![]()
No homem as idéias instintivas são muito freqüentemente confundidas com as idéias intuitivas. Estas últimas são aquelas que ele hauriu quer no estado de Espírito, quer nas existências anteriores e das quais conserva uma vaga lembrança.
Instinto[do latiminstinctu] – espécie de inteligência rudimentar que dirige os seres vivos em suas ações, à revelia de sua vontade e no interesse de sua conservação. o instinto torna-se inteligência quando surge a deliberação. http://www.espirito.org.br/portal/ doutrina/vocabulario/letra-i.html
Instinto[do latim instinctu]
http://www.annex.com.br/pessoais/ confrariahpe/i.htm (Link desativado)
O instinto não é independe da inteligência.
O instinto e a inteligência muitas vezes se confundem. Mas, muito bem se podem distinguir os atos que decorrem do instinto dos que são da inteligência.
Consumindo
pensamentos alheios pela reflexão automática, exageramos nossas
necessidades afastando-nos da simplicidade e estruturando complicado
mecanismo de cautela e desconfiança, para além da justa preservação,
retendo, apaixonadamente, o instinto da posse e, com o instinto da posse, criamos os reflexos do egoísmo e do orgulho, da vaidade e do medo.
EMMANUEL
Freud (Sigmund Freud)
argumentava que o princípio do prazer,
na verdade, exprimia impulsos primitivos, animais.
Para seus contemporâneos vitorianos, a ideia de que o comportamento humano fosse no fundo governado por compulsões sem nenhum propósito mais nobre que a auto-realização carnal era simplesmente escandalosa. O escândalo se atenuou nas décadas seguintes, mas o conceito freudiano do homem como animal foi mantido em segundo plano pelos cientistas cognitivos. Agora ele está de volta. Neurocientistas como Donald W Pfaff, da Universidade Rockefeller, e Jaak Panksepp, da Universidade Estadual de Bowling Green, acreditam hoje que os mecanismos instintivos que regem a motivação humana são ainda mais primitivos do que imaginava Freud. Nossos sistemas básicos de controle emocional são iguais aos de nossos parentes primatas e aos de todos os mamíferos.
No nível profundo da organização mental que Freud chamou de ID,
a anatomia e a química funcionais de nosso cérebro não são muito diferentes
daquelas dos animais que vivem nos currais ou dos bichos de estimação. SCIENTIFIC
AMERICAN Brasil
Não
se poderia negar que, além de possuírem o instinto, alguns animais praticam atos combinados, que denunciam vontade de operar em
determinado sentido e de acordo com as
circunstâncias.
Há, pois, neles, uma espécie de inteligência, mas cujo
exercício quase que se circunscreve à
utilização dos meios de satisfazerem às suas necessidades físicas
e de proverem à conservação própria.
A imitação da voz humana, por alguns animais, origina-se de uma particular conformação dos órgãos vocais, reforçada pelo instinto de imitação.
Conquanto não tenha alma animal, que, por suas paixões, o nivele aos animais, o homem tem o corpo que, às vezes, o rebaixa até ao nível deles, por isso que o corpo é um ser dotado de vitalidade e de instinto, porém ininteligentes estes e restritos ao cuidado que a sua conservação requer.
Assim, mais culpado é, aos olhos de Deus, ...
Antes de se unir ao corpo, a alma compreende melhor a lei de Deus do que depois de encarnada. Compreende-a de acordo com o grau de perfeição que tenha atingido e dela guarda a intuição quando unida ao corpo.
Os maus instinto, porém, fazem
ordinariamente que o homem a esqueça.
Todo Espírito tem que progredir incessantemente.
Aquele que, nesta vida, só tem o instinto do mal, terá noutra o do bem e é para isso que renasce muitas vezes, pois preciso é que todos progridam e atinjam a meta.
A
diferença está somente em que uns gastam mais
tempo do que outros, porque assim o querem.
Esses homens, em quem o instinto do mal domina e que se acham deslocados entre pessoas de bem, desaparecerão gradualmente. Mas, desaparecerão para renascer sob outros invólucros.
Como então terão mais experiência,
compreenderão melhor o bem e o mal.
Segundo o cientista Rupert Sheldrake, o instinto é resultado da ressonância mórfica
LINKs:
|
Páginas relacionadas:

