página acima: Vontade
Tentações
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Aquele que pôde, escolheu o gênero das provações que atravessa, dispondo-se a lutar, com valor, contra as tentações.

____Se não puder combater com a força precisa, isto é, se não quiser, porque a Lei não nos confia problemas de trabalho superiores à nossa capacidade de solução, caso não delibere guerrear a influência destrutiva, demorar-se-á por muito tempo nas perturbações a que já se encontra ligada em princípio.

[28a - página 143] - André Luiz - 1954

____Um minuto de conversação atenciosa com as tentações provocadoras do plano inferior pode induzir-nos a perder um século.

[16a - página 85] - André Luiz

____O êxito dos falsos profetas em nossa vida, surge na proporção de falsidade que ainda abrigamos em nosso próprio espírito.

____O ouro tenta o homem mas não move o interesse do corvo. Os detritos atraem o corvo mas apenas provocam a repugnância do homem.

____Somos tentados invariavelmente de acordo com a nossa própria natureza.

____A perturbação não lançaria raízes no solo de nossa alma, se aí não encontrasse terreno adequado.

____Não nos libertaremos, assim, das forças enganadoras que nos cercam, sem a nossa própria libertação dos interesses inferiores.

____O ouvido que oferece asilo à calúnia, é cultor da maledicência.

____A boca que se detém na resposta ao insulto, naturalmente estima a produção verbal de crueldade e sarcasmo.

  • Quem muito se especializa na contemplação do charco, traz o pântano dentro de si.
  • Quem se consagra sistematicamente à fuga do próprio dever, aceita a comunhão com criaturas indisciplinadas como se convivesse com mártires e heróis.
  • Quem apenas possui visão para a crítica, encontra prazer com os censores inveterados e com os incuráveis pessimistas que somente identificam a treva ao redor dos próprios passos.

____Tenhamos cautela em nós mesmos, a fim de que a nossa defensiva contra a mentira e contra a ilusão funcione, eficiente.

____Não seríamos procurados pelos adversários da Luz se não cultivássemos a sombra.

____Jamais ouviríamos o apelo às nossas vaidades se não vivêssemos reclamando o envenenado licor da lisonja ao nosso próprio "eu" enfermiço.

____Procuremos as situações e os acontecimentos, as criaturas e as cousas pelo bem que possam produzir, nunca pelo estímulo ao nosso personalismo desregrado, e os problemas da tentação degradante estarão resolvidos em nossa marcha.

____"Á árvore é conhecida pelos frutos" ensina o Senhor, e seremos queridos e admirados pelos espíritos que nos rodeiam através de nossos próprios pensamentos e através de nossas próprias obras.

____Sejamos fiéis ao Senhor, na prática do amor puro, em qualquer confissão religiosa a que nos afeiçoemos e as forças infiéis à verdade não encontrarão base em nossa vida, de vez que a Vontade Divina, e não o nosso capricho, será então a luz santificadora de nossos próprios corações.

EMMANUEL

(do livro SAUDAÇÃO DO NATAL, psicog. F.C.Xavier)

Indicação de João Gonçalves Filho

A maneira mais simples de levar a efeito a vigilância pessoal, para evitar a queda em tentações é a de cada um estabelecer um tribunal de autocrítica, em consciência própria, procedendo para com outrem, na mesma conduta de retidão que deseja da ação alheia para consigo próprio.

[41a - página 130] - EMMANUEL - 1940

____O único remédio seguro que conheço contra as tentações é o mergulho do pensamento e das mãos no trabalho que nos dignifique a vida para o Senhor.

[94 - página 81] - Irmão X - 1948

" Vigiai e orai, para não cairdes em tentação."

Jesus. MATEUS, 26:41

____As mais terríveis tentações decorrem do fundo sombrio de nossa individualidade, assim como o lodo, mais intenso, capaz de tisnar o lago, procede do seu próprio seio.

____Renascemos na Terra com as forças desequilibradas do nosso pretérito para as tarefas do reajuste.

____Nas raízes de nossas tendências, encontramos as mais vivas sugestões de inferioridade. Nas íntimas relações com os nossos parentes, somos surpreendidos pelos mais fortes motivos de discórdia e luta.

____Em nós mesmos podemos exercitar...

____Em contacto com os afetos mais próximos, temos copioso material de aprendizado para fixar em nossa vida os valores...

____Não te proponhas, desse modo, atravessar o mundo, sem tentações. Elas nascem contigo, assomam de ti mesmo e alimentam-se de ti, quando não as combates, dedicadamente, qual o lavrador sempre disposto a cooperar com a terra da qual precisa extrair as boas sementes.

____Caminhar do berço ao túmulo sob as marteladas da tentação, é natural. Afrontar obstáculos, sofrer provações, tolerar antipatias gratuitas e atravessar tormentas de lágrimas são vicissitudes lógicas da experiência humana.

____Entretanto, lembremo-nos do ensinamento do Mestre, vigiando e orando, para não sucumbirmos às tentações, de vez que mais vale chorar sob os aguilhões da resistência que sorrir sob os narcóticos da queda.

[85 - página 253] - EMMANUEL

Tentação e Virtude

  • Quando a criatura retém enorme fortuna, podendo claramente desmandar-se na avareza, aplicando-se tão-só ao gozo pessoal, e procura utiliza-la no progresso e no bem-estar dos semelhantes...
  • Quando a pessoa dispõe de autoridade para manejar, em seu exclusivo proveito, a influência de que desfruta, mas, ao invés disso, busca emprega-la no auxílio aos outros...
  • Quando um homem ofendido se vê com meios suficientes para vingar-se, pela forma que julgue mais razoável, e perdoa de coração a ofensa recebida, reconhecendo-se igualmente passível de errar...
  • Quando alguém já fez por outrem todos os benefícios que se lhe faziam possíveis, recolhendo invariavelmente a incompreensão por resposta, e prossegue amparando esse alguém, na medida de seus recursos, sem exigência e sem queixa...

____Em verdade, semelhantes companheiros terão vencido as maiores tentações que lhes assediavam a vida.

*

____Todos nós – espíritos ainda em evolução e resgate – somos experimentados nos temas do caminho terrestre, em cuja vivência temos caído de outras vezes...
____Isso acontece, porque, em muitas circunstâncias, as nossas provações assumem na escola humana a forma de testes indispensáveis.

  • Há quem renasça ostentando atrações físicas para superar a inclinação para o desregramento
  • portando um cérebro privilegiado para vencer a vaidade da inteligência
  • retendo múltiplas titulações acadêmicas para subjugar a propensão para o abuso
  • exercendo encargos difíceis, em causas nobres da Humanidade, para extinguir o impulso de traição ou deslealdade.

*

____Cada um de nós, onde esteja, é examinado pela Vida Superior, nas tendências inferiores nas quais já faliu em existências passadas, e apenas conseguiremos a vitória sobre nós mesmos, quando repetirmos as operações do bem sobre o mal que nos procure, tantas vezes quantas sejam necessárias, mesmo além do débito pago ou da mancha extinta.
____Fácil, por isso, reconhecer que sem o toque da tentação a virtude realmente não aparece, e assim será sempre, de vez que toda inocência será levada, hoje, amanhã ou depois, ao cadinho da luta, a fim de que não permaneça na condição de flor improdutiva no vaso lindo, mas inútil, da ingenuidade.

[117 - páginas 79/81] - EMMANUEL

Ver também:
*