página acima: Morte
No leito de morte
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Raramente os companheiros encarnados, quando em excelentes condições de saúde_física, podem compreender as aflições dos enfermos em posição desesperadora ou dos moribundos prestes a partir. Os espíritos, porém, no quadro de realidades mais fortes, sabem que, muitas vezes, é possível efetuar realizações deveras sublimes, de natureza espiritual, em poucos dias, nessas circunstâncias, depois de largos anos de atividades inúteis.

____No leito da morte, as criaturas são mais humanas e mais dóceis. Dir-se-ia que a moléstia intransigente ...

____E a dor vai derrubando as pesadas muralhas da indiferença, do egoísmo cristalizado e do amor-próprio excessivo. Então, é possível o grande entendimento.

  • Lições admiráveis felicitam a criatura que, palidamente embora, percebe a grandeza da herança divina.
  • Acentua-se-lhe o heroísmo e gravam-se-lhe no coração, para sempre, mensagens vivas de amor e sabedoria.
  • Na noite espessa da agonia começa a brilhar a aurora da vida eterna.
  • E aos seus clarões indistintos, nossos princípios são facilmente aceitos, a sensibilidade demonstra características sublimes e a luz imortal lança fontes de infinito poder nos recessos do espírito.

____Desse modo, os colabores do plano espiritual conseguem efetuar um serviço de assistência eficaz, carreando novos valores no campo da fraternidade e do bem legítimo. Nunca observou a paciência inesperada de doentes graves, a calma de certos enfermos incuráveis e a suprema conformação da maioria dos moribundos? Muitas vezes, semelhantes edificações, incompreensíveis para os encarnados que os cercam, constituem o fruto do esforço dos grupos de entidades espirituais itinerantes de socorro.

[16a - página 72] - André Luiz - 1943

A PAZ DO ÚLTIMO DIA

____Já pensastes na paz do último dia na Terra?

____Há, na alma prestes a regressar à sua eterna pátria, um mundo de sensações desconhecidas.

____Nesses olhos nublados de pranto, num corpo lavado pelo copioso suor da agonia, gangrenado e semi-apodrecido, onde os órgãos rebeldes, em conflito, são centros das mais violentas e rudes dores, existe todo um amontoado de mistérios indecifráveis para aqueles que ficam.

____Nesses rápidos minutos, um turbilhão de pensamentos represa-se nesse cérebro esgotado pelos sofrimentos.., O EspÍrito, no limiar do túmulo, sente angústia e receio; e, nos estertores de sua impotência, vê, numa continuidade assombrosa de imagens movimentadas, toda a inutilidade das ilusões da vida material. Todas as suas vaidades e enganos tombam furiosamente, como se um ciclone impiedoso os arrancasse do seu íntimo, e os que somente para esses enganos viveram sentem-se, na profundeza de suas consciências, como se atravessassem um deserto árido e extenso; todos os erros do passado gritam nos seus corações, todos os deslizes se lhes apresentam, e nessa quietude aparente de uns lábios que se cerram no doloroso ricto da morte, existem bra dos de blasfêmia e desesperação, que não escutais, em vosso próprio benefício.

____Para esses Espíritos, não existe a paz do último dia. Amargurados e desditosos, lançam ao passado o olhar e reflexionam: — “Ah! se eu pudesse voltar aos tempos idos!...”

OS QUE SE DEDICAM AS COISAS ESPIRITUAIS

____Nunca nos cansaremos de repetir que a existência no orbe_terreno constitui, para as almas mais ou menos evolvidas, um estágio de aprendizado ou de degredo; junto desses seres sensíveis, vivem os Espíritos retardados no seu adiantamento e aqueles que se encontram no início da evolução. Para todos, porém, a luta é a lei purificadora, Os que vivem com mais dedicação às coisas do Espírito, esses encontram maiores elementos de paz e felicidade no futuro; para eles, que sofreram mais, em razão do seu afastamento da vida mundana, a morte é um remanso de tranqüilidade e de esperança. Encontrarão a paz ambicionada nos seus dias de lágrimas torturantes, e sociedades esclarecidas os esperam em seu seio, para celebrarem dignamente os seus atos de heroísmo na tarefa árdua de resistência às inúmeras seduções que a existência planetária oferece.

AS ALMAS TORTURADAS

____Quão triste, todavia, é a situação dos que no mundo se apegaram, demasiadamente, às alegrias mentirosas e aos prazeres fictícios. Muitos anos de dor os aguardam, nas regiões_espirituais, onde contemplam incessantemente os quadros do seu pretérito, em desoladoras visões retrospectivas, na posse imaginária das coisas que os obsidiam.

  • Amantes do ouro, ali ouvem, continuadamente, o tilintar de suas supostas moedas;
  • ingratos, escutam os que foram enganados pelas suas traições;
  • cenas penosas se verificam e muitas almas piedosas se entregam ao mister de guias e condutores desses Espíritos enceguecidos na ilusão e nos tormentos.

____Só o amor dessas almas carinhosas permite que as esperanças não desfaleçam, cultivando-as Incessantemente no coração abatido e desolado dos sofredores, a fim de que renasçam para os resgates necessários.

(Ver: Alma penada )

ESPÍRITOS FELIZES

____Bem-aventurados todos aqueles que, ao palmilharem seus derradeiros caminhos, encontram a alvorada da paz, luminosa e promissora; nos celeiros da luz, recolhem o pão da verdade e da sabedoria, porque bem souberam cumprir suas obrigações morais.

____A sombra das árvores magnânimas que plantaram com os seus atos de caridade, de e de esperança, repousam a cabeça dilacerada nos amargores da Terra; divinas inspirações descem das Alturas sobre as suas mentes, que iluminam como tabernáculos sagrados e, interpretando fielmente as disposições da vontade diretora do Universo, transformam-se em mensageiros do Altíssimo.

[71 - página 71] - EMMANUEL - 1938

____Muitas vezes o ateu morre no sufoco sem Deus como por exemplo:

  • O ateu David Hume gritou por ocasião de sua morte: "Estou nas chamas!"
  • A morte de Voltaire, o famoso zombador, deve ter sido tão terrível que sua enfermeira disse depois: "Por todo o dinheiro da Europa, eu não gostaria mais de ver um ateu morrer!"
  • Hobbes, um filósofo inglês, disse pouco antes de sua morte: "Estou diante de um terrível salto nas trevas."
  • Goethe exclamou: "Mais luz!"
  • Churchill morreu com as palavras: "Que tolo fui!"

____Bastam esses poucos exemplos para nos mostrar claramente o que significa morrer como pecador e tudo isso confiando em homens falhos e teoria que já foi mudada muitas vezes como as teorias sobre o s átomos que mudaram quatro vezes até agora.

http://www.icrvb.com/conteudo.php?id=512http://www.chamada.com.br/mensagens/calvario.htmlhttp://www.edificador.hpg.ig.com.br/evolucionismo.htm

(Ver: Ateísmo e Experiênca de Quase-Morte)

____O infiel e moralista Voltaire também, ao morrer, ofereceu tudo quanto possuía para o médico prolongar-lhe a vida por seis meses; chamou um padre, escreveu sua retratação e ordenou aos velhos companheiros ateus que se afastassem da sua presença. Passou dois meses de tão intensa agonia, que, às vezes, rangia os dentes.
____Outras vazes, clamava : " ó Cristo! ó Senhor Jesus! " Virando o rosto para a parede, dizia: "Vou morrer abandonado por Deus e pelos homens."
____Nos últimos momentos, alguém procurou conduzí-lo a aceitar a Cristo pela fé, mas ele virou-se dizendo em voz débil: "Não me falem nesse homem! Deixe-me morrer sossegado."
____Tão horrível foi sua morte, que a enfermeira depois disse: "Mesmo que me dêem todo o ouro da Europa, não quero presenciar outra morte de um infiel. Esta morte foi um horror indescritível...............!

http://soudamissionaria.blogspot.com/2008/07/morte-de-voltaire.html

____O grande filósofo françês foi inimigo da igreja e gastou toda a sua vida ridicularizando e tentando destruir a verdade do evangelho de Cristo. No entanto em seu leito de morte, Voltaire continuamente gritava que havia sido "abondonado por Deus e pelo homem".
____Ele sempre gritava em total desespero: "Oh! Cristo! Oh! Cristo! Jesus Cristo!" Seu médico estava tão aterorizado que abondonou o seu paciente. O amigo mais chegado de Voltaire, o marechal Rchelieu, outro cínico, ficou do mesmo modo tão assombrado que também fugiu. Sua enfermeira, que fora controtada para cuidar dele, à medida que sua morte se aproximava, recusou continuar a sua carreira de enfermagem por causa do "temor de presenciar outra cena como a morte de Voltaire".

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070914171042AAXIIuN

____ Há as experiências que as pessoas têm antes de morrer, geralmente nas 24 horas antes da morte, e elas são diferentes das clássicas experiências_de_quase-morte. As imagens vistas da cama são geralmente reportadas pelos enfermeiros que cuidaram das pessoas durante o processo de doença. Numa pesquisa, os pesquisadores tinham examinado as visões de aproximadamente 440 pacientes norte-americanos e hindus, como descrito por seus médicos e enfermeiros. A característica mais comum, que ocorreu em 91% dos casos, era ver parentes já mortos. Em 140 dos casos, havia relatos de visões de figuras religiosas, geralmente descritas como anjos ou mesmo Deus. Onde estes eram especificamente identificados, eles eram sempre descritos de acordo com as crenças religiosas das pessoas:

  • nenhum hindu relatou ter visto Jesus,
  • e nenhum cristão uma entidade hindu.

[100 - página 35] - Dr. Sam Parnia

Ver também:
*