página acima: Terra
Brasil
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Multiplicando-se em atividades, o mundo espiritual, sob a determinação augusta do Divino Mestre, transplantou para a América a árvore maravilhosa da fraternidade e da paz, a cuja sombra cariciosa e divina vamos encontrar o Brasil, sob a luz do Cruzeiro, desempenhando a tarefa significadora de Pátria do Evangelho.

EMMANUEL

Trabalho de João Gonçalves Filho (BRASIL - 346)

____Em maio de 1934 a “Revista Espírita do Brasil” publica a “Apresentação” de Pietro_Ubaldi, verdadeira epístola apostólica em que o grande Missionário convoca as almas para o santo trabalho do novo Reino. Dessa “Apresentação” extraímos algumas linhas referentes ao Brasil:

  • “Brasil, terra prometida da nova revelação,
  • terra escolhida para a primeira compreensão,
  • terra abençoada por Deus para a primeira expansão de luz no mundo! ..."

____Em dezembro do mesmo ano, voltava a “Revista Espírita do Brasil” a publicar outro artigo de Ubaldi, "Programa", de que, igualmente, extraímos um trecho: " ...Eis os princípios que Sua Voz me dita - não mais, desta vez, carinho, mas, potência e conceito. Eis o que Sua Voz pede à alma do mundo. Sua alma coletiva, una e livre como uma alma individual, pode escolher e da escolha dependerá o futuro. Sua Voz se afasta, em silêncio, daquele que A não segue.

____“Eis o que “Eis o que Sua Voz pede, primeiramente, ao Brasil, escolhido para a primeira afirmação no mundo, e esta afirmação deve ser um imenso amplexo de amor cristão. Esta é a primeira centelha de um incêndio que deve alastrar-se pela bondade, e tão grande que destruirá toda a dureza de ódio e rivalidade que ...

  • divide,
  • esfomeia
  • e atormenta o mundo.

____Este o espírito dos tempos novos" (Gubbio - Itália - 12 de fevereiro de 1934).

____Em abril de 1934 publicou também Pietro Ubaldi um artigo na"Internacional Psychic Gazette" (Abril 1934, pg.107/8), de que traduzimos e transcrevemos um tópico. Após fazer o histórico de “ A_Grande_Síntese”, assim conclui ele:

____A Entidade diz em “A Grande Síntese" que a obra é uma nova Revelação que objetiva a fundação da Nova Civilizarão do Terceiro Milênio ... e que o Brasil é a terra escolhida para a primeira divulgação da nova Revelação no mundo... O movimento é muito mais do que um fenômeno mediúnico e significa também muito mais do que uma antologia mediúnica; significa a salvação do mundo de sua atual crise moral, religiosa, social e econômica."

____Em face da destinação espiritual do Brasil nas avançadas da História, não poderiam deixar de ser também lançadas aqui, através da instrumentalidade pátria, as mesmas abençoadas sementes de igual revelação.

____Assim é que, desde 1920, na Federação Espírita Brasileira, “em ambiente de excepcional suavidade e emoção o já falecido médium Albino Teixeira recebe uma mensagem, assinada por “O Espírito de Verdade”, e da qual extraímos os seguintes parágrafos:A árvore do Evangelho, semeada há dois mil anos na Palestina, eu a transplantei para o reino de Santa Cruz, onde o meu olhar se fixa, nutrindo o meu Espírito a esperança de que breve florescerá, estendendo a sua fronte por toda parte e dando frutos sazonados de amor e perdão... Filhinhos meus muito amados, há longos séculos que procuro reunir-vos todos, para que formeis um só rebanho sob minha direção; mas, rebeldes vos tendes conservado às minhas injunções, procurando antes servir ao príncipe do vosso mundo.” (*)

____Em 1938 publica-se a 1ª edição de “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, ditado pelo brilhante espírito de Humberto de Campos ao fiel médium Francisco_Cândido_Xavier. Nessa obra admirável, lemos esclarecedoras palavras de EMMANUEL. . .

  • Se a Grécia e a Roma da antiguidade tiveram a sua hora, como elementos primordiais das origens de toda a civilização do Ocidente;
  • se o império português e espanhol se alastrou quase por todo o planeta;
  • se a França, a Inglaterra têm tido a sua hora proeminente nos tempos que assinalam as etapas evolutivas do mundo,
  • O Brasil terá também o seu grande momento, no relógio que marca os dias da evolução da_humanidade. Se outros povos atestaram o progresso pelas expressões materializadas e transitórias, o Brasil terá a sua expressão imortal na vida do espírito, representando a fonte de um pensamento novo, sem as ideologias de separatividade e inundando todos os campos das atividades humanas com uma nova luz.” (página 6)

____E Humberto, nessa sua obra, nos fala, vibrante: “As reservas Brasileiras não se circunscrevem ao mundo de aço do progresso material, que impressionou fortemente o espírito de Humboldt, mas, se estendem, infinitamente, ao mundo de ouro dos corações, onde o país escreverá a sua epopéia de realizações morais, em favor do mundo.

[62 - página 199]

(*) "Reformador, de 1/4/1920; "As Três Mensagens"

Ontem, ...

  • aprendíamos a ciência no Egito,
  • a espiritualidade na Índia,
  • O comércio na Fenícia,
  • a revelação em Jerusalém,
  • O direito em Roma
  • e a filosofia na Grécia.

____Hoje, ...

  • adquirimos a educação na Inglaterra,
  • a arte na Itália,
  • a paciência na China,
  • a técnica industrial na Alemanha,
  • O respeito à liberdade na Suíça
  • e a renovação espiritual nas Américas.

EMMANUEL - (Roteiro) [55 - página 177]

“As grandes ideias formam os grandes povos. Um povo só é grande quando chega a realizar uma grande e santa missão no mundo.”

Giuseppe Mazzini

“Este Brasil está destinado a ser, industrialmente, um dos mais importantes fatores do desenvolvimento futuro do Mundo.”

Stefan Zweig

[66 - A FUNÇÃO HISTÓRICA DO BRASIL NO MUNDO]

FOME ZERO MUNDIAL

____Num almoço em Nova York com Kofi Annan, secretário geral das Nações Unidas, Oded Grajew, assessor especial da Presidência, obteve uma informação preciosa. Descobriu que o tal Fundo Mundial de Combate à Pobreza, sobre o qual o presidente Lula falaria na abertura da Assembléia Geral da ONU, no dia 22 de Setembro de 2003, já existe. "Existe, mas não existe", explica Oded. O Fundo Mundial de solidariedade, criado no ano passado, está desativado porque absolutamente nenhum país ou empresa fez qualquer depósito. Agora, segundo Oded, Lula vai propor em seu discurso que ele seja finalmente inaugurado, dando a partida para que o Brasil lidere a campanha de um Fome Zero Mundial.

Revista ISTOÉ - 17 de Setembro de 2003 - Nº 1772

INFELIZMENTE NADA FOI FEITO ... PERDEMOS UMA GRANDE OPORTUNIDADE!

(Ver: Egoísmo)

Foto: Reuters

PAPA APÓIA APELO DO BRASIL CONTRA FOME

O papa João Paulo II garante “apoio incondicional” ao apelo feito pelo Governo brasileiro para que a comunidade internacional lute contra a fome no mundo. Dia 11-10-2004, na sede da Santa Sé, o papa recebeu a nova embaixadora do país no Vaticano, Vera Machado (foto), e afirmou que a Santa Sé tem a “decidida vontade de cooperar” com toda a iniciativa que tenha como objetivo “servir o homem". Para o papa, a iniciativa é um “sinal de viva esperança para todas as populações afetadas pelo flagelo da fome”. “A pobreza constitui um problema que incide a uma parte dos cidadãos brasileiros. O compromisso por atender às necessidades dos mais desfavorecidos deve ser considerado uma prioridade.”

Ver também:
*