página acima: Perispírito
Perispírito após a morte
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

  • Tão arrojada é a tentativa de transmitir informes sobre a questão aos encarnados,
  • quão difícil se faria esclarecer à lagarta com respeito ao que será ela depois de vencer a inércia da crisálida.

____Colado ao chão ou à folhagem, arrastando-se, pesadamente, o inseto não desconfia que transporta consigo os germes das próprias asas.

____O perispírito é, ainda, corpo organizado que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste, além do sepulcro, demorando-se na região que lhe é própria, de conformidade com o seu peso específico.

____Formado por substâncias químicas que transcendem a série_estequiogenética conhecida até agora pela ciência terrena, é aparelhagem de matéria rarefeita, alterando-se, de acordo com o padrão_vibratório do campo interno. (Ver: Desintegração)

____Organismo delicado, com_extremo_poder_plástico, modifica-se sob o comando do pensamento. É necessário, porém, acentuar que o poder apenas existe onde prevaleçam a agilidade e a habilitação que só a experiência consegue conferir.

____Nas mentes primitivas, ignorantes e ociosas, semelhante vestidura se caracteriza pela feição pastosa, verdadeira continuação do corpo físico, ainda animalizado ou enfermiço.

____O progresso mental é o grande doador de renovação ao equipamento do espírito em qualquer plano de evolução.

[10 - página 31] - EMMANUEL 1952

____O perispírito, quanto à forma somática, obedece a leis de gravidade, no plano a que se afina.

____Nossos impulsos, emoções, paixões e virtudes nele se expressam fielmente. Por isso mesmo, durante séculos e séculos nos demoraremos nas esferas da luta carnal ou nas regiões que lhes são fronteiriças, purificando a nossa_indumentária e embelezando-a, a fim de preparar, segundo o ensinamento de Jesus, a nossa veste nupcial para o banquete do serviço divino.

[10 - página 33] - EMMANUEL 1952

____Em suma, o psicossoma é ainda corpo de duração variável, segundo o equilíbrio emotivo e o avanço cultural daqueles que o governam, além do carro_fisiológico, apresentando algumas transformações fundamentais, depois_da_morte_carnal, principalmente no centro_gástrico, pela diferenciação dos alimentos de que se provê, e no centro_genésico, quando há sublimação do amor, na comunhão das almas que se reúnem no matrimônio divino das próprias forças, gerando novas fórmulas de aperfeiçoamento e progresso para o reino do espírito.

____O corpo_espiritual, que evolve e se aprimora nas experiências de ação_e_reação, no plano terrestre e nas regiões_espirituais
_que_lhe_são_fronteiriças, é suscetível de sofrer alterações múltiplas, com alicerces na adinamia proveniente da nossa queda mental no remorso, ou na hiperdinamia imposta pelos delírios da imaginação, a se responsabilizarem por disfunções inúmeras da alma, nascidas do estado de hipo e hipertensão no movimento circulatório das forças que lhe mantém o organismo_sutil, e pode também desgastar-se, na esfera imediata à esfera física, para nela se refazer, através do renascimento, segundo o molde_mental preexistente, ou ainda restringir-se a fim de se reconstituir de novo, no vaso_uterino, para a recapitulação dos ensinamentos e experiências de que se mostre necessitado, de acordo com as falhas da consciência perante a Lei.

____Outros aspectos do psicossoma examinaremos quando as circunstâncias nos induzam a apreciar-lhe o comportamento nas regiões espirituais vizinhas da Terra, dentro das sociedades afins, em que as almas se reúnem conforme ...

André Luiz(Pedro LeopoldoMG, 19 de Janeiro de 1958) [56 - página 31]

UM CASO DE MALDIÇÃO PATERNA E REMORSO DE UM FILHO

____...Nesse momento, renteou conosco uma entidade em deplorável aspecto.

____Era um homem esguio e triste, exibindo o braço direito paralítico e ressecado.

____Toqueilhe a fronte, de leve, e registreilhe a angústia.

____Nas recordações que se lhe haviam cristalizado no mundo mental, sentilhe o drama interior.

____Fora musculoso estivador no cais, alcoólatra inveterado que, certa feita, de volta a casa, esbofeteou a face paterna, porque o velho genitor lhe exprobrara o procedimento.

____Incapaz de revidar, o ancião, cuspinhando sangue, praguejou, desapiedado:— Infame! o teu braço cruel será transformado em galho seco ...Maldito sejas!

____Ouvindo tais palavras que se fizeram seguidas por terrível jacto de força hipnotizante, o mísero tornou à via pública, sugestionado pela maldição recebida, bebericando para esquecer.

____Cambaleante, foivitimado num desastre de bonde, no qual veio a perder o braço.

____Sobreviveu por alguns anos, coagulando, contudo, no próprio pensamento a ideia de que a expressão paternal tivera a força de uma ordem vingativa a se lhe implantar no fundo d´alma e, por isso, ao desencarnar, recuperara o membro dantes mutilado a penderlhe, ressecado e inerte, no corpo perispirítico.

____Enquanto refletia, o nosso orientador reaproximou-se de nós e, percebendo quanto se passava, informou:— E’ um caso de reajuste difícil, reclamando tempo e tolerância.

____E, afagando os ombros do paralítico, acentuou: Nosso amigo traz a mente_subjugada_pelo_remorso com que ambientou nele mesmo a maldiçãorecebida. Exige muito carinho para refazerse.

____Se esse companheiro utilizar-se da organização_mediúnica, transmitirá ao receptor_humano as sensações de que se acha investido.Refletirá no instrumento passivo as impressões que o possuem, nos processos de imanização em que se baseiam os serviços de intercâmbio.

[28a - página 42] - André Luiz

____(Ver: Amor fraternal)

Principais métodos usados na espiritualidade para o tratamento das lesões do corpo espiritual

____Na Espiritualidade, os servidores da medicina penetram, com mais segurança, na história do enfermo para estudar, com o êxito possível, os mecanismos da doença que lhe são particulares.

____Aí, os exames nos tecidos psicossomáticos comaparelhos de precisão, correspondendo às inspeções instrumentais e laboratoriais em voga na Terra, podem ser enriquecidos com a ficha cármica do paciente, a qual determina quanto à reversibilidade ou irreversibilidade da moléstia, antes de nova reencarnação, motivo por que numerosos doentes são tratáveis, mas somente curáveis mediante longas ou curtas internações no campo físico, a fim de que as causas profundas do mal sejam extirpadas da mente pelo contato direto com as lutas em que se configuraram.

____ Curial, portanto, é que o médico espiritual se utilize ainda, de certa maneira, da medicação que vos é conhecida, no socorro aos desencarnados_em_sofrimento, porque, mesmo no mundo, todo remédio da farmacopéia humana, até certo ponto, é projeção de elementos quimioelétricos sobre agregações celulares, estimulandolhes as funções ou corrigindoas, segundo as disposições do desequilíbrio em que a enfermidade se expresse.

____Contudo, é imperioso reconhecer que na Esfera Superior o médico não se ergue apenas com o pedestal da cultura acadêmica, qual ocorre freqüentemente entre os homens, mas sim também com as qualidades morais que lhe confiram valor e ponderação, humildade e devotamento, visto que a psicoterapia e o magnetismo, largamente usados no plano extrafísico, exigem dele grandeza de caráter e pureza de coração.

[56 - página 215] - Uberaba MG, 25/6/1958.

____Quaisquer sinais morfológicos se modificam na pauta das ordenações mentais.

____Isso ocorre, habitualmente, na própria Terra dos Homens, quando a ciência, sem maiores dificuldades, modifica os implementos da máquina_genésica da criatura, de acordo com os impulsos psicológicos que a criatura apresente, harmonizando o binômio corpoalma. Além disso, não nos será lícito esquecer os serviços multiformes da plástica cirúrgica, que consegue efetuar prodigios no envoltório carnal das pessoas, quando essas pessoas mereçam as melhoras com que a ciência terrestre lhes acena, generosa e otimista.

[73 - página 86] - André Luiz

O traumatismo perispirítico vale por muito tempo de desequilíbrio e aflição.

[83 - página 52] - André Luiz

____ Perispírito de almas doentes . Muitos padeciam desequilíbrios mentais visíveis...

O perispírito de todos os que aí se enclausuravam, pacientes e expectadores, mostrava a mesma opacidade do corpo_físico. Os estigmas da velhice, da moléstia e do desencanto, que perseguem a experiência humana, ali triunfavam, perfeitos...

[96 - página 65] - André Luiz

____A imaginação de Oscar Wilde não fantasiou em seu livro em que conta a história do retrato_de_Dorian_Gray. O homem e a mulher, com os seus pensamentos, atitudes, palavras e atos criam, no intimo, a verdadeira forma espiritual a que se acolhem. Cada crime, cada queda, deixam aleijões e sulcos horrendos no campo da alma, tanto quanto cada ação generosa e cada pensamento superior acrescentam beleza e perfeição à forma perispirítica, dentro da qual a individualidade real se manifesta, mormente depois_da_morte do corpo_denso.

  • Há criaturas belas e admiráveis na carne e que, no fundo, são verdadeiros monstros mentais,
  • do mesmo modo que há corpos torturados e detestados, no mundo, escondendo Espíritos angélicos, de celestial formosura.

[96 - página 135] - André Luiz

____

____Liberto do corpo_físico, após a morte, Cavalcante ofereciame amplo ensejo a infatigáveis pesquisas. A injeção sedativa, veiculando anestésicos em dose alta, afetaralhe o corpo_perispirítico, como se fora choque elétrico. Devido a isso, ele permanecia_quase_inerte, ignorando-se a si mesmo. Inquirido por mim, vezes diversas, não sabia concatenar raciocínios para responder às questões mais rudimentares, alusivas à própria identidade pessoal.
____Notando o meu interesse a respeito do assunto, o assistente Jerônimo, após ministrarlhe os primeiros socorros magnéticos, na Casa_Transitória_de_Fabiano, prestoume os seguintes esclarecimentos:

  • — Qualquer droga, no campo infinitesimal dos núcleos celulares, se faz sentir pelas propriedades elétricas específicas. Combinar aplicações químicas com as verdadeiras necessidades fisiológicas, constituirá, efetivamente, o escopo da Medicina no porvir. O médico_do_futuro aprenderá que todo remédio está saturado de energias electromagnéticas em seu raio de ação. É por isso que o veneno destrói as vísceras e o entorpecente modifica a natureza das células em si, impondolhes incapacidade temporária. A gota medicamentosa tem princípios elétricos, como também acontece às associações atômicas que vão recebêla. Segundo sabemos, em plano algum a Natureza age aos saltos. O perispírito, formado à base de matéria rarefeita, mobiliza igualmente trilhões de unidades unicelulares da nossa esfera de ação, que abandonam o campo físico saturadas da vitalidade que lhe é peculiar. Daí os sofrimentos_e_angústias_de_determinadas_criaturas, além do decesso. Os suicidas costumam sentir, durante longo tempo, a aflição das células violentamente aniquiladas, enquanto os viciados experimentam tremenda inquietação pelo desejo insatisfeito.

____A elucidação era lógica e humana. Fui compreendendo, por minha vez, pouco a pouco, a importância do desapego às emoções inferiores para os homens e mulheres encarnados na Crosta.

  • Matéria e espírito,
  • vaso e conteúdo,
  • forma e essência, confundiam-se aos meus olhos como a chama da vela e o material incandescente. Integrados um no outro, produziam a luz necessária aos objetivos da vida.

____O exame dos casos de morte trouxerame singular enriquecimento no setor da ciência mental. O Espírito, eterno nos fundamentos, vale-se da matéria, transitória nas associações, como material didático, sempre mais elevado, no curso incessante da experiência para a integração com a Divindade Suprema.

  • Prejudicando a matéria, complicaremos o quadro de serviços que nos é indispensável e estacionaremos, em qualquer situação, a fim de restaurar o patrimônio sublime posto à nossa disposição pela Bondade Imperecível.
  • Tanto seremos compelidos ao trabalho regenerador, na encarnação, quanto na desencarnação, na existência da carne quanto na morte do corpo, tanto no presente quanto no futuro.
  • Ninguém se colocará vitorioso no cume da vida eterna, sem aprender o equilíbrio com que deve elevarse.

____Daí as atividades complexas do caminho evolutivo, as diferenciações inumeráveis, a multiplicidade das posições, as escalas da possibilidade e os graus da inteligência, nos variados planos da vida.

[40 - página 282] - André Luiz

Ver também:
*