GUIA.HEU
22 Anos
Pertence à página: Células
Genética - Genoma Humano

A Genética é uma área da biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade ou herança biológica.

Áreas que estudam a transmissão das informações genéticas nos indivíduos:

  • biologia molecular,
  • ecologia,
  • evolução
  • genômica. A genômica utiliza a bioinformática para o tratamentos de dados genéticos.




Células diploides (2n)
:
São as que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares.
Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes.
Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.

Células poliploides:
São aquelas que possuem mais de dois conjuntos cromossômicos.
A poliploidia é muito comum nas plantas e rara em animais.

https://brasilescola.uol.com.br/biologia

Células Haplóides:
As células reprodutivas (os gametas) são haplóides.
Nos seres humanos são as que possuem 23 cromossomos, metade.


 As que possuem apenas um conjunto de cromossomos, representado pela letra n.
A reprodução das células haplóides ocorre na meiose, momento da divisão celular que as células diplóides se dividem e formam as células haplóides.

https://www.todamateria.com.br/

Genética - Conceitos Básicos

Estrutura do DNA e RNA:

  • Purina - Adenina e Guanina

  • Pirimidinas - Citosina, Timina, Uracil

    As pirimidinas funcionam no DNA e RNA,
    • na sinalização celular,
    • no armazenamento de energia (como fosfatos), 
    • na regulação enzimática e
    • na produção de proteínas e amido.



https://www.tiraojaleco.com.br/2016/09/

As surpresas da genética
Fim do Projeto Genoma e suas conclusões são mais perguntas do que respostas.
Bia Barbosa

____Depois de dez anos de pesquisas e disputas colossais, cientistas do Projeto Genoma Humano e da companhia privada Celera Genomics conseguiram montar por completo o quadro de informações do código genético humano, o genoma. As descobertas foram impressionantes e colocaram em xeque muitos conceitos consagrados da genética.

____Em resumo, os cientistas descobriram que ...

  • Os genes são apenas um rascunho ou uma receita tosca de como se fabrica um ser vivo.
  • Eles contêm a matéria-prima de como fazer os tijolos da vida, as proteínas,
  • mas não todas as instruções de como montá-los de modo que o resultado final seja um bebê humano saudável.

____Um exemplo: estão contidas nos genes as instruções para que as células reprodutoras, uma vez fecundadas, se diferenciem e dêem origem a coração, pulmão, cérebro, músculos e todos os órgãos do corpo humano. Mas os genes não informam que a cabeça tem de ficar em cima dos ombros ou que os braços devem sair um de cada lado do tronco. Essa orientação espacial que permite ao embrião tomar a forma natural que conhecemos é dada por instruções bioquímicas no útero materno. Ou seja, os genes são quase tudo. Quando se imaginava que eram tudo.

Ver:
Fecundação

e

Folhetos blastodérmicos

____Os seres humanos têm cerca de 30.000 genes, um terço do que se imaginava antes da conclusão do genoma. É pouco gene para tanta diversidade. Só de proteínas diferentes no organismo, estima-se que existam entre 300.000 e 1 milhão.

  • O código genético humano tem tantos genes quanto um pé de milho.
  • A mosca drosófila tem 13.000
  • e um verme nematóide, 19.000. "Isso é uma facada no orgulho da nossa espécie. Como podemos continuar de cabeça erguida sabendo que temos apenas uns poucos genes a mais do que um verme?", disse Francis Collins, coordenador da equipe internacional do Projeto Genoma Humano. "Por outro lado, é apenas uma pista para buscar onde reside a complexidade que nos torna humanos."
  • Quanto mais panorâmica a visão do genoma humano, mais clara a ideia de que o gene, sozinho, não faz milagres.
  • "A noção de que um gene é igual a uma doença ou que produz uma proteína-chave está voando janela afora", afirmou Craig Venter, que liderou a pesquisa na Celera.
  • O gene, sabe-se agora, é uma pequena parte de um imenso processo que envolve milhares de substâncias e reações orgânicas.

____Em sua avaliação, Venter antecipa o fracasso de muitas das técnicas de tratamento que começaram a ser testadas nos principais centros de pesquisa do mundo nos últimos anos. Trata-se das promissoras terapias genéticas, que prometem curar pessoas corrigindo defeitos em genes que não funcionam como deveriam. Para o cientista, o ser humano é muito complexo para ser controlado apenas pela alteração de um ou outro gene.

____A complexidade estaria não na quantidade de genes que possuímos, mas sim na capacidade do organismo humano de combiná-los e transformar-se numa usina bioquímica produtora de proteínas. A missão de identificá-los, determinar sua localização, função e como interagem é o principal alvo dos geneticistas a partir de agora. Começa-se a discutir um grande projeto nos moldes do que acaba de ser concluído para estudar todas as proteínas responsáveis pelo funcionamento do corpo humano. Vai ser uma tarefa gigantesca, envolvendo enzimas, anticorpos e hormônios como a insulina, estruturas muito mais complexas que o próprio DNA. Uma única proteína pode estar envolvida em mais de um processo, acumulando funções. Além disso, tarefas comuns como determinar secreção deste ou daquele hormônio podem envolver inúmeras proteínas. Ou seja: é jogo matemático de probabilidades praticamente infinito. Os cientistas já têm uma ideia do que encontrarão pela frente.

  • Como as células apresentam funções diferentes, cada uma sintetiza um conjunto de proteínas correspondentes a suas atribuições orgânicas (Cada um desses conjuntos, que podem chegar a ter 15.000 proteínas, é chamado de proteoma).

  • "Devemos demorar pelo menos trinta anos para começar a compreender o funcionamento de tudo isso", acredita Marcelo Valle de Sousa, professor da Universidade de Brasília e coordenador do Centro Brasileiro de Serviços e Pesquisas em Proteínas.

  • Com a abertura da caixa de surpresas do genoma, foram confirmadas suspeitas que fazia muito tempo rondavam os laboratórios e provocavam arrepios nos geneticistas mais radicais.

  • Voou pela janela, junto com o antigo conceito de gene, o determinismo genético, em que tudo pode ser explicado pelo que está escrito no DNA humano.

  • Do mesmo modo como uma mutação em gene associado ao câncer não determina o desenvolvimento de um tumor, práticas de exercícios e uma dieta equilibrada podem evitar o aparecimento de doenças, apesar de anomalias genéticas.

  • As influências ambientais são tão decisivas quanto o genoma no funcionamento do organismo.

____Com isso, distancia-se o sonho de um dia clonar seres humanos para conseguir cópias exatas. Por mais que se criem pessoas parecidas ou até idênticas geneticamente, elas reagirão sempre de maneira diferente aos estímulos externos e nunca terão personalidade, comportamento nem físico exatamente iguais.

  • Da mesma forma como genes não produzem seres idênticos, também não justificam as diferenças raciais.

  • O resultado final do Projeto Genoma revelou que todos os seres humanos são 99,99% idênticos do ponto de vista biológico.

  • A diferença entre um negro e um japonês, além da que enxergamos nos traços físicos, está apenas em uma letra trocada a cada conjunto de 1 000 entre todas que formam nosso código genético. São elas que determinam nossa individualidade e podem trazer informações sobre bases genéticas para criatividade, memória e coordenação motora.

____Para achar essas e outras explicações nos paradoxos do genoma, os cientistas terão de vasculhar áreas até hoje ignoradas. Terão de se debruçar sobre um amontoado de informações desconhecidas que se acreditava lixo sem utilidade nenhuma. A decifração do genoma respondeu a algumas questões. Mas, no processo, levantou outras ainda mais enigmáticas. Prova de que se fez boa ciência. Todas as grandes descobertas precedentes da humanidade abriram janelas e não fecharam portas à curiosidade.

Ver mais informações em:
http://www.escolavesper.com.br/genoma_projeto.htm
Link desativado

"O Fim da Ditadura dos Genes" é tema de palestra em João Pessoa

____No dia 19 de maio de 2011, a Associação Médico-Espírita da Paraíba (AMEPB) e a Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE) promovem evento que mostra pesquisas que sugerem que os genes não são os comandantes da nossa existência.
(Ver: Epigenética)

  • Será que o nosso destino, enquanto seres vivos, passíveis de adoecer e morrer, seria regido apenas pelos genes?

  • Como nossas escolhas, pensamentos e emoções interferem nesta equação?

  • Será que a mente escolhe a vestimenta carnal que comanda durante toda uma existência?
    (Ver: Perispírito e Corpo Físico)

  • O que dizem as últimas evidências científicas?

____Palestrante o médico anestesista Carlos Roberto. O evento realizado no auditório do Hospital Universitário da UFPB, Campus I, s/n, Cidade universitária, João Pessoa, PB, com início às 19h30min.

O citoplasma, que é, nofundo, o elemento intersticial de vinculação das forças fisiopsicossomáticas, obriga as células ao trabalho de que necessita para expressar-se, trabalho este que, à custa de repetições quase infinitas, se torna perfeitamente automático para as unidades celulares que se renovam, de maneira incessante, na execução das tarefas que a vida lhes assinala.

André Luiz - Uberaba, 29 de Janeiro de 1958)
[56 página 45]

Ver:
Células e Perispírito

e

Reflexos condicionados

As leis da genética encontram-se presididas por numerosos agentes psíquicos que a ciência da_Terra está longe de formular, dentro dos seus postulados materialistas. Esses agentes psíquicos, muitas vezes, são movimentados pelos mensageiros do plano espiritual, encarregados dessa ou daquela missão junto às correntes da profunda fonte da vida. Eis por que, aos geneticistas, comumente se deparam incógnitas inesperadas, que deslocam o centro de suas anteriores ilações.

Fisicamente falando, a própria natureza do orbe vem melhorando o homem, continuadamente, nos seus processos de_seleção natural. Nesse sentido, a genética só poderá agir copiando a própria natureza material. Se essa ciência, contudo, investigar os fatores espirituais, aderindo aos elevados princípios que objetivam a iluminação das_almas humanas, então poderá criar um vasto serviço de melhoramento e regeneração do homem espiritual no mundo, mesmo porque, de outro modo, poderá ser uma notável mentora da eugenia, uma grande escultora das formas celulares, mas estará sempre fria para o espírito humano, podendo transformar-se em títere abominável nas mãos impiedosas dos políticos racistas.

O mendelismo realizou experiências notáveis, porém, ainda encontra fenômenos inexplicáveis no processo de suas observações positivas. Faz-se mister considerar, igualmente, que, em escala decrescente, nos reinos da Natureza, a genética apresenta resultados felizes nas suas demonstrações, pelo material simples e primitivo tomado para as suas observações práticas, tais como os complexos celulares de plantas e de animais, constituídos por expressões rudimentares. Em escala ascendente, contudo, onde a evolução psíquica apresenta as suas características de intensidade e realização, a genética encontrará sempre os fatores espirituais, convocando-a para um campo mais vasto e mais sublime de operações.

Não podemos olvidar que os fenômenos dolorosos do nascimento de monstruosidades entre os homens e entre os animais decorrem do quadro de provações purificadoras, sem nos esquecermos, igualmente, de que o mundo terrestre ainda é escola preparatória de aperfeiçoamento.

Os produtos teratológicos constituem luta expiatória, não só para os pais sensíveis, como para o Espírito encarnado sob penosos resgates do pretérito delituoso.

Quanto aos animais, temos de reconhecer a necessidade imperiosa das experiências múltiplas no drama da evolução anímica.

Em tudo, porém, busquemos divisar a feição educativa dos trabalhos do mundo.

A Terra é uma vasta oficina. Dentro dela operam os prepostos do Senhor, que podemos considerar como os orientadores técnicos da obra de aperfeiçoamento e redenção. Em determinadas seções de esforço, os homens são maus alunos ou trabalhadores rebelados. Nesses núcleos, os prepostos de Jesus podem edificar o mesmo trabalho de sempre; todavia, encontram a perturbação e a resistência dos próprios beneficiados, razão pela qual a fonte de energias puras não pode ser responsabilizada pelos fenômenos que a deturpam, operados pela indiferença, pela intenção criminosa ou pela perversidade das próprias criaturas humanas, objeto constante do carinho desvelado do Senhor, em todos os caminhos dos seus destinos.

[41a - páginas 37 / 40]
EMMANUEL - 1940

Mendel e a herança - Mendelismo

____Conjunto de estudos sobre a transmissão de características hereditárias proposto pelo monge Johann Gregor Mendel em 1864 e que compõe a base da genética. Mendel estuda por mais de dez anos como as características são transmitidas de geração a geração. Muitos cientistas e agricultores já haviam realizado cruzamento entre espécies. Mas é Mendel quem faz a experimentação mais sistemática. Pesquisa a reprodução de 22 variedades de ervilha. Descobre que certas características dominam e outras ficam "ocultas" (recessivas). Constrói o primeiro modelo matemático-estatísco da transmissão de caracteres hereditários.

Fé em Deus está nos genes, diz cientista americano

____O geneticista norte-americano Dean Hamer diz que não se trata de "o" gene, mas de "um gene entre vários". E não é exatamente Deus, mas uma predisposição à crença, que ele chama de "espiritualidade". O tal gene, isolado por Hamer e sua equipe no Instituto Nacional do Câncer, nos EUA, é identificado pela sigla VMAT2. Ele estaria envolvido no transporte de uma classe de mensageiros químicos do cérebro conhecidos como monoaminas, do qual o mais famoso é a serotonina, a molécula do bem-estar.

http://www.cienciaefe.org.br/jornal/ed87/mt01.html
Link desativado

Links:


Ver menção nas páginas:


Criança precisa de: Amor; Afeto; Educação; Saúde; Esperança e Fé raciocinada

DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)