Obsessão[do latim obsessione] http://www.espirito.org.br/ (Link desativado)
- Ideia fixa e perturbadora.
Ver: Mecanismo do
monoideísmo e citações em:
- Domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. Praticada,
sempre, pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar.
- Os
bons Espíritos nenhum constrangimento infligem. Aconselham, combatem a
influência dos maus e, se não os ouvem, retiram-se.
- Os maus, ao contrário,
se agarram àqueles de quem podem fazer suas presas. Se chegam a dominar
algum, identificam-se com o Espírito deste e o conduzem como se fora
verdadeira criança.
(Ver: Após
a morte )
A obsessão é a
ação persistente que um mau espírito exerce sobre um
indivíduo. Ela apresenta características muito
diferentes,
- desde
a simples influência moral, sem sinais exteriores sensíveis,
- até
uma perturbação completa do organismo
e das faculdades mentais.
- Ela
faz desaparecer, pouco a
pouco, todas as faculdades mediúnicas;
- na mediunidade psicográfica ela se traduz pela obstinação de um espírito em se manifestar com a
exclusão de todos os outros.
Os maus espíritos existem em grande número em torno da Terra,
em conseqüência da inferioridade moral dos seus
habitantes. Sua ação maléfica faz parte dos flagelos aos
quais
a humanidade terrestre está exposta.
A obsessão, assim como as doenças e todas
as tribulações da vida, devem ser consideradas como uma prova ou uma expiação,
e aceitas como tal.
[65 - página 461 -
capítulo XXVII item 81]
Entre
os escolhos que apresenta a prática do Espiritismo, cumpre se coloque na
primeira linha a obsessão, isto é, o domínio que alguns Espíritos logram
adquirir sobre certas pessoas. Nunca é praticada senão pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar.
A obsessão apresenta caracteres diversos, que é preciso distinguir e que
resultam do grau do constrangimento e da natureza dos efeitos que produz. A
palavra obsessão é, de certo modo, um termo genérico, pelo qual se designa
esta espécie de fenômeno.
[17b - página 306 item 237]
A obsessão, como dissemos, é um dos maiores escolhos da mediunidade e também um dos mais freqüentes. Por isso mesmo, não serão demais
todos os esforços que se empreguem para combatê-la, porquanto, além dos
inconvenientes pessoais que acarreta, é um obstáculo absoluto à bondade e à veracidade
das comunicações.
A obsessão, de
qualquer grau, sendo sempre efeito de um constrangimento e este não podendo
jamais ser exercido por um bom Espírito, segue-se que toda comunicação dada
por um médium obsidiado é de origem suspeita e nenhuma confiança merece. Se
nelas alguma coisa de bom se encontrar, guarde-se isso e rejeite-se tudo o que
for simplesmente duvidoso.
[17b - página 306 item 242]
- Obsessão geralmente é distúrbio espiritual de longo curso, (...) com graves conseqüências,
em forma de distonias mentais, emocionais e desequilíbrios fisiológicos. (*)
- Em casos mais graves, (...) a obsessão é
enfermidade espiritual de erradicação demorada e difícil, pois que muito mais
depende do encarnado perseguido do que do desencarnado perseguidor. (**)
[61 - página 233] (*) Estudos Espíritas- Divaldo Pereira Franco - Pelo Espírito Joanna de Ângelis - 6ª ed. FEB 1995, p. 143
(**)
As
Obsessões. Lampadário Espírita - Divaldo Pereira Franco - Pelo Espírito
Joanna de Ângelis - 6ª ed. FEB 1996, p. 124
- O fenômeno obsessivo apresenta sinais morais, psicológicos ou físicos
característicos, que o trabalhador deve aprender a identificar.
- Na obsessão,
observa-se um constrangimento da vontade do paciente, um incômodo que parece não
ceder a nenhuma providência.
- Na simples influência de sofredores, isso não
ocorre. Nela, só se observa a tristeza apática, a melancolia, às vezes crises
de choro, sem maior gravidade.
- Alguém pode estar alterado emocionalmente,
influenciado por um Espírito sofredor, sem com isso estar obsidiado.
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José Queid Tufaile Huaixan
Segundo Suely Caldas: “É a obsessão, cobrança que bate às portas da alma.
É um processo bilateral. Faz-se presente porque existe de um lado o cobrador,
sequioso de vingança, sentindo-se ferido e injustiçado, e de outro o devedor,
trazendo impresso no seu perispírito as matizes de culpa, o remorso ou do ódio
que não se extinguiu.”
(Suely Caldas Schubert – Obsessão - Desobsessão).
Considerando a complexidade do assunto, entendemos a obsessão como sendo a
influência energética, nociva, causada por um ou mais espíritos, que de forma
consciente ou não, manipula ou inocula
fluidos tóxicos, de maneira contínua e
persistente.
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Moreli Heiderick
e-mail: clotildes@escelsa.com.br
O estado obsessivo procede da intimidade do homem exteriorizando-se em forma de
tormentos físicos, mentais e emocionais. Seus ingredientes de causa remontam de
vidas passadas de escorregões e quedas morais. Paixões, ódios, fanatismo,
avareza e muitos outros fatores são as fontes geradoras da obsessão, que
atualmente se constitui num dos mais terríveis flagelos da humanidade.
Visitado pelos obsidiados o Cristo penetrava psiquicamente nas causas da sua
inquietude, e, usando de autoridade moral, libertava tanto os obsessores quanto
os obsidiados, permitindo-lhes o despertar para a Vida, animados para a recuperação
e à pacificação da própria consciência.
Mas o Cristo não libertou os obsidiados sem lhes impor a intransferível
necessidade de renovação íntima, nem expulsou, os perseguidores inconsciente,
sem fornecer-lhes o endereço de Deus.
Em qualquer processo de ordem obsessiva a
parte mais importante do tratamento está reservado ao paciente. Sua fixação
em permanecer no desequilíbrio constitui entraves de difícil remoção na
terapia do refazimento. A terapia espírita é a do convite ao enfermo para a
responsabilidade, convocando-o a uma auto-análise honesta, de modo a que ele
possa destroçar em definitivo suas prevaricações.
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As chamadas atuações do plano invisível, de qualquer natureza, não se verificam à revelia de Jesus e de seus prepostos, mentores do homem na sua jornada de experiências para o conhecimento e para a
luz.
As perseguições de um inimigo invisível têm um limite e não afetam o seu
objeto senão na pauta de sua necessidade própria, porquanto, sob os olhos amoráveis
dos vossos guias do plano superior, todos esses movimentos têm uma
finalidade sagrada, como a de ensinar-vos a fortaleza moral, a tolerância,
a paciência, a conformação,
nos mais sagrados imperativos da fraternidade e do bem.
[41a - página 99]
EMMANUEL - 1940
...Muito maior do que se supõe, é o número dos que padecem de obsessões,
na Terra.
Lamentavelmente, esse grande flagelo espiritual que se abate sobre os homens, e
não apenas sobre eles, já que existem problemas obsessivos de várias
tipos, não tem
merecido dos cientistas nem dos religiosos o cuidado, o estudo, o tratamento que
exige.
...
Diante de qualquer expressão em que se apresentem as alienações
por obsessão ou em que se manifestem suas seqüelas, mergulhemos a mente e o
coração no organismo da Doutrina Espírita, e, procurando auxiliar o paciente
encarnado a desfazer-se do jugo constrangedor, não olvidemos o paciente
desencarnado, igualmente infeliz, momentaneamente transformado em perseguidor
ignorante, embora se dizendo consciente, mas sofrendo, de alguma forma,
pungentes dores morais.
Concitemos o encarnado à reformulação de ideias e hábitos, à oração e ao
serviço, porquanto, através do exercício da caridade, conseguirá,
sensibilizar o temporário algoz, que o libertará, ou granjeará títulos de
enobrecimento, armando-se de amor e equilíbrio para prosseguir em paz, jornada
a fora.
...
E em qualquer circunstância procuremos em Jesus, Mestre e Guia de todos nós,
o amparo e a proteção, entregando-nos a Ele através da prece e da ação
edificante, porque somente por meio do amor o homem será salvo, já que o amor
é a alma da caridade.
Obsessões e obsidiados são as grandes chagas morais dos tumultuados dias da
atualidade. Todavia, a Doutrina Espírita, trazendo de volta a mensagem do
Senhor, em espírito e verdade, é o portal de luz por onde todos transitaremos
no rumo da felicidade real que nos aguarda, quando desejemos alcançá-la.
(Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, na sessão pública da noite do dia
13-11-1976, no Centro, Espírita “Caminho da Redenção”, em Salvador,
Bahia).
Manoel
Philomeno de Miranda (espírito)
http://www.espirito.org.br/ (Link desativado) Reformador
– maio de 1977
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