Buraco negro
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Descoberta de buracos negros

____Em 1970, cientistas americanos colocaram um novo satélite em órbita, o Uburu. Sua missão era captar objetos que emitiam raios X muito intensos: radiação energética que é sinal seguro de violenta atividade no cosmo. O Uburu detectou 339 fontes de raios X, inclusive Cygnus X-1. Em vários casos, a fonte era uma estrela de nêutrons compacta extraindo gás de uma estrela companheira. Mas Cygnus X-1 era diferente. Na mesma posição dessa fonte de raios X há uma estrela azul, quente, imensa, com massa aproximadamente 30 vezes superior à do sol. Ela está girando em torno de um objeto invisível que tem massa aproximada de 10 sóis - bem acima do limite das estrelas de nêutrons. Os astrônomos concluíram que o objeto invisível deve ser um buraco negro, o primeiro dos muitos que vêm sendo detectados.

[58 - página 14]

Stephen Hawking

Dedica a sua vida ao trabalho, estudando os buracos negros e a origem do universo. Incapacitado por uma doença neuromotora, Hawking só se comunica por meio de um computador, por isso ele armazena conceitos complexos em sua memória. Esse exercício mental levou-o a predizer que os buracos negrossempre explodem, embora os mais maciços sobrevivam por mais tempo. Hawking sugeriu que miniburacos negros gerados no Big Bang devem estar explodindo exatamente agora.

Os buracos negros podem brilhar muito, diminuir de tamanho e até explodir. Quando o físico inglês Stephen Hawking fez essa previsão, em 1974, o mundo científico tremeu. Os buracos negros eram vistos como os maiores sumidouros de matéria e energia do cosmo: nada poderia sair deles. Além disso, eles só poderiam crescer à medida que ganhavam massa engolindo gases e estrelas. A teoria de Hawking foi um inspirado lance de imaginação, que combinou relatividade geral e teoria quântica - a física do muito pequeno. Hawking descobriu que a energia é emitida através do campo gravitacional que circunda um buraco negro, drenando sua energia e sua massa. Essa "radiação de Hawking" é desprezível para a maioria dos buracos negros, mas os muitos pequenos irradiam energia em níveis elevados até explodirem com violência.

[58 - página 35]

____Semelhantes mundos servem à finalidade a que se destinam, por longas eras consagradas à evolução do Espírito, que, pela sobrepressão sistemática, sofram o colapso atômico pelo qual se transmutam em astros cadaverizados. Essas esferas mortas, contudo, volvem a novas diretrizes dos Agentes Divinos, que dispõem sobre a desintegração_dos_materiais de superfície, dando ensejo a que os elementos comprimidosse libertematravés de explosão ordenada, surgindo novo acervo corpuscular para a reconstrução das moradias celestes, nas quais a obra de Deus se estende e perpetua, em sua glória criativa.

André Luiz(Uberaba,15 de Janeiro de 1958) [56 - página 23]

Um buraco negro tem algo entre um milhão a um bilhão de massas solares.

http://www.on.br/glossario/alfabeto/m/m.html#massasolar

LINKs:

Ver também:
*