página acima: Culpa
Remorso
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Agradece os encargos que a vida te confia, procurando cumpri-los alegremente.
Alguns centímetros de remorso pesam no coração muito mais que uma tonelada de sacrifícios. EMMANUEL

Médium: Francisco Cândido Xavier
http://www.luizbertini.net/mensagem2.html

O remorso é um monstro invisível que alimenta as labaredas da culpa... A consciên­cia não dorme...

[4 - página 111] - André Luiz

  • A súplica, no remorso, traz-nos a bênção das lágrimas consoladoras.
  • A rogativa, na aflição, dá-nos a conhecer a deficiência própria, ajudando-nos a descobrir o valor da Humanidade.
  • A solicitação, na dor, revela-nos a fonte sagrada da Inesgotável Misericórdia.

EMMANUEL - (Vinha de Luz) [55 - página 176]

Culpa e Liberação

  • O remorso é um lampejo de Deus sobre o complexo de culpa que se expressa por enfermidade da consciência.
  • O sofrimento é a terapia de Deus destinada a erradicá-la.

EMMANUEL

Médium: Francisco Cândido Xavier
http://www.luizbertini.net/mensagem7.html

____O remorso é a força que prepara o arrependimento, como este é a energia que precede o esforço regenerador. Choque espiritual nas suas características profundas, o remorso é o interstício para a luz, através do qual recebe o homem a cooperação indireta de seus amigos do Invisível, a fim de retificar seus desvios e renovar seus valores maiores, na jornada para Deus.

[41a - página 110] - EMMANUEL - 1940

O remorso é sempre o ponto de sintonia entre o devedor e o credor.

[25 - página 111] - André Luiz

____É sabido que o criminoso habitualmente volta ao local do crime. O remorso é uma força que nos algema à retaguarda.

[4 - página 284] - André Luiz

____A mente falida, experimentando insistentes remorsos e aflitivas preocupações, intoxica os centros_vitais situados na câmara_encefálica com a incessante emissão de energias corruptoras. Conseqüentemente, verificando-se o que em boa psiquiatria poderíamos designar por "lesão generalizada do sistema nervoso".

[25 - página 174] - André Luiz

Consciência pesada de propósitos malignos, revestida de remorso, referta de ambições desvairadas ou denegrida de aflições não pode senão atrair forças semelhantes que a encadeiam a torvelinhos infernais.

[28a - página 119] - André Luiz

____O remorso é uma bênção, sem dúvida, por levar-nos à corrigenda, mas também é uma brecha, através da qual o credor se insinua, cobrando pagamento. A dureza coagula-nos a sensibilidade durante certo tempo; todavia, sempre chega um minuto em que o remorso nos descerra a vida mental aos choques de retorno das nossas próprias emissões.

[96 - páginas 68 / 72] - André Luiz

____Acercamo-nos de acolhedora poltrona, em que um cavalheiro de idade madura, dando mostras de evidente moléstia nervosa, permanecia ladeado por dois rapazes. Suor frio lhe banhava a fronte e extrema palidez, com traços de terror, lhe exteriorizava a lipotímia. Revelava-se torturado por visões_pavorosas no campo íntimo, somente acessíveis a ele mesmo. Registrei-lhe as perturbações cerebrais e vi, sob forte assombro, as várias formas ovóides, escuras e diferençadas entre si, aderindo-lhe à organização_perispirítica. Achava-me interessado em que o nosso Instrutor se pronunciasse. Gúbio observava-o meticulosamente, decerto nos preparando valiosos ensinamentos. Transcorridos alguns instantes, falou-nos em voz sumida:
____— Vejamos a que calamidades fisiológicas podem os distúrbios da mente conduzir um homem. Temos sob nosso olhar um investigador da polícia em graves perturbações. Não soube deter o bastão da responsabilidade. Dele abusou para humilhar e ferir. Durante alguns anos, conseguiu manter o remorso a distância; todavia, cada pensamento de Indignação das vítimas passou a circular-lhe na atmosfera_psíquica, esperando ensejo de fazer-se sentir. Com a maneira cruel de proceder atraiu, não só a ira de muita gente, mas também a convivência constante de entidades_de_péssimo_comportamento que mais lhe arruinaram o teor de vida mental. Chegado o tempo de meditar sobre os caminhos percorridos, na intimidade dos primeiros sintomas de senectude corporal, o remorso abriu-lhe grande brecha na fortaleza em que se entrincheirava. As forças acumuladas dos pensamentos destrutivos que provocou para si mesmo, através da conduta irrefletida a que se entregou levianamente, libertadas de súbito pela aflição e pelo medo, quebraram-lhe a fantasiosa resistência orgânica, quais tempestades que se sucedem furiosas, esbarrondando a represa frágil com que se acredita conter o impulso crescente das águas.
____Sobrevindo a crise, energias desequilibradas da mente em desvario vergastaram-lhe os delicados órgãos do corpo_físico. Os mais vulneráveis sofreram consequências terríveis. Não apenas o sistema_nervoso padece tortura incrível: o fígado traumatizado inclina-se para a cirrose fatal. (Ver: Doenças)
____Sentindo-nos as interrogações silenciosas do olhar, quanto à solução possível naquele enigma doloroso, o orientador acentuou:
____— Este amigo, no fundo, está perseguido por si mesmo, atormentado pelo que fêz e pelo que tem sido. Só a extrema modificação mental para o bem poderá conservá-lo no vaso_físico; uma fé renovadora, com esforço de reforma persistente e digna da vida moral mais nobre, conferir-lhe-á diretrizes superiores, dotando-o de forças imprescindíveis à autorestauração. Permanece dominado pelos quadros malignos que improvisou em gabinetes isolados e escuros, pelo simples gosto de espancar infelizes, a pretexto de salvaguardar a harmonia social. A memória é um disco vivo e milagroso. Fotografa as imagens de nossas ações e recolhe o som de quanto falamos e ouvimos... Por intermédio dela, somos condenados ou absolvidos, dentro de nós mesmos.

[96 - páginas 138] - André Luiz

Ver também:
*