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Determinismo e Livre-arbítrio
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Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
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____ Determinismo e livre-arbítrio coexistem na vida, entrosando-se na estrada dos destinos, para a elevação e redenção dos homens .

  • O primeiro é absoluto nas mais baixas camadas evolutivas
  • e o segundo amplia-se com os valores da educação e da experiência.

____Acresce observar que sobre ambos pairam as determinações divinas, baseadas na lei do amor, sagrada e única, da qual a profecia foi sempre o mais eloqüente testemunho.

____Não verificais, atualmente, as realizações previstas pelos emissários do Senhor há dois e quatro milênios, no divino simbolismo das Escrituras?

____Estabelecida a verdade de que o homem é livre na pauta de sua educação e de seus méritos, na lei das provas, cumpre-nos reconhecer que o próprio homem, à medida que se torna responsável, organiza o determinismo da sua existência, agravando-o ou amenizando-lhe os rigores, até poder elevar-se definitivamente aos planos superiores do Universo.

____Havendo o determinismo e o livre-arbítrio, ao mesmo tempo, na vida humana, para compreender os guias_spirituais quando afirmam não lhes ser possível influenciar_a_nossa_liberdade, não devemos esquecer que falam de expressão corpórea, em se tratando do determinismo natural, que prepondera sobre os destinos humanos.

  • A subordinação da criatura, em suas expressões do mundo físico, é lógica e natural nas leis das compensações, dentro das provas necessárias,
  • mas, no íntimo, zona de pura influenciação espiritual, o homem é livre na escolha do seu futuro caminho. Seus amigos do invisível localizam aí o santuário da sua independência sagrada.

____Em todas as situações, o homem educado pode reconhecer onde falam as circunstâncias da vontade de Deus, em seu benefício, e onde falam as que se formam pela força da sua vaidade pessoal ou do seu egoísmo.

____Com ele, portanto, estará sempre o mérito da escolha, nesse particular.

____O homem pode agravar ou amenizar o determinismo de sua vida.

____A determinação divina na sagrada lei universal é sempre a do bem e da felicidade, para todas as criaturas.

  • No lar_humano, não vedes um pai amoroso e ativo, com um largo programa de trabalhos pela ventura dos filhos?
  • E cada filho, cessado o esforço da educação na infância, na preparação para a vida, não deveria ser um colaborador fiel da generosa providência paterna pelo bem de toda a comunidade familiar?

____Entretanto, a maioria dos pais humanos deixa a Terra sem ser compreendida, apesar de todo o esforço despendido na educação dos filhos.

____Nessa imagem muito frágil, em comparação com a paternidade divina, temos um símile da situação.

____O Espírito que, de algum modo, já armazenou certos valores educativos, é convocado para esse ou aquele trabalho de responsabilidade junto de outros seres em provação rude, ou em busca de conhecimentos para a aquisição da liberdade. Esse trabalho deve ser levado a efeito na linha reta do bem, de modo que esse filho seja o bom cooperador de seu Pai Supremo, que é Deus.

  • O administrador de uma instituição,
  • O chefe de uma oficina,
  • O escritor de um livro,
  • O mestre de uma escola, têm a sua parcela de independência para colaborar na obra divina, e devem retribuir a confiança espiritual que lhes foi deferida.

____Os que se educam e conquistam direitos naturais, inerentes à personalidade, deixam de obedecer, de modo absoluto, no determinismo da evolução, porquanto estarão aptos a cooperar no serviço das ordenações, podendo criar as circunstâncias para a marcha ascensional de seus subordinados ou irmãos em humanidade, no mecanismo de responsabilidade da consciência esclarecida.

____Nesse trabalho de ordenar com Deus, o filho necessita considerar o zelo e o amor paternos, a fim de não desviar sua tarefa do caminho reto, supondo-se senhor arbitrário das situações, complicando a vida da família humana, e adquirindo determinados compromissos, por vezes bastante penosos, porque, contrariamente ao propósito dos pais, há filhos que desbaratam os “talentos” colocados em suas mãos, ...

____Daí a necessidade de concluirmos com a apologia da Humanidade, salientando que o homem que atingiu certa parcela de liberdade está retribuindo a confiança do Senhor, sempre que age com a sua vontade misericordiosa e sábia, reconhecendo que o seu esforço individual vale muito, não por ele, mas pelo amor de Deus que o protege e ilumina na edificação de sua obra imortal.


____O determinismo divino se constitui de uma só lei, que é a do amor para a comunidade universal. Todavia, confiando em si mesmo, mais do que em Deus, o homem transforma a sua fragilidade em foco de ações contrárias a essa mesma lei, efetuando, desse modo, uma intervenção indébita na harmonia divina.

____Eis o mal.

____Urge recompor os elos sagrados dessa harmonia sublime.

____Eis o resgate.

____Vede, pois, que o mal, essencialmente considerado, não pode existir para Deus, em virtude de representar um desvio do homem, sendo zero na Sabedoria e na Providência Divinas.

____O Criador é sempre o Pai generoso e sábio, justo e amigo, considerando os filhos transviados como incursos em vastas experiências. Mas, como Jesus e os seus prepostos são seus cooperadores divinos, e eles próprios instituem as tarefas contra o desvio das criaturas humanas, focalizam os prejuízos do mal com a força de suas responsabilidades educativas, a fim de que a Humanidade siga retamente no seu verdadeiro caminho para Deus.

Os animais e os homens quase selvagens nos dão uma ideia dos seres que agem no planeta sob determinaçãoabsoluta. E essas criaturas servem para estabelecer a realidade triste da mentalidade do mundo, ainda distante da fórmula do amor, com que o homem deve ser o legítimo cooperador de Deus, ordenando com a sua sabedoria paternal.

____Sem saberem amar os irracionais e os irmãos mais ignorantes colocados sob a sua imediata proteção, ...

  • Os homens mais educados da Terra exterminam os primeiros, para a sua alimentação,
  • e escravizam os segundos para objeto de explorações grosseiras, com exceções, de modo a mobilizá-los a serviço do seu egoísmo e da sua ambição.

____Quando o homem educado se permite examinar a conduta de outrem, de modo leviano ou inconveniente, é sinal que a sua vigilância padece desastrosa deficiência, porquanto a liberdade de alguém termina sempre onde começa uma outra liberdade, e cada qual responderá por si, um dia, junto à Verdade Divina.

____Todo ser racional está sujeito ao erro, mas a ele não se encontra obrigado.

____Em plano de provações e de experiências como a Terra, o erro deve ser sempre levado à conta dessas mesmas experiências, tão logo seja reconhecido pelo seu autor direto, ou indireto, tratando-se de aproveitar os seus resultados, em idênticas circunstâncias da vida, sendo louvável que as criaturas abdiquem a repetição dos experimentos, em favor do seu próprio bem no curso infinito do tempo.

____Em todas as situações da existência a mente do homem defronta circunstâncias ...

  • do determinismo divino
  • e do determinismo humano.

____A circunstância a ser seguida, portanto, deve ser sempre a do primeiro, a fim de que o segundo seja iluminado, destacando-se essa mesma circunstância pelo seu caráter de benefício geral, muitas vezes com o sacrifício da satisfação egoística da personalidade. Em virtude dessa característica, o homem está sempre habilitado, em seu íntimo, a escolher ...

  • O bem definitivo de todos e o contentamento transitório do seu “eu”, fortalecendo a fraternidade e a luz,
  • ou agravando o seu próprio egoísmo.

[41a - página 83] - EMMANUEL - 1940

Com base no texto acima, poderíamos concluir que o livre-arbítrio é uma questão de conquista?

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  • N as esferas primárias da evolução, o determinismo pode ser considerado irresistível.

    • É o mineral obedecendo a leis invariáveis de coesão
    • e o vegetal respondendo, fiel, aos princípios organogênicos,
  • mas, na consciência humana, a razão e a vontade, o conhecimento_e_o_discernimento entram em função nas forças do destino, conferindo ao Espírito as responsabilidades naturais que deve possuir sobre si mesmo. Por isso, embora nos reconheçamos subordinados aos efeitos_de_nossas_próprias_ações, não podemos ignorar que o comportamento de cada um de nós, dentro desse determinismo relativo, decorrente de nossa própria conduta, pode significar liberação abreviada ou cativeiro maior, agravo ou melhoria em nossa condição de almas endividadas perante a Lei.

[83 - página 92] - Informações do Espírito André Luiz, conforme instruções do Espírito Sânzio.

Ver também:
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