página acima: Homem
O Homem e A Mulher
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Quando estive no deserto da Palestina, primeiro compreendi que a natureza primordial da Criatividade da CONSCIÊNCIA_UNIVERSAL, nossa FONTE_do_SER, era a INTENÇÃO. A Intenção de criar, planejar e desenhar - e depois levar adiante esse projeto, ao cultivá-lo, alimentá-lo, curá-lo, protegê-lo e satisfazer todas as suas necessidades de maneira disciplinada.
____Tanto o homem quanto a mulher evoluíram em forma física e em consciência para experimentar a INTENÇÃO e expressá-la de todas as maneiras possíveis em suas vidas.

  • Este é o primeiro ato de criatividade.

____Sem INTENÇÃO não haveria CRIAÇÃO.

    • A INTENÇÃO é a origem de - e atravessa - toda a existência.
    • A INTENÇÃO define a natureza da ação - amorosa ou destrutiva.
      • O homem e a mulher foram individualizados para experimentar e formular a INTENÇÃO em suas vidas.
        • Este é o primeiro impulso da criatividade.
      • O homem e a mulher também foram individualizados para experimentar e expressar a FORÇA da VONTADE.
        • A FORÇA da VONTADE no homem se experimenta e se expressa, principalmente, como Atividade. Em sua forma primitiva - ele sai para o meio ambiente para realizar sua intenção. Portanto, ele veste o manto de líder e de buscador. Ele foi individualizado para pensar e trabalhar, para realizar seus propósitos sem o obstáculo das emoções.
        • A FORÇA da VONTADE na mulher é motivada e experimentada, principalmente, como Sentimento - a Necessidade de Nutrir a INTENÇÃO original e levá-la, decididamente, à plenitude - maturidade - através do processo de cuidar, alimentar, vestir, corrigir, ensinar e proteger.
    • O PROPÓSITO é totalmente distinto da INTENÇÃO, já que o propósito desce do plano mental da intenção e se transforma num impulso emocional, num desejo de formular "um meio de alcançar o fim desejado".

____Uma "INTENÇÃO potente para fazer algo", converte-se no PROPÓSITO que está por trás de toda a existência. Desta maneira, combinam-se o pensamento com o sentimento para realizar o trabalho da criação.

    • O homem está constantemente caminhando em busca de novas ideias, novas maneiras de cumprir suas intenções, para dar-se um propósito na vida.
    • As intenções femininas são "propósitos personificados", sensíveis e estáveis, preparados para fazer sacrifícios por aqueles que ama.

____Assim, os dois IMPULSOS básicos na FONTE_do_SER - expressos na forma física como homem e mulher - são interdependentes. Um não poderia sobreviver sem o outro. Ambos são necessários para a continuidade da criação.
____Por causa de sua mobilidade masculina e seu impulso de liderança, o homem considerou-se superior à mulher. Isto é porque ela permanece estável, criando segurança para o homem. Mas o impulso feminino é o impulso do amor incondicional, um impulso digno do mais alto respeito e consideração, que a capacita para florescer e realizar seu propósito inato dentro do lar em paz mental e com alegria.

    • O papel do homem é o de prover segurança física e meios materiais de subsistência para a família.
    • O papel da mulher é o de prover segurança emocional e os recursos emocionais para a realização pessoal e a alegria no ambiente familiar.

____No passado, tanto no Oriente como no Ocidente, o homem exerceu seu papel dominante dentro do lar, tornando a mulher submissa e obediente à sua vontade. Ao fazer isso, desviou e distorceu as energias da Consciência_Divina e as canalizou, através de sua mente e coração, para uma civilização distorcida.
____Ele também distorceu a consciência da mulher, infundindo nela um profundo ressentimento pelo seu papel submisso, que ela sabe por intuição que não deveria suportar. E assim, ele criou um modo de vida degradado e degradante para si e para sua companheira, inteiramente em conflito com a NATUREZA de sua FONTE_do_SER.
____O fato de que a mulher tenha sido levada a exercer seu impulso masculino de agressividade para expressar sua igualdade do ser, a fim de ganhar o respeito que merece dentro da sociedade, significa que a sua civilização tornou-se totalmente desestabilizada e doente. A mulher, por desespero, está usurpando o papel masculino, mas ao fazê-lo está frustrando a intenção por trás da criação.
____O homem e a mulher perderam completamente seu rumo.

    • Nos países subdesenvolvidos, as pessoas vivem somente pela metade, tentando solucionar a divisão entre o homem e a mulher através do sexo casual. Como consequêncía, o homem e a mulher ficam ainda mais divididos e insatisfeitos. O conflito na unidade familiar gera estresse, miséria e separação, mesmo vivendo sob o mesmo teto.
    • Nos países "desenvolvidos", os consultórios psiquiátricos estão cheios de pessoas e crianças infelizes que dizem não saber realmente quem são, ou qual é seu propósito na vida. Fazem esta pergunta aos "especialistas", que também não sabem a resposta.

____Também é preciso lembrar que cada pessoa, homem ou mulher, tem lições a aprender na vida que somente podem ser aprendidas no sexo - e na raça - na qual cada um se encontra. Por isso, uma mulher deve aceitar seu papel na vida como a provedora de amor e segurança emocional para seu companheiro e filhos, com a dignidade e respeito para com ela mesma, e realizar tudo com o melhor da sua capacidade. Ela deve reconhecer que o papel de provedora da segurança emocional é absolutamente vital para a sociedade. Ela proporciona a "cola" de amor e bem-estar que mantém unidas as famílias, as cidades e os países. Quando ela compreende quais são seus verdadeiros lugar e objetivo na sociedade e procura realizá-lo da maneira mais elevada possível, está movendo-se rapidamente para o caminho do amor incondicional e vai rumo às recompensas mais altas de realização pessoal e de felicidade; ao mesmo tempo, se move para um nível mais elevado de consciência. E em sua próxima vida talvez volte como um homem, que trará grandes benefícios à humanidade.
____Do mesmo modo, os homens espiritualmente evoluídos - inclusive mestres espirituais - voltarão_à_vida_na_Terra para aprender a verdadeira humildade e para colocar todos os seus elevados princípios de existência na prática diária, na forma de uma mulher amorosa que cumpre sua missão de mãe com sabedoria e que nutre todos os que têm necessidade do que ela pode oferecer. Onde está, então, a desigualdade?
____Tire a venda de sua visão e intelecto limitados para ver claramente que não deve haver desigualdade - apenas INTENÇÕES compartilhadas para expressar da maneira mais espiritual tudo o que ambos trouxeram da Consciência_Dvina, para poder alcançar a felicidade mais elevada possível na Terra.
____Nos anos vindouros, quando um homem e uma mulher tiverem evoluído espiritualmente, quando estiverem juntos cada um na sua intenção, levarão suas intenções à "CONSCIÊNCIA DIVINA - PAI - MÃE" perguntando:

    • O que deveria ser criado em nossas circunstâncias?
    • Qual é o nosso melhor caminho a seguir?
      • Quando tiverem recebido as respostas, eles as aceitarão com amor no coração e as compartilharão. Quaisquer diferenças nas respostas serão respeitadas e novamente serão levadas à Consciência Divina, com a mesma petição, até que um sincero consenso tenha sido alcançado.

____Juntos, o homem e a mulher voltarão novamente a perguntar à Consciência Divina:

    • "Como podemos alcançar nossos propósitos da melhor forma?"
      • E novamente compartilharão suas respostas e continuarão perguntando, até que finalmente possam chegar a um plano realizável, o qual foi concebido não somente no cérebro humano, mas também na mais elevada dimensão de criatividade - a CONSCIÊNCIA DIVINA. Trabalhando juntos desta maneira, finalmente eles experimentarão a felicidade da verdadeira unidade de alma, mente, coração e corpo.

____Finalmente, o homem não poderia existir confortavelmente sem experimentar e manifestar também algo do impulso feminino. Necessita de emoções para unir-se à sua mulher, filhos e a outros relacionamentos - colegas de escola e do trabalho, companheiros e amigos. Sem alguns sentimentos cálidos, seria um monstro frio.
____Com frequência, se é uma alma antiga, ele mantém vivo o calor e o carinho das encarnações_anteriores, em que foi uma mulher. Quanto mais evolui espiritualmente, mais equilibrados são os dois impulsos sexuais dentro de sua natureza.
____Isto também se aplica às mulheres.
____Da mesma maneira, a mulher não poderia existir confortavelmente sem um pouco do impulso masculino. Sem a capacidade de planejar de maneira inteligente a sua casa seria um desastre. Também existe a possibilidade de que tenha sido uma forte personalidade masculina em sua encarnação prévia e que se sinta desconfortável no papel feminino de sacrificar-se pelos demais. Essa mulher deve pedir à Consciência Divina que clarifique a sua visão, para que possa ver que sem amor pela humanidade a liderança é um exercício perigoso.
____Quando homens e mulheres se aproximam igualmente do equilíbrio de suas naturezas, masculina e feminina, dentro de si mesmos, sua tarefa na vida é a de transcender seu impulso sexual, alcançando o amor incondicional para com todas as pessoas e dirigindo esse impulso para a criatividade pura - tal como nas artes. De tais pessoas se fazem os "Mestres", ...

    • mestres de si mesmos,
    • mestres da criatividade,
    • mestres da consciência humana,
    • mestres da "matéria".

____Lamentavelmente, no tempo atual, seus homens e mulheres que estão se aproximando do equilíbrio de suas "naturezas masculino/feminina" em si mesmos não têm indicações sobre o que devem ser suas verdadeiras metas. Perderam o rumo e criaram uma sociedade adulterada entre eles, na qual a alegria e a satisfação pessoal que buscam são negadas a eles, devido às suas preocupações pelas funções corporais mais do que pelas conquistas espirituais. Continuarão sendo pessoas infelizes, atormentadas pelos conflitos, até descobrirem a verdade sobre "quem eles são verdadeiramente".
____Ao falar do papel feminino na vida, também se deve dizer que muitas das mulheres modernas nos países desenvolvidos, alcançaram um alto grau do impulso masculino nos últimos cem anos. Elas devem escolher cuidadosamente suas prioridades na vida. Não têm que sentar-se em casa paralisadas e entediadas, mas ficarão mais felizes e serão pessoas mais realizadas se dedicarem sua inteligência e habilidades à criação de novos modos de vida construtiva para toda a família. Neste momento pode ser que não saibam como fazê-lo, mas a meditação trará às suas mentes a inspiração necessária sobre a melhor forma de utilizar seus poderes de liderança e seus talentos para a felicidade de todos.
____Os homens que tiverem desenvolvido uma maior capacidade de empatia com as mulheres e com seus companheiros homens, também através da meditação seguida pela inspiração encontrarão modos mais elevados para expressar sua capacidade de liderança em seu trabalho, proporcionando felicidade aos demais.

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 4 ]

O homem é a mais elevada das criaturas.

A mulher é o mais sublime dos ideais.

Deus fez para o homem um trono;

Para a mulher um altar.

O trono exalta; o altar santifica.

O homem é o cérebro; a mulher o coração.

O cérebro produz luz; o coração o amor.

A luz fecunda. O amor ressuscita.

O homem é um gênio; a mulher um anjo.

O gênio é imensurável; o anjo indefinível.

A aspiração do homem é a suprema glória;

a aspiração da mulher a virtude extrema.

A glória traduz grandeza;

a virtude traduz divindade.

O homem tem a supremacia;

a mulher a preferência.

A supremacia representa força;

a preferência o direito.

O homem é forte pela razão;

a mulher invencível pela lágrima.

A razão convence; a lágrima comove.

O homem é capaz de todos os heroísmos;

a mulher de todos os martírios.

O heroísmo enobrece; o martírio sublima.

O homem é o código; a mulher o evangelho.

O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.

O homem é um templo;

a mulher um sacrário.

Ante o templo, nós nos descobrimos;

ante o sacrário, ajoelhamos-nos.

O homem pensa; a mulher sonha.

Pensar é ter cérebro;

sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano; a mulher um lago.

O oceano tem pérola que o embeleza;

O lago tem a poesia que o deslumbra.

O homem é uma águia que voa;

a mulher um rouxinol que canta.

Voar é dominar os espaços;

cantar é conquistar a alma.

O homem tem um farol: a consciência.

A mulher tem uma estrela: a esperança.

O farol guia e a esperança salva.

Enfim,

O homem está colocado onde termina a terra;

A mulher onde começa o céu ...

(Victor Hugo 1801-1885)

Ver também:
*