página acima: Universo
Mundos
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

A Ciência está um passo de admitir que exista um outro domínio externo ao Universo, que, para os reencarnacionista, seria o mundo espiritual.

http://www.cvdee.org.br/artigostexto.asp?id=118

Segundo semestre de 2007, EUA inauguram complexo para buscar ETs.

ATA vai 'varrer' o céu em busca de sinais de extraterrestres

____Um sistema de radiotelescópios criado especialmente para detectar sinais de vida alienígena começou a funcionar no norte do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

____Batizado de Allen Telescope Array (ATA), o sistema será capaz de analisar mais de um milhão de sistemas estelares na busca de sinais de rádio gerados por extraterrestres.

____O ATA já começou a operar com 42 de suas 350 antenas parabólicas de seis metros de diâmetro e está sendo considerado um dos maiores do mundo.

____Seus criadores esperam que o ATA seja capaz de identificar claros sinais de vida alienígena até 2025.

____O ATA está instalado no Observatório Hat Creek, que fica 465 km ao norte de São Francisco, e vai ser operado pelo Instituto SETI (sigla em inglês de Busca por Inteligência Extraterrestre) e pelo laboratório de radioastronomia da Universidade da Califórnia.

____Com sede no Estado americano, o Instituto SETI é uma organização criada com o objetivo de explorar, entender e explicar a origem da vida no universo e que coordena esforços para encontrar sinais de vida extraterrestre.

____“Para o SETI, as capacidades técnicas do ATA aumentam exponencialmente as habilidades de procurar por sinais inteligentes e podem levar à descoberta de seres pensantes em outros lugares do universo”, disse Seth Shostak, astrônomo-sênior do SETI.

____O ATA será capaz de cobrir uma área do céu 17 vezes maior do que é possível com o Very Large Array, um dos maiores observatórios radioastronômicos do mundo, no Estado do Novo México.

____Espera-se que o ATA ainda contribua na pesquisa de outros fenômenos astronômicos, como supernovas e buracos negros.

____Paul Allen, co-fundador da Microsoft, doou US$ 25 milhões para a construção da fase inicial do projeto e outros patrocinadores estão sendo cogitados para contribuir com outros US$ 25 milhões para a finalização do projeto.http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071012_telescopioextraterrestre_fp.shtml

Objeto misterioso deixa astrônomos sem palavras
Em um artigo publicado na revista científica Astrophysical Journal, astrônomos disseram ter encontrado um novo tipo de coisa que eles não conseguiram entender.

____Em um momento você não vê e noutro vê o objeto que está exatamente no meio do nada, aparentemente nem sequer dentro de uma galáxia. Até mesmo a causa das suas características espectrais é desconhecida. Crédito: K. Barbary e outros.
____Os cientistas do projeto Supernova Cosmological Project, da Universidade de Berkeley nos EUA, usaram o Telescópio Espacial Hubble para monitorar agrupamentos de galáxias procurando por supernovas. Em fevereiro de 2006, quando olhavam em direção à Constelação do Norte, o Hubble detectou um objeto que começou a brilhar.
____Ele continuou a brilhar por 100 dias e chegou a 21ª magnitude em duas cores próximas do infravermelho. Em seguida ele foi se apagando em uma escala de tempo similar, até que nada restou para ver. O objeto brilhou e apagou em um fator de ao menos 120 vezes, talvez mais.
____O objeto misterioso não se comportou como nenhum tipo de supernova conhecida. Não é também uma galáxia detectável. “A forma da luz curva é inconsistente…”, disseram os pesquisadores. Eles gravaram três espectros do objeto e, segundo escreveram, os espectros “além se serem inconsistentes com todos os tipos conhecidos de supernovas, não mostraram compatibilidade com qualquer espectro” de uma grande e importante base de dados com uma vasta quantidade de objetos chamada Sloan Digital Sky Survey database. “Nós sugerimos que o [objeto] transitório pode pertencer a uma nova classe.”
____Qual é a distância? Este seria certamente o primeiro passo para começar a desvendá-lo, mas a sua falta de movimento com relação a nós, chamado de movimento paralaxe, diz que ele não pode estar a menos de 130 anos-luz de distância. Porém, a falta de absorção de hidrogênio cósmico no seu espectro significa que também não pode estar mais distante do que 11 bilhões de anos-luz. É um intervalo considerável.

http://hypescience.com/objeto-misterioso/

____
____No meu primeiro tratado Da Ação a Distância discuti, em seus detalhes, a verdade descoberta por Kant e mais tarde aceita por Gauss e pelos apologistas da doutrina antieuclidiana , a saber: que a nossa atual concepção do espaço à qual nos habituamos é devida à nossa experiência, isto é, se deriva de fatos empíricos, graças ao princípio causal, existindo a priori em nosso intelecto. Isto deve especialmente ser aplicado à nossa atual concepção do espaço de três dimensões. Se desde a nossa infância, diariamente, observássemos fenômenos para cuja explicação plausível necessitássemos de um espaço de quatro dimensões, sem contradição, isto é, de acordo com a razão, nós poderíamos ter formado a concepção do espaço de quatro dimensões. Segue-se que a existência real de um espaço de quatro dimensões só poderá ser aceita por experiência, isto é, pela observação dos fatos.
____Já um grande passo se deu admitindo-se a possibilidade da compreensão de um espaço de quatro dimensões, não obstante, pelas razões acima expostas, não podermos formar ideia exata de sua disposição. Kant porém dá mais um passo. Da possibilidade lógica da existência de mais de três dimensões no espaço, ele infere a sua “muito provável existência” quando diz:

  • “Se há a possibilidade do desenvolvimento de outras dimensões do espaço, é também muito provável tê-las Deus desenvolvido em algum lugar, porquanto as suas obras têm toda a majestade e variedades concebíveis.
    ____Pelo que fica dito, mostrei que diversos mundos, debaixo do ponto de vista metafísico, podem existir simultaneamente e justamente é esta circunstância a única que, segundo a minha convicção, nos autoriza a crer que de fato tais mundos existem.” (obras de Kant, vol. V, página 25.)

____Podemos ainda mencionar as seguintes observações de Kant:

  • “Eu confesso que me acho muito inclinado a admitir a existência de seres_imateriais no mundo e a classificar a minha própria alma nesta categoria de seres. Nós podemos admitir a existência de seres imateriais sem receio de sermos contestados, não obstante ao mesmo tempo sem a possibilidade de provarmos a sua existência pela razão.
    ____Esses seres espirituais existirão no espaço, conservando-se porém penetráveis pelos seres materiais, porquanto a sua presença implicará uma força atuando no espaço, porém não um preenchimento do mesmo espaço, isto é, uma resistência causada pela consistência.
    ____Pode-se aceitar como demonstrado ou poder-se-ia demonstrar se nós por algum tempo aprofundássemos o assunto; ou melhor ainda, será provado no futuro, não posso conceber onde e quando, que também nesta vida a alma humana se mantém em união indissolúvel com todos os seres do mundo espiritual; que neles produz efeitos e em troca deles recebe certas impressões sem todavia ter delas conhecimento, uma vez que tudo se conserve no estado normal.
    ____Seria uma felicidade se tal sistema de estrutura do mundo_espiritual pudesse ser deduzido de outra prova além da bastante hipotética concepção da natureza espiritual em geral; pudesse ela, porém, ao menos ser inferida ou então conjeturada como provável resultado de alguma observação geralmente admitida.” (Kant, vol. III, página 32.)

____Já tive ocasião de discutir alguns fenômenos_físicos que devem ser possíveis a seres do espaço de quatro dimensões, uma vez que sob certas circunstâncias estejam habilitados a reproduzi-los de modo visível no mundo material de três dimensões. Já discuti de modo mais ou menos longo o nó numa corda sem pontas para chegar à dedução precedente. Se uma corda tiver as suas extremidades atadas juntas e lacradas, um ser_inteligente tendo o poder pela sua vontade de produzir nessa corda curvaturas e movimentos das quatro dimensões, deve poder, sem desfazer o lacre, amarrar um ou mais nós nessa corda sem pontas. Essa experiência foi efetuada com bom êxito em Leipzig, em dezembro de 1877, às 11 horas da manhã do dia 17, em presença do Sr. Henry_Slade. A gravura junta (figura 1) mostra a corda com quatro nós, bem como a posição das minhas mãos, (*) às quais a mão esquerda do Sr. Slade e, bem assim, as de um outro cavalheiro, estavam juntas. A parte lacrada da corda descansava pelos meus polegares e o resto da corda pendia no meu colo. Exprimi o desejo de que um nó fosse dado na corda e, no entanto, quatro nós em pouco tempo foram atados como se vê na gravura.


Figura 1

____A corda de linho tinha de espessura cerca de 1 milímetro. O seu comprimento antes dos nós serem atados era de cerca de 148 centímetros; o seu comprimento, por conseguinte, depois de dobrada, era de 74 centímetros. As suas pontas foram amarradas num nó comum e lacradas a um papel de modo que ficasse o nó apenas visível fora do lacre. Em seguida aparamos o papel em volta do lacre.
____Procedi à elaboração do lacre de duas cordas e pus o meu sinete. Esta operação foi efetuada na noite de 16 de dezembro de 1877, às 9 horas, em minha casa e à vista de diversos amigos, não estando o Sr. Slade presente.
____Duas cordas, em tudo idênticas às primeiras, foram lacradas por Wilhelm_Weber, às 10:30 da manhã de 17 de dezembro. Com estas quatro cordas dirigi-me à casa de um dos meus amigos, na minha vizinhança, onde se acha o Sr. Slade hospedado, a fim de o termos completamente à nossa disposição e de seqüestrá-lo da curiosidade pública. A sessão se realizou no gabinete do meu amigo imediatamente após a minha chegada. Eu próprio escolhi uma das quatro cordas e com o fim de não consentir que ela saísse do meu poder a pendurei como precaução no pescoço, conservando sempre a parte lacrada para a frente.
____Durante todo o tempo da sessão, o Sr. Slade, que se queixava de fortes dores de cabeça, conservava sempre as suas mãos à vista sobre a mesa e sempre na mesma posição. Ele parecia mesmo estar bastante distraído e completamente alheio ao que se passava.
____Não posso manter a proposição de terem os nós sido atados por intervenção da sua vontade consciente, porém afirmo que se realizou o fenômeno sem contacto visível da parte de Slade. De acordo com notícias publicadas a respeito do assunto, parece-me ter esta experiência sido realizada em Viena também, na presença do Sr. Slade e revestida das mais severas precauções.


(*) No desenho maior, por engano, estão os nós em simetria. Eles foram todos atados como no desenho menor.

[112 - páginas 34/37] - Zöllner (1834 - 1882)

Ver também:
*