página acima: Culpa
Ver: Conteúdo do site
Arrependimento
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____ Depois que cometas um erro e tenhas consciência dele, começa a reabilitação. Nada de entregar-te ao desalento ou ao remorso. Da mesma forma como não deves insistir no propósito inferior, não te podes deixar consumir pelo arrependimento. Este tem somente a função de conscientizar-te do mal feito. Perdoa-te, encoraja-te e dá início à tarefa de reequilíbrio pessoal, diminuindo e reparando os prejuízos causados.

Joanna de Ângelis

http://www.cvdee.org.br/index.asp

____A conseqüência do arrependimento no estado corporal é fazer que, já na vida atual, o Espírito progrida, se tiver tempo de reparar suas faltas. Quando a consciência o exprobra e lhe mostra uma imperfeição, o homem pode sempre melhorar-se.

[9a - página 459 questão 992]

____Não há homens que só têm o instinto do mal e são inacessíveis ao arrependimento. Já te disse que todo Espírito tem que progredir_incessantemente. Aquele que, nesta vida, só tem o instinto do mal, terá noutra o do bem e é para isso que renasce_muitas_vezes, pois preciso é que todos progridam e atinjam a meta. A diferença está somente em que uns gastam mais tempo do que outros, porque assim o querem. Aquele, que só tem o instinto do bem, já se purificou, visto que talvez tenha tido o do mal em anterior existência.

[9a - página 459 questão 993]

____O homem perverso, que não reconheceu suas faltas durante a vida, sempre as reconhece depois da morte e, então, mais sofre, porque sente em si todo o mal que praticou, ou de que foi voluntariamente causa. Contudo, o arrependimento nem sempre é imediato. Há Espíritos que se obstinam em permanecer no mau caminho, não obstante os sofrimentos por que passam. Porém, cedo ou tarde, reconhecerão errada a senda que tomaram e o arrependimento virá. Para esclarecê-los trabalham os bons Espíritos e também vós podeis trabalhar.

[9a - página 460 questão 994]

____O arrependimento durante a vida concorre para a melhoria do Espírito, mas ele tem que expiar o seu passado.

____Se, diante disto, um criminoso dissesse que, cumprindo-lhe, em todo caso, expiar o seu passado, nenhuma necessidade tem de se arrepender, tornar-se mais longa e mais penosa a sua expiação, desde que ele se torne obstinado no mal.

[9a - página 461 questão 999]

____Já desde esta vida poderemos ir resgatando as nossas faltas, reparando-as. Mas, não creiais que as resgateis mediante algumas privações pueris, ou distribuindo_em_esmolas o que possuirdes, depois que morrerdes, quando de nada mais precisais.

____Deus não dá valor a um arrependimento estéril, sempre fácil e que apenas custa o esforço de bater no peito. A perda de um dedo mínimo, quando se esteja prestando um serviço, apaga mais faltas do que o suplício da carne suportado durante anos, com objetivo exclusivamente pessoal.

  • Só por meio do bem se repara o mal e a reparação nenhum mérito apresenta, se não atinge o homem nem no seu orgulho, nem no seus interesses materiais.
  • De que serve, para sua justificação, que restitua, depois de morrer, os bens mal adquiridos, quando se lhe tornaram inúteis e deles tirou todo o proveito?
  • De que lhe serve privar-se de alguns gozos fúteis, de algumas superfluidades, se permanece integral o dano que causou a outrem?
  • De que lhe serve, finalmente, humilhar-se diante de Deus, se, perante os homens, conserva o seu orgulho?

[9a - página 462 questão 1000]

O arrependimento para aquele que, em artigo de morte, reconhece suas faltas, quando já não tem tempo de as reparar lhe apressa a reabilitação, mas não o absolve.

Diante dele não se desdobra o futuro, que jamais se lhe tranca?

[9a - página 463 questão 1002]

É indispensável ajuizar quanto à direção dos próprios passos, de modo a evitarmos o nevoeiro da perturbação e a dor do arrependimento.

[28a - página 119] - André Luiz

O Arrependimento

____Paz aos irmãos!
____Mazelas cercam o homem do mundo. Caminhando entre erros e desacertos involuntários, o espírito ainda carece de renovação constante, a título de se aprimorar no esmeril cálido das sucessivas existências.
____Mister é conhecer as razões de algumas falhas sucessivas, levando-o a uma marca no seu perispírito, que oscila entre...

  • a sutileza da pequena mácula
  • à deformidade mantida que atravessa séculos.

____Talvez a explicação mais convincente para a reincidência do erro seja a baixa auto-estima, a equivocada sensação da falta de capacidade em superar os próprios dilemas.
____Abrindo um parêntese na dinâmica do erro-reparação, encontramos o arrependimento. Podemos definir o arrependimento como instrumento valioso, único e necessário à rearquitetura do ser. Sim, pois só através do arrependimento é que podemos dar ciência da dimensão negativa dos nossos atos. E é também por meio dele que nos voltamos à Deus, reconhecendo a sua magnitude no que tange ao respeito às leis da vida. Mecânica maravilhosa que nos leva ao amadurecimento necessário para o soerguimento moral. Meio de preparo a saudável reparação de nossos atos menos felizes, ou das nossas omissões.
____O arrependimento é o primeiro passo na dinâmica da reparação de um erro. Mas ele não é tudo neste intrincado processo. Do arrependimento bem sentido e constatado, cabe ao ser se disponibilizar a Deus, movido de humildade, pronto a se dedicar ao preparo necessário à reparação do erro.

  • Há situações que requerem estudo, cursos sob monitoração preparada
  • há outros que requisitam o exercício e o fortalecimento da fé, no intuito de fortalecermos a base espiritual nos tentames da vida.

____E quando todas as oportunidades foram dadas e o indivíduo permanece no erro, deverá expiar seu passado nas mais tórridas condições, inclusive com consciência parcial ou totalmente obnubilada, para que o sofrimento lhe seja eficaz e preparatório para as fases posteriores.
____Para aqueles que não se arrependem, muito há que se lamentar. São irmãos que cultivam o ranço, a galhardia, que se iludem com o vão poder obtido nos baixos campos vibratórios, cuja fraqueza espiritual é tão grande que a mudança de postura lhes parece algo fora da conquista individual. São seres que inconscientemente se creem fatalmente fracassados. Na intenção de olvidar este estado de angústia e inferioridade que se encontram, deixam que o lado negativo assumam a tutoria de suas mentes, apegando-se a este inútil poder que se comprazem. Infelizes irmãos que são condenados por si próprios a permanecer no ostracismo de suas parcas e penosas ideias.
____Reitero mais uma vez a grande importância do arrependimento, passo necessário a reparação de nossos erros. E com o passar do tempo, verificaremos o abreviamento do intervalo do tempo entre ele e a reparação, o que representará avanço espiritual.
____Toda a dinâmica da lei de ação e reação ou plantai e colhereis é esplendorosa. Não iremos nos delongar mais sobre isso.
____Encerro aqui os meus comentários.
____Grato pela oportunidade. Que Deus abençõe a todos.

Irmão Paulo (Espírito)
25/09/2008

Colaboração de Leonardo Machado Carreiro
leonardo.mcarreiro@gmail.com


Arrependimento do Espírito - Arrependimento após a morte :

É sempre boa a influência que os Espíritos bons exercem uns sobre os outros. Os Espíritos perversos, esses procuram desviar da senda do bem e do arrependimento os que lhes parecem suscetíveis de se deixarem levar e que são, muitas vezes, os que eles mesmos arrastaram ao mal durante a vida terrena.

[9a - página 450 questão 971]

O arrependimento se dá, principalmente, no estado espiritual. Mas, também pode ocorrer no estado corporal, quando bem compreendeis a diferença entre o bem e o mal.

[9a - página 459 questão 990]

A conseqüência do arrependimento no estado espiritual é desejar o arrependido uma nova encarnação para se purificar. O Espírito compreende as imperfeições que o privam de ser feliz e por isso aspira a uma nova existência em que possa expiar suas faltas.

[9a - página 459 questão 991]

Pode também acontecer que, depois de se haver arrependido, o Espírito se deixe arrastar de novo para o caminho do mal, por outros Espíritos ainda mais atrasados.

[9a - página 460 questão 996]

____

  • Vêem-se Espíritos, de notória inferioridade, acessíveis aos bons sentimentos e sensíveis às preces que por eles se fazem.
  • E outros Espíritos, que devêramos supor mais esclarecidos, revelam um endurecimento e um cinismo, dos quais coisa alguma consegue triunfar.

____A prece só tem efeito sobre o Espírito que se arrepende. Com relação aos que, impelidos pelo orgulho, se revoltam contra Deus e persistem nos seus desvarios, chegando mesmo a exagerá-los, como o fazem alguns desgraçados Espíritos, a prece nada pode e nada poderá, senão no dia em que um clarão de arrependimento se produza neles.

____Não se deve perder de vista que o Espírito não se transforma subitamente, após_a_morte do corpo. Se viveu vida condenável, é porque era imperfeito. Ora, a morte não o torna imediatamente perfeito. Pode, pois, persistir em seus erros, em suas falsas opiniões, em seus preconceitos, até que se haja esclarecido pelo estudo, pela reflexão e pelo sofrimento.

[9a - página 460 questão 997]

Há Espíritos de arrependimento muito tardio; porém, pretender-se que nunca se melhorarão fora negar a lei do progresso e dizer que a criança não pode tornar-se homem.

SÃO LUÍS

[9a - página 464 questão 1007]

____ Manifestação de um espírito, no plano espiritual:

____— Grande mensageira do bem, confesso aqui minhas faltas diante de todos e peço-te roteiro salvador. Enquanto encarnada, nunca fui punida pelos meus excessos no abuso dos sentidos. Possuí um lar que não honrei, um esposo que depressa esqueci e filhos que afastei, deliberadamente, de meu convívio, para gozar, à saciedade, os prazeres que a mocidade me oferecia. Meu transviamento moral não foi conhecido na comunidade em que vivi, mas a morte apodreceu a máscara que me ocultava aos alheios olhos e passei a experimentar horrível pavor de mim mesma. Que farei por retornar à paz? como traduzir o arrependimento que me enche a alma de infinita amargura?
____Matilde, a mensageira, fitou-a, compungidamente, e observou:
____— Milhares de seres, despojados_da_roupagem_fisiológica, estertoram em zona_próxima, sob o güante cruel das paixões a que se algemaram, invigilantes. Poderás encetar o reajustamento de tuas energias, dedicando-te, nos círculos próximos, ao levantamento dos sofredores de boa vontade.
____Com esquecimento de ti mesma, arrebatarás muitos Espíritos, cadaverizados no abuso, aos pântanos de dor em que se debatem. Plantarás na mente deles novos princípios e novas luzes, consolando-os e transformando-os, a caminho da harmonia divina, reconquistando, por tua vez, o direito de regresso_ao_campo_bendito_da_carne. Reconduzida, então, à abençoada escola terrestre, receberás, talvez, a prova terrível da beleza física, a fim de que o contacto com as tentações da própria natureza inferior te retempere o aço do caráter, se conseguires manter fidelidade suprema ao amor santificante. Esta é a lei, minha filha! Para que nos reergamos com segurança, depois da queda ao precipício, é imprescindível auxiliar quantos se projetaram nele, consolidando, ante as dores alheias, a noção da responsabilidade que nos deve presidir às ações porvindouras, de modo que a reencarnação não se converta em novo mergulho no egoísmo. O único recurso de fugirmos definitivamente ao mal é o apoio constante no Bem Infinito.

[96 - página 235] - André Luiz

Ver também:
*