Entusiasmo e Promessa
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____
____O problema não é de entusiasmo e sim de esforço persistente. Não podemos dispensar as soluções vagarosas. Raros amigos conseguem guardar uniformidade de emoção e idealismo nas edificações espirituais. Constantemente vemos desfilar as promessas novas e os votos de serviço.

  • Ao primeiro embate com as necessidades reais do trabalho, reduzido número de companheiros permanece fiel à própria consciência.
  • Nas horas calmas, grandes louvores.
  • Nos momentos difíceis, disfarçadas deserções, a pretexto de incompreensão alheia.

____Na maioria dos casos, nossos irmãos são prestativos e caridosos_com_o_próximo, em se tratandodas necessidades materiais, mas quase sempre continuam sendo menos bons para si mesmos, por se esquecerem de aplicação da luz evangélica à vida prática.

  • Prometem excessivamente com as palavras; todavia, operam pouco no campo dos sentimentos.
  • Com exceções, irritam-se ao primeiro contato com a luta mais áspera, após reafirmarem os mais sadios propósitos de renovação e, comumente, voltando cada semana ao núcleo de preces, estão nas mesmas condições, requisitando conforto e auxílio exterior.
  • Não é com facilidade que cumprem a promessa de cooperação com o Cristo, em si próprios, base fundamental da verdadeira iluminação.

____Encontrando-se sob as irradiações do banho de luz a que se submetem através do serviço espiritual como a oração. Se conseguissem manter semelhante estado mental, pondo em prática as regras de perfeição que aprendem, comentam e ensinam, fácil lhes seria atingir positivamente o nível superior da vida. Cada hábito menos digno, adquirido pela alma no curso incessante dos séculos, funciona qual entidade viva, no universo de sentimentos de cada um de nós, compelindo-nos às regiões perturbadas e oferecendo elementos de ligação com os infelizes que se encontram em nível inferior.

[16a. - página 45] - André Luiz - 1943

Ver também:
*