página acima: Magnetismo
Eletromagnetismo
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
Magnetismo e Eletricidade

Atualmente, os físicos acreditam que todos os fenômenos magnéticos resultam de forças entre cargas elétricas em movimento.

http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_T01.asp

CAMPO ELETROMAGNÉTICO

____Nos primórdios do século XIX, aparece Tomás Young, examinando as ocorrências da reflexão, interferência e dífração da luz, fundamentando-se sobre a ação_ondulatória, seguindo-se-lhe Fresnel, a consolidar-lhe as deduções.

____Sucedem-se investigadores e pioneiros, até que, em 1869, Maxwell afirma, sem que as suas asserções lograssem despertar maior interesse nos sábios de seu tempo, que as ondulações de luz nasciam de um campo magnético associado a um campo elétrico, anunciando a correlação entre a eletricidade e a luz e assegurando que as linhas de força extravasam dos circuitos, assaltando o espaço ambiente e expandindo-se como pulsações ondulatórias. Cria ele a notável teoria eletromagnética.

____Desde essa época, o conceito de «campo eletromagnético» assume singular importância no mundo, até que Hertz consegue positivar a existência das ondas elétricas, descobrindo-as e colocando-as a serviço da Humanidade. (Ver: Ondas Hertzianas)

____Nas vésperas do século XX, a Ciência já considera a Natureza terrestre como percorrida por ondas inumeráveis que cruzam todas as faixas do Planeta, sem jamais se misturarem.

____Entretanto, certa indagação se generalizara.

____Reconhecido o_mundo como vasto magneto, composto de átomos, e sabendo-se que as ondas provinham deles, como poderiam os sistemas atômicos gerá-las, criando, por exemplo, o calor e a luz?

[29 - página 28] - André Luiz - 1959

____Um projeto que pretende revolucionar o setor de energia no País acaba de ser desenvolvido pela empresa capixaba Columbia Tecnologia em Petróleo e Serviços e está em fase final de proteção mundial de patentes. O projeto é pioneiro em todo o mundo e consiste em criar um equipamento capaz de transformar energia magnética em energia elétrica de maneira contínua. Com o aparelho, as pessoas vão ter a oportunidade de ter em casa um equipamento do tamanho de uma caixa de sapato.

Revista Indústria Capixaba - Set/Out - 2010 - nº 291
Links:

Ver também:
*