página acima: Religiões
Judaísmo
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

O Judaísmo é a primeira e a mais antiga das três grandes religiões monoteístas. Posteriormente, dele derivaram o C
ristianismo e o Islamismo.De acordo com a tradição judaica, Abraão fundou a religião por volta de 1700 a. C., por revelação divina. Seu neto Jacó, mais tarde denominado Israel, teve 12 filhos, originando as 12 tribos israelitas.Aproximadamente em 1.300 a. C., Moisés, descendente de Abraão, libertou os judeus do Egito e conduziu-os, durante quarenta anos, pelo deserto até Canaã (atual Palestina).Tempos depois, Salomão, filho do rei Davi, transforma Jerusalém em centro religioso. As tribos dividem-se em dois reinos: o de Israel, na Samaria e o de Judá, com capital em Jerusalém. Em 721 a.C. o reino de Israel é devastado pelos assírios, permanecendo, no entanto, o reino de Judá, que sofre graves adversidades como guerras, invasões e escravidão. Em 70 d.C. o Templo de Jerusalém é destruído pelos romanos e em 135 d.C. a própria cidade é devastada. Desde então, os judeus se dispersam por todos os continentes mantendo, entretanto, sua unidade cultural e religiosa. Somente em 1948 é criado o estado de Israel. As leis básicas e princípios do Judaísmo derivam da Torá – ou pentateuco — os cinco primeiros livros da Bíblia, atribuídos a Moisés: Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Consciência espírita: www.consciesp.org.br

Revista National Geographic
Dezembro 2001

____A legislação de Moisés está cheia de lendas e de crueldades compatíveis com a época, mas, escoimada de todos os comentários fabulosos a seu respeito, a sua figura é, de fato, a de um homem extraordinário, revestido dos mais elevados poderes espirituais. Foi o primeiro a tornar acessíveis às massas populares os ensinamentos somente conseguidos à custa de longa e penosa iniciação, com a síntese luminosa de grandes verdades.

EMMANUEL - (EMMANUEL) [55 - página 78]

____O Deuteronômio proibia terminantemente o intercâmbio com os que houvessem partido pelas portas da sepultura (comunicação_espiritual), em vista da necessidade de afastar a mente_humana de cogitações prematuras. Entretanto, Jesus, assim como suavizara a antiga lei da justiça inflexível com o perdão de um amor sem limites, aliviou as determinações de Moisés, vindo ao encontro dos discípulos saudosos.

EMMANUEL - (Caminho, Verdade e Vida) [55 - página 143]

____Embora as elevadas concepções religiosas que floresceram na Índia e no Egito e todos os grandes ideais de conhecimento da divindade, que povoaram a antiga Ásia em todos os tempos, deve-se reconhecer no judaísmo a grande missão da revelação do Deus único.

____Enquanto os cultos religiosos se perdiam na divisão e na multiplicidade, somente o judaísmo foi bastante forte na energia e na unidade para cultivar o monoteísmo e estabelecer as bases da lei universalista, sob a luz da inspiração divina.

____Por esse motivo, não obstante os compromissos e os débitos penosos que parecem perpetuar os seus sofrimentos, através das gerações e das pátrias humanas no doloroso curso dos séculos, o_povo_de_Israel deve merecer o respeito e o amor de todas as comunidades da Terra, porque somente ele foi bastante grande e unido para guardar a ideia verdadeira de Deus, através dos martírios da escravidão e do deserto.

[41a - página 158] - EMMANUEL - 1940

Ver também:

*