página acima: Homem
Os escolhidos
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Os companheiros assim classificados não são especialmente favorecidos pela graça divina, que é sempre a mesma fonte de bênçãos para todos. Sabemos que a “escolha”, em qualquer trabalho construtivo, não exclui a “qualidade”, e se o homem não oferece qualidade superior para o serviço divino, em hipótese alguma deve esperar a distinção da escolha. Infere-se, pois, que Deus chama todos os filhos à cooperação em sua obra augusta, mas somente os devotados, persistentes, operosos e fiéis constroem qualidades eternas que os tornam dignos de grandes_tarefas. E, reconhecendo-se que as qualidades são frutos de construções nossas, nunca poderemos esquecer que a escolha divina começará pelo esforço de cada um.

[16a - página 80] - André Luiz - 1943

____Precisamos considerar que o Espírito em missão experimenta, igualmente, as suas provas no trabalho a realizar, com a diferença de permanecer menos acessível ao efeito dos sofrimentos_humanos, pela condição de superioridade espiritual.

____Podereis, todavia, identificar a missão da alma pelos atos e palavras, na exemplificação e no ensino da tarefa que foi chamada a cumprir, porque um emissário de amor deixa em todos os seus passos o luminoso selo do bem.

[41a - página 194] - EMMANUEL - 1940

____No fluir e refluir das eras numerosas, os filhos do Planeta que se conservam atentos às determinações divinas, livres da antiga escravidão à miséria moral, tornam_ao_ambiente_escuro do cativeiro que já abandonaram, a fim de ampararem os irmãos ignorantes e desvairados, em sublime trabalho de compaixão. Formam as vanguardas do Cristo, nos mais diversos pontos do Globo, e, aos milhões, sob o patrocínio d’Ele, operam no amor e na renúncia, avançando, dificilmente embora, humanidade a dentro, enfrentando a ofensiva incendiária e exterminadora, com as bênçãos da Luz Celeste...

[96 - página 36] - André Luiz

MENSAGEIROS DE DEUS

Se o Pai escolhestes para serví-lo como mensageiro é porque deseja, também, que retornes a Ele constantemente. Na humildade será portador de muitas bençãos e estará sempre junto aos irmãos de poucas propriedades assim como será confundido com os demais. Mas, estará sendo destacado perantes os olhos de Deus.

Muitos chamados e poucos escolhidos
(Obtido pelo Sr. d’Ambel, médium da Sociedade.)

____Esta máxima evangélica deve se aplicar, com muito mais razão, aos tempos atuais do que aos primeiros tempos do cristianismo.
____Com efeito, não ouvis já fermentar a tempestade que deve levar o velho mundo e tragar no nada a soma das iniqüidades terrestres? Ah! Bendizei o Senhor, vós que pusestes a vossa fé em sua soberana justiça, e que, novos apóstolos da crença revelada pelas vozes proféticas superiores, ide pregar o dogma_novo_da_reencarnação e da elevação dos Espíritos, segundo tenham bem ou mal cumprido as suas missões, e suportado suas provas terrestres.
____Não tremais! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Ó adeptos do Espiritismo, sois os eleitos de Deus! Ide_e_pregai_a_palavra_divina. A hora é chegada em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai; os Espíritos do alto estão convosco. Certamente, falareis a pessoas que não quererão em nada ouvir a voz de Deus, porque essa voz lembra-lhes, sem cessar, a abnegação; pregareis o desinteresse aos avaros, a abstinência aos debochados, a mansuetude aos tiranos domésticos como aos déspotas; palavras perdidas, eu o sei; mas que importa! É necessário regar com os vossos suores o terreno em que deveis semear, porque não fortificará, e não produzirá, senão sob os esforços reiterados da pá e do arado evangélicos.
____Ide e pregai!
____Sim, todos vós, homens de boa fé, que credes em vossa inferioridade olhando os mundos espaçados no infinito, parti em cruzada contra a injustiça e a iniqüidade. Ide e derrubai esse culto do bezerro de ouro, cada dia mais e mais invasor. Ide, Deus vos conduz! Homens simples e ignorantes, vossas línguas serão desatadas, e falareis como nenhum orador fala. Ide e pregai, e as populações atentas recolherão com alegria as vossas palavras de consolação, de fraternidade, de esperança e de paz.
____Que importam as armadilhas que lançarão em vosso caminho! Só os lobos se prendem nas armadilhas de lobos, porque o pastor saberá defender suas ovelhas contra as bocas sacrificadoras.
____Ide, homens grandes diante de Deus, que, mais felizes do que São Tome, credes sem pedir para ver, e aceitai os fatos da mediunidade quando mesmo não triunfastes em obtê-los vós mesmos; ide, o Espírito de Deus vos conduz.
____Marcha, pois, em frente, falange imponente pela tua fé e pelo teu pequeno número! Marcha! E os grossos batalhões dos incrédulos se desvanecerão diante de ti como os nevoeiros da manhã aos primeiros raios do sol nascente.
____A fé é a virtude que erguerá as montanhas, disse-vos Jesus; contudo, mais pesadas que as mais pesadas montanhas, jaz no coração dos homens a impureza e todos os vícios da impureza. Parti, pois, com coragem para levantar essa montanha de iniqüidades que as gerações futuras não devem conhecer senão no estado de lenda, como vós mesmos não conheceis senão muito imperfeitamente o período dos tempos anteriores à civilização paga.
____Sim, os transtornos morais e filosóficos vão se manifestar sobre todos os pontos do globo; a hora se aproxima em que a luz divina aparecerá sobre os dois mundos.
____Ide, pois, levai a palavra divina:

  • aos grandes que a desdenharão,
  • aos sábios que dela pedirão prova,
  • aos pequenos e aos simples que a aceitarão, porque é sobretudo entre os mártires do trabalho, essa expiação_terrestre, que encontrareis o fervor e a fé.

____Ide; estes receberão com cânticos de ação de graça, e cantando os louvores a Deus, a consolação santa que lhes levais, e se inclinarão em agradecimento pelo quinhão de suas misérias terrestres.
____Que vossa falange se arme, pois, de resolução e de coragem! À obra! O arado está pronto; a terra espera, é preciso lavrar.
____Ide, e agradecei a Deus pela tarefa gloriosa que vos confiou; mas pensai que entre os chamados ao Espiritismo muitos se extraviaram; olhai, pois, o vosso caminho e segui o caminho da verdade.

  • P. Se muitos dos chamados ao Espiritismo se extraviaram, por que sinal se reconhece aqueles que estão no bom caminho?
    • R.
      • Reconhecê-los-eis pelos princípios de verdadeira_caridade que professarão e praticarão
      • reconhecê-los-eis pelo número de aflitos aos quais levaram consolações
      • reconhecê-los-eis pelo seu amor_ao_seu_próximo, pela sua abnegação, pelo seu desinteresse pessoal
      • reconhecê-los-eis, enfim, pelo triunfo de seus princípios, porque Deus quer o triunfo de sua lei
      • aqueles que seguem a sua lei são seus eleitos, e ele lhes dará a vitória, mas esmagará aqueles que falseiam o Espírito dessa lei e dela fazem um degrau para satisfazer a sua vaidade e a sua ambição.

ERASTO, Anjo guardião do médium.
http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1861/06f-dissertacoes.html

[37 - página 197] -Allan Kardec - Junho/1861

“Glória aos Servos Fiéis”:

Ó Senhor!
Abençoa os teus servos fiéis,
Mensageiros de tua paz,
Semeadores de tua esperança.

Onde haja sombras de dor,
Acende-lhes a lâmpada da alegria;
____Onde domine o mal, ameaçando a obra do bem,
Abre-lhes a porta oculta à tua misericórdia;
____Onde surjam acúleos do ódio,
Auxilia-nos a cultivar as flores bem-aventuradas de teu sacrossanto amor!
Senhor! são eles
Teus heróis anônimos,
Que removem pântanos e espinheiros,
____Cooperando em tua divina semeadura...
____Concede-lhes os júbilos interiores,
Da claridade sagrada em que se banham as almas redimidas.
Unge-lhes o coração com a harmonia celeste
Que reservas ao ouvido santificado;
Descortina-lhes as visões gloriosas
Que guardas para os olhos dos justos;
____Condecora-lhes o peito com as estrelas da virtude leal...
____Enche-lhes as mão de dádivas bendita.
Para que repartam em teu nome
A lei do bem,
A lua da perfeição,
____O alimento do amor,
A veste da sabedoria,
A alegria da paz,
A força da fé,
____O influxo da coragem,
A graça da esperança,
____O remédio retificador!...
Ó Senhor,
Inspiração de nossas vidas,
Mestre de nossos corações,
Refugio dos séculos terrestres!
Fase brilhar teus divinos lauréis
____E teus eternos dons,
Na fronte lúcida dos bons —
____Os teus servos fiéis!

[40 - páginas 13/14] - André Luiz

Ver também:
*