____Teve
início através de Jesus_Cristo e seus discípulos, em meados do primeiro século
de nossa era. Seus três principais
ramos estão divididos da seguinte forma:
____A profissão de fé cristã é a de que Deus, revelado a Abraão,
Moisés e aos profetas, envia à Terra seu filho como Messias (Cristo,
em grego), o Salvador.A vinda de
Jesus foi largamente anunciada pelos profetas do Antigo Testamento e até mesmo
no Mazdeísmo — religião persa — encontra-se o anúncio de um Salvador
vindo à Terra mil anos após a morte de Zoroastro, que viveu no Irã entre seis
e dez séculos antes de Jesus. Curiosamente, ao nascer Jesus, três magos
(sacerdotes do Oriente, possivelmente da mesma religião de Zoroastro) foram-lhe
prestar homenagem. ____A síntese
doutrinária do Cristianismo foi apresentada pelo próprio Cristo: "Amarás
o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu
entendimento. Amarás o teu próximo como a ti mesmo", porque "aí está
toda a lei e os profetas". (Mateus 22/37 a 40). ____As religiões cristãs fundamentam-se na Bíblia, ou Escrituras Sagradas que, por sua vez se divide em
Antigo e Novo_Testamento.Em nossos
dias é uma das religiões mais difundidas no mundo, com aproximadamente dois
bilhões de fiéis.
Consciência
espírita: www.consciesp.org.br
 ____O
Cristo não fundou com a sua doutrina um sistema de deuses e devotos, separados
entre si; criou vigoroso organismo de transformação espiritual para o bem
supremo, destinado a todos os corações sedentos de luz, amor
e verdade. EMMANUEL
- (Pão Nosso) - [55 - página 64] ____O Cristianismo é a síntese, em simplicidade
e luz, de todos os sistemas religiosos mais antigos, expressões fragmentárias
das verdades sublimes trazidas ao mundo na palavra imorredoura de Jesus. EMMANUEL - (Consolador) - [55 - página 68] Se
Cristianismo é esperança sublime,
amor
celeste e fé restauradora, é também trabalho,
sacrifício,
aperfeiçoamento incessante.
EMMANUEL
- (Caminho, Verdade e Vida) - [55 - página 68]
 
SOBRE O “CRISTIANISMO” Agora passo a falar de assuntos mais terrenos. Enquanto lê as páginas seguintes, observe o que ocorre com o seu humor ou seu sentimento de bem-estar. Este é um exercício para reconhecer o que acontece na consciência, enquanto mudam os seus pensamentos e você utiliza um novo conjunto de palavras.
Por favor, leia as próximas páginas com muito cuidado, seja você um Cristão praticante ou não, e resista se você tiver uma forte tentação de saltá-las. Anote suas respostas, ideias, sentimentos - e sobretudo, qualquer mudança de sentimento, seja de depressão ou de prazer. Anote o número da página onde as palavras começarem a melhorar seu ânimo e a levá-lo para um plano superior de paz e felicidade. Este é um exercício dos mais importantes. Se não o fizer, você continuará lendo a respeito da “consciência” sempre, porém nunca alcançará uma profunda compreensão do que é a energia básica da sua existência, da “matéria”, do corpo e do ambiente, dos acontecimentos de sua vida, de seu HUMOR e de suas aspirações espirituais.
Você não chegará a compreender que a CONSCIÊNCIA é a totalidade, tudo em sua existência e experiência - até que observe como “as ideias e opiniões” podem elevar ou baixar as frequências vibratórias de sua consciência.
Desejo que você se torne consciente das palavras que utiliza em sua vida diária, a qualidade de vida que elas criam para você e o impacto que elas causam sobre os outros, ...
- elevando os seus ânimos em paz e alegria
- ou deixando-os deprimidos e esgotados. (Ver: Você e o ambiente)
Além disso, é minha sincera intenção alcançar aqueles de vocês que atualmente estão vinculados à religião Cristã, que estão lutando com o condicionamento religioso passado ou presente e encontram dificuldades para se livrar de suas percepções dos dogmas, a fim de se moverem livremente nas frequências vibratórias mais finas de um conhecimento espiritual superior.
Talvez você tenha medo de ser condenado simplesmente por ler estas páginas - ainda assim, elas o atraem fortemente e você sente intuitivamente que está lendo sobre a VERDADE_da_EXISTÊNCIA, que não foi ensinada por seus líderes religiosos. Você está dividido entre sua necessidade imperiosa de conhecer a Verdade e o temor de desgostar a “Deus”, seja qual for a forma pela qual “O” percebe na atualidade. * Eu, o CRISTO, estou muito consciente da angústia que estas Cartas causam a muitas pessoas sinceras e desejo conduzi-las além de sua inquietude, até a perfeita paz mental e alegria.
Por esta razão, é absolutamente necessário primeiro analisar as suas crenças atuais e as origens das doutrinas da igreja, antes de continuar ensinando a você a mais profunda Verdade a respeito da “natureza” do Universal e da própria natureza do homem.
Para compreender completamente as origens da doutrina Cristã, você deve voltar no tempo até o começo do Judaísmo, e aí encontrar as “racionalizações” da mente humana, que lutava para definir em palavras o que sentia intuitivamente que era a provável fonte do ser.
Você, que está lutando para livrar-se dos mitos passados e crenças errôneas, deve agora por si mesmo alcançar a clara percepção - e compreender - a fundamental diferença entre “a crença da igreja” e a VERDADE da EXISTÊNCIA que estou presentemente tentando explicar. Enquanto não puder discriminar a “origem e a forma de suas crenças atuais”, você não será capaz de liberar-se completamente das ilusões de seu condicionamento religioso passado. Você terá um “pé aqui, outro lá” - uma posição perigosa para se estar. Esse estado mental provocará um grande conflito e poderá levá-lo a abandonar a busca e voltar às antigas formas religiosas, cômodas e emocionalmente seguras, mas que não levam você a lugar algum. Portanto, tenha cuidado, e não se deixe intimidar pelas ameaças de desgostar a “Deus” e outras condenações do mesmo gênero. [ CARTAS DE CRISTO > Carta 6 ] PREPARAÇÃO
DO CRISTIANISMO ____As
lições da Palestina foram, desse modo, precedidas de laboriosa e longa
preparação na intimidade dos milênios. Os
sacerdotes de todas as grandes religiões do passado supuseram,
nos seus mestres e nos seus mais altos iniciados, a personalidade
do Senhor, mas temos de convir que Jesus foi inconfundível. ____À
luz significativa da história, observamos muitas vezes, nos seus auxiliares
ou instrumentos humanos, as características das vulgaridades terrestres.
- Alguns foram ditadores de consciências, enérgicos e ferozes no sentido
de manter e fomentar a fé
- Outros, traídos em suas forças e desprezando
os compromissos sagrados com o Salvador, longe de serem instrumentos
do Divino Mestre, abusaram da própria liberdade, dando ouvidos às
forças subversivas da Treva, prejudicando a harmonia geral.
O
CRISTO INCONFUNDÍVEL ____Mas
Jesus assinala a sua passagem pela Terra com o selo constante da mais
augusta caridade e
do mais abnegado amor.
Suas parábolas e advertências
estão impregnadas do perfume das verdades eternas e gloriosas.
A manjedoura e o calvário são lições maravilhosas, cujas claridades
iluminam os caminhos milenares da humanidade inteira, e sobretudo
os seus exemplos e atos constituem um roteiro de todas as grandiosas
finalidades, no aperfeiçoamento da vida terrestre. Com esses elementos,
fez uma revolução espiritual que permanece no globo há dois milênios.
Respeitando as leis do mundo, aludindo à efígie de César, ensinou
as criaturas humanas a se elevarem para Deus, na dilatada compreensão
das mais santas verdades da vida. Remodelou todos os conceitos
da vida social, exemplificando a mais pura fraternidade. ____Cumprindo
a Lei Antiga, encheu-lhe o organismo de tolerância, de piedade e
de amor, com as suas lições na praça pública, em frente das criaturas desregradas e infelizes, e somente Ele
ensinou o "Amai-vos uns aos outros",
vivendo a situação de quem sabia cumpri-lo. ____Os
Espíritos incapacitados de o compreender podem alegar que as suas
fórmulas verbais eram antigas e conhecidas; mas ninguém poderá contestar
que a sua exemplificação foi única, até agora, na face da Terra. ____A
maioria dos missionários religiosos da antigüidade se compunha de
príncipes, de sábios ou de grandes iniciados, que saíam da intimidade confortável dos palácios e dos templos;
mas o Senhor da semeadura e da seara era a
personificação de toda a sabedoria,
de todo o amor, e o seu único palácio era a tenda humilde de um
carpinteiro, onde fazia questão de ensinar à posteridade que a verdadeira
aristocracia deve ser a do trabalho, lançando a fórmula sagrada,
definida pelo pensamento moderno, como o coletivismo das mãos,
aliado ao individualismo dos corações síntese social para a qual caminham as coletividades dos tempos que
passam - e que, desprezando todas
as convenções e honrarias terrestres, preferiu não possuir pedra onde repousasse o pensamento dolorido, a
fim de que aprendessem os seus
irmãos a lição inesquecível do "Caminho, da Verdade e da
Vida".
[52 - página 86]  ____O termo “cristianismo" em especial após a
Reforma, abrangeu uma variedade surpreendente de grupos. Os que alegam
representar o “verdadeiro cristianismo no
século XX variam desde...
- um
cardeal católico no Vaticano
- a um
pastor episcopal metodista africano dando início a uma renovação em
Detroit,
- um
missionário mórmon na Tailândia
- Ou um
membro da igreja local na costa da Grécia.
____Mas
católicos, protestantes e ortodoxos concordam que essa variedade se desenvolveu
há pouco e é deplorável. Segundo a lenda cristã, a antiga igreja era diferente.
Cristãos de todos os credos buscam encontrar nos primórdios da igreja uma
forma de fé cristã mais simples e mais pura. Na época dos apóstolos,...
- todos
os membros da comunidade cristã compartilhavam dinheiro e
propriedade;
- todos
acreditavam no mesmo ensinamento,
- todos
rezavam juntos;
- todos
reverenciavam a autoridade dos apóstolos.
____Apenas
depois desses anos dourados foi que o conflito, a heresia, surgiu: é o que diz
o autor dos Atos dos Apóstolos, que identifica a si mesmo como o primeiro
historiador do cristianismo.
____Contudo, as descobertas de Nag-Hammadi
perturbaram esse cenário. Se admitirmos que alguns desses 52 textos representam
as primeiras formas do ensinamento cristão, seremos obrigados a reconhecer que
o início do cristianismo é bem mais
diversificado do que se preconizava antes das descobertas de Nag-Hammadi.
____O cristianismo
contemporâneo, cuja complexidade e diversidade conhecemos, na verdade pode ser
mais uniforme que as igrejas cristãs dos
séculos I e II, pois quase todos os cristãos - católicos, protestantes ou
ortodoxos - compartilham três premissas básicas.
- Primeiro, aceitam cânone do Novo
Testamento;
- segundo, confessam o credo
apostólico; e,
- terceiro, afirmam formas específicas
de instituição eclesiástica.
____Mas cada um deles - o cânone
das Escrituras, o credo e a estrutura institucional - emergiu na forma atual
apenas no fim do século II. Antes disso, como atestam Irineu e outros,
numerosos evangelhos circulavam em os vários grupos cristãos, desde os
evangelhos do Novo Testamento, Mateus, Marcos, Lucas e João até os escritos do
Evangelho_de_Tomé, o Evangelho
de Filipe
ou o Evangelho da
Verdade, assim como muitos outros
ensinamentos secretos, mitos e poemas atribuídos a Jesus ou aos seus discípulos. Alguns
deles, aparentemente, foram descobertos em Nag-Hammadi; muitos outros estão
perdidos. Aqueles que se autodenominavam cristãos não tinham muitas crenças e
práticas religiosas, nem eram radicalmente diferentes. E as comunidades
espalhadas pelo mundo conhecido organizavam-se de modo bastante diverso de um
grupo para o outro. (Ver: Textos
Apócrifos) ____No entanto, por volta de 200 d.C. a situação mudou. o cristianismo tornou-se uma instituição
dirigida por uma hierarquia com três níveis:
- bispos,
- padres
- e diáconos,
que acreditavam ser guardiões da única e “verdadeira fé”
____A maioria
das igrejas, entre as quais a igreja_de_Roma, desempenhou um papel predominante, e rejeitou todos o outros
pontos de vista como heréticos. Ao lastimar a diversidade dos primeiros
movimentos, o bispo Irineu e seus seguidores insistiram em que só poderia haver
uma única igreja e fora dela, declarou Irineu, “não há salvação”. 27 Apenas
os membros dessa igreja são cristãos ortodoxos (literalmente, “pensamento
correto"). E afirmou, ainda: essa
igreja deve ser católica
— ou seja, universal.
Quem quer que desafiasse o consenso, argumentando a favor de outras formas de
ensinamento cristão, era declarado herege e expulso. Quando os ortodoxos
obtiveram suporte militar, algum tempo depois de o imperador Constantino
tornar-se cristão no século IV, a pena para a heresia aumentou.
____O empenho da maioria para destruir qualquer vestígio da “blasfêmia”
herege provou-se tão bem-sucedido que, até as descobertas de Nag-Hammadi,
quase toda informação sobre formas alternativas do início do cristianismo
provinha de ataques ortodoxos intensos contra elas. Embora o gnosticismo
talvez fosse a primeira e a maior ameaça das heresias, os estudiosos tomaram
conhecimento apenas de uma pequena quantidade de textos gnósticos
originais, nenhum publicado antes do século XIX.
____27
- Ver, por exemplo, Bauer, Orthodoxy and Heresy, 111-240. [84
- Introdução XXIV]
 ____As autoridades políticas e religiosas se desenvolveram de modo mais
surpreendente. Como observamos, diversas formas de cristianismo
floresceram nos primeiros anos do movimento cristão.
- Centenas
de pregadores rivais reivindicavam, todos, pregar a “ verdadeira
doutrina do Cristo” e denunciavam uns aos outros como
impostores.
- Os
cristãos dispersos em igrejas da Ásia Menor à Grécia, Jerusalém e Roma
dividiram-se em facções, disputando a liderança da igreja.
- Todos
pleiteavam representar "a autêntica tradição".
[84 - página 5] TERTULIANO : APOLOGIA
Translated by José Fernandes VIDAL & Luiz Fernando Karps PASQUOTTO
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