O termo cérebro refere-se tanto ao encéfalo,
como um todo, ou simplesmente ao prosencéfalo juntamente com o mesencéfalo. [60 - página 575] ____O encéfalo ou cérebro,
terminação principal aumentada do sistema_nervoso_central, ocupa o crânio ou
caixa encefálica. O termo latino cerebrum tem sido usado de várias formas. De um modo geral significa encéfalo;
também tem sidoutilizado para
indicar, especificamente, o prosencéfalo e o mesencéfalo. Oadjetivo cerebral é dele derivado. Encéfalo, por sua vez, é de origem grega (enkép— halos). Termos como encefalite — que significa inflamação do encéfalo
são dele provenientes.
Esquema
da divisão da parte central do sistema nervoso. Corte mediano.____(As
partes marcadas com * formam o tronco
do encéfalo ) [68 - página 275] ____O encéfalo humano, como o de todos
os outros vertebrados, apresenta três divisões, cada uma possuindo componentes
e subdivisões relativamente constantes.
____As três partes são:
- O Prosencéfalo, apresenta duas
subdivisões:
- O Telencéfalo (O
termo telencéfalo é virtualmente sinônimo de hemisférios
cerebrais - [60 - página 575] )
A grande massa do encéfalo é formada
por dois hemisférios cerebrais convolutos, derivados do telencéfalo. Os hemisférios
distinguem-se pelas pregas ou convoluções de suas superfícies; formam giros,
os quais são separados por sulcos.
- e o Diencéfalo.
Parte
do eixo nervoso que fica entre o mesencéfalo e o telencéfalo.o diencéfalo, que é ímpar, encontra-se entre os hemisférios. Ele
está localizado acima do que é geralmente chamado tronco
encefálico,uma haste ou pedúnculo quedesce da base do encéfalo.
____O diencéfalo inclui: (Ver: Sistema
límbico )
- Os tálamos (cada tálamo inclui muitos núcleos e
funciona como um centro de correlação sensitiva importante).
- Os corpos geniculados medial e lateral.
- O corpo pineal e as habênulas.
- e,
o hipotálamo (esta região está relacionada com
funções autônomas e neuroendocrinológicas).
[60 - página 573] ____Procurar
"diencéfalo" em:
|
- Mesencéfalo
- Funções:
- Visão
- Audição
- Movimento
dos Olhos
- Movimento
do Corpo
http://geocities.yahoo.com.br/neurokidsbr/divisoes_do_SN.html -Link desativado
- e Rombencéfalo,
apresenta igualmente duas
subdivisões:
- O Metencéfado
- e o Mielencéfalo .
[60 - página 32] ____As descobertas do neurologista britânico doutor John Lorber,
publicadas em um artigo na Science em
1980, Is your brain really
necessary? [Será que o cérebro
é mesmo necessário?], questionam a noção de que o tamanho do cérebro
é o fator mais importante para a inteligência humana (Lewin, 1980). Lorber estudou diversos casos de hidrocéfalia (acúmulo de água
no cérebro) e concluiu que, mesmo quando parte do córtex_cerebral (a camada externa do cérebro) é inexistente, os
pacientes conseguem viver normalmente. O redator da Science,
Roger Lewin, cita Lorber em seu artigo: ____“Um dos alunos que estuda nesta universidade (Sheffield
University) tem um Ql de 126, ganhou prêmios como melhor aluno de
matemática e tem uma vida social normal. Mas não tem cérebro,
literalmente falando... Quando foi submetido a um exame, verificamos
que em vez de um cérebro normal de espessura de 4,5 centímetros
entre os ventrículos e a superfície cortical, havia apenas uma
fina camada de tecido de pouco mais de um milímetro de espessura.
Seu crânio é preenchido apenas com fluido cerebrospinal.” [98 - página 193] - Bruce
Lipton
- No sistema nervoso, temos o cérebro inicial, ...
- repositório dos movimentos instintivos
- e sede das atividades_subconscientes; figuremo-lo como sendo o porão da individualidade, onde arquivamos todas as
experiências e registramos os menores fatos da vida.
- Na região do córtex_motor, zona intermediária entre os lobos_frontais e os nervos, temos
o cérebro desenvolvido, consubstanciando as
energias motoras de que se serve a nossa mente para as manifestações
imprescindíveis no atual momento evolutivo do nosso modo de ser.
- Nos
planos dos lobos frontais, silenciosos ainda para a investigação científica
do mundo, jazem materiais de ordem sublime, que conquistaremos gradualmente, no
esforço de ascensão, representando a parte mais nobre de nosso organismo
divino em evolução.
(Ver imagem em: Funções
do cérebro )
[25 - página 46] - André Luiz (Ver: Esquecimento
do passado) Não
podemos dizer que possuímos três cérebros simultaneamente. Temos apenas um que, porém, se divide em três regiões
distintas. Tomemo-lo como se fora um castelo de três andares:
- no
primeiro situamos a « residência de nossos impulsos automáticos »,
simbolizando o sumário vivo dos serviços realizados, onde moram o hábito
e o automatismo.
- O subconsciente esfera dos impulsos instintivos,
onde se arquivam todas as experiências da animalidade anterior. [25 - página 49] - André Luiz;
|
- no
segundo localizamos o « domicílio das conquistas atuais », onde se erguem e
se consolidam as qualidades nobres que estamos edificando,
onde
residem o esforço e a vontade.
- O consciente sede do esforço próprio, desenvolvimento da vontade. [25 - página 49] - André Luiz;
|
- no
terceiro, temos a « casa das noções superiores », indicando as eminências
que nos cumpre atingir, onde
demoram o ideal e a meta superior a ser alcançada.
- O superconsciente - onde
situamos as concepções superiores. [25 - página 49] André Luiz.
|
Superconsciência Como
vemos, possuímos, em nós mesmos, o passado, o presente e o futuro.
[25 - página 47] - André Luiz No corpo carnal :
____Constituem
campos de fixação da mente encarnada ou desencarnada. A demora excessiva
num desses planos, com as ações que lhe são conseqüentes, determina a
destinação do cosmo individual.
- A
criatura estacionária na região dos impulsos perde-se num
labirinto de causas_e_efeitos, desperdiçando tempo e energia
- quem se
entrega, de modo absoluto, ao esforço maquinal, sem consulta
ao passado e sem organização de bases para o futuro, mecaniza a
existência, destituindo-a de luz edificante
- Os que
se refugiam exclusivamente no templo das noções superiores sofrem o perigo da contemplação sem as obras, da meditação sem
trabalho, da renúncia sem proveito.
Ver: Instinto
sexual
____Para que nossa mente prossiga na direção do alto, é indispensável se
equilibre, valendo-se das conquistas passadas, para orientar os serviços
presentes, e amparando-se, ao mesmo tempo, na esperança que flui,
cristalina e bela, da fonte superior de idealismo elevado; através dessa
fonte ela pode captar do plano divino as energias restauradoras, assim construindo
o futuro santificante. E, como nos encontramos indissoluvelmente
ligados aos que se afinam conosco, em obediência a indefectíveis desígnios
universais, quando nos desequilibramos, pelo excesso_de_fixação_mental, num dos mencionados setores, entramos em
contacto com as inteligências encarnadas ou desencarnadas em condições
análogas às nossas. [25 - página 62] - André Luiz
O cérebro assemelha-se a complicado laboratório
onde o espírito, prodigioso
alquimista, efetua inimagináveis associações atômicas e moleculares,
necessárias às exteriorizações_inteligentes. [71 - página 133] EMMANUEL - 1938 Extraordinário e incomum conjunto harmônico de 75 a 100 bilhões de neurônios em circuito especializado e complexo, é hoje conhecido como
o mais notável computador que a mente ainda não pode conceber. Suas
enzimas, cerebrinas, globulinas e outras secreções comandam as reações
de todo o corpo, trabalhando pela vida física e psíquica. No entanto,
essa mente não lhe é fruto de elaboração própria, procedendo de uma
fonte geradora que o antecede e sucede ao processo do conjunto neuronial.
Pesando em média um quilo e trezentos gramas, absorve 20% do oxigênio
de que necessita todo o corpo. JOANNA DE ÂNGELIS - Psicografado por divaldo Pereira Franco Trabalho
de João Gonçalves Filho - (CÉREBRO - 434)
____O cérebro, sob o comando da mente, responde conforme o gênero de ordens que
recebe, contribuindo com enzimas estimuladoras da saúde ou toxinas que
irão destruir os sensíveis equipamentos da maquinaria orgânica,
emocional ou mental. ____Decodificador do pensamento e direcionador dessa
onda extraordinária, que é portadora de energia pouco conhecida, mas
definidora de rumos na existência corporal. JOANNA DE ÂNGELIS - Psicografado por divaldo Pereira Franco Trabalho
de João Gonçalves Filho - (CÉREBRO - 436) ____O cérebro é, portanto, um organismo altamente complexo de ligações, filamentos e redes bem organizadas que formam uma conexão conduzindo informação para todas as partes do corpo. Então, no cérebro, não existe apenas uma célula individual que interpreta uma função característica, mas um grupo enorme delas conectadas numa “rede neural”. Por isso, a atividade geral das múltiplas áreas do cérebro está envolvida com todas as funções cerebrais, incluindo as experiências de consciência como os pensamentos, a visão e a audição. [100 - página 134] - Dr. Sam Parnia Existem muitos fatores importantes na maturação e no
desenvolvimento do cérebro tais como:
- a
arborização dendrítica,
- a
sinaptogênese,
- a
mielinização,
- e
a proliferação das células
gliais.
____Pela repetitiva proliferação de ramificações dendríticas forma-se uma
enorme superfície que servem como sítios receptores para o estabelecimento de
sinapses. A maturação cortical relaciona-se bem com o grau de ramificações
dendríticas e o número de sinapses cuja densidade máxima dá-se aos 8 anos
de vida decrescendo para um plateau aproximadamente aos 14 anos de idade
(Huttenlocher, 1974)(17).
http://www.sonesp.com.br/noticias50.asp
Link desativado
(Ver: Infância) Benefícios
de Beber Água ____As sensações de sede e de fome
surgem devido a baixos níveis de energia detectado pelo cérebro.
o cérebro obtém energia através da
"hidroeletricidade" e do açucar presente na circulação sangüínea.
As sensações de sede e fome são geradas SIMULTANEAMENTE para indicar as
necessidades energéticas do cérebro.
Nós não reconhecemos adequadamente a sensação de sede e supomos que
ambos os indicativos sejam vontade de comer. Nós comemos comida quando o
corpo deveria receber água. Nas pessoas que perderam peso (citadas
acima), bebendo água antes de comer comida, eles souberam separar
adequadamente as duas sensações. Eles não comeram em excesso tentando
satisfazer a vontade de ingerir água.
____O cérebro humano
é cerca de 1/50 avos do peso total do corpo, com as células_cerebrais constituídas de cerca de 85% de água. No entanto,
20% da circulação sangüínea é alocada e disponibilizada para o cérebro.
o cérebro seleciona, desse sangue
circulante, o que ele precisa para o seu funcionamento normal. o cérebro
é a parte do corpo que está mais ativa e,
portanto, consome uma alta taxa de energia (daí os 20% do sangue
encaminhado para ele). o cérebro usa
dois mecanismos para suas necessidades de energia ...
- um,
vem do metabolismo da comida e formação de açucar;
- dois,
vem do seu suprimento de água e conversão em energia hidroelétrica
(o corpo humano tem a habilidade de gerar energia hidroelétrica
quando a água, por si mesma, atravessa a membrana celular e gira umas
bombas muito especiais que geram energia, semelhante à geração de
potência hidroelétrica em uma barragem no rio).
____O açucar no sangue pode ser gerado a partir das proteínas (fácil) e das
gorduras (mais difícil). Existe uma enzima que quebra a gordura (lipase
sensível a hormônio) e que é ativada após cerca de uma hora de
caminhada, mantendo esta atividade por 12 horas (portanto, ideal seria
caminhar duas horas por dia, de manhã e à tarde). Esta enzima na circulação
sangüínea irá também limpar as paredes de todos os vasos sangüíneos
das placas de gordura e dos depósitos.
____Se o cérebro é
usado mais (em épocas de estresse) e o corpo não é usado
proporcionalmente para suprir o cérebro
com suas necessidades de açucar, uma pessoa não-disciplinada irá comer
mais freqüentemente e em quantidades maiores. Em geral, confunde-se as
sensações e acaba-se comendo no lugar de beber água. Sob tensão, o
corpo acaba ficando desidratado. Ganha-se peso porque come-se para suprir
o cérebro com energia para a sua
atividade constante (24 horas por dia). Porém, quando come-se o alimento,
apenas 20% dele chega ao cérebro. O
resto será gradualmente armazenado SE a atividade muscular não usar a
porção que lhe for alocada. Com água como fonte de energia, este
armazenamento não ocorre: o excesso de água é expelido na forma de
urina.
____A maioria dos refrigerantes possui cafeína
(os "diet" possuem aspartame, que tem terríveis efeitos
colaterais - fuja dele!).
____Consumindo-os, supõe-se que podem substituir as necessidades de água do
corpo, já que eles possuem água. Isto é uma suposição errada! A cafeína
é uma droga que cria dependência, devido à sua ação direta no cérebro.
Ela também atua nos rins, causando aumento na produção de urina (agente
desidratante), levando ao consumo de várias latas de refrigerantes por
dia, sem se satisfazer. Pensando que já consumiram "água"
suficiente, as pessoas acham que estão com fome e começam a comer mais
do que as necessidades de alimento do corpo. Logo, a desidratação
causada por refrigerantes cafeinizados, com o tempo, irá causar um ganho
gradual de peso devido à alimentação em excesso, como resultado direto
da confusão entre as sensações de sede e fome. http://pages.apis.com.br/terapiaenergetica/Arquivos%20Selecionados/
Benef%C3%ADcios%20de%20Beber%20%C3%81gua.htm
Link desativado ____Pesquisas recentes afirmam que o mau humor, a irritabilidade e a fadiga podem ser provocados por desidratação, mesmo se você não sentir sede.
____É que, para desempenhar bem
suas funções, o cérebro
precisa de água, já que todas as reações químicas do organismo
acontecem em meio aquoso. A falta de líquidos dificulta a circulação
sangüínea, provocando desânimo e cansaço. Para tanto a pessoa deve
beber dois litros de água por dia e nunca esperar a garganta ficar seca
para beber água, é o que afirma Heloísa Friguglieti, nutricionista da
USP. http://www.ccs.usp.br/espacoaberto/abril99/variedades.html
Link desativado
PILATES PARA O CÉREBRO!
____ESTÁ ESQUECIDO?
- Como se chama este filme no qual a artista que aparece é belíssima?... Sim, homem! alto, de cabelos negros a, que trabalhou algumas vezes com aquele ator maravilhoso que se chama... que trabalhou numa peça de teatro muito famosa. Já sabe de quem falo, não?
____ASSIM COMEÇAMOS
- A partir dos trinta anos, em geral, começamos notar que temos pequenos esquecimentos:
- • Como se chama este menino? O conheço muito bem.
- • A que horas era o encontro, as 5:00 ou 5:30?
- • Isto, como me disseram que funcionava?
- • Minhas chaves, onde as deixei?
- • Em que andar estou estacionado?
- Mas nada como quando exclamamos...
- Roubaram meu carro! Sem darmos conta de que saimos por outra porta do centro comercial.
- Ainda que estes pequenos esquecimentos não afetem nossa vida, nos causam ansiedade.
- Com terror, pensamos que o cérebro começa a converter-se em gelatina e nos preocupa ficar como essa tia idosa, que recorda com pequenos detalhes tudo sobre sua infância, mas não pode lembrar-se do que fez ontem ou mesmo esta manhã.
- Se isto te parece familiar, não te preocupes, tem esperança.
- Existem muitos mitos em que as pessoas, equivocadamente, relacionam a idade com a falta de memória.
- Os neurocientistas têm comprovado que:
- A perda de memóriade curto prazo não se deve à idade ou à morte dos neurônios, que morrem mas se regeneram, senão à redução do número de conexões entre si, dos neurônios ou dentritos (ramos dos neurônios).
- Isto sucede por uma simples razão:
- falta de uso. É muito simples. Assim como se atrofia um músculo sem uso, os dentritos também atrofiam se não se conectam com frequência, e a habilidade do cérebro para receber nova informação se reduz.
- É certo, o exercício ajuda muito a alertar a mente; também há vitaminas e remédios que aumentam e fortalecem a memória.
- Entretanto, nada como fazer com que nosso cérebro fabrique seu própio alimento:
- As neurotrofinas.
- São moléculas que produzem e secretam as células nervosas e atuam como alimento para manterem-se saudáveis.
- Quanto mais ativas estejam as células do cérebro, mais quantidade de neurotrofinas produzem e isto gera mais conexões entre as distintas áreas do cérebro.
____QUE PODEMOS FAZER?
- O que necessitamos é fazer pilates com os neurônios:
- • esticá-los,
- • surpreendê-los,
- • sair de sua rotina,
- • apresentar-lhes novidades inesperadas e divertidas através das emoções, do olfato, da visão, do tato, do paladar e da audição.
- O resultado?
- O cérebro se torna mais flexível, mais ágil, e sua capacidade de memória aumenta.
____PROVAVELMENTE PENSAS…
- Eu leio, trabalho, faço exercícios e mil coisas mais durante o dia, assim minha mente deve estar muito estimulada.
- A verdade é que a vida da maioria de nós converte-se numa série de rotinas…
- Pensa num dia ou semana comum e corrente.
- Que há de diferente na sua rotina diária?
- O caminho para o trabalho, a hora que comes ou regressas à casa, o tempo que passas no carro, o tempo e os programas que vês na televisão?
____AS ATIVIDADES ROTINEIRAS SÃO INCONSCIENTES
- Fazem com que e cérebroo funcione automaticamente e requeira um mínimo de energia.
- As experiências passam pelas mesmas estradas neuronais já formadas.
- Não há produção de neurotrofinas.
____ALGUNS EXERCíCIOS QUE EXPANDEM SUBSTANCIALMENTE OS DENTRITOS E A PRODUÇÃO DE NEUROTROFINAS:
- TENTA, pelos menos uma vez por semana, tomar uma ducha com os olhos fechados. Só com o tato, localizar as torneiras, ajustar a temperatura da água, pegar o sabonete, o champoo ou creme de barbear. Verás como tuas mãos notarão texturas que nunca havias percebido.
- Utiliza a mão NÃO dominante. Come, escreve, abre a pasta, escova os dentes, abre a gaveta com a mão que mais trabalho te custe usar.
- Lê em voz alta: distintos circuitos serão ativados, além dos que usas para ler em silêncio.
- Troca tuas rotas, passa por diferentes caminhos para ir ao trabalho ou para casa.
- Modifica sua rotina. Faça coisas diferentes. Sai, conhece e fala com pessoas de diferente idades, trabalhos e ideologias. Experimenta o inesperado. Usa as escadas ao invés do elevador. Sai para o campo, caminha, ouça-o.
- Troque a localização de algumas coisas. Saber onde tudo está, o cérebro já construiu um mapa. Mude, por exemplo, o recipiente de lixo de lugar, e você vai ver o número de vezes que vai atirá-lo no o antigo local.
- APRENDA uma habilidade. Qualquer coisa; pode ser fotografia, culinária, yoga, estudar um novo idioma. Se você gosta de quebra-cabeças ou figuras, cubra um olho para perder a percepção de profundidade, de modo que o cérebro tenha que confiar e buscar outras rotas.
Autor desconhecido
colaboração de Rosário Abreu Grilo
Links:
- O desenvolvimento encefálico dos mamíferos:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000400015
- Como
funciona o cérebro: http://www.hsw.com.br/cerebro9.htm - Link desativado
- Características do líquido cefalorraquidiano e comportamento hidrodinâmico do cérebro:
http://www.dem.feis.unesp.br/posgraduacao/tesespdf/2005/josericardocamilopinto/capitulo_1.pdf - Link desativado
|