____O universo é um
movimento contínuo. Movimento significa trajetória; trajetória
significa um objetivo a atingir. ____O universo é a unidade que abarca tudo o que existe. Essa unidade
pode ser considerada sob três aspectos:
- estático (átimo de seu devenir - mostra-nos o universo em sua estrutura ou forma),
- dinâmico (eterno devenir - mostra-nos o universo em seu movimento ou vir-a-ser)
- e mecânico(mostra-nos o universo em seu princípio ou em sua
lei).
____Do
exame desses três aspectos surge a ideia gigantesca que domina todo o
universo. Quer o observemos como organismo, como devenir , ou como lei, chegaremos
ao mesmo conceito por três estradas diferentes, que se somam e reforçam
a conclusão. Ascendemos, assim, ao Princípio Único, à ideia central
que governa o universo. Esse princípio, essa ideia, é ordem.
Imaginai, se a ordem não reinasse
soberana, que choque tremendo sofreria um funcionamento tão complexo como
é o da criação, um transformismo que jamais para! Somente esse princípio
pode estabilizar um movimento de tamanha vastidão. Cada fenômeno, em
cada campo, tem uma trajetória própria de desenvolvimento,
que não pode mudar, é sua lei, coordenada à lei maior; tem uma vontade
de existir numa forma que o individualize e de mover-se para atingir u’a
meta exata, razão de sua existência; é lançado com velocidade e massa
que inconfundivelmente o distingue entre todos os demais fenômenos. Como
poderia tudo mover-se sem precipitar-se num cataclismo imediato e
universal, se cada trajetória não tivesse sido já traçada
inviolavelmente? Não podeis deixar de encontrar esse princípio de uma lei
soberana, em toda parte e a qualquer momento. - Vossa vida individual,
- vossa história de povos,
- vossa vida social têm suas leis.
____Vossas estatísticas, pelo princípio dos grandes números, colhem-nas
e podem dizer-vos quantos nascimentos, mortes ou delitos acontecerão
aproximadamente nos anos seguintes.
____Também o campo moral e espiritual tem suas leis; embora sua complexidade
vos faça perder o rastro, a lei subsiste também nesse campo,
matematicamente exata. Não vos falo de fenômenos biológicos, astronômicos,
físicos ou químicos. Se podeis mover-vos, agir e conseguir qualquer
resultado, é porque tudo em torno de vós se move com ordem,
de acordo com uma lei, e nessa lei tendes sempre confiança porque só ela
vos garante a constância dos efeitos e das reações. Lei não inexorável,
não sensível, mas complexa, extraordinariamente complexa em todo o
entrelaçamento de suas repercussões; uma lei elástica, adaptável,
compensadora, construída com tão vasta amplitude, que abarca em seu âmbito
todas as possibilidades. Lei, sempre lei, exata nas conseqüências de
qualquer ato, férrea nas conclusões e sanções, poderosa, imensa, matematicamente
precisa em sua manifestação. Ela é ordem e, como ordem, mais ampla e poderosa
que a desordem, portanto, engloba-a e a guia para suas metas; ela_é_equilíbrio, mais vasto que o desequilíbrio, o qual abarca
e limita num âmbito intransponível. Equilíbrio e ordem são, também, o Bem e a Alegria. Em todos os campos, uma só é a lei. A
alegria é mais forte que a dor, que se torna instrumento de felicidade; o
bem é mais poderoso que o mal, ele limita e o constringe para os seus
objetivos. Se existem desordem, mal e dor, só existem como reação, como
exceção, como condição, como contragolpe fechado dentro de diques
invisíveis, determinados e invioláveis. Esta é a verdade, embora seja
difícil demonstrá-la à vossa razão, que observa a matéria. Esta, por
estar à distância máxima do centro da causa primeira, é o que há de
menos apto para revelar-vos essa causa; embora contendo em si todo o princípio,
esconde-o mais secretamente em seu âmago. Não confundais a ordem e a presença da Lei com um automatismo mecânico e um fatalismo absurdo.
A ordem, vo-lo disse, não é rígida,
mas apresenta espaços elásticos, contém subdivisões de desordem,
imperfeição, complica-se em reações, mas permanece ordem e lei no conjunto, no absoluto. Um exemplo: em oposição à vontade da
Lei, tendes a vontade de vosso livre-arbítrio,
mas é vontade menor, marginalizada, circunscrita por aquela vontade
maior; podeis agitar-vos a vosso bel prazer, como dentro de um recinto, não
além dele. ____Essa movimentação vos é
permitida, porque necessária para que sejais livres e responsáveis no
ambiente que vos cerca; possais, assim, com liberdade e responsabilidade,
conquistar vossa felicidade. Resolvi (assim de passagem) o conflito que
para vós é insolúvel entre determinismo e livre-arbítrio. Estes
conceitos levar-vos-ão, posteriormente, a conceber uma exata moral científica. [63
- A GRANDE SÍNTESE - Aspectos Estático, Dinâmico e Mecânico do
Universo]
 A física_estóica tem a preocupação de nos fazer representar, pela imaginação, um mundo
totalmente dominado pela razão, sem nenhum resíduo irracional; nada depende do
azar ou da desordem, como em Aristóteles ou em Platão, tudo está incluído na ordem universal. O movimento, a mudança, o
tempo, não são o índice da imperfeição e do ser inacabado, como para o geômetra
Platão ou o biólogo Aristóteles; o mundo sempre em mudança e movimento tem,
a cada instante, a plenitude de sua perfeição. "O movimento é, em cada
um de seus instantes, um ato, e não uma passagem ao ato", e o tempo é,
como o espaço, um incorpóreo sem substância nem realidade, já que um ser
muda ou permanece somente porque, graças à sua força interna, é agente ou
paciente. Não há, consequentemente, tendência alguma - como em Aristóteles e
nos sucessores de Platão - a proclamar eterno o mundo para salvar sua perfeição. O_mundo_estóico_é_um_mundo_que_nasce_e_se_dissolve sem que sua perfeição seja atingida. A racionalidade do
mundo já não consiste na imagem de uma ordem imutável que se reflita nele
tanto quanto a matéria permite, mas na atividade de uma razão que tudo submete
a seu poder.
http://www.consciencia.org/antiga/estoicismobrehier.shtml
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