página acima: Homem
Faculdades morais e Intelectuais
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____A origem das qualidades morais, boas ou más, do homem, são as do Espírito nele encarnado. Quanto mais puro é esse Espírito, tanto mais propenso ao bem é o homem. Seguir-se-á daí que o homem_de_bem é a encarnação de um bom Espírito e o homem vicioso a de um Espírito mau. Mas, dize antes que o homem vicioso é a encarnação de um Espírito imperfeito, pois, do contrário, poderias fazer crer na existência de Espíritos sempre maus, a que chamais demônios.

[9a -página 203 questão 361]

(Ver: Classes de Espíritos)

O caráter dos indivíduos em que encarnam Espíritos desassisados e levianos, são indivíduos estúrdios, maliciosos e, não raro, criaturas malfazejas.

[9a - página 203 questão 362]

O mesmo Espírito dá ao homem as qualidades morais e as da inteligência. E isso em virtude do grau de adiantamento a que se haja elevado. O homem não tem em si dois Espíritos.

[9a - página 203 questão 364]

____Alguns homens muito inteligentes, o que indica acharem-se encarnados neles Espíritos_superiores, são ao mesmo tempo profundamente viciosos. É que não são ainda bastante puros os Espíritos encarnados nesses homens, que, então, e por isso, cedem à influência de outros Espíritos mais imperfeitos. O Espírito progride em insensível marcha ascendente, mas o progresso não se efetua simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período da sua existência, ele se adianta em ciência; durante outro, em moralidade.

[9a - página 203 questão 365]

A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus.

[9a - página 310 questão 629]

____Postos de lado os defeitos e os vícios acerca dos quais ninguém se pode equivocar, o sinal mais característico da imperfeição é o interesse pessoal.

____Freqüentemente, as qualidades morais são como, num objeto de cobre, a douradura que não resiste à pedra de toque. Pode um homem possuir qualidades reais, que levem o mundo a considerá-lo homem de bem. Mas, essas qualidades, conquanto assinalem um progresso, nem sempre suportam certas_provas e às vezes basta que se fira a corda do interesse pessoal para que o fundo fique a descoberto. O verdadeiro desinteresse pessoal é coisa ainda tão rara na Terra que, quando se patenteia todos o admiram como se fora um fenômeno.

  • Oapego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade, porque, quanto mais se aferrar aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o seu destino.
  • Pelo desinteresse, ao contrário, demonstra que encara de um ponto mais elevado o futuro.

[9a - página 412 questão 895]

(Ver: Volição e A Busca da Perfeição)

Os espíritas sinceros devem compreender que os fenômenos acordam a alma, como o choque de energias externas que faz despertar uma pessoa adormecida; mas somente o esforço opera a edificação moral, legítima e definitiva.

EMMANUEL - (Consolador) [55 - página 35]

O progresso intelectual e moral
(Envio do Sr. Sabó, de Bordeaux.)

  • Eu venho vos dizer que o progresso moral é o mais útil a adquirir, porque nos corrige de nossas más tendências, e nos torna bons, caridosos e devotados para com os nossos irmãos.
  • Entretanto, o progresso intelectual também é útil para o nosso, adiantamento, porque eleva a alma, nos faz julgar mais sadiamente às nossas ações, e por aí facilita o progresso moral; inicia-nos nos ensinamento que Deus nos fez dar há séculos por tantos homens de méritos diversos, que vieram sob todas as formas e em todas as línguas, para nos fazer conhecer a verdade, e que não eram outros senão os Espíritos já avançados, enviados por Deus para o desenvolvimento do entendimento humano.

____Mas, no tempo em que viveis, a luz que não clareava senão um pequeno número, vai luzir para todos.

    • Trabalhai, pois, para compreender a grandeza, o poder, a majestade, a justiça de Deus
    • para compreender a sublime beleza de suas obras
    • para compreender as magníficas recompensas concedidas aos bons, e os castigos infligidos aos maus
    • para compreender, enfim, que o único objetivo ao qual deveis aspirar, é o de vos aproximarDele.

GEORGES ,
Bispo de Périgueux e de Sarlat, que está feliz por ser um dos guias do médium.

[37 - página 169] -Allan Kardec - Maio/1861 - http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1861/05f-dissertacoes.html#oprogr

Ver também:

*