página acima: Homem
Evolucionismo
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Todas as teorias evolucionistas no orbe terrestre caminham para a aproximação com as verdades do Espiritismo, no abraço final com a verdade suprema.

[41a página 40] - EMMANUEL - 1940

(Ver: A Verdade da Existência)

OS ANIMAIS — NOSSOS PARENTES PRÓXIMOS

____Se bem haja no próprio círculo dos estudiosos dos espaços o grupo dos opositores das grandes ideias sobre o evolucionismo do princípio_espiritual através das espécies, sou dos que o estudam, atenta e carinhosamente.

____Eminentes naturalistas do mundo, como Charles Darwín, vislumbram grandiosas verdades, levando a efeito preciosos estudos, os quais, aliás, se prejudicaram pelo excessivo apego à ciência terrena, que se modifica e se transforma, com os próprios homens; e, dentro das minhas experiências, posso afirmar, sem laivos de dogmatismo, que, oriundos na flora microbiana, em séculos remotíssimos, não poderemos precisar onde se encontra o acume das espécies ou da escala dos seres, no pentagrama universal. E, como o objetivo desta palestra é o estudo dos animais,_nossos_irmãos_inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo. São eles os nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer.

____Considera-se, às vezes, como afronta ao gênero humano a aceitação dessas verdades. E pergunta-se como poderíamos admitir um principio espiritual nas arremetidas furiosas das feras indomesticadas, ou como poderíamos crer na existência de um raio de luz divina na serpente venenosa ou na astúcia traiçoeira dos carnívoros. Semelhantes inquirições, contudo, são filhas de entendimento pouco atilado. Atualmente, precisamos modificar todos os nossos conceitos acerca de Deus, porquanto nos falece autoridade para defini-Lo ou individualizá-Lo. Deus existe. Eis a nossa luminosa afirmação, sem poder, todavia, classificá-Lo em sua essência, os que nos interpelam por essa forma, olvidam as histórias de calúnias, de homicídios, no seio das perversidades humanas. Para que o homem se conservasse nessa posição especial de perfectibilidade única, deveria apresentar todos os característicos de uma entidade irrepreensível, dentro do orbe_onde_foi_chamado_a_viver. Tal não se verifica e, diariamente, comentais os dramas dolorosos da Humanidade, os assassínios, os infanticídios nefandos, efetuados em circunstâncias nas quais, muitas vezes, as faculdades imperfeitas dos irracionais agiriam com maior benignidade e demência, dando testemunho de melhor conhecimento das leis de amor que regem o mecanismo do mundo.

TODOS SOMOS IRMÃOS

____De milênios remotos, viemos todos nós, em pesados avatares.

____Da noite dos grandes princípios, ainda insondável para nós, emergimos para o concerto da vida. A origem constitui, para o nosso relativo entendimento, um profundo mistério, cuja solução ainda não nos foi possível atingir, mas sabemos que todos os seres inferiores e superiores participam do patrimônio da luz universal.

____Em que esfera estivemos um dia, esperando o desabrochamento de nossa racionalidade? Desconheceis ainda os processos, os modismos dessas transições, etapas percorridas pelas espécies, evolutindo sempre, buscando a perfeição suprema e absoluta, mas sabeis que um laço de amor nos reúne a todos, diante da Entidade Suprema do Universo.

____É certo que o Espírito jamais retrograda, constituindo uma infantilidade as teorias da metempsicose dos egípcios, na antigüidade. Mas, se é impossível o regresso da alma humana ao círculo da irracionalidade, recebei como obrigação sagrada o dever de amparar os animais na escala progressiva de suas posições variadas no_planeta. Estendei até eles a vossa concepção de solidariedade e o vosso coração compreenderá, mais profundamente, os grandes segredos da evolução, entendendo os maravilhosos e doces mistérios da vida.

[71 - página 95] - EMMANUEL - 1938

____É inútil a tentativa de afastamento do Espírito na obra da evolução terrena. É ele, desde os primórdios da Civilização, a alma de todas as realizações; e indestrutível é a doutrina biológica do vitalismo, porque o sistema_do_monismo e o mecanicismo da seleção natural, se satisfazem a algumas questões insuladas, não resolvem os problemas mais importantes da vida.

____O princípio das espécies, a origem dos instintos, as organizações primitivas das raças, das sociedades e das leis, só as teorias espiritualistas explicam satisfatoriamente.

[71 - página 138] - EMMANUEL - 1938

____As expressões diversas da Natureza terrestre, em suas primitivas agregações moleculares, obedeceram ao pensamento divino dos prepostos de Jesus, quando nas manifestações iniciais da vida sobre a crosta do orbe.

____Remontando a essas origens profundas, podeis observar, então, o esforço dos Espíritos sábios do plano invisível, na manipulação dos valores da química biológica nos primórdios da vida planetária, estabelecendo a caracterização definitiva dos processos da Natureza na fixação das espécies, prevendo todo mecanismo da evolução no futuro, e entregando o seu trabalho às leis da seleção natural que, sob a égide de Jesus, prosseguiriam no aperfeiçoamento da obra terrestre através do tempo.

[41a - página 27] - EMMANUEL - 1940

Parentesco bizarro

____Um estudo genético encerrou a controvérsia de 200 anos: baleias e hipopótamos são mesmo primos de primeiro grau. Um mamífero de quatro patas que viveu há 40 milhões de anos e se extinguiu na era do gelo seria o elo perdido entre as duas espécies, diz o francês Jean­Renaud Boisserie, um dos autores do estudo feito na Universidade da Califórnia (EUA).

  • Na Grécia antiga, se imaginava que o hipopótamo era parente dos cavalos.
  • Mais tarde, pela dentição, ele foi comparado aos porcos e porcos selvagens.
  • Hoje, a maioria dos cientistas concorda que ele é parente dos cetáceos. Só faltava a evidência genética do ancestral comum.

Revista ISTOÉ - 02/02/2005

Alfred Russel Wallace
(1823 - 1913)

____Se houve um cientista que nunca recebeu sua fatia justa da glória, esse foi Alfred Russel Wallace. Wallace, que co-fundou a teoria da Seleção Natural com o cavalheiro de condado Charles Darwin, teve uma vida muito diferente...

____... Em seus últimos anos, jamais admitiu ser o homem o fruto de uma longa evolução a partir de animais inferiores e sempre procurou diferenciar o corpo da alma.

____Foi também, na Inglaterra, um grande defensor do Espiritismo. Um de seus livros, o "Les Miracles et le Modern Spiritualisme", ajudou muito na difusão do Espiritismo naquele país, chamando a atenção dos cientistas para a observação e estudo dos fenômenos espíritas.

____Wallace foi um dos fundadores, em 1864, da Sociedade Dialética de Londres, dedicada ao estudo dos fenômenos espíritas. O rigor científico de seus relatórios, incentivaram Crookes para investigar estes fenômenos. Wallace realizou sessões com alguns médiuns, dentre eles, Slade, o qual testemunhou o fenômeno da escrita direta sobre lousas.

http://www.spiritismo.de/Wallace-p.htm
http://www.answers.com/topic/alfred-russel-wallace

(Ver: Materialização ; Ciência e Espírito; Pneumatógrafos e Testemunhas da Escrita Direta)

Neodarwinismo ou moderna teoria sintética

Segundo esta teoria, os processos básicos da evolução são quatro:

  • Mutação: matéria prima da evolução, produzindo novos genótipos e fenótipos. Ocorre espontaneamente, ou seja, nunca aparece como resposta do organismo a uma situação ambiental;
  • Recombinação Genética: novas combinações dos genes, já existentes numa dada população;
  • Seleção Natural: as variações são submetidas ao meio ambiente que, por meio da seleção natural, conserva as favoráveis e elimina as desfavoráveis. Assim, quando as condições ambientais se modificam, algumas variações serão vantajosas e permitirão, então, aos indivíduos que as apresentam, sobreviver e produzir mais descendentes do que aqueles que não as têm;
  • Isolamento Reprodutivo: ocorre quando duas populações de indivíduos não podem se cruzar e, portanto, trocar genes. Os mecanismos de isolamento constituem barreiras ao intercâmbio de genes e podem ser pré-zigóticas e pós-zigóticas.
http://www.aultimaarcadenoe.com/biologia2c.htm

A teoria sintética da evolução apóia-se na análise dos seguintes fatores evolutivos: mutação , recombinação, seleção natural, migração e oscilação genética.

http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/teoria.htm

Evolução dos Dinossauros:
http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/evolucao_dinos.htm

____Um conceito que durante mais de 60 anos foi espezinhado por professores de biologia - o lamarckismo vai voltar a ser ensinado em escolas. A profecia é da bióloga israelense Eva Jablonka, da Universidade de Tel Aviv, uma das cientistas à frente do movimento que quer pôr um fim ao que ela considera um tabu.
____A herança de características adquiridas durante a vida de um indivíduo -a transmissão de traços não-incorporados à seqüência de DNA- foi algo arduamente debatido desde que o naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) concebeu a ideia que levou seu nome.
____À medida que a teoria da evolução de Darwin foi incorporando a genética, porém, nas primeiras décadas do século 20, o lamarckismo acabou sendo rejeitado pelos biólogos.
____Agora, para desenterrar o conceito, Jablonka precisou de uma única palavra mágica: " epigenética".

http://www.ufrgs.br/biociencias/index.asp?SECAO=3&SUBSECAO=0&EDITORIA=231

A Classificação dos Seres Vivos

____Principais caraterísticas dos seres vivos e sua divisão nos reinos:

  • animalia ou metazoa,
  • plantae,
  • monera,
  • fungi,
  • protista

____Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas

http://www.todabiologia.com/ecologia/seres_vivos.htm

REINOS

CARACTERíSTICAS

REPRESENTANTES

Monera Unicelulares e procariontes (células sem núcleo organizado) Bactérias e algas azuis
Protista Unicelulares e eucariontes (que possuem núcleo individualizado, células mais evoluidas) Protozoários e certas algas
Fungi Uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos por absorção Fungos
Plantae Pluricelulares, eucariontes e autótrofos Todos vegetais
Animalia Pluricelulares, eucarionte e heterótrofos por ingestão Todos os animais
http://netopedia.tripod.com/biolog/nomenc.htm
http://www.geocities.com/RainForest/Wetlands/4710/classifi.html

____A classificação moderna dos seres vivos compreende cinco reinos e, evolutivamente, pode ser esquematizada como se segue:

http://www.espiritismoegenetica.espiridigi.net/1-3-citologia-conceitos-gerais.html

A_descoberta_de_novos_seres_vivos

____“Cientistas australianos podem ter descoberto algo surpreendente nas profundezas do mar: criaturas misteriosas aparentemente vivas e tão pequenas que chegam ao limite do que é necessário para que exista vida independente. Seus descobridores, da Universidade de Queensland, afirmam que esses seres são novas formas de micróbios. Os pesquisadores as chamam de nanobes. O “nano” vem de seu comprimento, 20 a 150 nanômetros. Como comparação, na espessura de um fio de cabelo caberia de 650 a 5000 desses seres. Os nanobes são menores ...

____Se os nanobes forem realmente seres vivos, o achado pode indicar que o planeta tem uma biosfera escondida de micróbios, tão rica quanto a superfície.”

http://www.iesambi.org.br/apostilas2005/ecologiaclassif1b.htm



Fóssil de dentes em Israel pode mudar teoria da evolução humana

Fósseis de dentes de 400 mil anos, que seriam de seres humanos modernos, pode mudar a teoria da evolução humana, segundo arqueólogos israelenses, da Universidade de Tel Aviv, que o encontraram.
Luiz Gustavo C. Assis comenta.
http://www.espiritismo.net/content,0,0,1993,0,0.html

Links:

____

Ver também:
*