____As
causas da obsessão variam, de acordo com o
caráter do Espírito.
- Ás
vezes, uma vingança que este toma de um indivíduo de quem guarda queixas
da sua vida presente ou do tempo de outra existência.
- Muitas
vezes, também, não há mais do que o desejo de fazer mal:
- O Espírito,
como sofre, entende de fazer que os outros sofram;
- encontra uma espécie de
gozo em os atormentar, em os vexar, e a impaciência que por isso a vítima
demonstra mais o exacerba, porque esse é o objetivo que colima, ao passo
que a paciência o leva a cansar-se. Com o irritar-se e mostrar-se
despeitado, o perseguido faz exatamente o que quer o seu perseguidor.
- Esses
Espíritos agem, não raro por ódio e inveja do bem;
- daí o lançarem suas
vistas malfazejas sobre as pessoas mais honestas. Um deles se apegou como
"tinha" a uma honrada família do nosso conhecimento, à qual,
aliás, não teve a satisfação de enganar. Interrogado acerca do motivo
por que se agarrara a pessoas distintas, em vez de o fazer a homens maus
como ele, respondeu: estes não me causam inveja.
|
- Outros
são guiados por um sentimento de covardia, que os induz a se aproveitarem
da fraqueza moral de certos indivíduos, que eles sabem incapazes de lhes
resistirem. Um destes últimos, que subjulgava
um rapaz de inteligência muito apoucada, interrogado sobre os motivos dessa
escolha, respondeu:
- Tenho grandíssima necessidade de atormentar alguém;
- uma pessoa criteriosa me repeliria;
- ligo-me a um idiota, que nenhuma força
me opõe.
|
[17b
página313 Item245]
____Sob
o ponto de vista global, podemos afirmar que as causas da obsessão se alicerçam
em nossas imperfeições, quais sejam:
que nos
colocam em estado de sintonia vibratória com os espíritos desencarnados em função
da afinidade moral, estando então o Ser sujeito a reajustes e resgates específicos.
____Na
visão de EMMANUEL e Scheil a, apresentadas através das obras psicografadas por Francisco C. Xavier, as possíveis causas de obsessão são:
- a cabeça e mãos desocupadas;
- a palavra irreverente;
- a boca maledicente;
- a conversa inútil e fútil,
prolongada;
- a atitude hipócrita;
- O gesto impaciente;
- a inclinação pessimista;
- a conduta agressiva;
- O apego demasiado a coisas e
pessoas;
- O comodismo exagerado;
- a solidariedade ausente;
- tomar os outros por ingratos ou
maus;
- considerar nosso trabalho
excessivo;
- O desejo de apreço e
reconhecimento;
- O impulso de exigir dos outros
mais do que de nós mesmos;
- fugir para o álcool ou drogas
estupefacientes.
____Na
análise do Livro dos Médiuns, feita por Ney Prieto Peres (Boletim MEDNESP n.º
2 – dezembro de 1992), são apontadas as seguintes causas de
obsessão:
-
vingança de espíritos contra
pessoas que lhes fizeram sofrer nessa ou em vias anteriores;
-
Desejo simples de fazer os outros
sofrerem, por ódio, inveja, covardia;
-
Para usufruir dos mesmos
condicionamentos que tinham quando na vida física, induzem seus afins a
cometê-los;
- Apegos às pessoas pelas quais
nutriam grandes paixões quando em vida;
-
Por interesses em destruir,
desunir, dominar, provocar o mal, manter distúrbios, partindo de espíritos
inteligentes das hostes inferiores.
Na
avaliação de nosso mentor espiritual André Luiz (Evolução Em Dois Mundos,
psicografado por Francisco C. Xavier, 11ª edição, 1989, pg. 130) caminhamos
pelo universo “sentidos e reconhecidos pelos nossos afins, temidos e
hostilizados ou amados e auxiliados pelos irmãos que caminham em posição
inferior à nossa. Isto porque exteriorizamos, de maneira invariável, o reflexo
de nós mesmos, nos contatos de pensamento
a pensamento, sem necessidade das
palavras para simpatias ou repulsões fundamentais.” O mesmo mentor,
(Mecanismos da Mediunidade – Francisco C. Xavier – Waldo Vieira, 13ª edição,
1994, pg., 82-83) nos diz “É o pensamento contínuo fluxo energético,
incessante, revestido de poder criador inimaginável, (...). A corrente
mental,
segundo anotamos, vitaliza particularmente todos os centros da alma e, conseqüentemente
todos os núcleos endócrinos e junturas plexiformes da usina física,
em cuja urdidura dispõe o Espírito de recursos para os serviços da emissão e
recepção ou exteriorização dos própriospensamentos e assimilação dos pensamentos alheio s.”
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/obsessao/refletindo-sobre.html
(Link desativado)
Indoval
Moreli Heiderick - e-mail: clotildes@escelsa.com.br Zulmira (encarnada) - Odila (desencarnada)
_
____... Foi então que Zulmira, dominada pelo arrependimento e atormentada pela noção de culpa, desceu, em espírito, ao padrão vibratório de Odila que a seguia, em silêncio, revoltada.
- Enquanto se mantinha com a paz de consciência, defendia-se naturalmente contra a perseguição invisível, como se morasse num castelo fortificado,
- mas, condenando a si mesma, resvalou em deplorável perturbação, à maneira de alguém que desertasse de uma casa iluminada, embrenhando-se numa floresta de sombra.
[4 - página 32] - André Luiz
É de importância vital aos que lidam com o tratamento da obsessão,
descobrir as causas que levaram o paciente a cair sob o domínio do Espírito_obsessor que o atormenta. Sabemos, através dos ensinamentos de Allan_Kardec, que no fundo de todas as perturbações espirituais residem as
fraquezas morais do perturbado, as imperfeições da alma que são as
portas de entrada para a influência estranha. ____Algo parecido acontece com as doenças do corpo físico: quando elas se
instalam no organismo, a causa está geralmente nas fraquezas da estrutura
orgânica. ____Em estudos realizados no Grupo Espírita Bezerra de Menezes, na cidade de
São José do Rio Preto, SP, onde foram examinados mais de 7 mil casos de
anormalidades comportamentais, causadas por Espíritos ou não, se
classificou as causas da obsessão como sendo provenientes de quatro
fontes distintas:
- Causa
moral -Há duas situações que podem levar um paciente a ser vítima
da obsessão de fundo moral: o Espírito imaturo e o Espírito mal
orientado. No primeiro caso, o da imaturidade espiritual, encontram-se
pacientes poucos adiantados moralmente, com o psiquismo ainda dominado
por pensamentos inferiores. A conduta dessas pessoas em torno de ações
e pensamentos inferiores atrai Espíritos imperfeitos que se afinizam
com elas. No começo da relação, verifica-se tão somente uma
interferência em algumas atitudes do indivíduo. Mais tarde, aparece
um delicado mecanismo de interinfluenciação, onde as vontades e os
desejos são trocados entre perturbado e perturbador.
A seguir, a vontade do obsediado vai aos poucos sendo substituída
pela do obsessor, instalando-se o fenômeno obsessivo. Este tipo de
obsessão é comum e há situações em que seus portadores nem
percebem que dividem sua vida mental com um Espírito inferior. Nesse
tipo de obsessão não há grande chance de sucesso no tratamento. O
que se pode conseguir é uma melhoria relativa, pois não há como
mudar bruscamente o estado evolutivo de uma pessoa, fazendo-a entender
conceitos que ainda não tem condições de conceber.
Na segunda situação, a do Espírito mal orientado, encontram-se os
pacientes que tiveram educação deficitária no lar, na religião ou
na escola. A inferioridade do mundo terreno, seus costumes e sistemas
educativos estimulam no ser humano o desenvolvimento das paixões e o
afastam de Deus. Estruturas psicológicas mal orientadas provocam nas
pessoas condutas desregradas, levando-as a sintonizar com Espíritos
inferiores. Pelo mesmo mecanismo citado acima, forma-se o processo
obsessivo de fundo moral. Nesses casos, o tratamento será mais fácil,
pois trata-se de um problema que uma simples orientação bem
conduzida pode resolver.
- Causa
cármica – Classificam-se como obsessões cármicas os casos
obsessivos relacionados com as vidas passadas de um paciente em
desequilíbrio. Carma é um termo que se refere à bagagem histórica
do Espírito. É o produto de todas as encarnações vividas pela
entidade. A palavra "carma" é de origem sânscrita (uma das
mais antigas línguas da Índia), e significa "ação".
Pode-se dizer, a grosso modo, que o carma é a ação do Espírito em
toda sua trajetória evolutiva, desde sua primeira encarnação.
Denominam-se obsessões de "causa cármica", aquelas em que
as perseguições observadas são oriundas do relacionamento entre
obsediado e obsessor, ocorridas em vidas passadas, neste ou noutros
mundos. É um tipo de obsessão provocada pela desarmonia de conduta
entre duas ou mais criaturas, gerando ódios, ressentimentos e vinganças
que podem se estender às suas vidas futuras. A lei de ação e reação,
ou causa e efeito, regula estes processos de ajuste entre as partes
envolvidas, permitindo que as conseqüências deste plantio mal feito
dêem seus frutos com vistas ao aprendizado de todos.
____O comprometimento no passado, através das ligações vibratórias,
atrai o desafeto desencarnado que, vendo consumida a fase de infância
de seu inimigo, inicia sua influência maléfica sobre ele. No passar
dos anos instala-se a obsessão, apresentando maior ou menor
gravidade, segundo as circunstâncias que cercam cada caso.
- Contaminações - Em A Gênese, Capítulo XIV, Allan Kardec fez um importante
estudo sobre os fluidos espirituais. Examinando suas colocações,
pode-se concluir que os ambientes materiais possuem uma espécie de
atmosfera espiritual criada pelas pessoas que vivem em relação com
eles.
____Entende-se daí, que os centros espíritas, os terreiros_de_Umbanda,
as Igrejas, os lares, os locais de trabalho e de diversões,
constituem-se em verdadeiros núcleos de magnetismo_espiritual,
criados pelos pensamentos dos que os freqüentam. Aprendemos que
nesses ambientes constituídos por pessoas mais ou menos imperfeitas,
associam-se Espíritos desencarnados com tendências afins.
Nas investigações em torno da obsessão, realizadas no Grupo Espírita
Bezerra de Menezes, verificou-se que freqüentadores de ambientes
espirituais onde predominam a presença de Espíritos inferiores
(terreiros primitivos, centros espíritas desajustados ou templos de
seitas estranhas), podem ficar contaminados com sua influência. Tal
domínio se forma em virtude da sintonia mental dos freqüentadores,
com os Espíritos que habitualmente vão ali. Denominou-se essas
obsessões de "contaminações".
Nos casos dos terreiros ditos de Umbanda, os consulentes - como são
chamados ali os necessitados - quase sempre vão solicitar ajuda para
a solução de seus problemas materiais e amorosos. Nesses ambientes,
geralmente predominam interesses imediatistas, ligados à vida
material e ninguém costuma tratar das questões morais relativas ao
futuro do indivíduo como Espírito imortal.
____Os Espíritos inferiores que militam nesses ambientes ajudam as
pessoas interferindo em suas vidas, causando-lhes contrariedades ou
efeitos materiais que iludem os que não possuem conhecimento da
verdade ensinada pelo Consolador. Quando o freqüentador se afasta
desses lugares, a influência dos maus Espíritos nem sempre cessa. Ao
notarem que estão perdendo suas vítimas, podem instalar a desarmonia
emocional e mesmo material na vida dos envolvidos.
As obsessões causadas por contaminações são mais freqüentes do
que se imagina. Na região de São José do Rio Preto, SP, por
exemplo, perfazem 40% do total dos casos examinados. As contaminações
também podem ocorrer através das atividades de centros espíritas
mal orientados. Quando pessoas novatas, sem estudo ou preparo, são
colocadas em reuniões mediúnicas para exercitar suas faculdades, é
muito comum caírem sob o domínio de Espíritos inferiores,
terminando como vítimas da obsessão. Grupos espíritas dominados por
entidades ignorantes e malévolas são verdadeiros focos de contaminação
espiritual, que prejudicam os que ali vão buscar ajuda e orientação
para suas vidas.
- Auto-obsessão -Na auto-obsessão, a mente da pessoa enferma encontra-se numa
condição doentia semelhante às neuroses. É uma situação onde ela
atormenta a si mesmo com pensamentos dos quais não consegue se
livrar. Há casos mais graves em que o paciente não aceita que seu
mal resida nele mesmo.
As causas deste tipo de obsessão residem nos problemas anímicos do
paciente, ou seja, nos seus dramas pessoais, dessa ou de outras
encarnações. São traumas, remorsos, culpas e situações provindas
da intimidade do seu ser, que prejudicam-lhe a normalidade psicológica.
- Quando
se examina esses casos mediunicamente, pode-se encontrar Espíritos
atrasados ou sofredores associados à vida mental dos doentes. Mas, as
comunicações indicam que eles estão ali por causa da sintonia
mental com o obsediado. Agravam seu mal, mas não são os causadores
dele.
A causa central desse tipo de obsessão reside no paciente, que se
auto-atormenta, numa espécie de punição a si mesmo. A mente de um
auto-obsediado é fechada em si mesma e é preciso abri-la para a vida
exterior, se quisermos ajudá-lo.
A psicoterapia convencional pode e deve ser utilizada no tratamento da
auto-obsessão. Juntando-se a ela a terapia espírita, fundamentada na
evangelização e no ascendente moral, pode-se obter resultados
satisfatórios. O tratamento abrirá a prisão psíquica em que o
indivíduo vive, libertando-o da escravidão mental.
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/gebm/tecnicas-de-desobsessao.html
(Link desativado) José
Queid Tufaile Huaixan |
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