página acima: Psiquismo
As formas evolutivas
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
  • De , o espírito, puro pensamento, princípio, a Lei que é Deus
  • caminha para , num devenir contínuo, movimento feito de energia e vontade,
  • para atingir seu último termo (). A matéria, estrutura, ação, a forma. E, iniciar o seu regresso para .
  • Ciclo involutivo (espacial): espírito() energia() matéria() - Movimento descêntrico, a expansão e a exteriorização.
  • Ciclo evolutivo (conceptual): matéria() energia() espírito()
    (Ver: A Lei do universo )
  • A letra (ômega) representa o Universo.

A respiração de é:

 

    
              
SUPERCONSCIÊNCIA = +x
CONSCIÊNCIA HUMANA = espírito, pensamento.

VIDA x CONSCIÊNCIA_de_superfície

Psiquismo_ se_revela_e_se_exprime

ENERGIA ESCURA

 

FLUIDO CÓSMICO

 

MATÉRIA ESCURA

O tempo

CONSCIÊNCIA linear
(propriedade da energia)

Eletricidade, onda degradada,
Última_espécie_dinâmica

MATÉRIA PSI

DESAGREGAÇÃO


CONDENSAÇÃO

movimento feito de
energia  e vontade.
(Aspecto dinâmico
do Universo)


CONSCIÊNCIA linear
(do sistema espacial)


ÉTER

(Ver: Teoria das cordas)

 




matéria, estrutura, formas, ação.
(Aspecto estático do universo)

Preparando uma galáxia
e Nebulosas


Germe do psiquismo


CONSCIÊNCIA na matéria
= o ponto

Série estequiogenética
HIDROGÊNIO

Vosso ciclo poderia definir-se como um físio-dínamo-psiquismo

Movimento concêntrico (ciclo inverso).

[63 - A GRANDE SÍNTESE - A Lei ]

(Ver: Princípio espiritual )

  • Mas, afora os corpos que, aquém de H (hidrogênio) e além de U (URÂNIO), prolongam a série de formas de , a escala, naturalmente, continua, mesmo onde a matéria não é mais matéria.
  • Continua, na visão monística que vos exponho, nas formas dinâmicas, até às mais altas formas de consciência. Do urânio ao gênio, traçaremos uma linha que deverá ser contínua. Mesmo nas formas dinâmicas temos semelhante progressão de períodos:
    • raios X;
    • vibrações que desconheceis: raios luminosos, caloríficos e químicos: espectro visível e invisível desde o infravermelho até o ultravioleta;
    • vibrações eletromagnéticas;
    • Outras vibrações que desconheceis
    • e, finalmente, vibrações acústicas. A tendência da série estequiogenética ao período setenário e à progressão por oitavas, repete-se aqui. As formas acústicas dividem-se, por sua vez, numa oitava menor, assim como a luz no espectro.

    ____

  • Das formas dinâmicas, passa-se às psíquicas, começando pelas mais baixas, em que o psiquismo é mínimo, os cristais. Nestes, a matéria não soube elevar-se a organizações mais complexas que as de unidades químicas coletivas, que representam quanto a matéria possa conter de : o psiquismo físico, que é o menor psiquismo da substância.


    • Os cristais são sociedades moleculares, verdadeiros povos organizados e regidos por um princípio de orientação matemáticamente exato; nesse princípio reside o citado psiquismo. Vedes que a cristalografia vos oferece sete sistemas cristalinos, que são a gradação de um conceito cada vez mais complexo, de um psiquismo cada vez mais evidente, que se revela de acordo com planos e eixos de simetria, regulados segundo critérios exatos.

____Do triclínico ao monométrico, através do monoclínico, do trimétrico, do trigonal, do dimétrico, do hexagonal, ou dos sistemas que, se têm nomes diferentes, são no entanto substancialmente idênticos, subimos mais uma oitava, ao reinovegetal, e depois ao reino animal, com o expoente psíquico cada vez mais profundo e evidente. Dos protozoários aos vertebrados, através das grandes classes dos celenterados, vermes, equinodermes, moluscos e artrópodes, só existe mais uma oitava. Vossa zoologia classifica os animais existentes em sete tipos. Chegamos assim, através de repetições rítmicas de graduação fundamental e do retorno de períodos constantes da matéria, máxima condensação da substância, às superiores formas de consciência humana, para vós, a máxima espiritualização.

____Agora, podeis ter a visão da unidade da Lei e do meu Monismo. Da zoologia chegamos ao mundo humano. Mas toda a vida, mesmo a vegetal, tem um só significado: construção de consciência, transformação de em . Todas as formas de vida são irmãs da vossa e lutam por subir para a mesma meta espiritual, que é o objetivo de vossa vida humana.

____A escala dos estados psíquicos, que a vida percorre até alcançar-vos:

____Seguem as unidades coletivas em que as consciências se coordenam em mais vastos e complexos organismos psíquicos, como:

  • a família,
  • a nação,
  • a raça,
  • a humanidade
  • e as formas de consciência coletiva que as correspondem.

____Assim nasce a síntese espiritual desse vertiginoso metabolismo, que é a vida, à qual se sujeita a matéria nos mais altos graus de evolução. Pensai: o sistema planetário do núcleo e dos elétrons que giram vertiginosamente no seio do átomo, que na molécula se combina com outros sistemas planetários atômicos, coordenando-se num sistema orgânico mais complexo, o qual, por sua vez, é envolto num turbilhão ainda mais profundo, produzido pelo intercâmbio orgânico, na célula. Que é a célula num organismo? Como é vertiginoso nascer, viver, morrer! A vida é troca e a cada momento mudais a matéria de que sois compostos. É uma corrente que jamais para. É maravilhoso turbilhão do qual nasce o pensamento, a consciência, o espírito. Aí palpita a matéria toda, acesa em sua mais íntima essência, com indômita febre de ascensão. Eis a nova, tremenda grandeza divina que vos mostrarei.

____Entretanto, esse imenso fenômeno não é apenas progressão de formas que individuam as etapas do grande caminho ascensional (aspecto estático); não é só movimento do transformismo evolutivo (aspecto_dinâmico_do_universo), mas representa a exteriorização de um princípio único, uma_Lei que se encontra em toda parte. Esse princípio, que define o andamento de qualquer fenômeno, pode exprimir-se graficamente na forma de uma espiral, em cujo âmbito cada pulsação rítmica é um ciclo, o qual, embora voltando ao ponto de partida, desloca-se, repetindo, num tom e num nível diferentes, o período precedente. Isto explicarei com mais exatidão no estudo da trajetória típica dos movimentos fenomênicos (aspecto mecânico do universo). Este é também trino em seus aspectos.

[63 - A GRANDE SÍNTESE - As formas evolutivas:FÍSICA; DINÂMICA; PSÍQUICA ]

O germe_do_psiquismo desceu como raio do céu nas vísceras da matéria, que o estreitou em seu seio, num profundo amplexo, envolvendo-o em si, dando-lhe um corpo, uma veste, a forma de sua manifestação concreta.
____
[63 - A GRANDE SÍNTESE - Teleologia dos fenômenos biológicos]

(Teleologia = Estudo da Finalidade)

Ver também:
*