Jovens
página acima: Homem
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Mensagem aos Jovens

Meu jovem amigo.

A mocidade cristã é a primavera bendita de luz anunciando o aperfeiçoamento da Terra.

Aceita, com ânimo firme, o roteiro que o Mestre Divino nos oferece.

Coração terno. Consciência limpa.

Mente pura. Sentimento nobre. Conduta reta.

Atitude valorosa. Disposição fraternal.

O coração aberto às sugestões do bem aclara a consciência, dilatando-lhe a grandeza.

A consciência sem mancha ilumina a mente, renovando-lhe as manifestações.

O sentimento enobrecido orienta a conduta, mantendo-a nos caminhos retos.

A conduta irrepreensível determina a atitude valorosa no desempenho do próprio dever e no trabalho edificante.

O gesto louvável conduz à fraternidade, em cujo clima conquistamos a compreensão, o progresso e o mérito.

Coração aberto à influência de Jesus para enriquecer a vida...

Disposição fraternal de servir, incessantemente às criaturas para que o amor reine, soberano ...

Eis, meu amigo, em suma, o roteiro com que a mocidade cristã colaborará no aprimoramento do mundo.

EMMANUEL


Médium: Francisco Cândido Xavier

http://www.luizbertini.net/mensagem.html#s
...

____O pai espírita precisa compreender que o indivíduo, ao passar da infância à adolescência, à juventude e à idade adulta, através de um processo natural relacionado com a capacitação de todo o organismo, é natural que se choque, ou sofra influência por vezes bastante acentuada, de uma sociedade ainda muito materialista, a ponto de valorizar mais as coisas da matéria do que as virtudes morais e espirituais. Eis que é essa a fase apropriada aos pais – repetimos – para tentarem reformar os caracteres e reprimir os maus pendores de seus filhos, como nos orientam e esclarecem os Espíritos superiores.

____Em suma, a nossa sociedade não entendeu ainda que o homem é um ser em evolução; que o ser humano de nossos dias é bem diferente daquele da época do Cristo; isto é, já viveu mais, já aprendeu mais. Em parte, ela e as religiões dogmáticas são responsáveis pelo fato de o indivíduo, em nosso mundo hodierno, não se portar, ainda, como um ser espiritual preso à matéria transitória. Prestemos muita atenção ao termo transitória. As religiões continuam vivendo e ensinando a crença num céu paradisíaco e num inferno inconseqüentes, sem qualquer fundamento óbvio ou científico, como se a Ciência não fosse divina, como se as coisas no universo dos homens estivessem à revelia de Deus. Mas tudo isso vai mudar, e está mudando. Estejamos atentos !...

____pais que não conseguem dizer não ao filho, quando tal não se faz necessário. A própria Psicologia contemporânea ensina, por alguns de seus psicólogos, que o jovem não deve ser contrariado... Por quê? Porque é uma Psicologia sem psyche, isto é, sem Espírito.

____É uma ciência que ignora ainda, lamentavelmente, que no adolescente há um Espírito antigo em evolução; que as ações, por vezes estranhas ou incoerentes que apresentam, são frutos da incapacitação dos órgãos somáticos próprios para atenderem às carências do Espírito no domínio de suas manifestações, sob a influência de suas imperfeições e tendências que ainda guardam no_cerne da alma.

____Eis por que o lar, bem constituído de pais conscientes e religiosamente integrados na vida familiar, constitui a primeira e principal escola na formação social e moral dos filhos.

____Portanto, os pais, mormente se pais espíritas, dispõem de ampla condição de auxiliá-los no desenvolvimento de sua formação, utilizando nesse trabalho supradinâmico a ciência do Amor e a virtude da paciência, sem abdicar em hipótese alguma de seus deveres essenciais de pais.

Revista reformador Abril - 2002 - INALDO LACERDA LIMA

Ver também:
*