Hipnotismo
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Conforme nota do autor espiritual, as informações passadas por André Luiz, a respeito dos fenômenos hipnóticos, servem simplesmente para explicar os mecanismos da mediunidade, e não para induzir os companheiros do Espiritismo a praticá-los em suas tarefas, porqüanto o objetivo primordial é o serviço da Doutrina Espírita que devemos tomar por disciplinadora de todos os fenômenos que nos rodeiam, na esfera das ocorrências mediúnicas, a benefício de nossa própria melhoria moral.

[29 - página 103]
André Luiz - 1959

____Sem recomendar, de modo algum, a prática do hipnotismo em nossos templos espíritas, a ele recorre André Luiz, de escantilhão, para fazer mais amplamente compreendidos os múltiplos fenômenos da conjugação de ondas_mentais, além de com isso demonstrar que a força_magnética é simples agente, sem ser a causa das ocorrências_medianímicas, nascidas, invariavelmente, de espírito para espírito.

EMMANUEL - Uberaba, 6 de agosto de 1959.

[29 - página 13]

____No exame dos sucessos devidos ao reflexo_condicionado, é importante nos detenhamos, por alguns instantes, no hipnotismo vulgar.

____Há quem diga que o ato de hipnotizar se filia à ciência de atuar sobre o espírito alheio, e, para que a impressão provocada, nesse sentido, se faça duradoura e profunda é imperioso se não desenvolva maior intimidade entre o magnetizador e a pessoa que lhe serve de instrumento, porqüanto a faculdade de hipnotizar, para persistir em alguém, reclama dos outros obediência e respeito.

____Reparemos o fenômeno hipnótico em sua feição mais simples, a evidenciar-se, muita vez, em espetáculos públicos menos edificantes.

____O operador pede silêncio, e, para observar quais as pessoas mais suscetíveis de receber-lhe a influenciação, roga que todos os presentes fixem determinado objeto ou local, proibindo perturbação e gracejo.

____Anotamos aqui a operação inicial do «circuito fechado».

____Exteriorizando-se em mais rigoroso regime de ação e reação sobre si mesma, a corrente mental dos assistentes capazes de entrar em sintonia com o toque de indução do hipnotizador passa a absorver-lhe os agentes_mentais, predispondo-se a executar-lhe as ordens.

____Semelhantes pessoas não precisarão estar absolutamente coladas à região espacial em que se encontra a vontade que as magnetiza. Podem estar até mesmo muito distanciadas, sofrendo-lhe a influência através do rádio, de gravações e da televisão.

____Desde que se rendam, profundamente, à sugestão inicial recebida, começam a emitir certo tipo de onda_mental com todas as potencialidades_criadoras da ideação_comum, e ficam habilitadas a plasmar as formas-pensamentos que lhes sejam sugeridas, formas essas que, estruturadas pelos movimentos de ação dos princípios mentais exteriorizados, reagem sobre elas próprias, determinando os efeitos ou alucinações que lhes imprima a vontade a que se submetem.

____Temos aí a perfeita conjugação de forças ondulatórias.

[29 - página 97] - André Luiz - 1959

____... Fazendo tábua rasa do passado, riscando com um traço de pena a palavra "magnetismo" que os incomoda, instalaram uma coisa que eles batizaram com o novo nome de "hipnotismo", só conservando em sua prática os processos artificiais e violentos cuja aplicação qualquer magnetista consciencioso e honesto considerou sempre perigosa ou inútil.
____Trouxeram à publicidade o que deviam conservar na sombra; detiveram-se principalmente nos fenômenos insólitos produzidos sobre o organismo humano pelo sonambulismo, a sugestão, a letargia, a catalepsia e o êxtase, permitindo assim uma grande parte de fenômenos estranhos, que transviam a opinião pública e contribuem para velar o caráter de grande simplicidade, que faz precisamente da virtude_curativa_do_magnetismo o fato mais belo, mais natural, mais útil e ao mesmo tempo o mais acessível a todos!

____Quando você está relaxado e sua concentração é tão intensa que não se deixa distrair por ruídos externos e outros estímulos, você está num estado superficial de hipnose. Toda hipnose é na verdade auto-hipnose, pois o paciente controla o processo. O terapeuta é meramente um guia. Quase todos nós entramos freqüentemente em estado hipnótico - quando estamos concentrados num bom livro ou filme, quando dirigimos nos últimos quarteirões a caminho de casa sem perceber como chegamos, sempre que ligamos o "piloto automático".

____Um objetivo da hipnose, bem como da meditação, é ter acesso ao subconsciente. Esta é a parte da mente que fica debaixo da consciência comum, sob o constante bombardeio de pensamentos, sensações, estímulos externos e outros ataques à nossa consciência. O subconsciente funciona em um nível mais profundo que o nosso nível de consciência usual. No subconsciente os processos mentais ocorrem sem que notemos. Vivenciamos momentos de intuição, sabedoria e criatividade quando estes processos subconscientes cintilam em nossa percepção consciente.

http://www.geocities.com/Athens/Olympus/6896/hipnose.html

LINKs:

Ver também:
*