`
página acima: Reencarnação
Reencarnação e Evolução
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Com o desenvolvimento das ideias espiritualistas no mundo, torna-se um estudo obrigatário, e para todos os dias, o grande problema que implica o drama da evolução_anímica.

  • Teria sido a alma criada no momento da concepção, na mulher, segundo as teorias anti-reencarnacionistas?
  • Como será a preexistência?
    • O espírito já é criado pela potência suprema do Universo, apto a ingressar nas fileiras humanas?

____E os pensadores se voltam para os vultos eminentes do passado. As autoridades católicas valem-se de Tomás de Aquino, que acreditava na criação da alma no período de tempo que precede o nascimento de um novo ser, esquecendo-se dos grandes padres da antígüidade, como Orígenes, cuja obra é um atestado eterno em favor das verdades da preexistência. Outras doutrinas_religiosas buscam a opinião falível da sua ortodoxia e dos seus teólogos, relutando em aceitar as realidades luminosas da reencarnação.

____Pascal, escrevendo na adolescência o seu tratado sobre os cones, e inúmeros Espíritos de escol, laborando com a sua genialidade precoce nas grandes tarefas para as quais foram chamados à Terra, constituem uma prova eloqüente, aos olhos dos menos perspicazes e dos estudiosos de mentalidades tardas no raciocínio, a prol da verdade reencarnacionista.

(Ver: Abordagem científica da reencarnação )

  • O homem atual recorda instíntivamente os seus labores e as suas observações do passado.
  • Sua existência de hoje é a continuação de quanto efetuou nos dias do pretérito.
  • As conquistas de agora representam a soma dos seus esforços de antanho, e a civilização é a grande oficina onde cada um deixa estereotipada a própria obra.

[71 - página 93] - EMMANUEL - 1938

____A tarefa da alma recém-nascida é a de experimentar, por meio de seu_corpo, a Psique e tudo o que essas frequências inferiores têm a oferecer, e de crescer em consequência dos acontecimentos e experiências mentais/emocionais que surgem de seus pensamentos e sentimentos. A alma deve aprender, por meio de experiências e erros, o estado de consciência que a torna enormemente feliz ou carregada de dor e tristeza, o que dá início a diversas limitações fícas.
____O proposito da vida_na_terra não é o de descobrir um meio de experimentar alegria e felicidade inalteráveis, ainda que isso seja o desejo de cada alma. Felicidade e alegria sublime dificultariam o progresso da alma em direção às vibrações espirituais superiores da consciência.
____Finalmente, depois de muitas vidas de "altos e baixos", de confortos e infortúnios, a psique despertará para a verdade de seu ser e compreenderá que tem dentro de si mesma o potencial para recorrer à Consciência_Divina a fim de obter discernimento, entendimento e conhecimento, bem corno para elevar as vibrações de sua consciência espiritual às de saúde, bem-estar, proteção, crescimento_interior, alimento espiritual e irradiar para os outros a própria natureza da Consciência Divina.

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 8 ]

____Urge reparar, entretanto, em que a reencarnação não é mero princípio regenerativo. A evolução natural nela encontra firme apoio.

  • Criaturas que avultam na bondade, em muitas ocasiões requerem conhecimento nobilitante,
  • e muitas que se agigantaram na inteligência permanecem à míngua de virtude.
  • Outras inumeráveis, embora detendo preciosos valores, nos domínios do coração e do cérebro, após longo estágio_no_plano_extrafísico, sentem fome de progresso renovador por inabilitadas, ainda, a ascensões maiores e renunciam à tranqüilidade a que se integram nos grupos afins, porque, no cadinho efervescente da carne, analisam, de novo, as próprias imperfeições, testando-lhes a amplitude nas rudes experiências da vida humana, obtendo mais avançado ensejo de corrigenda e transformação.

____Isso não significa que a consciência_desencarnada deixe de encontrar possibilidades de expansão nas cidades espirituais que gravitam emtorno da Terra. Outras modalidades de estudo e trabalho aí lhe asseguram novos fatores de evolução; contudo, escassa percentagem de criaturas humanas, além_da_morte, adquirem acesso definitivo aos planos superiores.

____A esmagadora maioria jaz ainda ligada às ...

  • ideologias e raças,
  • pátrias e realizações,
  • famílias e lares do mundo.

____É por isso que artistas eméritos, ao notarem o curso diferente das escolas que deixaram no Planeta, sentem-se irresistivelmente atraídos para a reencarnação, a fimde preservar-lhes ou enriquecer-lhes os patrimônios.

____Cientistas eminentes, interessados na continuidade dos empreendimentos redentores que largaram em mãos alheias, volvem ao trabalho e à experimentação entre os homens, e, no mesmo espírito_missionário, religiosos e filósofos, professores e condutores, homens e mulheres que se distinguem por nobres aspirações retomam, voluntariamente, à esfera física, em sagradas ações de auxílio que lhes valem honrosos degraus de sublimação na escalada para a Divina Luz.

____Entendamos, assim, que tanto a regeneração quanto a evolução não se verificam sem preço.

____O progresso pode ser comparado a montanha que nos cabe transpor, sofrendo-se naturalmente os problemas e as fadigas da marcha, enquanto que a recuperação ou a expiação podem ser consideradas como essa mesma subida, devidamente recapitulada, através de embaraços e armadilhas, miragens e espinheiros que nós mesmos criamos.

____Se soubermos, porém, suar no trabalho honesto, não precisaremos suar e chorar no resgate justo.

____E não se diga que todos os infortúnios da marcha de hoje estejam debitados a compromissos de ontem, porque, ...

  • com a prudência e a imprudência,
  • com a preguiça e o trabalho,
  • com o bem_e_o_mal, melhoramos ou agravamos a nossa situação, reconhecendo-se que todo dia, no exercício de nossa vontade, formamos novas causas, refazendo o destino.

[56 - página 146] - Uberaba-MG, 09/4/1958 - André Luiz

____Deus lhes impõe aencarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição.

____O fim da encarnação é o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em_cada_mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta. A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Deus, porém, na Sua sabedoria, quis que nessa mesma ação eles encontrassem um meio de progredir e de se aproximar Dele. Deste modo, por uma admirável lei da Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.

[9a - página 103 questão 132 ]

____Os Espíritos que faliram em suas missões ou em suas provas podem conservar-se estacionários, mas não retrogradam. Em caso de estacionamento, a punição deles consiste em não avançarem, em recomeçarem, no meio conveniente à sua natureza, as existências mal empregadas.

[9a - página 124 questão 178 ]

O Espírito depois da sua última encarnação é um Espírito bem-aventurado; puro Espírito.

[9a - página 121 questão 170 ]

(Ver: Segunda morte )

____Além_da_morte_física, pode a alma retemperar-se ao calor de afeições caras, condicionada ao campo de afinidades em que se lhe expressam emoções e desejos; todavia, superada a fase de justo refazimento, aparece a ociosidade que, se mantida, faz que o Espírito por muito tempo se mantenha estanque, ante a luz do progresso.

____É por isso que a reencarnação se mostra imprescindível e inadiável.

  • Determinado companheiro terá resolvido os problemas da sexualidade inferior, mas guardará consigo a febre de cupidez.
  • Outro sentir-se-á liberado das tentações dausura, entretanto permanecerá em conflito com o vício da inconformação.
  • Alguém terá vencido o hábito da rebeldia sistemática, mas sofrerá em si mesmo o estilete magnético do ciúme.
  • Esse e aquele amigo se revelarão livres dessa praga mental, contudo, sustentam-se, ainda, algemados à vaidade infantil ou ao orgulho tirânico.

____E para que essas chagas ocultas sejam extirpadas de nossa alma é imperioso nos voltemos para o renascimento_na_arena_física, onde encontraremos a adversidade naqueles que não pensam por nossas medidas, para que aprendamos a respirar nas dimensões da Vida Maior.

____Em nosso presente estágio de evolução, será preciso renascer, na Terra ou noutros mundos que se lhe assemelhem, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, ...

  • não somente no resgate dos erros e culpas do pretérito, em louvor da Justiça, (Ver: Expiação)
  • mas também no aperfeiçoamento de nós mesmos, em obediência ao Amor. (Ver: Provação)

____O mundo é, assim, nossa escola:

____E sendo Jesus o nosso Divino Mestre, a cada instante da vida a dificuldade ser-nos-á como bênção portadora de preciosas lições.

[87 - página 179]

____

  • Pergunta feita por Salvador Gentile ao médium Francisco_Cândido_Xavier: Chico Xavier, por que se diz que o Espírito, para evoluir, precisa se encarnar? No Mundo Espiritual, ele não evolui? Qual a diferença principal entre as duas faixas de evolução quanto ao aprendizado?
  • CHICO: Não acreditamos estar de posse dos conhecimentos para respondermos a questões assim profundas, envolvendo decisões do Plano Superior. O que podemos concluir dos ensinamentos múltiplos dos Amigos Espirituais, é que durante a existência na Terra, enquanto somos favorecidos com a permanência no corpo, dispomos de maiores oportunidades para aprendizagem, educação ou reeducação; na aquisição das experiências de que necessitamos para a ascensão definitiva à Vida Maior.
    O corpo, neste caso, funciona como sendo uniforme, num educandário.
    Sabemos que o corpo, em si, obedece a leis estabelecidas em regime de igualdade para a criação dos demais corpos; cabe-nos, portanto, admitir que, uniformizados pelo padrão de vestuário_físico, na escola a Terra, somos favorecidos com disciplinas que de momento não estimamos receber.
    Aqui recordamos aqueles alunos dos colégios humanos que, na maioria, muitas vezes não se agradam das disciplinas com que são acolhidos nos estabelecimentos que as recebem, embora, mais tarde, venham a saber que o benefício destas disciplinas é, e será sempre, incalculável para eles todos.
    Internados no corpo_terrestre é que somos instruídos a respeito da necessidade de mais ampla harmonização_de_nossa_parte,_uns_com_os_outros, certamente porque, vivendo nas esferas_espirituais_próximas da Terra, com aqueles que são as criaturas absolutamente afinadas conosco, não percebemos de pronto as necessidades de aperfeiçoamento_e_progresso. Numa comunidade ideal, com vinte, quarenta ou dez pessoas raciocinando por uma faixa só, estamos tão felizes que corremos o risco de permanecer estanques em matéria de evolução por muito tempo.
    Beneficiados com a reencarnação, o estacionamento é quebrado de modo natural, para que sintamos a sede de novos conhecimentos, fome de amor e anseio de compreensão, de vez que não ignoramos que sede e fome são fatores que nos obrigam a trabalhar muito. Então, espiritualmente, semelhantes fatores na vida do Espírito estão vigorando para nós todos, com a função de nos estimularem ao burilamento e ao progresso.

[118 - questão 50] - EMMANUEL
Entrevista realizada no Instituto de Difusão Espírita, em Araras, SP, por Salvador Gentile, a 5 de dezembro de 1971, quando da visita do médium para uma Tarde de Autógrafos.

(Ver: Corpo e Reencarnação)

____Não aspiramos a dizer com as nossas afirmativas que o renascimento_no_campo_fisico seja sempre cadinho de reparação aos delitos que praticamos, pois milhares de companheiros, depois de longo e honesto esforço pela própria corrigenda, no Plano_Espiritual, com larga quota de tempo em nossa colônia de trabalho e reforma, volvem ao corpo_carnal, honrados com tarefas de abnegação e heroísmo obscuro, junto de alguém ou ao lado de grupos afins, granjeando, em louvável anonimato, concessões e vitórias dignas de apreço que, apesar de permanecerem quase sempre ignoradas pelos homens, se lhes erigem, aqui (no Plano Espiritual), em passaportes de libertação e acrisolamento para as Esferas Superiores!...

[73 - página 98] - André Luiz

____No romance evolutivo e redentor da Humanidade, cada espírito possui capítulo especial. Ternos e ríspidos laços de amor e ódio, simpatia_e_repulsão, acorrentam-nos reciprocamente. As almas corporificadas_na_Crosta guardam-se em passageiro sono, com esquecimento_temporário quanto às atividades pregressas. Banham-se no Estige dos antigos, cujas águas lhes facultam, durante certo tempo, valiosa segurança para retorno a oportunidades de elevação. Todavia, enquanto se mergulham em olvidobenéfico, demoramo-nos por nossa vez, em abençoada vigília. Os perigos que nos ameaçam os entes amados de agora ou de épocas que o tempo consumiu, desde muito, não nos deixam impassíveis. Os homens não se acham sozinhos na estreita senda de provas salutares em que se confinam. A responsabilidade pelo aperfeiçoamento do mundo compete-nos a todos.

[96 - página 38] - André Luiz

____A reencarnação significa recomeço nos processos de evolução ou de retificação. Lembre-se de que os organismos mais perfeitos da nossa Casa Planetária procedem inicialmente da ameba. Ora, recomeço significa “recapitulação” ou “volta ao princípio”. Por isso mesmo, em seu desenvolvimento embrionário, o futuro corpo de um homem não pode ser distinto da formação do réptil ou do pássaro. O que opera a diferenciação da forma é o valor evolutivo, contido no molde perispirítico do ser que toma os fluidos da carne. Assim pois, ao regressar à esfera mais densa (reencarnar), é indispensável recapitular todas as experiências vividas no longo drama de nosso aperfeiçoamento, ainda que seja por dias e horas breves, repetindo em curso rápido as etapas vencidas ou lições adquiridas, estacionando na posição em que devemos prosseguir no aprendizado. Logo depois da forma microscópica da ameba, surgirão no_processo_etal os sinais da era aquática de nossa evolução e, assim por diante, todos os períodos de transição ou estações de progresso que a criatura já transpôs na jornada incessante do aperfeiçoamento, dentro da qual nos encontramos, agora, na condição de humanidade.

[16a - página 215 ] - André Luiz - 1943

(Ver: Evolucionismo)

PREPARATIVOS PARA AS REENCARNAÇÕES DE TRABALHOS E MISSÕES

Personagens do texto abaixo:

Alexandre
Espírito orientador de André Luiz, no plano espiritual
André Luiz Espírito que ditou o texto abaixo, por intermédio do médium Chico Xavier

____Grande percentagem de reencarnações na Crosta se processa em moldes padronizados para todos, no campo de manifestações puramente evolutivas. Mas outra percentagem não obedece ao mesmo programa. Elevando-se a alma em cultura e conhecimento, e, conseqüentemente, em responsabilidade, o processo_reencarnacionista individual é mais complexo, fugindo à expressão geral, como é lógico. Em vista disso, as colônias espirituais mais elevadas mantêm serviços especiais para a reencarnação de trabalhadores e missionários.

____As explicações eram sedutoras e relevantes e, compreendendo a importância dos esclarecimentos para meu pobre espírito, Alexandre continuou:

____— Quando me refiro a trabalhadores, falo dos companheiros não completamente bons e redimidos, mas daqueles que apresentam maior soma de qualidades superiores, a caminho da vitória plena sobre as condições e manifestações grosseiras da vida. Em geral, como acontece a nós outros, são entidades em débito, mas com valores de boa vontade, perseverança e sinceridade, que lhes outorgam o direito de influir sobre os fatores de sua reencarnação, escapando, de certo modo, ao padrão geral. Claro que nem sempre tais alterações se verificam em condições agradáveis para a experiência futura. Os serviços de retificação representam tarefas enormes.

____E desejando imprimir fortemente em meu espírito a noção da responsabilidade, o instrutor prosseguiu, tornando mais grave a inflexão da voz:

____— O problema da queda é também uma questão de aprendizado e o mal indica posição de desequilíbrio, exigindo restauração e corrigenda. A evolução confere-nos poder, mas gastamos muito tempo, aprendendo a utilizar esse poder harmonicamente. A racionalidade oferece campo seguro aos nossos conhecimentos; entretanto, André, quase todos nós, trabalhadores da Terra, nos demoramos séculos no serviço de iluminação_íntima, porque não basta adquirir ideias e possibilidades, é preciso ser responsável, e nem é justo tenhamos tão-somente a informação do raciocínio, mas também a luz do amor.
(Ver: Amor e Conhecimento)

____— Daí as lutas sucessivas em continuadas reencarnações da alma! — exclamei, vivamente impressionado.

____— Sim — continuou meu amável interlocutor —, temos necessidade da luta que corrige, renova, restaura e aperfeiçoa.

  • A reencarnação é o meio,
  • a educação divina é o fim.

____Por isso mesmo, a par de milhões de semelhantes nossos que evolvem, existem milhões que se reeducam em determinados setores do sentimento, porquanto, se já possuem certos valores da vida, faltam-lhes outros não menos importantes.

____Identificando-me a dificuldade para compreender-lhe o ensinamento de maneira integral, meu orientador voltou a dizer:

____— O próprio Jesus nos deixou material de pensamento para o assunto em exame, quando nos asseverou que se a nossa mão ou os nossos olhos fossem motivos de escândalo deveriam ser cortados ao penetrarmos no templo da vida. Compete-nos transferir a imagem literal para a interpretação simples do espírito. Se já falimos muitas vezes em experiências da autoridade, da riqueza, da beleza física, da inteligência, não seria lógico receber idêntica oportunidade nos trabalhos retificadores.

____— É para a regulamentação de semelhantes serviços que funciona em nossa colônia espiritual, por exemplo, o planejamento_de_reencarnações, onde você terá ocasião de recolher ensinamentos preciosos.

____E, atendendo-me às necessidades como pai afetuoso, apresentou-me o instrutor, no dia imediato, à imponente instituição.

____Constituía-se o movimentado centro de serviço de vários prédios e numerosas instalações. Árvores acolhedoras enfileiravam-se através de extensos jardins, imprimindo encantador aspecto à paisagem. Reconheci logo que o instituto se caracterizava por grande movimento. Entidades insuladas ou em pequenos grupos iam e vinham, estampando atencioso interesse na expressão fisionômica. Pareciam sumamente despreocupadas de nossa presença ali, porque, quando não passavam sozinhas, ao nosso lado, engolfadas em profundos pensamentos, iam em grupos afetuosos, alimentando discretas conversações, muito graves e absorventes, ao que me parecia. Muitos desses irmãos, que passavam junto de nós, empunhavam reduzidos rolos de substância semelhante ao pergaminho terrestre, relativamente aos quais não possuía eu, até então, a mais leve notícia.

____Alexandre, porém, como sempre, veio em socorro de minha estranheza, explicando, bondosamente:

____— As entidades sob nossos olhos são trabalhadores de nossa_esfera, interessados em reencarnações próximas. Nem todos estão diretamente ligados a semelhante propósito, porque grande parte está em trabalho de intercessão, obtendo favores dessa natureza para amigos íntimos. Os rolos brancos que conduzem são pequenos mapas de formas orgânicas, elaborados por orientadores de nosso plano, especializados em conhecimentos biológicos da existência terrena. Conforme o grau de adiantamento do futuro reencarnante e de acordo com o serviço que lhe é designado no corpo_carnal, é necessário estabelecer planos adequados aos fins essenciais.

[16a - página 146] - André Luiz

____Independente do credo, todo aquele que: favorável ao " Evolucionismo", à teoria de Darwin, e ainda não aceitou a " Reencarnação e Evolução", deveria refletir profundamente, com muita sinceridade.
____Como imaginar nossos antepassados, os mais remotos, tendo ascensão direta ao plano divino, sem passarem por estágios na era do Homo Sapiens?
____Também, se considerarmos que o Homem de Neanderthal desapareceu há 30 mil anos, como admitir a hipótese de estarem estacionados, até hoje, aguardando o "juízo final"? Não seria mais justo esperar de Deus a oportunidade para que evoluíssem, reencarnando?

[0]

____Ainda relacionando reencarnação com evolução e considerando a lentidão inerente ao processo evolutivo, parece haver grande coerência em considerar a reencarnação como consequência lógica da crença na existência_da_alma_além_da_morte e do evolucionismo, pois do contrário seria inimaginável, ou pelo menos ilógico, considerar que os espíritos, ainda que menos evoluídos, de nossos antepassados mais remotos se encontrem em paraísos, em torturas ou vagando pelo universo.
____Mesmo se ainda considerarmos que a alma é propriedade exclusiva da espécie humana, existiria ainda a questão, aparentemente sem resposta, de quando, em que momento no processo evolutivo, passamos a tê-la. E qual seria então a razão para considerar que nós, seres humanos, passamos a condição de seres espiritualizados em alguma época específica de nossa evolução?
____Parece haver maior misticismo se negarmos, portanto, o processo de reencarnação.

Marcio Andrade

Ver também:
*