Igrejas Protestantes
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____No sentido estrito da palavra, o protestantismo designa o grupo de príncipes e cidades imperiais que, na dieta de Speyer, em 1529, assinaram um protesto contra o Édito de Worms que proibiu os ensinamentos Luteranos no Sacro Império Romano. A partir daí, a palavra " protestante" em áreas de língua alemã ainda se refere às igrejas luteranas, enquanto que a designação comum para todas as igrejas originadas da Reforma é Evangélico.

____No sentido lato, a palavra designa todos os grupos religiosos cristãos de origem européia ocidental, que romperam com a Igreja_Católica Romana como resultado da influência de

  • Martinho Lutero, fundador das igrejas luteranas,
  • e de João Calvino, fundador do movimento Calvinista.
  • Um terceiro ramo principal da Reforma, que entrou em conflito tanto com os Católicos como com os outros Protestantes é conhecido como Reforma Radical ou Anabaptista.
  • Alguns grupos cristãos ocidentais não-católicos são apelidados Protestantes, ainda que as respectivas seitas não reconheçam quaisquer ligações a Lutero, Calvino ou aos Anabaptistas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestantismo

____Todas as expressões_religiosas nascidas do Cristianismo se identificam pela seiva de amor do tronco que as congrega, apesar dos erros humanos de seus expositores.

____Os sacerdotes das mais diversas castas inventaram os manuais teológicos, os princípios_dogmáticos e as fórmulas políticas; todavia, nenhum esforço humano conseguiu deslustrar a claridade divina do “ amai-vos uns aos outros”, base imortal de todos os ensinos de Jesus, cuja luminosa essência identifica as castas entre si, em todas as posições e tarefas especializadas que lhes foram conferidas.

____A Reforma e os movimentos que se lhe seguiram vieram ao mundo com a missão especial de exumar a “letra” dos Evangelhos, enterrada até então nos arquivos da intolerância clerical, nos seminários e nos conventos, a fim de que, depois da sua tarefa, pudesse o Consolador_prometido, pela voz do Espiritismo_cristão, ensinar aos homens o “espírito divino” de todas as lições de Jesus.

[41a - página 172] - EMMANUEL - 1940

Evangélicos, Protestantes ou Crentes?

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0_g5BOVKVCM

LINKs

Ver também:
*