Fluido Vital
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____o fluido vital, que o Espírito, de certo modo, emite, dá vida factícia e momentânea aos corpos inertes; pois que o perispírito não é mais do que esse mesmo fluido vital, segue-se que, quando o Espírito está encarnado, é ele próprio quem dá vida ao seu corpo, por meio do seu perispírito, conservando-se unido a esse corpo, enquanto a organização deste o permite. Quando se retira, o corpo morre.

[17b - página 101 item 77]

Ver: Propriedades do perispírito.

____... Para que os fenômenos_de_transporte se produzam, necessário se faz que as propriedades essenciais do Espírito motor se aumentem com algumas das do médium; é que o fluido vital, indispensável à produção de todos os fenômenos mediúnicos, é apanágio exclusivodo encarnado e que, por conseguinte, o Espírito operador fica obrigado a se impregnar dele ...

[17b - página 120 item 98]

____A quantidade de fluido vital não é absoluta a mesma em todos os seres orgânicos. Varia segundo as espécies e não é constante, quer em cada indivíduo, quer nos indivíduos de uma espécie. Alguns há, que se acham, por assim dizer saturados desse fluido, enquanto os outros o possuem em quantidade apenas suficiente. Daí, para alguns, vida mais ativa, mais tenaz e, de certo modo, superabundante. A quantidade de fluido vital se esgota. Pode tornar-se insuficiente para a conservação da vida, se não for renovada pela absorção e assimilação das substâncias que o contêm. o fluido vital se_transmite_de_um_indivíduo_a_outro. Aquele que o tiver em maior porção pode dá-lo a um que o tenha de menos e em certos casos prolongar a vida prestes a extinguir-se.

[9a - página 76 questão 70]

____Após elevar-se às alturas, a água volta purificada, veiculando vigorosos fluidos_vitais, no orvalho protetor ou na chuva benéfica.

[32 - página 205] - André Luiz

(Ver: água fluidificada)

____Oxidação biológica ou bioquímica

  • "Processo em que organismos vivos, em presença ou não de oxigênio, através da respiração aeróbia ou anaeróbia, convertem matéria orgânica contida na água residuária em substâncias mais simples ou de forma mineral" (Carvalho, 1981).
  • "Processo pelo qual bactérias e outros microorganismos se alimentam de matéria orgânica e a decompõem. Dependem desse princípio a autodepuração dos cursos d'água e os processos de tratamento por lodo ativado e por filtro biológico" (The World Bank, 1978).
http://www.ecolnews.com.br/dicionarioambiental/conceitos-o.htm

Fluido Vital e temas relacionados com o Duplo Etérico

http://www.icefaovivo.com.br/artigos_drricardo.html#24#24

http://www.ricardodibernardi.hpg.ig.com.br/pergunte/pg-0011.htm

Ver também:
*