Matéria PSI
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____O estudo...

A GÊNESE (1868) - Allan Kardec

[38 - página 33 item 40]

Depois das descobertas da desintegração do átomo, inexaurível fonte de energia, e de transformação da individualidade química pela explosão atômica, a descoberta da realidade do espírito é a maior descoberta “científica” que vos aguarda e revolucionará o mundo, iniciando uma nova era.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Estudo da fase matéria - A desintegração atômica ]

  • De , o espírito, puro pensamento, princípio, a Lei que é Deus
  • caminha para , num devenir contínuo, movimento feito de energia e vontade,
  • para atingir seu último termo (). A matéria, estrutura, ação, a forma. E, iniciar o seu regresso para .
  • Ciclo involutivo (espacial): espírito() energia() matéria() - Movimento descêntrico, a expansão e a exteriorização.
  • Ciclo evolutivo (conceptual): matéria() energia() espírito()
    (Ver: A Lei do universo )
  • A letra (ômega) representa o Universo.

A respiração de é:

 

    
              
SUPERCONSCIÊNCIA = +x
CONSCIÊNCIA HUMANA = espírito, pensamento.

VIDA x CONSCIÊNCIA_de_superfície

Psiquismo_ se_revela_e_se_exprime

ENERGIA ESCURA

 

FLUIDO CÓSMICO

 

MATÉRIA ESCURA

O tempo

CONSCIÊNCIA linear
(propriedade da energia)

Eletricidade, onda degradada,
Última_espécie_dinâmica

MATÉRIA PSI

DESAGREGAÇÃO


CONDENSAÇÃO

movimento feito de
energia  e vontade.
(Aspecto dinâmico
do Universo)


CONSCIÊNCIA linear
(do sistema espacial)


ÉTER

(Ver: Teoria das cordas)

 




matéria, estrutura, formas, ação.
(Aspecto estático do universo)

Preparando uma galáxia
e Nebulosas


Germe do psiquismo


CONSCIÊNCIA na matéria
= o ponto

Série estequiogenética
HIDROGÊNIO

Vosso ciclo poderia definir-se como um físio-dínamo-psiquismo

Movimento concêntrico (ciclo inverso).

[63 - A GRANDE SÍNTESE - A Lei ]

  • Ciclo involutivo: a®b ®g

    • A ideia pura, o primeiro modo de ser do universo, a que chamaremos espírito, pensamento, Lei, que representaremos com a letra a (alfa);

    • condensa-se e se materializa, revestindo-se com a forma de vontade, concentrando-se em energia, exteriorizando-se no movimento, segundo modo de ser do universo que representaremos com a letra b (beta);

    • num terceiro tempo, passamos (em virtude de mais profunda materialização ou condensação, ou exteriorização), ao modo de ser do universo que denominamos matéria, ação, forma, isto é, o mundo de vossa realidade exterior, representaremos com a letra g (gama).

  • Ciclo evolutivo: g ®b ®a

    Movimento inverso, pelo qual a matéria se desmaterializa, desagrega-se e expande-se em forma de energia, vontade, movimento; é um tornar-se, que por meio das experiências de infinitas vidas, reconstrói a consciência ou espírito.
    Aqui, o ponto de partida é g, a matéria, e o ponto de chegada é a, o espírito.

    ____Este é o conceito central do funcionamento orgânico do universo.

    • A primeira onda (ciclo) refere-se à criação,_à_origem_da_matéria, à condensação das nebulosas, à formação_dos_sistemas_planetários, do vosso sol, do vosso planeta, até à condensação máxima.

    • A segunda onda (ciclo), de regresso, é a que vos interessa e viveis agora, refere-se à evolução da matéria até às formas orgânicas, à origem da vida; com a vida, tem-se a conquista de uma consciência cada vez mais ampla, até a visão do Absoluto. É a fase de regresso da matéria que, por meio da ação, da luta, da dor, reencontra o espírito e volta à ideia pura, despojando-se, pouco a pouco, de todas as cascas da forma.
    Vosso ciclo poderia definir-se como um físio-dínamo-psiquismo. A fórmula é g.

    [63 - A GRANDE SÍNTESE - A Lei ]

    Ver em: " Nascimento e morte da matéria", o fenômeno da desagregação da matéria, a que chamais radioatividade, própria dos corpos velhos, com peso atômico maior, seu máximo de condensação.

    [63 - A GRANDE SÍNTESE - Nascimento e morte da matéria ]

    ____Para o centro da Terra, onde a matéria manteve-se mais quente e está menos envelhecida, são mais raros os corpos radioativos, tanto que, apenas a 100 Km de profundidade a radioatividade quase desaparece. Depois de completada a maturação das formas de g, ocorreu também uma expansão do vórtice, do centro à periferia, com o resfriamento e a solidificação da matéria. Esta terminou o ciclo da vida e a Substância assume novas formas; transforma-se lentamente em individuações de grau mais alto. A dimensão espaço ascende à dimensão tempo. A matéria inicia uma transformação radical, doando todo o seu movimento tipo g ao movimento tipo b.

    ____O vórtice nuclear do éter desenvolveu, na fase g o vórtice atômico da matéria. Chegando ao máximo da dilatação, esse vórtice continua a expandir-se, desenvolvendo as formas dinâmicas, e nasce a energia. A Substância continua a evoluir, prosseguindo sua ascensão em b. A primeira emanação gravífica de comprimento mínimo de onda, frequência_vibratória e velocidade de propagação máxima no sistema dinâmico, completa-se com a emanação radioativa da desintegração atômica. O processo de transformação dinâmica, que tem suas raízes na evolução estequiogenética, isola-se, afirmando-se decididamente. O vórtice atômico rompe-se e decompõe-se, por progressiva expulsão do sistema daqueles elétrons, que já nasceram para serem expulsos do sistema nuclear. Trata-se de um constante realizar-se daquilo que estava em potência, fechando-se em germe por concentração de movimento.

    ____Nascem novas espécies dinâmicas:

    ____A matéria, que viveu e não tem mais vida própria, responde ao impulso desse novo turbilhão dinâmico que ela mesma gerou, é toda invadida por ele e movimentada.

    ____Este é vosso atual universo:

    ____Os cadáveres da matéria, já solidificada e sem vida própria, de formação química, lançados e sustentados nos espaços pela gravitação, inundados de radiações de toda espécie, são apenas o sustentáculo de formas de existência mais altas.

    [63 - A GRANDE SÍNTESE - Da matéria à vida ]

    (Ver: Fluido vivo )

Seriam os chamados fluidos, próprios de cada planeta, estas partículas subatômicas (partículas alfa, beta e nêutrons), provenientes da desintegração da matéria pela radioatividade, as substâncias absorvidas pelo perispírito, em quantidade e qualidade conforme o seu grau de evolução?

[0]

(Ver: Natureza do Perispírito)

____Quando novamente a matéria estiver velha, a energia que dela renascer mais madura não tenderá a reenvolver-se num novo núcleo-matéria, mas subirá para a, entrando nos caminhos da vida e da consciência. A razão pela qual apareceu a vida em vosso planeta e nos do sistema_solar é justamente porque este sistema é velho, como vimos. Aqui a matéria está em sua última maturidade, está morrendo por desagregação radioativa e a energia dirige-se decididamente para a fase superior, a (alfa).

[63 - A GRANDE SÍNTESE - Gênese da gravitação ]

(Ver: Nascimento e morte da matéria)

____Pela sua essência espiritual, o Espírito é um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário, que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo, faz parte integrante dele. Este envoltório é semimaterial, isto é, pertence à matéria pela sua origem e à espiritualidade pela sua natureza etérea. Como toda matéria, ele é extraído do fluido_cósmico_
universal que, nessa circunstância, sofre uma modificação especial. Esse envoltório, denominado perispírito, faz de um ser abstrato, do Espírito, um ser concreto, definido, apreensível pelo pensamento.

[38 - capítulo XI página 213 item 17 ]

____Qualquer que seja o grau em que se encontre, o Espírito está sempre revestido de um envoltório, ou perispírito, cuja natureza se eteriza, à medida que ele se depura e eleva na hierarquia espiritual. De sorte que, para nós, a ideia de forma é inseparável da de Espírito e não concebemos uma sem a outra.

[17b - página 78 item 55]

____O famoso físico e escritor francês. Jean Charon, alinhado com o que chama de Física Neognóstica, sustenta, curiosamente, que o princípio espiritual – ou o que entende como tal – localiza-se num miniburaco negro, existente no elétron.

[1 - página 255]

(Ver: Nascimento e morte da matéria )

____ Teoria de Hernani Guimarães Andrade a respeito da Matéria Psi

____O livro brasileiro mais conhecido escrito sobre o assunto é " Psi-Quântico", de Hernani Guimarães Andrade, Editora Pensamento, São Paulo, 1986. O texto trata da aplicação de algumas ideias qualitativas da Mecânica Quântica para o que seria a " matéria psi", ou a matéria de que são constituídas as entidades no plano espiritual.

____Hipóteses básicas formuladas por Hernani:

  • "A matéria psi é constituída de ondas e corpúsculos da mesma maneira que a matéria comum".
  • "Como a matéria comum tem composição quântica, então a matéria psi também, daí o nome do livro".
  • "Como a nossa matéria está organizada num espaço de 3 dimensões, então a matéria psi está organizada num espaço de 4 dimensões".

____Hernani postula então o psi-átomo em analogia com o átomo da matéria comum. O átomo psi seria formado por um núcleo constituído de

  • intelectons ("carga" positiva) e percéptons ("carga" neutra),
  • e de bíons ("carga" negativa) girando ao seu redor.

____É colocado que o bíon e o elétron geram o Campo Biomagnético, através do qual a matéria comum e a matéria espiritual interagem.

  • O intelecton seria o quantum de consciência-inteligência
  • e o percepton o quantum de percepção-memória.

____O Campo Biomagnético (CBM ).
____Uma parte muito importante do livro de Hernani é o relato dos vários trabalhos indicando a natureza eletromagnética (quase eletrostática apenas) dos Campos Biomagnéticos dos seres vivos. É colocado que o CBM (campo vital, ou campo psi e físico, ou biomagnético ) é produzido tanto pelos bíons atuando sobre a matéria, como também pelos elétrons atuando sobre a matéria psi.

____Densidade da matéria PSI.
____Em seguida o autor realiza uma discussão sobre a densidade das matérias normal e a psi. Coloca que a matéria pode polarizar a matéria psi através do CBM dos elétrons, mas que o psi-átomo projetado em 3D (do nosso mundo) é muito maior que o átomo físico. Ele calcula que o corpo astral (perispírito) tem massa de aproximadamente 61,7 gramas, para um volume de 70000 cm3 (volume de um corpo humano médio no nosso espaço), ou seja, a densidade da matéria psi é de aproximadamente 0,00088g/cm3, que é da ordem da densidade do gás Neon. Assim a densidade da matéria psi é 1,45 vezes menor que a do ar e 9,8 vezes maior que a do Hidrogênio. O corpo astral seria então 1135 vezes mais leve que o corpo físico.
____Formação dos seres.
____Através do CBM um agrupamento de átomos é capaz de "capturar" um psi-átomo e a ele ficar acoplado. Assim, aglomerados moleculares podem polarizar uma estrutura molecular psi, criando um corpo espiritual rudimentar acoplado, cujo volume projetado em nosso espaço é bem menor que o seu volume no hiperespaço - o corpo espiritual é "reduzido" ao ser acoplado ao corpo físico. Os corpos espirituais podem aprender (através de seus intelectons), guardar informações (através de seus perceptons) e sobreviver à destruição dos aglomerados moleculares de matéria comum. Podem plasmar novos aglomerados na matéria comum através do CBM produzido pelos seus bíons. A matéria psi e a matéria comum ficam então acopladas através da interação mútua do CBM e os corpos assim formados tem propriedades físicas e psi.

Acoplamento entre os corpos físico,

perispiritual e espiritual

(página 56 da referência [ *]).

Campo Biomagnético (CBM )

e o acoplamento entre os

corpos físico, astral e vital

(página 67 da referência [ *]

[ *] Espírito, Perispírito e Alma - Ensaio sobre o Modelo Organizador Biológico

Hernani Guimarães Andrade - Editora Pensamento, 1984

Comentários finais.
____"O objetivo básico deste texto foi comentar uma das obras de Hernani, ampliando a discussão de alguns pontos e levantar algumas possibilidades de continuação do trabalho de entendimento da matéria espiritual. Não tivemos a pretensão de esgotar o assunto, nem de sermos taxativos quanto às análises e conjecturas realizadas, mas apenas contribuir para a discussão de tão importante tema".

____"Entendemos que Hernani, quando discute a matéria psi, se enquadra mais como um filósofo do que como físico. O que ele faz é mostrar um caminho, como fez o grego Demócrito no caso do átomo. Já em 1962 o físico Taketani discutia a necessidade da real aproximação e colaboração entre físicos e filósofos, para que a complexidade das ideias da física moderna não leve à confusão filosófica, mas sim a uma relação sinérgica entre as duas ciências".

Ver trabalho completo em:

Núcleo Espírita Universitário - LD

Ver também:
*