página acima: Reencarnação
Destino
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Os seres da minha esfera...

____Acreditamos, todavia, que o porvir, sem estar rigorosamente determinado, está previsto nas suas linhas gerais.

____lmaginai um homem que fosse efetuar uma viagem. Todo o seu trajeto está previsto: dia de partida, caminhos, etapas, dia de chegada. Todas as atividades, contudo, no transcurso da viagem, estão afetas ao viajante, que se pode desviar ou não do roteiro traçado, segundo os ditames da sua vontade.

  • Daí se infere que o livre-arbítrio é lei irrevogável na esfera individual, perfeitamente separável das questões do destino, anteriormente preparado.
  • Os atos_
    premonitórios são sempre dirigidos por entidades superiores, que procuram demonstrar a verdade de que a criatura não se reduz a um complexo de oxigênio, fosfato, etc., e que, além das percepções limitadas do homem físico, estão as faculdades superiores do homem transcendente.

[71 - página 169] - EMMANUEL

____As ideias exatas ou falsas que fazemos das coisas nos levam a ser bem ou mal sucedidos, de acordo com o nosso_caráter e a nossa posição social. Achamos mais simples e menos humilhante para o nosso amor-próprio atribuir antes à sorte ou ao destino os insucessos que experimentamos, do que à nossa própria falta. É certo que para isso contribui algumas vezes a influência_dos_Espíritos, mas também o é que podemos sempre forrar-nos a essa influência, repelindo as ideias que eles nos sugerem, quando más.

[9a - página 390 questão 852]

____Deus_não_nos_condena_nem_nos_absolve. O Amor Universal está sempre pronto a soerguer-nos, instruir-nos, burilar-nos, elevar-nos, santificar-nos. o destino é a soma de nossos próprios atos, com resultados certos. Devemos sempre a nós mesmos as situações em que se nos enquadra a existência, porqüanto recolhemos da vida exatamente o que lhe damos de nós.

[73 - página 127] - André Luiz

____
____A faculdade que favorece presidir aos destinos materiais de tua vida também é resultante do livre-arbítrio. Tu mesmo escolheste a tua prova. Quanto mais rude ela for e melhor a suportares, tanto mais te elevarás. Os que passam a vida na abundância e na ventura humana são Espíritos pusilânimes, que permanecem estacionários. Assim, o número dos desafortunados é muito superior ao dos felizes deste mundo, atento que os Espíritos, na sua maioria, procuram as provas que lhes sejam mais proveitosas. Eles vêem perfeitamente bem a futilidade das vossas grandezas e gozos. Acresce que a mais ditosa existência é sempre agitada, sempre perturbada, quando mais não seja, pela ausência da dor.

[9a - página 396 questão 866]

Nosso destino é assim como o rio. Por mais diferenciado se encontre, à distância da nascente que lhe dá origem, está sempre ligado a ela pela corrente em ação contínua...

[4 - página 211] - André Luiz

____lsoladamente, cada um tem no planeta o mapa_das_suas_lutas_e_dos_seus_serviços. O berço de todo homem é o princípio de um labirinto de tentações e de dores, inerentes à própria vida na esfera terrestre, labirinto por ele mesmo traçado e que necessita palmilhar com intrepidez moral.

____Portanto, qualquer alma tem o seu destino traçado sob o ponto de vista do:

  • trabalho
  • e do sofrimento, e, sem paradoxos, tem de combater com o seu próprio destino, porque o homem não nasceu para ser vencido; todo espírito labora para dominar a matéria e triunfar dos seus impulsos inferiores.

[71 - página 167] - EMMANUEL

____Naturalmente, a criatura renasce com independência relativa e, por vezes, subordinada a certas condições mais ásperas, em virtude das finalidades educativas, mas semelhante imperativo não suprime, em caso algum, o impulso livre da alma, no sentido de

  • elevação ,
  • estacionamento
  • Ou queda em situações mais baixas.

____Existe_um_programa_de_tarefas edificantes a serem cumpridas por aquele que reencarna, onde os dirigentes da alma fixam a cota aproximada de valores eternos que o reencarnante é suscetível de adquirir na existência transitória. E o Espírito que torna à esfera de carne pode

  • melhorar essa cota de valores, ultrapassando a previsão superior, pelo esforço próprio intensivo,
  • ou distanciar-se dela, enterrando-se ainda mais nos débitos para com o próximo, menosprezando as santas oportunidades que lhe foram conferidas.

[16a - página 209 ] - André Luiz

____Precisamos reconhecer que todos criamos o destino ou renovamo-lo, todos os dias, e, aqui, o exame de semelhante lição é mais vagaroso, porquanto o nosso instituto

____Institudo no plano espiritual- mais se nos afigura uma estação de chegada em que a culpa se movimenta com lentidão. Entre os Espíritos encarnados, porém, mais facilmente se nos revela o mecanismo da Lei, através da qual vive a alma nas suas próprias edificações. No vaso_da_carne, a planta da existência se desenvolve, floresce e frutifica. A morte_fisiológica realiza a grande ceifa. Em nosso mundo, temos, desse modo, a seleção natural dos frutos.

  • Os raros que se mostram aprimorados são conduzidos à lavoura da Luz Divina, nos planos celestiais, para mais ampla ascensão ao grande futuro;
  • todavia, a massa esmagadora dos que chegam deteriorados ou imperfeitos estaciona nos celeiros de sombra das regiões inferiores em que nos achamos, à espera de novo plantio nas leiras do mundo.

____é que cada criatura transpõe_os_umbrais_do_túmulo_com_as imagens que em si mesma plasmou, utilizando os recursos do sentimento, da ideia e da ação que a vida lhe empresta, irradiando as forças que acumulou no espaço e no tempo terrestres. Cremos, pois, seja oportuna a observação do assunto, entre as almas encarnadas, para que se lhes enriqueça a experiência.

[83 - página 152] - André Luiz

Os atos de cada homem e de cada mulher arquitetam-lhes os destinos.

[96 - páginas 186] - André Luiz

____À medida que nos integramos nas próprias responsabilidades, compreendemos que a sugestão direta nas dificuldades e realizações do caminho deve ser procurada com o Supremo_Orientador_da_Terra. Cada Espírito, herdeiro e filho do Pai_Altíssimo, é um mundo por si, com as suas leis e características próprias. Apenas o Mestre tem bastante poder para traçar diretrizes individuais aos discípulos.

[40 - página 48] - André Luiz

Diariamente criamos destino, porquanto, em cada hora de luta é possível renovar as causas a que se nos subordinam as circunstâncias da marcha.

EMMANUEL

Trabalho de João Gonçalves Filho - (DESTINO - 767)
  • Emergir grau a grau do abismo da vida para tornar-se Espírito, gênio superior, e isto por seus próprios méritos e esforços,
  • conquistar o futuro hora a hora,
  • ir-se libertando dia a dia um pouco mais da ganga das paixões,
  • libertar-se das sugestões do egoísmo, da preguiça, do desânimo,
  • resgatar-se pouco a pouco das suas fraquezas, da sua ignorância, ajudando_os_seus_semelhantes a se resgatarem por sua vez, arrastando todo o meio humano para um estado superior, tal é o papel distribuído a cada alma.

____Para desempenhá-lo, tem ela a sua disposição toda a série de existências inumeráveis na escala magnífica dos mundos.

LEON DENIS

Trabalho de João Gonçalves Filho - (DESTINO - 768)
Ver também:
*