Volição / Volitação
página acima: Espírito
-
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____ Capacidade que um espírito tem, sob certas condições e certo adiantamento moral, de poder transportar-se elevando-se do solo numa espécie de vôo; daí o nome volitação e/ou volição.

____O espírito goza então de extrema liberdade, podendo transportar-se no mundo_espiritual ao seu bel prazer. Porém, os que gozam dessa faculdade são aqueles espíritos já desapegados ou parcialmente desinteressados dos vínculos com a matéria e seus ilusórios prazeres.

____Os relatos vinculados à volitação causam-nos extremo interesse e excitamento, por se tratar, obviamente, de uma especialidade do espírito bastante prazerosa e, portanto, ambicionada.

____Contudo, é importante lembrar mais uma vez que essa capacidade só se apresenta em espíritos desapegados da matéria, com um certo grau de adiantamento moral. Em função disso, espíritos ainda subjugados à matéria relacionam-se no mundo espiritual da mesma forma quando encarnados, ou seja, se desejarem se transpor de um lugar para outro, terão que o fazer por seus próprios meios, tal como se estivessem no mundo físico. http://www.plenus.net/arquivos/glossario.html

____ VOLITAÇÃO - Capacidade que o espírito tem, em certo nível de adiantamento, de " voar", não apenas no sentido literal, mas também de maneira mais transcendental. O espírito se transporta para onde quiser ou lhe for determinado, sob a ação e o impulso de sua própria inteligência. Ele viaja na velocidade de seu próprio pensamento, seguindo leis cósmicas da fisiologia do espírito e de suas interações com o meio espiritual e com o éter-cósmico.

http://www.plenus.net/arquivos/glossario.html

____Na metamorfose dos insetos, a histólise alcança notadamente os músculos e a máquina digestiva, atingindo apenas levemente o sistema nervoso e o sistema circulatório.

____Efetuado o processo histolítico, segundo referências alinhadas em outra parte do nosso estudo, os órgãos diferenciados voltam à posição embrionária que lhes era característica e só então as células entram em segmentação, formando na histogênese os órgãos definitivos do inseto adulto, armado de recursos para librar na atmosfera.

____Assim também, após a transfiguração ocorrida na morte, a individualidade ressurge com naturais alterações na massa muscular e no sistema digestivo, mas sem maiores inovações na constituição geral, munindo-se de aquisições diferentes para o novo campo de equilíbrio a que se transfere, com possibilidades de condução e movimento efetivamente não sonhados, já que o pensamento_contínuo e a atração, nessas circunstâncias, não mais encontram certas resistências peculiares ao envoltório físico.

____Ao homem comum, na encarnação, não é fácil, todavia, a articulação de uma ideia segura com respeito às condições de seu próprio corpo_espiritual, além-túmulo, porque a mente, no plano físico, está inteiramente condicionada ao trabalho específico que lhe compete realizar, inelutavelmente circunscrita aos problemas de estrutura, e, por isso mesmo, incapacitada de identificar o reino inteligente de raios e ondas, fluidos e energias turbilhonantes em que vive.

[56 - página 167] - Uberaba-MG, 23/4/1958

____ As regiões inferiores jamais estarão sem enfermeiros e sem mestres, porque uma das maiores alegrias dos céus é a de esvaziar os infernos.

____Vendo bandos de seres a se locomoverem no ar, quase a nos renterar, recordei que em nossa colônia as faculdades de volitação não eram comumente exercidas para não melindrarmos aqueles que as não possuíam desenvolvidas; mas.., e ali? Criaturas de baixas condições se moviam nos ares, embora a poucos metros do solo.

____Calderaro (o instrutor) porém, explicou Não te surpreendas. A volitaçãodepende, fundamentalmente, da força mental armazenada pela inteligência; importa, contudo, considerar que os vôos altíssimos da alma só se fazem possíveis quando à intelectualidade_elevada_se_alia_o_amor_sublime. Há Espíritos perversos com vigorosa capacidade volitiva, apesar de circunscritos a baixas incursões. São donos de imenso poder de raciocínio e manejam certas forças da Natureza, mas sem característicos de sublimação no sentimento, o que lhes impede grandes ascensões. No que se refere, entretanto, às entidades admitidas à nossa colônia espiritual, ainda em grande número incapacitadas de usar tal vantagem, o fenômeno é natural.

  • É mais fácil recolher criaturas de maiores cabedais de amor com reduzida inteligência, e convivermos com elas, no processo evolucionário comum,
  • do que abrigarmos pessoas sumamente intelectuais sem amor aos semelhantes; com estas últimas, a vida em comum, no sentido construtivo, é quase impraticável.

____Neste capitulo da volitação, portanto impende observar os ascendentes naturais, levando em conta, com a própria Natureza, que:

  • Os corvos voam baixo, procurando detritos,
  • enquanto as andorinhas se libram alto, buscando a primavera.

[25 - página 220] - André Luiz

____No limiar das cavernas (umbral), renteando-nos a fronte, levitava-se pesado grupo de seres monstruosos, fazendo ensurdecedor ruído, e logo esqueci o uxoricida que me prendera a atenção. Calderaro (o instrutor), percebendo-me a perplexidade, explicou

____Este bando de Espíritos miseráveis, que se movimentam como lhes é possível, é constituído de antigos negociantes terrenos, cujo exclusivo anseio foi amontoar dinheiro para satisfazer a própria cupidez, sem beneficiar a ninguém. O ouro,que transitoriamente lhes pertencia, jamais serviu para semear a gratidão num só companheiro de jornada humana. Famintos de fortuna fácil, inventaram mil recursos de monopolizar os lucros grandes e pequenos, em nada lhes interessando a paz do próximo. Foram homens de pensamento ágil, sabiam voar mentalmente a longas distâncias, garantindo êxito absoluto às empresas materiais que levavam a termo com finalidade exclusivamente egoística. Não lhes incomodava o sofrimento dos vizinhos, ignoravam as dificuldades alheias, despreocupavam-se do valor do tempo em relação ao aprimoramento_da_alma. Queriam unicamente acumular vantagens financeiras, e nada mais. Divorciados da caridade, da compreensão e da luz divina, criaram para si mesmos o mito frio e rígido do ouro, fundindo com ele a mente vigorosa e o tacanho coração... Escravizados, agora, à ideia fixa de ganhar sempre, voam pesadamente aqui e acolá, dementados e confundidos, procurando monopólios e lucros que não mais encontrarão.

____- Impossível é reajustar, num momento, apenas com palavras, tantas mentes em desequilíbrio cruel.

[25 - página 226] - André Luiz

Ver também:
*