página acima: Tipos de médiuns
Médiuns de efeitos físicos

____Os médiuns de efeitos físicos são particularmente aptos a produzir fenômenos materiais, como os movimentos dos corpos inertes, ou ruídos, etc. Podem dividir-se em:

[17b - página 204 item 160]Materialização (ectoplasmia) - médium ectoplasta.

____
____Quando o Espírito está encarnado, a substância do perispírito se acha mais ou menos ligada, mais ou menos aderente, se assim nos podemos exprimir. Em algumas pessoas se verifica, por efeito de suas organizações, uma espécie de emanação desse fluido e é isso, propriamente falando, o que constitui o médium de influências físicas. A emissão do fluido_animalizado pode ser mais ou menos abundante, como mais ou menos fácil a sua combinação, donde os médiuns mais ou menos poderosos. Essa emissão, porém, não é permanente, o que explica a intermitência do poder mediúnico.

[17b - página 100 item 75]

____São os médiuns dotados de faculdade capaz de produzir efeitos materiais ostensivos. Seus trabalhos têm a finalidade de chamar a atenção da incredulidade humana para a existência dos Espíritos e do mundo invisível. Produzem fenômenos materiais, tais como:

  • movimento de corpos inertes,
  • ruídos,
  • voz direta,
  • curas fenomênicas,
  • transportes etc.

____Os médiuns de efeitos físicos podem ser divididos em dois grupos:

  • Os facultativos, que têm consciência dos fenômenos que produzem;
  • e os involuntários, ou naturais, que não possuem consciência de suas faculdades e são usados pelos Espíritos para promoverem manifestações sem que o saibam.

____Certas comunicações dadas por Espíritos desencarnados através de aparelhos eletrônicos (TCI), onde alguns autores disseram não haver necessidade da presença da mediunidade, foram produzidas por ação de médiuns de efeitos físicosinvoluntários.

____Esse tipo de médium era muito comum no advento do Espiritismo e foi muito útil na divulgação das ideias espíritas, chamando a atenção das pessoas para a realidade do fenômeno.

Grupo Espírita Bezerra de Menezes

http://www.espirito.org.br/portal/doutrina/espiritismo-para-iniciantes-5.html

Ver também:
*