página acima: Ciência
Teorias Científicas
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Teoria de como o cérebro funciona:

Neurologistas ainda não conhecem exatamente os mecanismos dos gânglios da base, um grupo de núcleos cerebrais que se interconectam com a maior parte do sistema nervoso. Esta área do cérebro seria livre da influência da consciência. Por essa razão, algumas decisões do ser humano não são tomadas de maneira tão racional: os gânglios é que fazem a primeira distinção entre o que é bom ou ruim e nos fazem optar rapidamente. Tempos depois (pode ser alguns minutos ou vários anos) é que a consciência avalia de fato o que foi decidido.

http://hypescience.com/as-10-mais-belas-teorias-ja-inventadas/

____A ciência, se não deseja continuar no papel de comparsa da tirania e da destruição, tem absoluta necessidade do Espiritismo, cuja finalidade divina é a iluminação_dos_sentimentos, na sagrada melhoria das características morais do homem.

[41a - página 23] - EMMANUEL - 1940

____Chegará a ciência a dar-nos uma concepção do mundo exaustiva e demonstrada, em todos os campos, coordenando organicamente a tudo, o que sabemos e o que saberemos, em uma síntese universal? Certo que chegará e por isso já urge compensar o atual e divergente trabalho racional de análise com seu oposto e convergente trabalho intuitivo de síntese. Hoje em dia, já não se pode fazer uma filosofia ou explicar uma religião, sem a ciência. Hoje já não se admite o pensador isolado de todos os ramos do saber humano; ele deve conhece-los a todos. Importa descobrir as relações que façam do conhecimento disperso um todo orgânico. É necessária, por isso, uma obra criativa de intuição reveladora de uma ideia que, sem representar nenhuma das ideias particulares, tomadas em cada campo, consista numa nova, a da coordenação delas, o que significa criação de um organismo novo, de uma potência muito maior do que a dos componentes individuais tomados em conjunto. Não são, inclusive em física, as fórmulas e os complicados processos da matemática que criam. Eles apenas demonstram. O que importa são as ideias fundamentais, filhas de intuições, das quais depois nascem as teorias. Na origem destas encontram-se as ideias e não as fórmulas. Somente depois é que aquele pensamento deverá tomar a veste matemática de uma teoria quantitativa ao cabo do controle experimental. Assim como na história temos o período clássico e o romântico, a guerra e a paz, a revolução e reconstrução, em biologia o macho e a fêmea, em física o núcleo e os elétrons e, em astronomia, o sol e os planetas, porque tudo é bipolar e avança primeiro por lampejos de intuição criadora e, depois, por paciente controle analítico e racional, assim também a elaboração racional da mais árida ciência pressupõe, como ponto de partida, o seu oposto, e esse ponto de partida é uma . E que é uma hipótese de trabalho senão um ato de ?

____Trata-se de antecipar e, sem , não se antecipa. Poderá chamar-se fantasia, intuição, mas estamos sempre em um campo suprarracional, onde só pode irradiar a primeira centelha. Assim, a ciência, que foi inimiga da - mas não o será sempre - nasceu da e não pode nascer senão dela. Se a observação não é assim fecundidade, se os dados da experiência não são coordenados pelo espírito, tudo se tornará material desconexo e a ciência jamais saberá concluir. Ela não constitui somente observação, mas também síntese das observações. Assim, só uma grande é criadora em qualquer parte, inclusive no campo da ciência. É esse o impulso que sustenta o homem por toda parte, até no emaranhado das áridas fórmulas matemáticas. Assim, qualquer obra, ainda que tecnicamente imperfeita e parcialmente errada, pode ser frutífera e produtiva, desde que sustentada por uma grande , de que só pode nascer a genial intuição. Entende-se com isso uma livre, espontânea e sentida. O próprio cientista, que deve indagar sem preconceitos, não pode ligar-se à priori, por absolutismos dogmáticos, a nenhum campo. A orienta, impulsiona, aguça os sentidos e gera a intuição, faz ver o essencial em um mar de particularidades. Assim, o matemático encontra e formula um novo teorema antes de estar em condições de demonstrá-lo. A ciência nasceu da em uma ordem racional do universo. Assim, o cientista, de início mantém-se no habitual terreno da experiência e da realidade dos fatos e os respeita, baseando-se neles como primeiro fundamento sem o qual não se faz ciência; mas, depois, só a poderá dar-lhe asas aos pés, no áspero caminho.

AS ÚLTIMAS ORIENTAÇÕES DA CIÊNCIA
Pietro Ubaldi -1951
http://geocities.yahoo.com.br/porland.geo/ciencia.html

____ Assim como me dediquei a explodir os mitos que aprisionavam as mentes dos Judeus da Palestina, eu agora anseio mostrar a vocês que muitas das teorias propostas por seus cientistas surgiram como uma forte reação aos dogmas e doutrinas da Igreja anos atrás.
____Para compreender esta afirmação você deve perceber que, antes do tempo de Darwin, quando várias Igrejas Cristãs tinham a mente do povo sob seu domínio, era geralmente aceito que o Universo havia sido criado exatamente como estava escrito no Gênesis do Velho Testamento bíblico. Quando os homens da ciência tentaram anunciar suas descobertas e teorias, foram obrigados a descrever suas novas crenças na presença de uma enorme oposição religiosa. Em consequência, eles acreditaram ser necessário utilizar grande parte de sua energia mental para provar que as afirmações dos Profetas eram errôneas.
____Mas ao fazer isso, esta estratégia causou a perda de sua clareza de visão, e eles se tornaram impulsionados pelo ego. Daí em diante, qualquer percepção intuitiva que fosse proposta por alguém da comunidade científica era ridicularizada, rejeitada e posta de lado por outros cientistas. Por causa desse clima mental, o pêndulo da investigação da “Verdade” oscilou exclusivamente para a invariável crença na razão e na lógica, aprisionando o intelecto humano no materialismo, ao buscar as respostas acerca das origens da vida e da existência.
____Assim, é absolutamente necessário para mim refutar algumas “teorias científicas” e mostrar que são tão errôneas quanto as chamadas “verdades” da Doutrina Cristã. Ao chegar a algumas destas “teorias”, tanto os cientistas como os homens da Igreja têm mergulhado no reino de absurdas suposições não provadas, para responder a perguntas que não poderiam ser respondidas somente com a mente terrena.
____Mesmo tendo a ciência relatado que a substância de seu mundo material é composta basicamente de partículas elétricas que estão em movimento com grande velocidade no “espaço”, ela é incapaz de explicar “por que” tais “partículas de energia” tomam a forma e a densidade da “matéria”. Ela apenas afirma que existem forças de fusão que casualmente criam os elementos. (Ver: Teoria das cordas)

  • A ciência não pode dizer a você qual é a “Força de Motivação” que atrai as partículas que formam os elementos.
  • A ciência tampouco pode explicar de onde vêm originalmente tais partículas de energia. Apenas afirma que foram liberadas durante o Big Bang, o qual, acreditam, deu o primeiro impulso para a criação. Por que um repentino “Big Bang”? - Do quê? Qual foi o Fator de Motivação por trás dele?
  • A ciência fala de eletromagnetismo, porém não pode dizer de onde vêm tais energias que aparecem e desaparecem. Para onde vão? Por que vão? De uma perspectiva humana, não parece haver atividade inteligível dentro ou por trás desse trabalho.
  • A ciência diz que o eletromagnetismo “simplesmente é” - um simples fato da existência - ainda que produza um trabalho altamente inteligente e intencional, sob a forma de milhões de bilhões de substâncias das quais é feito o Universo. Como acontece isso?

____Não há nada que o eletromagnetismo tenha tornado visível, que a mente_humana possa considerar como sem propósito ou sem significado.

____A ciência ignora este mais básico e vital nível da criação. Sem uma resposta para o porquê tudo o que é trazido para a manifestação visível, através da atividade das energias gêmeas do eletromagnetismo, que sempre tem um propósito, tem êxito e é racional - nada de valor se descobrirá na busca de suas origens.
____Até que a ciência possa testar e descobrir a “Realidade” do “espaço” no qual as partículas elétricas do “ser visível” estão apoiadas, a ciência ficará sempre por trás das portas fechadas do materialismo. O acesso à Verdade eterna e à sabedoria universal estará sempre bloqueado e ela permanecerá encerrada unicamente dentro das amarras da razão - razão esta que é somente o produto da atividade finita das células do cérebro. (Ver: Energia escura)

[ CARTAS DE CRISTO > Carta 5 ]

LINKs:

Ver também:
*