página acima: Pensamento
Pensamento após a morte
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____ É imprescindível compreender que, depois_da_morte do corpo_físico, prosseguimos desenvolvendo os pensamento que cultivávamos na experiência carnal. E não podemos esquecer que a Lei traça princípios universais que não podem trair. O perispírito ou “corpo astral”, que é o órgão transmissor do pensamento e da vontade da alma, recebe a influência da elevação espiritual em que aquele se encontrar. Os pensamentos mais evolvidos terão necessidade de órgãos mais perfeitos para a transmissão de sua vontade e do pensamento. A medida, pois, que ascendemos na escala evolutiva da espiritualidade, o nosso perispírito, como órgão intermediário entre a alma e o corpo, vai paulatinamente se aperfeiçoando.

[23 - página 37 ]

A PRELEÇÃO DA MINISTRA VENERANDA - EM NOSSO LAR

____"Encontram-se, entre nós, no momento, algumas centenas de ouvintes que se surpreendem com a nossa esfera cheia de formas análogas às do planeta.

  • Não haviam aprendido que o pensamento é a linguagem universal?
  • Não foram informados de que a criação mental é quase tudo em nossa vida?

____São numerosos os irmãos que formulam semelhantes perguntas. Todavia, encontraram aqui a habitação, o utensílio e a linguagem terrestres. Esta realidade, contudo, não deve causar surpresa a ninguém. Não podemos esquecer que temos vivido, até agora (referindo-nos à existência humana), em velhos círculos de antagonismo vibratório. O pensamento é a base das relações espirituais dos seres entre si, mas não olvidemos que somos milhões de almas dentro do Universo, algo insubmissas ainda às leis universais. Não somos, por enquanto, comparáveis aos irmãos mais velhos e mais sábios, próximos do Divino, mas milhões de entidades a viverem nos caprichosos "mundos inferiores" do nosso 'eu'. Os grandes instrutores da humanidade carnal ensinam princípios divinos, expõem verdades eternas e profundas, nos círculos do globo. Em geral, porém, nas atividades terrenas, recebemos notícias dessas leis sem nos submetermos a elas e tomamos conhecimento dessas verdades sem lhes consagrarmos nossas vidas.
____"Será crível que, somente por admitir o poder do pensamento, ficasse o homem liberto de toda a condição inferior? Impossível!
____"Uma existência secular, na carne terrestre, representa período demasiadamente curto para aspirarmos à posição de cooperadores essencialmente divinos. Informamo-nos a respeito da força_mental no aprendizado mundano, mas esquecemos que toda a nossa energia, nesse particular, tem sido empregada por nós, em milênios sucessivos, nas criações mentais destrutivas ou prejudiciais a nós mesmos.
____"Somos admitidos aos cursos de espiritualização nas diversas escolas religiosas do mundo, mas com freqüência agimos exclusivamente no terreno das afirmativas verbais. Ninguém, todavia, atenderá ao dever apenas com palavras. Ensina a Bíblia que o próprio Senhor da Vida não estacionou no Verbo e continuou o trabalho criativo na Ação.
____"Todos sabemos que o pensamento é força essencial, mas não admitimos nossa milenária viciação no desvio dessa força.
____"Ora, é coisa sabida que um homem é obrigado a alimentar os próprios filhos; nas mesmas condições, cada espírito é compelido a manter e nutrir as criações que lhe são peculiares.

  • Uma ideia criminosa produzirá gerações mentais da mesma natureza;
  • um princípio elevado obedecerá à mesma lei.

____Recorramos a símbolo mais simples. Após elevar-se às alturas, a água volta purificada, veiculando vigorosos fluidos_vitais, no orvalho protetor ou na chuva benéfica; conservemo-la com os detritos da terra e fá-laemos habitação de micróbios destruidores.
____"O pensamento é força viva, em toda parte; é atmosfera criadora que envolve o Pai e os filhos, a Causa e os Efeitos, no Lar Universal.

  • Nele, transformam-se homens em anjos, a caminho do céu
  • Ou se fazem gênios diabólicos, a caminho do inferno.

____"Apreendem vocês a importância disso? Certo, nas mentes evolvidas, entre os desencarnados e encarnados, basta o intercâmbio mental sem necessidade das formas e é justo destacar que o pensamento em si é a base de todas as mensagens silenciosas da ideia, nos maravilhosos planos da intuição, entre os seres de toda espécie. Dentro desse princípio, o espírito que haja vivido exclusivamente em França poderá comunicar-se no Brasil, pensamento a pensamento, prescindindo de forma verbalista especial, que, nesse caso, será sempre a do receptor; mas isso também exige a afinidade pura. Não estamos, porém, nas esferas de absoluta pureza mental, onde todas as criaturas têm afinidades entre si. Afinamo-nos uns com os outros, em núcleos insulados, e somos compelidos a prosseguir nas construções transitórias da Terra, a fim de regressar aos círculos planetários com maior bagagem evolutiva.
____" Nosso_Lar ", portanto, como cidade espiritual de transição, é uma bênção a nós concedida por "acréscimo de misericórdia",...

____Compreendamos a grandiosidade das leis do pensamento e submetamo-nos a elas, desde hoje."

[32 - páginas 203/205] - André Luiz

Ver também:
*