
Espécie de inteligência rudimentar que dirige os seres vivos nas
suas ações, malgrado a sua vontade e no interesse da sua conservação.
- Pelo instinto obra-se sem raciocinar;
- pela inteligência raciocina-se antes de
obrar.
____No homem as idéias instintivas são muito freqüentemente
confundidas com as idéias_intuitivas. Estas últimas são aquelas que ele
hauriu quer no estado de Espírito, quer nas existências anteriores e das
quais conserva uma vaga lembrança. [126 - Vocabulário Espírita] Instinto[do latiminstinctu] – espécie de inteligência rudimentar que dirige os seres vivos em suas ações, à revelia de sua vontade e no interesse de sua conservação. o instinto torna-se inteligência
quando surge a deliberação. http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/vocabulario/letra-i.html
(Link desativado)  ____Instinto[do latim instinctu]
- 1. tendência natural; aptidão inata.
- 2.Força de origem biológica, própria do homem e dos animais superiores, que
atua de modo inconsciente, espontâneo, automático, independente de
aprendizado.
http://www.annex.com.br/pessoais/confrariahpe/i.htm
(Link desativado)  O instinto não é independe da inteligência.
O instinto é uma espécie de
inteligência.
É uma inteligência
sem raciocínio. Por ele é que todos os seres provêem às suas necessidades.
[9a - página 78 questão 73] O instinto e a inteligência
muitas vezes se confundem. Mas, muito bem se podem distinguir os atos
que decorrem do instinto dos que são da
inteligência.
[9a - página 79 questão 74]
- O instinto existe sempre, independente da intelectualidade, mas o homem o
despreza.
- O instinto também pode conduzir ao
bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança do que a razão. Nunca se transvia.
- O instinto seria sempre
infalível, se não fosse falseada pela má educação, pelo orgulho e pelo
egoísmo.
- O instinto não raciocina; a razão permite a
escolha e dá ao homem o livre-arbítrio.
- O instinto varia em suas manifestações, conforme às espécies e às suas
necessidades.
Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia
à inteligência,
isto é, à vontade e à liberdade.
[9a - página 79 questão 75] ____ Consumindo
pensamentos alheios pela reflexão automática, exageramos nossas
necessidades afastando-nos da simplicidade e estruturando complicado
mecanismo de cautela e desconfiança, para além da justa preservação,
retendo, apaixonadamente, o instinto da posse e, com o instinto da posse, criamos os reflexos do egoísmo e do orgulho, da vaidade e do medo. ____ EMMANUEL João
Gonçalves Filho (CUPIDEZ - 661)
cupidez
 Freud (Sigmund Freud)
argumentava que o princípio do prazer,
na verdade, exprimia impulsos primitivos, animais. Para seus contemporâneos
vitorianos, a ideia de que o comportamento humano fosse no fundo governado por
compulsões sem nenhum propósito mais nobre que a auto-realização carnal era
simplesmente escandalosa. O escândalo se atenuou nas décadas seguintes, mas o
conceito freudiano do homem como animal foi mantido em segundo plano pelos
cientistas cognitivos. Agora ele está de volta. Neurocientistas como Donald W
Pfaff, da Universidade Rockefeller, e Jaak Panksepp, da Universidade Estadual de
Bowling Green, acreditam hoje que os mecanismos instintivos
que regem a motivação humana são ainda mais primitivos do que imaginava Freud.
Nossos sistemas básicos de controle_emocional são iguais aos de nossos parentes primatas e aos
de todos os mamíferos. No nível profundo da organização mental que Freud
chamou de ID,
a anatomia e a química funcionais de nosso cérebro não são muito diferentes
daquelas dos animais que vivem nos currais ou dos bichos de estimação. SCIENTIFIC
AMERICAN Brasil- ANO
3 - N°25 - Junho/2004
www.sciam.com.br
____Não
se poderia negar que, além de possuírem o instinto, alguns animais praticam atos combinados, que denunciam vontade de operar em
determinado sentido e de acordo com as
circunstâncias. Há, pois, neles, uma espécie de inteligência, mas cujo
exercício quase que se circunscreve à
utilização dos meios de satisfazerem às suas necessidades físicas
e de proverem à conservação própria. (Ver: Ego) [9a - página 294 questão 593] A
imitação da voz humana, por alguns animais, origina-se de uma particular
conformação dos órgãos vocais, reforçada pelo instinto de imitação.
[9a - página 295 questão 596] Conquanto não tenha alma animal, que, por
suas paixões, o nivele aos animais, o homem tem o corpo que, às vezes, o rebaixa
até ao nível deles, por isso que o corpo é um
ser dotado de vitalidade
e de instinto, porém ininteligentes estes e
restritos ao cuidado que a sua conservação requer.
[9a - página 298 questão 605] Assim,
mais culpado é, aos olhos de Deus, ...
- o homem
instruído que pratica uma simples injustiça,
- do que o selvagem ignorante que
se entrega aos seus instinto.
[9a - página 312 questão 637]
- A
sobreexcitação dos instinto materiais abafa,
por assim dizer, o senso moral,
- como o desenvolvimento do senso moral enfraquece pouco a pouco as faculdades puramente animais.
[9a - página 354 questão 754]
Antes_de_se_unir_ao_corpo, a alma compreende melhor a lei de Deus do que depois de encarnada. Compreende-a de acordo com o grau
de perfeição que tenha atingido e dela guarda a intuição quando unida ao corpo. Os maus instinto, porém, fazem
ordinariamente que o homem a esqueça.
[9a - página 307 questão 620] Todo Espírito tem que progredir_incessantemente. Aquele que, nesta
vida, só tem o instinto do mal, terá noutra o do bem
e é para isso que renasce_muitas_vezes, pois preciso é que todos_progridam e atinjam a meta. A
diferença está somente em que uns gastam mais
tempo do que outros, porque assim o querem. Aquele, que só tem o instinto do bem, já se purificou, visto que talvez tenha tido o do
mal em anterior existência. [9a - página 459 questão 993] A
Humanidade_progride. Esses homens, em quem o instinto do mal domina e que se acham deslocados entre pessoas de bem,
desaparecerão gradualmente. Mas, desaparecerão para renascer sob outros invólucros. Como então terão mais experiência,
compreenderão melhor o bem e o mal.
[9a - página 354 questão 756] LINKs:
- PULSÕES
ou INSTINTOS: http://www.psiqweb.med.br/persona/freud.html
(Link desativado)
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