Ideoplastia - Teleplastia
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Ideoplastia[do grego idéa= ideia, aparência + plásso ou plátto= modelar + ia]

  • Modelagem da matéria pelo pensamento.
  • A materialização do pensamento, criando formas que às vezes se revestem de grande duração, conforme a persistência da onda em que se expressam.
http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-i.html

Ideoplastia é um fenômeno de transfiguração que pode acontecer durante as manifestações dos Espíritos. Quando a influência do desencarnado é muito intensa junto do campo psicossomático do médium ele poderá assumir algumas feições do comunicante.

http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-004.html

____Para maior compreensão de qualquer fenômeno da transmissão_mediúnica, não nos será lícito esquecer a ideoplastia, pela qual o pensamento pode materializar-se, criando formas que muitas vezes se revestem de longa duração, conforme a persistência da onda em que se expressam.

____Entendendo-se que os poderes_mentais são inerentes tanto às criaturas desencarnadas quanto às encarnadas, é natural que os elementos plásticos e organizadores da ideia se exteriorizem dos médiuns, como também dos companheiros que lhes comungam tarefas e experiências, estabelecendo-se problemas espontâneos, cuja solução reclama discernimento.

[29 - página 137]

A IDEOPLASTICIDADE DO PENSAMENTO

____lgnorais, na Terra, a maravilhosa ideoplasticidade do pensamento. Conhecendo a plenitude de suas faculdades, após haver triunfado em muitas experiências que lhes asseguraram elevada posição espiritual, senhores de portentosos dons psíquicos, conquistados com a fé e com a virtude incorruptíveis, os Espíritos_superiores possuem uma vontade potente e criadora de todas as formas da beleza. As vezes, apresentam-se ao vidente

  • grandiosas cenas da história do planeta,
  • multidões luminosas,
  • legiões de almas, quadros esses que, na maioria das vezes, constituem os pensamentos materializados das mentes evolvidas que os arquitetam, e que atuam sobre os centros visuais dos sensitivos, objetivando o progresso geral.

____É assim que se estabelece a união_dos_dois_mundos, o físico e o espiritual, através de fatores inacessíveis às vossas medidas e instrumentos materiais.

____O tempo reserva muitas surpresas ao homem, dentro da proporção da sua evolução moral, concretizando o edifício imortal de todas as ideias altruísticas, nobres e generosas, sendo totalmente inútil quealguns deles se arvorem em supremas autoridades nos variados ramos da vida, porque, dentro da sua pretensiosa indigência, se perderão fatalmente no labirinto discursivo dos seus argumentos mateotécnicos.

[71 - página 155] - EMMANUEL - 1938

Ver também:
*