho. Enquanto continuardes no caminho que tendes seguido por anos, não podereis discernir com clareza coisas eternas e sagradas. Vossas sensibilidades estão embotadas, e vosso intelecto obscurecido. Não tendes estado a crescer em graça e no conhecimento da verdade como é vosso privilégio. Não tendes crescido em espírito, mas aumentado em trevas.
____No meu dia-a-dia no Consultório de Terapias Naturais e Caplania tenho recebido pessoas que dizem: “eu não sei se posso deixar de comer coisas que gosto” ou ainda: “terei de deixar os prazeres de minha mesa?”
____Tenho respondido da seguinte forma sempre: “se você não tem qualquer alteração metabólica devidamente atestada por exames que demonstram claramente este fato e se está com as funções intestinais, renais, epiteliais e respiratórias em total normalidade, então está tudo bem” – mas, isto digo porque de fato é impossível que uma pessoa possa ter saúde verdadeira estando carregada de toxinas que os intestinos não liberaram do corpo.
____A lógica é simples:

  • como pode alguém pretender saúde se vive com o ventre carregado de restos de animais que estão em putrefação, que são cadáveres dentro de seus intestinos?
  • Como pode alguém que recebe na corrente sangüínea toda sorte de gases tóxicos resultantes da decomposição orgânica de um porco ou de um boi dentro de seu ventre ser saudável?
  • Que pensamentos tem uma pessoa com este perfil?

____Os patologistas e gastroenterologistas sabem que alimentos em estado de putrefação nos intestinos geram ácidos do tipo:

  • cadaverina,
  • indol,
  • escatol,
  • indicana,
  • muscarina,
  • neurina ,
  • putrescina,
  • septicina,
  • amônia,
  • ácido butírico,
  • fenol,
  • cresol,
  • sepsina,
  • botulina,
  • dentre outras.

____Estes ácidos são os responsáveis...

  • pela presença de radicais livres em nossos tecidos,
  • pela geração de tumores,
  • doenças degenerativas de toda sorte
  • e, sobretudo das anormalidades cerebrais que afetam todos os nossos pensamentos, emoções e percepções espirituais.

____Isto é fato científico, é fato demonstrável agora mesmo em qualquer lugar onde haja uma pessoa com o ventre inchado pela presença de elevada quantidade de fezes. Ela é nomeadamente uma pessoa “enfezada” e seu comportamento é reflexo desta toxemia.
____Ao buscarmos estabelecer a base moral da importância da Educação Alimentar para a sociedade, lembramos do axioma de Feuerbach: você é o que come; se este assunto não fosse tão sério, teria o tentador da Humanidade perseverado tanto neste aspecto?

Estudo nº 002 (T002)
A Grande Crise do Ser e do Ter e a Resposta de Deus.
Dr. Jean Alves Cabral Macedo

http://www.adventistas.ws/jean2a.doc
  • 15. Se a nossa ação sobre as próprias forças da vida universal é limitada, podemos, pelo menos, exercer nosso poder sobre as partes constitutivas deste grande todo, e esse poder é tanto mais ativo, quando houver entre essas partes e nós relações de analogia. Assim, de todos os corpos, aquele que pode agir com maior eficácia sobre o homem é o seu semelhante.
  • 16. Essa potência de ação reside na faculdade de uma emissão irradiante, que todo homem possui em diversos graus, e que pode regular ou estender à vontade pelo exercício, de maneira a pôr em ação, de perto ou de longe, os corpos inertes ou vivos.
  • 17. Esse fenômeno de emissão irradiante é um fato adquirido desde muito tempo pela ciência: Faraday e Crookes deram a um estado particular da matéria o nome de matéria radiante. Em física admitem-se as radiações caloríficas, químicas, elétricas e luminosas; há igualmente radiações magnéticas ou nêuricas.
    A força nêurica, em sua essência e ação, apresenta certas analogias flagrantes com o_calor,_a_luz, a eletricidade e o magnetismo. Essa força existe no corpo do homem sob dois estados:
    • 1º) no estado estático
    • 2º) no estado dinâmico, compreendendo uma circulação interior ao longo das fibras nervosas e uma irradiação ou expansão interior.
  • ____Ela emana do corpo, especialmente dos olhos, da extremidade dos dedos e da boca. As propriedades intrínsecas da força nêurica irradiante são propriedades de ordem física análogas às do calor, da luz e da eletricidade. (D. A. Barety).
    Pode conceber-se um agente particular, uma espécie de modificação da eletricidade ou de magnetismo mineral, seguindo quase as mesmas leis que a eletricidade, e tendendo continuamente a pôr-se em equilíbrio nos diferentes seres em contato ou aproximados uns dos outros, cada um segundo a sua constituição particular, sendo mais ou menos apto para atraí-lo ou para retê-lo. Todo ser vivo é um verdadeiro corpo elétrico, constantemente impregnado desse princípio ativo, mas nem sempre na mesma proporção; uns possuem mais e outros menos; daí em parte essa diferença, quer nos temperamentos quer nas constituições jornaleiras. A mobilidade perpétua desse agente é uma conseqüência natural dessas variações.

  • Desde então concebe-se que ele deve ser impelido para fora por uns, e atraído e reabsorvido rapidamente por outros;

  • que a vizinhança daquele em que abundar é profícua àquele em que falta;

  • a coabitação da criança com o velho é útil a este e nociva àquela;

  • Os vegetais novos aproximados em sementeiras são vigorosos e frescos, mas estando próximos a uma grande árvore, secam e morrem. (De Jussieu).

  • A vinha plantada perto do olmo cresce com vigor e enlaça-o com os seus ramos; morre, quando junto ao loureiro;

  • O aloés procura um apoio na oliveira; esta fana-se próximo ao carvalho;

  • a papoula quisera ser da família das gramíneas;

  • a cicuta perece junto da arruda. (Champignon).

  • Quando dois homens estão em contato ou simplesmente próximos um do outro, uma ação magnética se estabelece entre eles. O mais forte cede ao mais fraco uma parte de seu princípio ativo. (Feste).

____O mesmerismo repousa em uma hipótese que atribui à vontade a faculdade de expelir, para além da periferia do corpo, o influxo nervoso que ela desenvolve nos nervos do movimento, e de dirigir esta força através do espaço sobre os seres vivos que ela se propõe a afetar. Alguns dos efeitos mesméricos nos parecem justificar esta suposição de maneira absoluta. (Dr. Durand de Gros).

  • 18. Exercer em toda a sua plenitude a faculdade natural que o homem possui de emitir radiações magnéticas, é o que se chama magnetizar.
    Será verdade que por uma ação de essência desconhecida, mas emanando completa da natureza humana, possa o homem afetar sua própria organização ou a de seu semelhante de maneira a alterar o modo regular de suas funções diversas e modificar sua atividade em todos os graus possíveis? Em todos os tempos têm-se referido fatos que respondem afirmativamente a esta questão.
    ____Entretanto, a natureza singular desses fatos, a sua raridade, o que tornava difícil averiguá-los, e por outro lado, as relações íntimas que os prendem ao misticismo, haviam fornecido aos sábios um pretexto para rejeitá-los como erros populares entretidos pelos embustes do charlatanismo ou pela superstição; mas hoje experiências inúmeras, repetidas por todos os lados, testemunhadas pelos homens mais honestos e mais competentes, estabelecem a realidade desses fatos por um tal dilúvio de provas, que fora pueril e ridículo pô-los em dúvida. Pela revelação que nos trazem de uma ordem inteiramente transcendente de propriedades vitais ainda ignoradas pela ciência, pelas aplicações úteis de que se mostram esses processos suscetíveis, têm esses fatos uma importância sem igual na antropologia em geral e especialmente na fisiologia da medicina. Merecem portanto, que sejam estudados no mais elevado grau, pelos processos rigorosos da análise científica. (Dr. Durand de Gros).
    Sendo nosso objetivo conservar-nos aqui exclusivamente no terreno da prática, deixamos de parte toda a consideração histórica ou teórica que possa afastar-nos do assunto. Limitamo-nos a dar um exposto sucinto dos princípios gerais que formam a base do mesmerismo, princípios que estão de acordo com a experimentação e cuja discussão tem lugar no 2º volume desta obra.

Alphonse Bouvier(Alphonse Bué)
Alphonse Bouvier foi um dos importantes pesquisadores dos fenômenos psíquicos nos fins do século XIX e início do século XX. Foi fundador e presidente da Sociedade de Estudos Psíquicos de Lyon e, ainda, diretor da revista La Paix Universelle, dedicada ao magnetismo curativo e ao espiritualismo experimental.

Magnetismo Curativo
http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%Magnetismo curador - Alphonse Bouvier

Ao HOMEM

Tu não és força nêurica somente,
Movimentando células de argila,
Lama de sangue e cal que se aniquila
Nos abismos do Nada eternamente;
És mais, és muito mais, és a cintila
Do Céu, a alma da luz resplandecente,
Que um mistério implacável e inclemente
Amortalhou na carne atra e intranqüila.
Apesar das verdades fisiológicas,
Reflexas das ações psicológicas,
Nas células primevas da existência,
És um ser imortal e responsável,
Que tens a liberdade incontestável
E as lições da verdade na consciência.

Ditado pelo espírito AUGUSTO DOS ANJOS
Paraibano. Nasceu em 1884 e desencarnou em 1914, na cidade de Leopoldina, Minas.
Do Livro Parnaso de Além Túmulo. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

*