GUIA.HEU
20 Anos
página acima: Cérebro
Sistema límbico
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS

Funções:

____O Sistema Límbico é um grupo de estruturas que inclui:

  • hipotálamo,
  • tálamo,

    O tálamo consiste de duas massas ovais, cada uma encaixada em um hemisfério cerebral, ligados por uma ponte. Ele contém células_nervosas que levam a informação de quatro sentidos (visão, audição, paladar e tato) para o córtex cerebral. Somente o sentido de olfato envia sinais diretamente para o córtex, sem passar pelo tálamo. Sensações de dor, temperatura e pressão também são enviadas através do tálamo.

    http://www.fcf.usp.br/LAT/cerebro.php - (Link desativado)

    O tálamo recebe informações sensoriais do corpo e as passa para o Córtex_cerebral. O córtex cerebral envia informações motoras para o tálamo que posteriormente são distribuídas pelo corpo. Participa, juntamente com o tronco_encefálico, do sistema reticular, que é encarregado de “filtrar” mensagens que se dirigem às partes conscientes do cérebro.

    Funções:

    • Integração Sensorial
    • Integração Motora
  • amígdala,
    • Mantém amplas conexões com o hipotálamo e o restante do sistema límbico;
    • É considerada a janela do sistema límbico, onde se vê o indivíduo no mundo;
    • Seu estímulo pode causar alguns efeitos parecidos aos vegetativos do hipotálamo;
    • Pode, ao ser estimulada, causar algumas experiência comportamentais como: prazer, raiva, sexualidade, medo;
    • Síndrome de Klüver-Bucy: secção bilateral das amígdalas (porção anterior do lobo temporal, onde ficam localizadas) causa:
      • I) perda do medo,
      • II) extrema curiosidade,
      • III) esquecimento rápido,
      • IV) coloca-se tudo na boca,
      • V) grande impulso sexual.
    • Função global da amígdala: responsável pela percepção semiconsciente; parece padronizar as respostas comportamentais apropriadas para cada ocasião.

    http://www.medstudents.com.br/content/resumos/resumo_medstudents_20060405_03.doc
    (Link desativado)

  • hipocampo,
  • Os corpos mamilares
  • e o giro do cíngulo.

____Todas estas áreas são muito importantes para a emoção e reações emocionais. O hipocampo também é importante para a memória e o aprendizado.

http://www.afh.bio.br/basicos/Nervoso3.htm#encefalo

NEUROFISIOLOGIA DAS EMOÇÕE S

O Conceito de Sistema Límbico

Paul Broca, em 1878 observou um grupo de áreas corticais que são diferentes das células do isocórtex que o circundam. Utilizou o termo lobo límbico (contorno), porque ele contorna áreas límbicas sub-corticais, formando um anel. Atualmente, utiliza-se o termo Sistema Límbico para designar o circuito neuronal que controla o comportamento emocional e os impulsos motivacionais

http://www.nnc.icb.ufmg.br/hp/medicina/Seminario/Emocoes.htm

As Bases Neurais da Emoção – Uma Revisão desde o Século XIX à Atualidade


http://www.edumed.org.br/cursos/neurociencia/01/Monografias/bases_neurais_emocao.doc

Cientistas mapeiam as emoções no corpo humano

http://catracalivre.com.br/geral/saude-bem-estar/indicacao/cientistas-mapeiam-as-emocoes-no-corpo-humano/

O sistema Límbico e o comportamento

Ver também:
*