página acima: Pensamento
Pensamento criativo
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Chegará o tempo em seu desenvolvimento_espiritual em que despertará para o enorme dom que você tem em sua mente - o dom do pensamento criativo, inteligente - e você tomará consciência da enorme responsabilidade que tem na maneira de usá-lo.

Há gente maravilhosa em seu mundo que tem usado a mente de tal maneira que alcançam revelação e crescimento nos desafios diários da vida. Passo a passo, examinando, analisando, movendo-se para novos pontos de vista e para a compreensão mais elevada, estas pessoas moldam novos ideais para si mesmas. Elas adotam esses ideais como orientação para seu comportamento futuro. Por esses meios, elas têm sido capazes de purificar seu pensamento, suas palavras e ações, com o fim de redefinir seu modo de conduta no mundo e sua maneira de relacionar-se.

Essas são pessoas que "se fazem por si mesmas[1]", - mas raramente encontra-se quem não tenha tirado sua força, visão, inspiração e estabilidade emocional da fonte mais alta - a Consciência_Divina, ou de sua percepção do que possam chamar "Deus".

Quando estava na Terra, contei às pessoas uma história - a parábola dos "Dez Talentos[2]".

Um Senhor muito rico sairia a viajar durante algum tempo e entregou para cada um de seus três servos uma soma em dinheiro. Para um deu dez talentos, para outro cinco e para o último deu um talento. Quando voltou, perguntou a cada servo como tinha usado o dinheiro. Um disse que tinha dobrado o investimento do mestre, o outro disse que tinha ganhado a metade e o último disse que tinha guardado o dinheiro, por medo de perder o que recebeu. O mestre felicitou os dois primeiros por sua eficiência e engenhosidade, mas aborreceu-se com aquele que não tinha tentado fazer nada com a única moeda dada para os seus cuidados.

Cada um de vocês no mundo tem sua própria soma de "talentos" com a qual trabalhar. Se, por sua própria iniciativa, achar difícil descobrir a melhor maneira de tirar proveito do seu talento e recursos pessoais, - recorra à Consciência Divina através da meditação e pouco apouco as ideias seguramente virão e essas serão perfeitamente adequadas para a sua própria personalidade.

Ao mesmo tempo - considere como você tem usado seus talentos em sua vida.

    • Você tem estado inteiramente concentrado em criar felicidade e prazeres para si mesmo, - ou tem dedicado tempo também para a elevação e melhoria da vida dos demais?

É uma coisa terrível ter recebido mais talentos do que a média e acabar sua existência tendo-os desperdiçado em um modo de vida autoindulgente. Qualquer lição que tenha falhado em aprender, qualquer crescimento de que tenha se esquivado, qualquer desenvolvimento espiritual que você tenha deliberadamente evitado, - são montanhas que você criou para escalar em suas próximas_idas. Elas obstruirão seu caminho e você terá de lidar com isso - espiritualmente - ou elas se repetirão em outra vida.

Não é necessário abrir um grande caminho no mundo, alcançar progressos, riquezas ou fama. Você pode usar seus talentos como um pai, buscando os melhores meios de ter sucesso no seu trabalho de promover o bem-estar de seus filhos. Que convite mais elevado do que aquele de ser um "bom pai/mãe amorosa", mais especialmente se você tomar como modelo a Consciência_Divina_Pai_-_Mãe que se dirige inteiramente para o crescimento, nutrição, saúde e regeneração da mente e do corpo, para a proteção de todas as formas e a satisfação de cada necessidade da mente, das emoções e do corpo, - em um sistema de Lei e Ordem e de Amor Incondicional!

    • Como pai/mãe - você está à altura da Consciência de sua Fonte Divina do Ser?

Algumas das pessoas que têm feito o melhor uso de seus talentos são servos - aqueles que cuidam dos filhos dos outros com dedicação e amor, que limpam a casa com atenção consciente em cada detalhe, que criam um ambiente pacífico, calmo e cuidadoso para o seu empregador, com amor e gentileza. Essas são as grandes almas, as que têm construído para elas os caminhos que conduzem diretamente ao Reino dos Céus.

Por outro lado, há pessoas que têm usado seus talentos com o propósito de destruir os demais a fim de alimentar sua vaidade e o frio vazio que está em seus corações. O uso de suas mentes os leva à sua própria destruição. Pense nas pessoas ao longo da história e no tempo presente, que tém conduzido outros à rebelião por uma lavagem cerebral. Eles se tornaram ditadores. Então pense no fim provável desses ditadores. Tais pessoas abusaram dos privilégios conferidos pelo "poder_mental" e por fim pagaram o preço, mas não antes de terem destruído milhares de vidas sem nenhuma boa razão, pois nunca poderia haver uma "boa" razão para transformar países em desertos destruídos pela guerra e arruinar economias prósperas.

Pense nas famílias onde o abuso mental e emocional prolifera. Trata-se de um uso repugnante do “poder mental.” Isso repercute sobre o abusador de muitas, muitas maneiras:

Portanto, não utilize seu cérebro, intelecto, visão, conhecimento e educação como uma plataforma a partir da qual criticar, julgar ou condenar os outros que não estão à altura dos seus próprios padrões de eficiência ou bondade em qualquer área de sua vida.

Ao mesmo tempo, - uma vez que criticar, julgar e condenar é tão natural como respirar para o ego humano, não tente negar suas percepções do que pode ser melhorado. Fazê-lo é negar a realidade do processo evolutivo. O propósito por trás da existência é o de experimentar - e melhorar a partir de suas experiências. Assim, não julgue, nem condene, nem rejeite as deficiências que observa nos outros, porém leve suas percepções imediatamente à Consciência Divina e peça continuamente uma Solução Divina do problema. Agarre-se ao entendimento de que seja onde for e quando for que a Consciência Divina entre em um problema, o resultado final é sempre crescimento e desenvolvimento para todos os envolvidos

Tente sempre ter em mente que você está na Terra para fazer a Consciência Divina chegar a sua vida diária, relações e circunstâncias. Você está aqui para usar sua mente para esse propósito específico.

___________
N.T.:
[1] Self-made people.
[2] Talento: moeda romana de ouro ou prata.

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 8 ]

Alguns leitores destas_Cartas talvez se lembrem de meu confronto_com_a_figueira perto de Betânia. Eu tinha fome e insensatamente procurava figos fora de época. Quando não encontrei nenhum, disse à árvore "que ninguém voltasse a comer de seu fruto". A árvore murchou até as raízes e estava morta no dia seguinte, para o espanto de Pedro. Aquilo foi em um tempo em que eu, como Jesus, era totalmente irresponsável quanto ao uso de meu "poder_mental", e causei danos dos quais me arrependi. (Expliquei plenamente as verdadeiras razões daquele incidente na Carta_3). Entretanto, ao falar com meus discípulos, também utilizei aquilo como um exemplo e um aviso do poder exercido pela mente sobre os seres vivos.

Também se deve dizer que naquele dia chicoteei e expulsei os agiotas do templo e denegri dura e abertamente os escribas e fariseus. Todas aquelas atividades foram impulsos magnético-emocionais de ligação — rejeição. Deliberadamente, selei minha morte futura pela crucificação. Sabia perfeitamente o que estava fazendo, pois meu tempo na Terra estava se aproximando do fim e, para dizer a verdade, estava ansioso para deixar seu mundo.

Quando as pessoas se engajam em um caminho espiritual em busca de um "Poder mais alto", mestres da "autoajuda" ensinam muitas delas a se apegarem em alto grau a pensamentos de ligação magnético-emocional, embora tais mestres não tenham ideia de que suas instruções sirvam para fortalecer o poder do ego. Ao aspirante espiritual é ensinado: "se você meditar", "Deus" ou o "Poder de seu Subconsciente" o ajudará a satisfazer todas as suas necessidades". "Vou visualizar a casa que quero e sei que a receberei". "Vou comprar a roupa de que preciso e ter fé que, de algum modo, pagarei as contas". Eles se concentram em "ter fé" e em conseguir o que necessitam ou querem.

No princípio de sua mudança de consciência e do exercício de sua fé, as pessoas de fato sentem grandes benefícios. As coisas desejadas vêm para suas vidas, elas encontram portas abertas, alcançam sucesso. Esse fenômeno revela que os planos materiais de sua consciência estão se espiritualizando e como resultado se produzem melhorias. A vida é menos dura.

Porém suas vidas são destinadas a expressar todos os níveis de sua consciência — mente, emoções e corpo. Quando você dominar os reinos físicos da consciência, sua próxima aventura na espiritualidade estará no reino das emoções. Por isso, de repente, no meio de sua prosperidade sopra o vento e cai a chuva sobre sua consciência emocional que era estável até então, criando múltiplas desgraças de toda natureza. Isso pode ser a perda_de_algum_familiar, saúde ou posses, repentinos contratempos de diversos tipos em diferentes áreas de sua vida. São nesses momentos que muitos perdem a fé anterior. "Pensar positivo não funciona!", eles afirmam.

Não, pensamento positivo por si só não funciona, nem o "poder do seu subconsciente", uma vez que é somente um aspecto do seu ser espiritual/humano inteiro. Quando suas emoções estão perturbadas, você está sendo chamado a examinar sua consciência inteira, suas crenças, seus sentimentos em relação a si mesmo e aos outros, sua fé numa dimensão espiritual — e mesmo o significado da morte e de sua vida futura em uma dimensão mais elevada. Esse é um tempo muito doloroso na vida das pessoas. Todos estão sujeitos a esse período de perturbação, de uma maneira ou outra.

Este pode ser um tempo de tremendo crescimento interior e de movimento em direção a felicidade, ou um tempo de contínua amargura e ressentimento. Este é o momento de despertar plenamente e compreender que o resultado das experiências depende inteiramente de você — não da sorte ou do destino - mas de você, seja trabalhando por si mesmo, seja trabalhando devotada e consistentemente com a Consciência_Divina para chegar finalmente ao cume da felicidade.

Esse é também o momento em que a pessoa é desafiada a utilizar sua mente construtivamente, a fim de alcançar revelações e ideais mais elevados com os quais dominará as emoções.

A diferença entre o pensamento reativo — que surge das respostas impulsivas egocêntricas diante de situações incômodas — e o pensamento criativo, inteligente, ponderado, se tornará clara. Quando isso ocorrer — e a revelação posta em prática todos os dias — o autodomínio estará próximo.

Apenas os mestres que podem dirigi-lo através de todos os níveis de autoentendimento, arrependimento, despertar, mudança de padrões mentais/emocionais, levando-o sempre para cima em direção às frequências vibratórias espirituais superiores, até você alcançar a verdadeira "Compreensão de Deus", — são os Mestres da Verdade, — aqueles que realmente podem conduzi-lo ao Reino dos Céus.

Se o primeiro nível de desenvolvimento, o de procurar a satisfação material através do pensamento positivo, fosse inteiramente satisfatório para os buscadores e se eles tivessem recebido tudo o que esperavam, então o mundo inteiro estaria hoje convertido à crença do "pensar positivamente".

Entretanto, esse é o ponto de partida do caminho espiritual da alma que estava em repouso e isso não deve ser rejeitado nem criticado. A psique desperta para o fato de que para além da dimensão terrena há uma dimensão espiritual que se denomina "Deus", "uma pessoa sentada lá em cima" ou "um poder universal" que responde às orações. Lembre-se de que estamos falando sobre "consciência". A psique está se tornando consciente de que há algo mais na vida do que a rotina diária e quer experimentar "o quer que seja isso", pois a privação em alguma área da existência - saúde, meios financeiros, felicidade, amor etc. — está fazendo com que busque ajuda.

Aqui temos a mesma ligação emocional - magnética em curso: "Eu quero". Porém, como a psique que está despertando se torna uma observadora do que ocorre na mente e nas emoções, graças ao seu contato purificado com a "CONSCIÊNCIA VIDA", ela começa a "ver" algumas das atividades magnético-emocionais de "ligação - rejeição" às quais ela se apega. Por fim, ela estará suficientemente iluminada para mudar os sentimentos de "posse — repulsão" e rezará pedindo ajuda para superá-los. Geralmente é nesse momento que o Mestre apropriado para essa alma entrará em sua vida. Se a alma já percorreu várias_vezes_o_caminho_da_vida, então será algum Mestre que tenha evoluído suficientemente para guiar a alma buscadora para fora das correntes e da prisão do impulso egocêntrico, em direção à Luz.

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 8 ]Portanto, digo àqueles que ainda não experimentaram a qualidade de vida que descrevi como sendo a sua pela VONTADE Divina, que não se perguntem o que acontece com a vida, com as pessoas, com as circunstâncias - ou consigo mesmo... Olhem para os seus próprios processos de pensamento, suas próprias atitudes diante da vida, seus sentimentos em relação aos outros e a si mesmos, - e descubra em que tipo de pensamen-tos - e expectativas - você entra normalmente. Eles desenvolvem uma força de energia de consciência poderosamente criativa que você está emitindo durante o dia todo. Isso atrairá para você tudo o que teme e espera. Às vezes, a forma negativa de consciência criativa está profundamente enraizada em seu subconsciente, implantada ali há muitos anos em função de certas circunstâncias. Ou então o impulso de consciência criativa negativa pode ter vindo de uma vida anterior. De qualquer modo, se você tem passado por más experiências constantes, examine o seu estado interior e verifique qual tipo de expectativas negativas o seu subconsciente armazena. Procure saber ainda quais são os seus sentimentos e atitudes em relação aos outros.

  • Você vive consistentemente em harmonia com as Leis da Existência? Expressa o "amor incondicional" em todos os níveis de sua vida, em direção a cada coisa em sua experiência?

  • Você é capaz de ver a "luz da alma" dentro de todas as coisas vivas - ou só pode ver o seu impulso egocêntrico - a sua escuridão?

  • Você percebe que as pessoas a quem hostiliza ou critica, Eu, o Cristo, tenho por elas o mais elevado amor e compreensão todo o tem-po? Para aqueles que você está rejeitando, eu estou irradiando o meu amor incondicional.


[ CARTAS DE CRISTO > Carta 9 ]

Ver também:
*