Determinismo
e livre-arbítrio
coexistem na vida, entrosando-se na estrada dos destinos,
para a elevação
e redenção dos
homens .
- O primeiro é absoluto nas mais baixas camadas evolutivas
- e o segundo amplia-se com os valores da educação e da experiência.
____Acresce observar
que sobre ambos pairam as determinações divinas, baseadas na lei do
amor, sagrada e única, da qual a profecia foi sempre o mais eloqüente
testemunho.
____Não verificais, atualmente, as realizações previstas pelos emissários
do Senhor há dois e quatro milênios, no divino simbolismo das
Escrituras? ____Estabelecida a verdade de que o homem é livre na pauta de sua educação
e de seus méritos, na lei das provas, cumpre-nos reconhecer que o próprio
homem, à medida que se torna responsável, organiza o determinismo
da sua existência, agravando-o ou amenizando-lhe os rigores, até poder
elevar-se definitivamente aos planos superiores do Universo.
Havendo o determinismo e o livre-arbítrio, ao mesmo tempo, na vida
humana, para compreender os guias_spirituais quando afirmam não lhes ser
possível influenciar_a_nossa_liberdade, não
devemos esquecer que falam de expressão corpórea, em se tratando do determinismo natural, que prepondera sobre os destinos humanos.
- A subordinação da criatura, em suas expressões do mundo físico, é lógica
e natural nas leis das compensações, dentro das provas
necessárias,
- mas, no íntimo, zona de pura influenciação espiritual, o homem é livre
na escolha do seu futuro caminho. Seus amigos do invisível localizam aí o
santuário da sua independência sagrada.
____Em
todas as situações, o homem educado pode reconhecer onde falam as
circunstâncias da vontade de Deus, em seu benefício, e onde falam as que
se formam pela força da sua vaidade pessoal ou do seu egoísmo. ____Com ele, portanto, estará sempre o mérito da escolha, nesse particular.
____O homem pode agravar ou amenizar o determinismo de sua vida. ____A determinação divina na sagrada lei universal é sempre a do bem e da
felicidade, para todas as criaturas.
- No lar_humano, não vedes um pai amoroso e ativo, com um largo programa de
trabalhos pela ventura dos filhos?
- E cada filho, cessado o esforço da
educação na infância, na preparação para a vida, não deveria ser um
colaborador fiel da generosa providência paterna pelo bem de toda a
comunidade familiar?
____Entretanto, a maioria dos pais humanos deixa a Terra sem ser compreendida, apesar de todo o esforço despendido na educação
dos filhos.
____Nessa imagem muito frágil, em comparação com a paternidade divina,
temos um símile da situação.
____O Espírito que, de algum modo, já
armazenou certos valores educativos, é convocado para esse ou aquele trabalho
de responsabilidade junto de outros seres em provação rude, ou em busca
de conhecimentos para a aquisição da liberdade. Esse trabalho deve ser
levado a efeito na linha reta do bem, de modo que esse filho seja o bom
cooperador de seu Pai Supremo, que é Deus.
- O administrador de uma
instituição,
- O chefe de uma oficina,
- O escritor de um livro,
- O mestre de
uma escola, têm a sua parcela de independência para colaborar na obra
divina, e devem retribuir a confiança espiritual que lhes foi deferida.
____Os que se educam e conquistam direitos naturais, inerentes à
personalidade, deixam de obedecer, de modo absoluto, no determinismo da
evolução, porquanto estarão aptos a cooperar no serviço das ordenações, podendo
criar as circunstâncias para a marcha ascensional de seus subordinados ou
irmãos em humanidade, no mecanismo de responsabilidade da consciência
esclarecida.
____Nesse trabalho de ordenar com Deus, o filho necessita considerar o zelo e
o amor paternos, a fim de não desviar sua tarefa do caminho reto,
supondo-se senhor arbitrário das situações, complicando a vida da família
humana, e adquirindo determinados compromissos, por vezes bastante
penosos, porque, contrariamente ao propósito dos pais, há filhos que
desbaratam os “talentos” colocados em suas mãos, ...
____Daí a necessidade de concluirmos com a apologia da Humanidade,
salientando que o homem que atingiu certa parcela de liberdade está
retribuindo a confiança do Senhor, sempre que age com a sua vontade
misericordiosa e sábia, reconhecendo que o seu esforço individual vale
muito, não por ele, mas pelo amor de Deus que o protege e ilumina na
edificação de sua obra imortal.
____O determinismo divino se constitui de uma só lei, que é a do amor para a
comunidade universal. Todavia, confiando em si mesmo, mais do que em Deus,
o homem transforma a sua fragilidade em foco de ações contrárias a essa
mesma lei, efetuando, desse modo, uma intervenção indébita na harmonia
divina.
____Eis o mal.
____Urge recompor os elos sagrados dessa harmonia sublime.
____Eis o resgate. ____Vede, pois, que o mal, essencialmente considerado, não pode existir para
Deus, em virtude de representar um desvio do homem, sendo zero na
Sabedoria e na Providência Divinas.
____O Criador é sempre o Pai generoso e
sábio, justo e amigo, considerando os filhos transviados como incursos em
vastas experiências. Mas, como Jesus e os seus prepostos são seus
cooperadores divinos, e eles próprios instituem as tarefas contra o
desvio das criaturas humanas, focalizam os prejuízos do mal com a força
de suas responsabilidades educativas, a fim de que a Humanidade siga
retamente no seu verdadeiro caminho para Deus.
Os animais e os homens quase selvagens nos dão uma ideia dos
seres que agem no planeta sob determinaçãoabsoluta. E essas criaturas
servem para estabelecer a realidade triste da mentalidade do mundo, ainda
distante da fórmula do amor, com que o homem deve ser o legítimo
cooperador de Deus, ordenando com a sua sabedoria paternal.
____Sem saberem amar os irracionais e os irmãos mais ignorantes colocados sob
a sua imediata proteção, ...
- Os homens mais educados da
Terra exterminam os
primeiros, para a sua alimentação,
- e escravizam os segundos para objeto
de explorações grosseiras, com exceções, de modo a mobilizá-los a
serviço do seu egoísmo e da sua
ambição.
____Quando o homem educado se permite examinar a conduta de outrem, de modo
leviano ou inconveniente, é sinal que a sua vigilância padece desastrosa
deficiência, porquanto a liberdade de alguém termina sempre onde começa
uma outra liberdade, e cada qual responderá por si, um dia, junto à
Verdade Divina.
____Todo
ser racional está sujeito ao erro, mas a ele não se encontra obrigado.
____Em plano de provações e de experiências como a Terra, o erro deve ser
sempre levado à conta dessas mesmas experiências, tão logo seja
reconhecido pelo seu autor direto, ou indireto, tratando-se de aproveitar
os seus resultados, em idênticas circunstâncias da vida, sendo louvável
que as criaturas abdiquem a repetição dos experimentos, em favor do seu
próprio bem no curso infinito do tempo.
____Em
todas as situações da existência a mente do homem defronta circunstâncias ...
- do determinismo divino
- e do determinismo humano.
____A circunstância a ser
seguida, portanto, deve ser sempre a do primeiro, a fim de que o segundo
seja iluminado, destacando-se essa mesma circunstância pelo seu caráter
de benefício geral, muitas vezes com o sacrifício da satisfação egoística
da personalidade. Em virtude dessa característica, o homem está sempre
habilitado, em seu íntimo, a escolher ...
- O bem definitivo de todos e o
contentamento transitório do seu “eu”, fortalecendo a fraternidade e
a luz,
- ou agravando o seu próprio egoísmo.
[41a - página 83] - EMMANUEL - 1940  Com
base no texto acima, poderíamos concluir que o
livre-arbítrio
é uma questão de conquista? [0]

- N as
esferas primárias da evolução, o determinismo
pode ser considerado irresistível.
- É o
mineral obedecendo a leis invariáveis de coesão
- e o
vegetal respondendo, fiel, aos princípios organogênicos,
- mas,
na consciência humana, a razão e a vontade,
o conhecimento_e_o_discernimento entram em função nas forças do destino,
conferindo ao Espírito as responsabilidades naturais que deve possuir
sobre si mesmo. Por isso, embora nos reconheçamos subordinados aos efeitos_de_nossas_próprias_ações, não podemos ignorar que o
comportamento de cada um de nós, dentro desse determinismo
relativo, decorrente de nossa própria conduta, pode
significar liberação abreviada ou cativeiro maior, agravo ou
melhoria em nossa condição de almas endividadas perante a Lei.
[83 - página 92] - Informações do Espírito André Luiz, conforme instruções do
Espírito Sânzio. |