Por
que não começais as vossas sessões por uma
invocação geral, uma como
prece,
que disponha ao recolhimento? Porque, ficai sabendo, sem o recolhimento, só
tereis comunicações_levianas; os bons_Espíritos só vão aonde os chamam com fervor
e sinceridade.
É o que ainda os homens não compreendem bastante. Cabe-vos, pois, dar o exemplo,
vós que, se o quiserdes, podereis tornar-vos uma das colunas do novo edifício. ____Observamos
com prazer os vossos trabalhos e vos ajudamos, porém, sob a condição de que
também, de vosso lado, nos secundeis e vos mostreis à altura da missão que
fostes chamados
a desempenhar. ____Formai,
portanto, um feixe e sereis fortes e os maus_Espíritos não prevalecerão
contra
vós. Deus ama os simples de
espírito, O que não quer dizer os tolos, mas Os que se renunciam a si mesmos e
que, sem orgulho, para ele se encaminham. Podeis tornar-vos um foco de luz para a
humanidade.
Sabei, logo, distinguir o joio do trigo; semeai unicamente o bom grão e preservai-vos
de espalhar o joio, por isso que este impedirá que aquele germine e sereis responsáveis
por todo o mal que daí resulte; de igual modo, sereis responsáveis pelas doutrinas
más que porventura propagueis Lembrai-vos
de que um dia pode vir em que O mundo tenha postos sobre vós os olhos.
Fazei, conseguintemente, que nada empane o brilho das boas coisas que saírem do
vosso seio. Por isso é que vos recomendamos pedirdes a Deus que vos assista.
Santo
Agostinho.
____O
silêncio e o recolhimento são condições essenciais para todas as comunicações_sérias. Nunca obtereis preencham essas condições os que somente pela curiosidade sejam
conduzidos às vossas reuniões. Convidai, pois, os curiosos a procurar outros lugares,
por isso que a distração deles constituiria uma causa de perturbação. ____Nenhuma
conversa deveis tolerar, enquanto os Espíritos estão sendo questionados. Recebeis, às vezes, comunicações que exigem de vós uma réplica séria e respostas
não menos sérias da parte dos Espíritos evocados, aos quais muito
desagradam,
crede-o, os cochichos contínuos de certos assistentes. Daí, em conseqüência,
nada obterdes por completo, nem de verdadeiramente sério. Também o médium
que escreve experimenta distrações muito prejudiciais ao seu ministério.
São
Luís.
Solicitado
para ditar uma fórmula de invocação geral, Santo Agostinho respondeu:
Sabeis
que não há fórmula absoluta. Deus é infinitamente grande para dar mais
importância
às palavras do que ao pensamento. Ora, não creiais baste pronuncieis algumas
palavras, para que os maus Espíritos se afastem. Fugi, sobretudo, de vos servirdes
de uma dessas fórmulas banais que se recitam por desencargo de consciência. ____Sua
eficácia reside na sinceridade do sentimento que a dita; está, sobretudo, na unanimidade
da intenção, porquanto aquele que se lhe não associe de coração não poderá
beneficiar dela, nem fazer que os outros beneficiem. Redigi-a,
pois, vós mesmos e submetei-ma, se quiserdes. Eu vos ajudarei.
NOTA.
A seguinte fórmula de invocação geral foi redigida com o concurso do Espírito,
que a completou em muitos pontos:
- "Deus
onipotente, nós te rogamos envies bons Espíritos a nos assistirem e
afastes os que nos possam induzir em erro. Dá-nos a luz necessária, para
da impostura distinguir a verdade.
- "Afasta,
igualmente, os Espíritos malfazejos, capazes e lançar entre nós a
desunião, suscitando-nos a inveja, o orgulho e o ciúme. Se alguns tentarem
introduzir-se aqui, em teu nome, Senhor, os adjuramos a que se retirem.
- "Bons
Espíritos, que presidis aos nossos trabalhos, dignai-vos de vir
instruir-nos e tornai-nos dóceis aos vossos conselhos. Fazei que em nós se
apague todo sentimento pessoal, ante o propósito do bem de todos.
- "Pedimos,
particularmente, a..., nosso protetor
especial, que assinta em nos trazer
hoje o seu concurso."
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Meus
amigos, deixai que vos dê um conselho, visto que palmilhais um terreno novo
e que, se seguirdes a rota que vos indicamos, não vos transviareis. ____Tem-se-vos
dito uma coisa muito verdadeira, que desejamos relembrar-vos: que o Espiritismo é simplesmente uma moral e que não deverá sair, nem muito, nem
pouco, dos
limites da filosofia, se não quiser cair no domínio da curiosidade. ____Deixai
de lado as questões de
ciência : a missão dos Espíritos não é resolvê-las, poupando-vos
ao trabalho das pesquisas; mas, procurai tornar-vos melhores, porquanto é
assim que realmente progredireis. São
Luís.
Zombaram
das mesas_girantes, nunca zombarão da filosofia, da sabedoria e da
caridade
que brilham nas comunicações_sérias. Aquelas foram o vestíbulo da ciência;
aí, todo
aquele que entra tem que deixar seus prejuízos, como deixa a capa. ____Jamais
terei por demasiado concitar-vos a que façais do vosso um centro sério. Que
alhures se façam demonstrações
físicas, que alhures se observe, que
alhures se ouça: entre vós, compreenda-se e ame-se . ____Que
supondes sois, aos olhos dos Espíritos_superiores, quando fazeis que uma mesa_gire, ou se levante? Simples colegiais. Passa o sábio o tempo a repetir o a
b cda ciência? Entretanto, ao ver-vos buscar as comunicações sérias, eles vos consideram como
homens sérios, à procura da verdade.
São
Luís.
____Perguntando
nós a São Luís se, com essas palavras, tinha o intento de condenar as manifestações físicas, respondeu ele: "Eu
não poderia condenar as manifestações físicas, pois que se elas se produzem,
é
com permissão de Deus e para um fim proveitoso. Dizendo que foram o vestíbulo
da ciência,
assino-lhes a categoria que verdadeiramente lhes compete e lhes comprovo a utilidade. Condeno tão-somente os que fazem disso objeto de divertimento e de curiosidade,
sem tirarem o ensinamento que dai decorre. Elas são, para a filosofia do Espiritismo,
o que a gramática é para a literatura, e quem haja chegado a certo grau de conhecimento
numa ciência, já não perde o tempo em lhe repassar os elementos."
____Meus
amigos e fiéis crentes, ditoso me sinto sempre que vos posso dirigir pela
senda
do bem. É uma suave missão que Deus me confia e de que me desvaneço, porque ser
útil é sempre uma recompensa. ____Que
o espírito de caridade vos reúna, tanto da caridade que dá, como da que ama.
Mostrai-vos pacientes ante as injúrias dos vossos detratores; sede firmes no
bem e, sobretudo,
humildes diante de Deus. Somente a humildade eleva. Essa a grandeza única
que
Deus reconhece. Só então os bons Espíritos virão a vós; do contrário o do
mal se apossaria
de vossa alma. Sede benditos em nome do Criador e crescereis aos olhos dos
homens,
ao mesmo tempo que aos olhos de Deus.
São
Luís.
____A
união faz a força. Sede unidos, para serdes fortes. O
Espiritismo germinou, deitou raízes profundas. Vai estender por sobre a terra sua
ramagem benfazeja. É preciso vos tomeis invulneráveis aos dardos envenenados da
calúnia
e da negra falange dos Espíritos ignorantes, egoístas e hipócritas. Para
chegardes a
isso, mister se faz que uma indulgência e uma tolerância recíprocas presidam
às vossas relações;
que os vossos defeitos passem despercebidos; que somente as vossas qualidades
sejam notórias; que o facho da amizade santa vos funda, ilumine e aqueça os corações.
Assim resistireis aos ataques impotentes do mal, como o rochedo inabalável à vaga
furiosa.
São
Vicente de Paulo.
Meus
amigos, quereis formar um grupo espírita e eu o aprovo, porque os
Espíritos
não podem ver com satisfação que se conservem no insulamento os médiuns. Deus
não lhes outorgou para seu uso exclusivo a sublime faculdade que possuem, mas para
o bem de todos. ____Comunicando-se com outros, terão eles mil ensejos de se
esclarecerem
sobre o mérito das comunicações que recebem, ao passo que, isolados, estão
muito melhor sob o domínio dos Espíritos mentirosos, que encantados ficam com o
não sofrerem nenhuma fiscalização. Aí está para vós e, se o orgulho vos
não subjuga, compreendê-lo-eis
e aproveitareis. Aqui vai agora para os outros. ____Estais
bem certos do que deve ser uma reunião_espírita
? Não, porquanto, no vosso
zelo, julgais que o que de melhor tendes a fazer é reunir o maior número
possível de
pessoas, a fim de as convencerdes. Desenganai-vos. Quanto menos fordes, tanto
mais obtereis. Sobretudo, pelo ascendente moral que exercerdes é que atraireis os incrédulos,
muito
mais do que pelos fenômenos que obtiverdes. ____Se
só pelos fenômenos atrairdes, os que vos procurarem o farão pela curiosidade e
topareis com curiosos que vos
não acreditarão e que rirão de vós. Se unicamente pessoas dignas de apreço
se encontrarem
entre vós, muitos talvez vos não acreditem, mas respeitar-vos-ão e o respeito
inspira sempre a confiança. ____Estais
convencidos de que o Espiritismo acarretará uma reforma moral. Seja, pois,
o vosso grupo o primeiro a dar exemplo das virtudes cristãs, visto que, nesta época
de egoísmo, é nas Sociedades espíritas que a verdadeira caridade há de
encontrar refúgio (1). ____Tal
deve ser, meus amigos, um grupo de verdadeiros espíritas. Doutra feita,
dar-vos-ei
novos conselhos.
Fénelon. (1)
Conhecemos um senhor que foi aceito para um emprego de confiança, numa casa
importante,
porque era espírita sincero. Entenderam que as suas crenças eram uma garantia
da sua moralidade.
____Com
que fim, as mais das vezes, pedis comunicações aos Espíritos? Para terdes
belos
trechos de prosa, que mostrareis às pessoas das vossas relações como amostras
do nosso talento? Preciosamente as conservais nas vossas pastas, porém, nos vossos corações
não há lugar para elas. Julgais porventura que muito nos lisonjeia o comparecermos
às vossas assembléias, como a um concurso, para fazermos torneios de eloqüência,
a fim de que possais dizer que a sessão foi muito interessante? Que vos resta,
depois de haverdes achado admirável uma comunicação? Supondes que vimos em busca
dos vossos aplausos? Desenganai-vos. Não nos agrada divertir-vos mais de um modo
que doutro. Ainda aí o que há, em vós, é curiosidade, que debalde procurais dissimular. ____O
nosso objetivo é tomar-vos melhores. Ora, quando verificamos que as nossas palavras
nenhum fruto produzem, que, da vossa parte, tudo se resume numa estéril aprovação,
vamos em busca de almas mais dóceis. Cedemos então o lugar aos Espíritos que
só fazem questão de falar e
esses não faltam. Causa-vos espanto que deixemos tomem eles os nossos nomes. Que
vos
importa, uma vez que, para vós, não há nisso nem mais, nem menos? Ficai,
porém, sabendo
que não o permitimos em se tratando daqueles por quem realmente nos interessamos,
isto é, daqueles com quem o nosso tempo não é perdido. Esses são os que preferimos
e cuidadosamente os preservamos da mentira. Se, portanto, sois tão freqüentemente
enganados, queixai-vos tão-só de vós mesmos. Para nós, o homem sério não
é aquele que se abstém de rir, mas aquele cujo coração as nossas palavras
tocam, que
as medita e tira delas proveito.
Massillon.
____O
Espiritismo devera ser uma égide contra o espírito de discórdia e de
dissensão; mas,
esse espírito, desde todos os tempos, vem brandindo o seu facho sobre os humanos,
porque cioso ele é da ventura que a paz e a união proporcionam. Espíritas! bem
pode ele, portanto, penetrar nas vossas assembléias e, não duvideis,
procurará semear
entre vós a desafeição. Impotente, porém, será contra os que tenham a
animá-los o
sentimento da verdadeira caridade. ____Estai,
pois, em guarda e vigiai incessantemente à porta do vosso coração, como à
das vossas reuniões, para que o inimigo não a penetre. Se forem vãos os
vossos esforços
contra o de fora, sempre de vós dependerá impedir-lhe o acesso em vossa alma. Se
dissensões entre vós se produzirem, só por maus Espíritos poderão ser
suscitadas. ____Mostrem-se,
por conseguinte, mais pacientes, mais dignos e mais conciliadores aqueles
que no mais alto grau se achem penetrados dos sentimentos dos deveres que lhes
impõe a urbanidade, tanto quanto o vero Espiritismo. Pode dar-se que, às
vezes, os bons_Espíritos permitam essas lutas, para facultarem, assim aos bons, como aos maus sentimentos,
ensejo de se revelarem, a fim de separar-se o
trigo do joio. Eles, porém, estarão sempre do lado onde houver mais humildade
e verdadeira
caridade.
São
Vicente de Paulo.
Repeli
impiedosamente todos esses Espíritos que reclamam o exclusivismo de seus
conselhos, pregando a divisão e o insulamento. São quase sempre Espíritos vaidosos
e medíocres, que procuram impor-se a homens fracos e crédulos, prodigalizando-lhes
louvores exagerados, a fim de os fascinar e ter sob seu domínio. São geralmente
Espíritos famintos de poder que, déspotas, públicos ou privados, quando vivos,
ainda se esforçam, depois de mortos, por ter vítimas para tiranizarem. ____Em
geral, desconfiai das comunicações que tragam caráter de misticismo e de singularidade,
ou que prescrevam cerimônias e atos extravagantes. Sempre haverá, nesses
casos, motivo legítimo de suspeição. ____Por
outro lado, crede que, quando uma verdade tenha de ser revelada aos homens,
ela é comunicada, por assim dizer, instantaneamente, a todos os grupos sérios que
disponham de médiuns sérios, e não a tais ou quais, com exclusão de todos os
outros.
Ninguém é perfeito médium, se está obsidiado, e há obsessão manifesta,
quando_um_médium_só_se_mostra_apto_a_receber_as_comunicações_de_determinado Espírito,
por maior
que seja a altura em que este procure colocar-se. ____Conseguintemente,
todo médium, todo grupo que julguem ter o privilégio de comunicações
que só eles podem receber e que, por outro lado, estejam adstritos a práticas
que orçam pela superstição, indubitavelmente se acham sob o quante de uma das
obsessões mais bem caracterizadas, sobretudo quando o Espírito dominador se pavoneia
com um nome que todos, Espíritos encarnados, devemos honrar e respeitar e não
consentir seja profanado a qualquer propósito. ____é
incontestável que, submetendo ao cadinho da razão e da lógica todos os dados e
todas as comunicações_dos_Espíritos, fácil será descobrir-se o absurdo e o
erro. Pode um
médium ser fascinado, como pode um grupo ser mistificado. Mas, a verificação severa
dos outros grupos, o conhecimento adquirido e a alta autoridade moral dos diretores
de grupos, as comunicações dos principais médiuns, com um cunho de lógica e de
autenticidade dos melhores Espíritos, farão justiça rapidamente a esses
ditados mentirosos
e astuciosos, emanados de uma turba de Espíritos enganadores e malignos. Erasto(discípulo de São Paulo).
____NOTA.
Um dos caracteres distintivos desses Espíritos, que procuram impor-se e fazer
que sejam aceitas suas ideias extravagantes e sistemáticas, é o pretenderem
(bom seria
fossem eles os únicos dessa opinião) ter razão contra todo o mundo. Consiste
a tática
de que usam em evitar a discussão e, quando se vêem vitoriosamente combatidos com
as armas irresistíveis da lógica, negam-se desdenhosamente a responder e prescrevem
a seus médiuns que se afastem dos centros onde suas ideias não são aceitas.____Esse
insulamento é o que há de mais fatal para os médiuns, porque, assim, sofrem
eles o jugo
dos Espíritos obsessores que os guiam, como cegos, e os levam freqüentemente aos
maus caminhos.
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Resumo ____Os
falsos profetas não se encontram apenas entre os encarnados; há-os, igualmente,
e em número muito maior, entre os Espíritos orgulhosos que, sob falsas aparências
de amor e caridade, semeiam a desunião e retardam a obra de emancipação da
Humanidade, lançando-lhe de través sistemas absurdos, que fazem sejam aceitos pelos
seus médiuns. E, para melhor fascinarem os que eles hajam escolhido para serem enganados,
a fim de darem maior peso às teorias, não escrupulizam em se utilizarem de nomes
que só com muito respeito os homens pronunciam: os de santos com razão venerados,
os de Jesus, de Maria, mesmo o de Deus. ____São
eles que atiram o fermento dos antagonismos entre os grupos, que os impelem
a se isolarem uns dos outros e a se olharem com animosidade. Só isto bastaria para
os desmascarar, porquanto, procedendo assim, eles próprios dão o mais formal desmentido
ao que pretendem ser. Cegos, pois, são os homens que se deixam apanhar em
tão grosseira armadilha. ____Há,
porém, muitos outros meios de serem reconhecidos. Espíritos da ordem a que
esses dizem ter ascendido devem ser não somente bons, mas, além disso, eminentemente
lógicos e racionais. Pois bem! submetei-lhes os sistemas ao cadinho da razão
e do bom-senso e vereis o que restará. Convinde, portanto, comigo em que, todas
as
vezes que um Espírito indique, como remédio aos males da Humanidade, ou como meios
de chegar-se à sua transformação, coisas utópicas e impraticáveis,
providencias pueris
e ridículas; quando formule um sistema que as mais vulgares noções da
ciência contradigam,
não pode tal Espírito deixar de ser ignorante e mentiroso. ____Por
outro lado, tende a certeza de que, se a verdade nem sempre é apreciada pelos
indivíduos, sempre o é pelo bom-senso das massas e nisso se vos oferece mais
um critério
de opinardes. Se dois princípios se contradizem, tereis a medida do valor intrínseco
de um e outro, procurando saber qual o que mais eco produz e mais simpatia encontra.
Seria, com efeito, ilógico que uma doutrina, cujo número de partidários diminua
gradualmente, fosse mais verdadeira do que outra, cujos adeptos se vão tornando
cada vez mais numerosos. Deus, pois, que quer que a verdade chegue a todos, não
a confina em um círculo acanhado e restrito: fá-la surgir em diferentes
pontos, a fim de
que por toda parte a luz esteja ao lado das trevas.
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