página acima: Homen e Espírito
Sentimento
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

  • Fazer brilhar o cérebro não é difícil: basta uma boa memória e uma biblioteca à disposição
  • difícil é fazer brilhar o coração.

[70 - página 144 ] - Chico Xavier

____O que acima de tudo caracteriza a alma_humana é o sentimento. É por ele que o homem se prende ao que é bom, belo e grande; ao que será o seu amparo na dúvida, a sua força na luta, a sua consolação na prova. E tudo isso revela Deus. Deus é a grande alma universal, de que toda alma humana é uma centelha, uma irradiação. Cada um de nós possui, em estado latente, forças emanadas do divino Foco e pode desenvolvê-las, unindo-se estreitamente à Causa de que é efeito. Mas a alma humana ignora-se a si mesma; por falta de conhecimento e de vontade, deixa as suas capacidades interiores em letargo. Em lugar de dominar a matéria, deixa-se por ela freqüentemente dominar; eis a fonte dos seus males, das suas fraquezas, das suas provações.

LÉON DENIS
Trabalho de João Gonçalves Filho (DEUS - 798)

____Conserve seu sentimento, que é sagrado; não se arrisque, porém, a sentimentalismo doentio. Esteja tranqüilo quanto à assistência, que não lhes faltará no momento oportuno; não se esqueça, porém, de que, se eles mesmos algemaram o coração em semelhantes cárceres, é natural que adquiram alguma experiência proveitosa à custa do próprio desapontamento.

[16a - página 86] - André Luiz

____Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida do que da meta aquele em quem predominam os instintos. Os instintos são, no entanto, os germens do sentimento.

LÁZARO

Trabalho de João Gonçalves Filho - (Evolução - 1135)
Ver também:
*