página acima: Classes de Espíritos
Segunda ordem de Espíritos - Bons Espíritos
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*


[9a - página 92 - 2ª parte - item 106]

Formam a segunda ordem os que chegaram ao meio da escala:
o desejo do bem é o que neles predomina.

[9a - página 86 questão 97]

____Cada um destes dispõe do poder de praticar o bem, de acordo com o grau de perfeição a que chegou.

[9a - página 86 questão 98]

____CARACTERES GERAIS:

  • Predominância do Espírito sobre a matéria; desejo do bem.
  • Os mais reúnem o saber às qualidades morais.
  • Não estando ainda completamente desmaterializados, conservam mais ou menos, conforme a categoria que ocupem, os traços da existência corporal, assim na forma da linguagem, como nos hábitos, entre os quais se descobrem mesmo algumas de suas manias. De outro modo, seriam Espíritos perfeitos.
  • Compreendem Deus e o infinito e já gozam da felicidade dos bons.
  • São felizes pelo bem que fazem e pelo mal que impedem.
  • O amor que os une lhes é fonte de inefável ventura, que não tem a perturbá-la nem a inveja, nem os remorsos, nem nenhuma das más paixões que constituem o tormento dos Espíritos imperfeitos.
  • Todos, entretanto, ainda têm que passar por provas, até que atinjam a perfeição.
  • Como Espíritos, suscitam bons pensamentos, desviam os homens da senda do mal, protegem na vida os que se lhes mostram dignos de proteção e neutralizam a influência dos Espíritos imperfeitos sobre aqueles a quem não é grato sofrê-la.
  • Quando encarnados, são bondosos e benevolentes com os seus semelhantes. Não os movem o orgulho, nem o egoísmo, ou a ambição.
  • Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem.

____A esta ordem pertencem os Espíritos designados, nas crenças vulgares, pelos nomes de bons_gênios,_gênios_protetores,_Espíritos_do_bem. Em épocas de superstições e de ignorância, eles hão sido elevados à categoria de divindades benfazejas.

____Podem ser divididos em quatro classes principais.

[9a - página 92 - 2ª.parte -item 107]

____Os bons Espíritos se ocupam em combater as más inclinações dos outros, a fim de ajudá-los a subir. É sua missão.

[9a - página 181 questão 280]

OS ESPÍRITOS BENIGNOS

____As luminosas mensagens dos grandes mentores da Humanidade são inspiradas aos seres terrenos através de processos inacessíveis ao seu entendimento atual, e a maioria das entidades comunicantes são verdadeiros homens comuns, relativos e falhos, porquanto são almas que conservam, às vezes integralmente, o seu corpo_somático e cujo habitat é o próprio orbe que lhes guarda os despojos e as vastas zonas dos espaços que o cercam, atmosferas do próprio planeta, que poderíamos classificar de colônias terrenas nos planos da erraticidade.

____Aí se congregam os seres afins e, nesse meio, vivem e operam muitas elites espirituais, constituídas por Espíritos benignos, mas não aperfeiçoados, os quais, sob ordens superiores, laboram pelo seu próprio adiantamento e a prol da evolução humana,...

  • volvendo novamente à carne (reencarnando)
  • Ou trabalhando pelo progresso no seio das coletividades terrestres.

[71 - página 151] - EMMANUEL - 1938

(Ver: Comunicação espiritual e Processo das comunicações)

____São inúmeras as legiões de seres que perambulam convosco, sem os indumentos carnais, e que permanecem nas latitudes do vosso planeta, sendo necessário considerar que a maioria dos que evoluíram e se conservam nas esferas de um conhecimento muito superior ao vosso, pelas condições inerentes à sua própria natureza, não vos podem estar próximos. Enviam aos homens a sua mensagem luminosa dos cimos resplandecentes em que se encontram, e, formulando o desejo de ação nos planos da matéria, atuam com a sua vontade superior sobre o cérebro visado, o qual se encontra em afinidade com as suas vibrações e, através de forças_teledinâmicas, que podereis avaliar com os fluidos elétricos, cuja utilização encetais na face do Globo,...

  • influenciam a natureza particular do sensitivo, afetando-lhe o sensório, atuando_sobre_os_seus_centros_óticos_
    e_aparelhos_auditivos , desaparecendo perfeitamente as distâncias que se não medem
  • na alma do “sujet” começa então a operar-se uma série de fenômenos alucinatórios sob a ação consciente do Espírito que o guia dos planos intangíveis. Este, segundo a sua necessidade, o induz a ver_essa_ou_aquela_imagem, em vibrações que o envolvem, as quais são traduzidas pelo sensitivo de acordo com as suas possibilidades intelectivas e sentimentais.

    • instrumentos que interpretam com fidelidade o que se lhes entrega
    • Outros, porém, não dispõem de elementos necessários para esse fim.

____Não se conjeture a necessidade, por parte dos desencarnados, de trabalho fatigante para que tais fenômenos se verifiquem, concretizando-se no plano físico; tais fatos se realizam naturalmente, bastando para isso o seu desejo e o poder de fazê-lo.

[71 - página 154] - EMMANUEL - 1938

____(Ver: Sinais de consciência; Exame de tomografia e Glândula pineal)

____

____Acerquei-me de Cornélio e despejei-lhe aos ouvidos grande cópia de interrogações. Acolheu-me, benévolo, e informou:
____— Pertence Asclépios a comunidades redimidas do Plano dos Imortais, nas regiões mais elevadas da zona espiritual da Terra. Vive muito acima de nossas noções de forma, em condições inapreciáveis à nossa atual conceituação da vida. Já perdeu todo contacto direto com a Crosta_Terrestre e só poderia fazer-se sentir, por lá, através de enviados_e_missionários de grande poder. Apreciável é o sacrifício dele, vindo até nós, embora a melhoria de nossa posição, em relação aos homens encarnados. Vem aqui raramente. Não obstante, algumas vezes, outros mentores da mesma categoria visitam-nos por piedade fraternal.
____— Não poderíamos, por nossa vez, demandar o plano de Asclépios, a fim de conhecer-lhe a grandeza e sublimidade? — perguntei.
____— Muitos companheiros nossos — assegurou-nos o Instrutor —, por merecimentos naturais no trabalho, alcançam admiráveis prêmios de viagens, não só às esferas superiores do Planeta que nos serve de moradia, mas também aos círculos de outros mundos...
____Sorriu e acrescentou:
____— Não devemos esquecer, porém, que a maioria efetua semelhantes excursões somente na qualidade de viajores, em processo estimulante do esforço pessoal, à maneira de jovens estudantes de passagem rápida pelos institutos técnicos e administrativos das grandes nações. Raros são ainda os filhos do Planeta em condições de representá-lo dignamente noutros orbes e círculos de vida do nosso sistema.
____Não me deixei impressionar e prossegui perguntando:
____Asclépios, todavia, não mais reencarnará na Crosta?
____O Instrutor gesticulou, significativamente, e esclareceu:
____— Poderá reencarnar em missão de grande benemerência, se quiser, mas a intervalos de cinco a oito séculos entre as reencarnações.
____— Oh! Deus — exclamei — como é grandioso semelhante estado de elevação!
____— Constitui sagrado estimulo para todos nós — ajuntou o mentor atenciosamente.
____— Devemos acreditar — interroguei, admirado
____— Seja esse o mais alto grau de desenvolvimento espiritual no Universo?
____O diretor da casa sorriu, compassivo, em face de minha ingenuidade e considerou:
____— De modo algum. Asclépios relaciona-se entre abnegados mentores da Humanidade Terrestre, partilha da soberana elevação da coletividade a que pertence, mas, efetivamente, é ainda entidade do nosso Planeta, funcionando, embora, em círculos mais altos de vida. Compete-nos peregrinar muito tempo, no campo evolutivo, para lhe atingirmos as pegadas; no entanto, acreditamos que o nosso visitante sublime suspira por integrar-se no quadro de representantes do nosso orbe, junto às gloriosas comunidades que habitam, por exemplo, Júpiter e Saturno. Os componentes dessas, por sua vez, esperam, ansiosos, o instante de serem convocados às divinas assembleias que regem o nosso sistema_solar. Entre essas últimas, estão os que aguardam, cuidadosos e vigilantes, o minuto em que serão chamados a colaborar com os que sustentam a constelação de Hércules, a cuja família pertencemos. Os que orientam nosso grupo de estrelas aspiram, naturalmente, a formar, um dia, na coroa de gênios celestiais que amparam a vida e dirigem-na, no sistema_galáctico_em_que_nos_movimentamos. E sabe meu amigo que a nossa ViaLáctea, viveiro e fonte de milhões de mundos, é somente um detalhe da Criação Divina, uma nesga do Universo!...

[40 - páginas 49/51] - André Luiz

Ver também:
*