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Espírito |
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![]() ____Quanto a existência do Espírito, já é muito que seja uma teoria que nem a razão, nem a ciência repelem. Acresce que, se os fatos a corroboram, tem ela por si a sanção do raciocínio e da experiência. Esses fatos se nos deparam no fenômeno das manifestações_espíritas, que, assim, constituem a prova patente da existência e da sobrevivência_da_alma. Muitas pessoas há, entretanto, cuja crença não vai além desse ponto; que admitem a existência das almas e, conseguintemente, a dos Espíritos, mas que negam a possibilidade de nos comunicarmos com eles, pela razão, dizem, de que seres imateriais não podem atuar sobre a matéria. Esta dúvida assenta na ignorância da verdadeira natureza dos Espíritos, dos quais em geral fazem ideia muito falsa, supondo-os erradamente seres abstratos, vagos e indefinidos, o que não é real. ![]() ____O Espírito não é, pois, um ponto, uma abstração; é um ser limitado e circunscrito, ao qual só falta ser visível e palpável, para se assemelhar aos seres humanos. ____Hão dito que o Espírito é uma chama, uma centelha. Isto se deve entender com relação ao Espírito propriamente dito, como princípio_intelectual_e_moral, a que se não poderia atribuir forma determinada. Mas, qualquer que seja o grau em que se encontre, o Espírito está sempre revestido de um envoltório, ou perispírito, cuja natureza se eteriza, à medida que ele se depura e eleva na hierarquia espiritual. De sorte que, para nós, a ideia de forma é inseparável da de Espírito e não concebemos uma sem a outra. A ausência de demonstrações histológicas não implica a inexistência do Espírito . É essa certeza que compete à Ciência atingir. [71 - página 78] EMMANUEL - 1938 Sobre as relações dos primeiros cristãos com os Espíritos ____Na linguagem filosófica da Grécia, a palavra demônio (daimon) era sinônimo de gênio ou de Espírito.
____Fazia-se distinção entre os bons e os maus demônios. Platão dá mesmo a Deus o nome de demônio onipotente.
O Cristianismo adotou em parte esses termos, mas modificou-lhes
o sentido.Aos bons demônios deu ele o nome de anjos, e os
maus se tornaram os demônios, sem adjetivação. A palavra espírito (pneuma) ficou sendo a expressão usada para designar uma inteligência
privada de corpo carnal.
![]() É o Espírito, o princípio inteligente do Universo. Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material. O Espírito é um ser semimaterial formado pelo princípio inteligente e do corpo fluídico. Por Espírito deve-se entender a Alma revestida de seu envoltório_fluídico, que tem a forma do corpo físico (humana) e participa da imortalidade da alma, de que é inseparável. [1 - página 55] [7 - página 46]* [6 - página 219]* A criação dos Espíritos é permanente. Deus jamais deixou de criar.
____A época e o modo por que essa formação se operou é que são desconhecidos. Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela Sua vontade. Mas, repito ainda uma vez, a origem deles é mistério. ____Como se pode definir o Espírito, quando faltam termos de comparação e com uma linguagem deficiente? Pode um cego de nascença definir a luz? Imaterial não é bem o termo; incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que, sendo uma criação, o Espírito há de ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros, e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos vossos sentidos. ![]() ____Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritosnão tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer. O Espírito está presente em todo elemento vivo dos domínios materiais. Consciência
espírita: www.consciesp.org.br
____Tudo isso são mistérios que fora inútil querer devassar e sobre os quais, como dissemos, nada mais se pode fazer do que construir sistemas. O que é constante, o que ressalta do raciocínio e da experiência é a sobrevivência do Espírito, a conservação de sua individualidade após_a_morte, a progressividade_de_suas_faculdades, seu estado feliz ou desgraçado de acordo com o seu adiantamento na senda do bem e todas as verdades morais decorrentes deste princípio. ![]()
____O Espírito...
Dias da Cruz (Espírito) - 17/11/1955 ![]() ____Os Espíritos estão livres das
imperfeições físicas, quer dizer,das
doenças e enfermidades do corpo; mas as imperfeições morais são do Espírito e não do corpo. Entre
eles há os que estão mais ou menos avançados
intelectual e moralmente. Seria um erro crer-se que os Espíritos,
deixando seu corpo material, são subitamente atingidos pela luz da verdade.
____O progresso_dos_Espíritos não se realiza senão gradualmente e, algumas vezes, bem lentamente. Entre eles, e isso depende da sua depuração, há os que vêem as coisas sob um ponto de vista mais justo que em sua vida física; outros, ao contrário, têm as mesmas paixões, os mesmos preconceitos e os mesmos erros, até que o tempo e novas provas lhes tenham permitido se esclarecerem. Notai bem que isto é um resultado da experiência, porque é assim que eles se apresentam a nós em suas comunicações. É , pois, um princípio elementar do Espiritismo que, entre os Espíritos, há_os_de_todos_os_graus de inteligência e de moralidade. ____Os Espíritos têm, todos, a mesma origeme a mesma destinação. As diferenças que existem entre eles não constituem espécie distinta, mas diversos graus de adiantamento. Os Espíritos não são perfeitos porque são as almas_dos_homens e os homens não são perfeitos; pela mesma razão os homens não são perfeitos porque são a encarnação de Espíritos mais ou menos avançados. O mundo corporal e o mundo_espiritual se derramam incessantemente um sobre o outro; pela morte_do_corpo, o mundo corporal fornece seu contingente ao mundo espiritual e, pelo nascimento, o mundo espiritual alimenta a Humanidade. A_cada_nova_existência, o Espírito realiza um progresso mais ou menos grande, e quando adquiresobre a Terra a soma de conhecimentos e elevação moral que comportanosso globo, ele o troca para passar a um mundo mais elevado, ondeaprende coisas novas. ____Os Espíritos que formam a população_invisível_da_Terra são, de algumasorte, o reflexo do mundo corporal; encontram-se aí os mesmos vícios e as mesmas virtudes. Há entre eles sábios, ignorantes e falsos sábios, prudentes e estouvados, filósofos, raciocinadores e sistemáticos. Não se tendo desfeito de todos os seus preconceitos, todas as opiniões políticas e religiosas têm aí seus representantes. Cada um fala segundo as suas ideias e o que dizem, freqüentemente, não é senão sua opinião pessoal. Eis porque não épreciso acreditar cegamente em tudo o que dizem os Espíritos. ![]() Muitos
vêem na expressão "matéria é energia_condensada" um dos últimos
esforços do materialismo para poder explicar o Espírito. http://www.geocities.com POLISSEMIAS
NO ESPIRITISMO - Aécio Pereira Chagas Para a Doutrina_espírita, o Espírito é o ser inteligente do Universo consciência de sua individualidade, a consciência em relação a outros Espíritos e a consciência de seu papel na estruturação inteligente do Universo. (Ver em: Energia) SBEE
- Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas
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