Alma[latim: anima, do grego: anemos= sopro, emanação, ar] - É o
ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que lhe serve de invólucro
temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação.
http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-a.html
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____O
vocábulo alma se
emprega para exprimir coisas muito diferentes. Uns chamam alma ao princípio_da_vida e, nesta acepção, se pode com acerto dizer, figuradamente,
que a alma é uma
centelha anímica emanada do grande Todo. Estas últimas palavras indicam a fonte universal do principio vital de que cada ser
absorve uma porção e que, após_a_morte, volta
à massa donde saiu. Essa ideia de nenhum modo exclui a de um ser moral,
distinto, independente da matéria e que
conserva sua individualidade. A esse ser, igualmente, se dá o nome
de alma e nesta
acepção é que se pode dizer que a alma é um Espírito encarnado.
____Dando
da alma definições diversas, os Espíritos
falaram de acordo com o modo por que aplicavam a
palavra e com as ideias terrenas de que ainda estavam mais ou menos imbuídos.
Isto resulta da deficiência da linguagem humana, que não dispõe de uma
palavra para cada ideia, donde uma imensidade
de equívocos e discussões. Eis por que os Espíritos superiores
nos dizem que primeiro nos entendamos acerca das palavras.
[9a - página 106 questão 139]
(Ver: Alma e Psique)
____Nem
todos os Espíritos definem do mesmo modo a alma. Os Espíritos não se acham todos esclarecidos
igualmente sobre estes assuntos. Há Espíritos
de inteligência ainda limitada, que não compreendem as coisa abstratas. São
como as crianças entre vós. Também há
Espíritos pseudo-sábios, que fazem alarde de palavras, para
se imporem, ainda como sucede entre vós. Depois, os próprios Espíritos
esclarecidos podem exprimir-se em termos
diferentes, cujo valor, entretanto, é, substancialmente,
o mesmo, sobretudo quando se trata de coisas que a vossa linguagem se mostra impotente para traduzir com clareza. Recorrem então a
figuras, a comparações, que tomais como
realidade.
[9a - página 107 questão 143]
____A alma (psychê) é a personagem humana em seu
conjunto de intelecto-emoções, excluído o corpo_denso e as sensações do duplo_etérico. Daí a definição da resposta 134 do "Livro dos
Espíritos": "alma é o
espírito encarnado", isto é, a personagem humana que habita no corpo
denso.
[67
Vol. 4 página 51]
Esclareceu-me o Instrutor que o estado natural da alma encarnada pode ser comparado, em maior ou menor grau, à hipnose profunda ou à anestesia temporária, a que desce a mente da criatura através de vibrações mais lentas, peculiares aos planos inferiores, para fins de evolução, aprimoramento e redenção, no espaço e no tempo.
[96 - página 238] - André Luiz
- A alma não está, assim como se
acredita geralmente, localizada em uma parte do
corpo; ela forma com o perispírito um todo fluídico, penetrável, se assimilando
ao corpo inteiro, com o qual ela constitui um ser complexo,
do qual a morte não é, de alguma sorte, senão um desdobramento. Podem-se figurar dois corpos semelhantes, penetrados um
pelo outro, confundidos durante a vida e separados depois_da_morte. Na morte, um é destruído
e o outro permanece.
Durante a vida, a alma age mais
especialmente sobre os órgãos do pensamento e do sentimento.
Ela é, ao mesmo tempo, interna e externa, quer
dizer, ela irradia externamente; pode mesmo se afastar do corpo, se transportar para longe e aí manifestar sua
presença, como provam a observação e os
fenômenos do sonambulismo.
( Ver: Sistema
límbico)
- Depois
da existência da alma, esta
questão é uma das mais capitais, porque da sua
solução decorrem as mais importantes conseqüências; ela
é a única chave possível de uma multidão de problemas insolúveis até hoje, por falta de a ter definido.
De duas coisas uma: ou a alma existe ou não existe antes da formação do corpo,
sem que possa haver para isso um meio-termo.
- Com
a preexistência da alma tudo se explica lógica e naturalmente;
- sem
a preexistência, é mesmo impossível
justificar certos dogmas da Igreja, e é essa impossibilidade
de justificação que conduz tantas pessoas que raciocinam
à incredulidade.
|
____Os
Espíritos resolveram a questão afirmativamente, e os fatos,
tanto quanto a lógica, não podem deixar
dúvida a esse respeito. Que não se admita,
entretanto, a preexistência da alma senão
a título de simples hipótese, se se quer, e se
verá aplainar a maioria das dificuldades.
- A alma é anterior, antes da sua
união com o corpo tinha sua individualidade e a
consciência de si mesma. Sem individualidade e
sem consciência de si mesma, os resultados seriam
os mesmos como se ela não existisse.
- O
progresso anterior da alma é, ao
mesmo tempo, a conseqüência da observação
dos fatos e do ensinamento dos Espíritos.
- Deus
criou as almas iguais, moral e
intelectualmente. Se Deus tivesse feito almas mais perfeitas, umas que as outras, essa preferência
não seria conciliável com a sua justiça. Sendo todas suas criaturas,
por que isentaria umas do trabalho, que impõe às outras, para alcançarem a felicidade eterna? A desigualdade das almas,
quanto à sua origem, seria a negação da
justiça de Deus.
- A
diversidade de aptidões e de predisposições
naturais que existem entre os homens sobre a
Terra, é a conseqüência do progresso
que a alma realizou antes
da sua união com o corpo. As almas mais
avançadas, em inteligência e em moralidade,
são aquelas que viveram mais e progrediram mais
antes da sua encarnação.
- As almas são criadas simples e
ignorantes, quer dizer, sem ciência e sem
conhecimento do bem e do mal, mas com uma igual aptidão para tudo.
No princípio, elas estão em uma espécie de infância, sem vontade própria, e sem consciência perfeita da sua
existência. Pouco a pouco, o livre_arbítrio se desenvolve ao mesmo tempo que as ideias. (O
Livro dos Espíritos, nº 114 e seguintes).
- O estudo dos diferentes graus_de_adiantamento_do_homem sobre a Terra prova que o progresso anterior da alma deve ter se realizado em uma série de existências
corporais mais ou menos numerosas, segundo o grau que alcançou;
a prova resulta da observação dos fatos que temos diariamente
sob os olhos. (O Livro dos Espíritos, nºs 166 a 222 - Revista Espírita, abril 1862,
pags. 97 - 106).
Allan
Kardec
[78
- Da Alma]
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____A resposta a que Sócrates chegou é a de que o homem é a sua alma - psyché,
por quanto é a sua alma que o
distingue de qualquer outra coisa, dando-lhe, em virtude de sua história,
uma personalidade única. E por psyché Sócrates entende nossa sede
racional, inteligente e eticamente operante, ou ainda, a consciência e a
personalidade intelectual e moral. Esta colocação de Sócrates acabou
por exercer uma influência profunda em toda a tradição européia
posterior, até hoje.
____Ensinar o homem a cuidar de sua
própria alma seria a principal tarefa
a ser desempenhada por ele, Sócrates, e por todos os filósofos autênticos.
Sócrates acreditava vivamente ter recebido essa tarefa por Deus,
como podemos ler na Apologia de Sócrates, de Platão: "(...) é a
ordem de Deus. E estou persuadido de que não há para vós maior bem na
cidade que esta minha obediência a Deus. Na verdade, não é outra coisa
o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e
velhos, de que não deveis cuidar só do corpo,
nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e
mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não
é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo
o que mais importa ao homem e ao Estado." class="style_Verdana12pxC"> http://geocities.yahoo.com.br/carlos.guimaraes/socrates.html
(Link desativado)
(Ver: Alma e Psique e Finalidade divina do Espiritismo)
____Eu reconheço que, se descobrirem que a mente e a consciência possam existir no final da vida e independentes do cérebro, isso iria apoiar o conceito filosófico e teológico de um “ pós-vida”, e sugeriria que o velho conceito de “alma” é o mesmo que os cientistas agora chamam de “consciência". Em minha opinião, o termo que usamos não é relevante, mas é importante estudar o processo cientificamente. Se a consciência for descoberta como uma entidade separada semelhante às ondas_eletromagnéticas, então seria receptiva ao estudo científico. Como sugeriu Elahi, o estudo da consciência, ou “alma”, seria então tratado como ciência com seus próprios axiomas, leis e
teoremas. Isto levaria a um estudo objetivo do que comumente é considerado assunto religioso e filosófico, e portanto terminando muitos desacordos e levando, por conseguinte, a uma sociedade muito mais tolerante. Da mesma forma que a ciência revolucionou nossa compreensão do mundo externo ao nosso redor, ela também poderia revolucionar nosso entendimento do mundo subjetivo dentro de nós.
____Antes da institucionalização da ciência, que começou com cientistas pioneiros como Galileu e Newton, qualquer um poderia afirmar estar certo sobre um determinado assunto. Todo o progresso que fizemos ao descobrir tanto o mundo que nos cerca quanto o intrincado universo interior, deve sua existência ao método objetivo de estudo que se iniciou há quase 500 anos. Acredito que agora devamos aplicar esta mesma objetividade que nossos antecessores, deixar de lado preconceitos filosóficos e pessoais, e começar a conduzir os experimentos quê nos permitiriam potencialmente descobrir a natureza_da_consciência humana.
[100 - página 230] - Dr. Sam Parnia
ALMA
& ESPÍRITO
____A fim de apreendermos adequadamente o sentido que se dá à palavra ‘alma’
quando do estudo das obras_da_codificação_Kardequiana, vejamos o que nos foi informado
por Kardec a
esse respeito, pois os próprios Espíritos lhe disseram respondendo à
pergunta 138 em “O Livro dos Espíritos”:
- Perg.: Que pensar daqueles que consideram a alma como o princípio da vida material?
- Resp.: É uma questão de
palavras que não nos diz respeito. Começai por vos entenderdes a vós mesmos.
____Também se deve notar que Kardec, no item 2 da Introdução ao Estudo da
Doutrina Espírita contida em “O Livro dos Espíritos”, escreve o
seguinte: “Há outra palavra sobre a qual devemos igualmente nos
entender, por constituir em si um dos fechos
de abóbada (*) , isto é, a sustentação de
toda a doutrina moral, e que se tornou objeto de muitas controvérsias por
falta de um significado que a defina com precisão determinada.
É a palavra alma.”.
____No entanto, em conformidade com o que se lê nas respostas às perguntas
134; 134a e 134b, é comum nos centros espíritas ouvir-se os confrades
definirem a alma como sendo ‘um
Espírito encarnado’ sem maiores explicações e sem levar em conta
que, como lembrou Kardec: “filosoficamente, porém, é essencial
estabelecer-se a diferença” (O Principiante Espírita – item 14, que
segue, na íntegra: “14. A união da alma,
do perispírito e do corpo_material constitui o homem;
a alma e
o perispírito sem o corpo constituem o ser chamado espírito”).
- A alma é
assim um ser simples,
- O Espírito um ser duplo,
- e
o homem um ser triplo .
____“Seria mais justo reservar a palavra alma para
designar o princípio_inteligente, e a palavra espírito para o ser semimaterial formado deste princípio e do corpo_fluídico; porém, como não se pode conceber o princípio
inteligente isolado de toda a matéria, nem o perispírito sem
ser animado pelo princípio inteligente, as palavras alma e espírito são, no uso, indiferentemente tomadas uma pela
outra; é a figura que consiste em tomar a parte pelo todo, assim como se
diz que uma cidade é povoada por tantas almas,
uma vila composta de tantas casas; filosoficamente,
porém, é essencial estabelecer-se a diferença” (sublinhado nosso).
____Já no comentário que tece com referência à resposta dada pelos Espíritos
na pergunta 139 em “O Livro dos Espíritos”, Kardec comenta:
____“A palavra alma é
empregada para exprimir coisas muito diferentes. Uns chamam alma o
princípio da vida, e com esse entendimento é exato dizer, em sentido
figurado, que a alma é
“uma centelha anímica emanada do grande Todo”. Essas últimas
palavras indicam a fonte universal do princípio_vital do qual cada ser absorve uma porção que, depois_da_morte, retorna à massa. Essa ideia não exclui a de um ser
moral distinto, independente da matéria e que conserva sua
individualidade. É esse ser que se chama, igualmente, alma,
e é nesse sentido que se pode
dizer que a alma é
um Espírito encarnado. Ao dar à alma definições
diferentes, os Espíritos falaram conforme a ideia que faziam da palavra
de acordo com as ideias terrestres de que ainda estavam mais ou menos
imbuídos. Isso decorre da insuficiência da linguagem humana, que não
tem uma palavra para cada ideia, gerando uma infinidade de enganos e
discussões. Eis por que os Espíritos superiores nos dizem que nos
entendamos primeiro acerca das palavras”.
____Léon Denis observa: “Chamamos Espírito à alma revestida do seu corpo fluídico. A alma é o centro de vida do perispírito, como este é o
centro de vida do organismo físico. Ela que sente, pensa e quer; o corpo
físico constitui, com o corpo fluídico, o duplo organismo por cujo
intermédio ela atua no mundo da matéria”. (Cristianismo e Espiritismo
– FEB 10ª edição)
Resumindo:
Alma |
Princípio inteligente no qual reside o pensamento, a vontade e o
senso moral. Foco da consciência.
|
Perispírito |
Invólucro fluídico permanente, leve e
imponderável, que acompanha
a alma em sua evolução infinita, e com ela se melhora e purifica.
Serve de laço e intermediário entre o espírito e o corpo. |
Corpo |
Envoltório material
temporário, que põe o espírito em relação com o mundo exterior
e que é abandonado na morte, como o vestuário usado. |
Espírito |
A alma desprendida
do corpo material e revestida do seu invólucro sutil. Ser fluídico,
de forma humana, liberto das necessidades terrestres, invisível e
impalpável em seu estado normal. (Espírito = Alma + Perispírito) |
Homem |
Ser complexo onde se
combinam três elementos para formar uma unidade viva. (Homem = Alma + Perispírito + Corpo) |
____Observação: Assim como a palavra alma, outras que
usamos comumente, como as deste artigo, necessitam ser estudadas com mais
profundidade e cautela para ampliarmos o nosso entendimento. Kardec, em
sua agudeza de espírito e profundo senso de honestidade para consigo
mesmo e para com os demais, procurou fugir destes conflitos buscando a
clareza em suas colocações. Nós nem sempre conseguimos acompanhar-lhe o
espírito procurando agir da mesma forma. (tarefa difícil e que tem
causado tantas divisões dentro e entre grupos e pessoas).
____Em última análise cada um de nós acaba por desenvolver uma ‘ideia’
ou ‘percepção pessoal’ do significado das palavras e com o tempo até
produzir novas definições para as mesmas, modificando o sentido original
de quem as empregou. Desta forma os Espíritos nos alertam sobre a questão
das palavras para que nos entendamos claramente em nossas comunicações.
____Exemplo de palavras que pedem um estudo mais acurado para tentarmos captar
o sentido empregado pelos Espíritos:
(*)fechos de abóbada - pedra angular e principal de uma
abóbada ou arco, na qual se sustenta toda a estrutura e as cargas
externas. Neste caso: a questão primordial, a mais importante.
Bibliografia:
Kardec,
Allan - “O Livro dos Espíritos”; “O que é o Espiritismo”; “O
Principiante Espírita”.
Denis,
Léon - “Cristianismo e Espiritismo”; “Depois da Morte”.
Zimmermann,
Zalmino - “Perispírito” 2ª Edição Revista e Ampliada.
Colaboração de Cláudio Tollin em 06/08/2006.
ctollin@uol.com.br
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