página acima: Pensamento
Pensamento e Sexo - Pensamento e Adultério
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____ Desenvolvamos, pois, carinhosa assistência aos que desesperam no mundo, sentindo-se na transitória condição de deserdados. Ensinemo-los a libertar a mente das malhas do instinto, abrindo-lhes caminho aos ideais do amor santificante, recordando-lhes que fixar o pensamento no sexo torturado, com desprezo dos demais departamentos da realização espiritual, através do cosmo orgânico, ...

  • é estacionar, inutilmente, no trilho evolutivo
  • é entregar-se, inerme, à influência de perigosos monstros da imaginação, quais o despeito e a inveja, o desespero e a amargura, que abrem ruinosas chagas na alma e que cominam ao exclusivismo, pena que pode avultar até à loucura e à inconsciência.Convidemo-los a rasgar horizontes mais longes no coração.

____O amor encontrará sempre mundos novos. E para que tais descobertas se coroem de luz divina, bastará à criatura o abandono_da_ociosidade , que por si mesma combaterá a nefanda ignorância. Dentro de cada um de nós esplende, sem desmaio, a claridade libertadora, no pensamento de renovação para o bem comum que devemos cultivar e intensificar em cada dia da vida.

[25 - página 162] - André Luiz
As cristalizações mentais de muitos anos não se desfazem com esclarecimentos verbais de um dia.

[16a - página 121] - André Luiz

(Ver: Ante a Vida mental)

Pecado por Pensamento - Adultério

  • 5. “Aprendestes o que foi dito aos antigos: “Não cometereis adultério.” Eu, porém, vos digo que todo aquele que tiver olhado uma mulher, com um mau desejo por ela, em seu coração já cometeu adultério com ela.” (Mateus, V: 27 e 28.) ...
  • 6. A palavra adultério não deve ser aqui entendida no sentido exclusivo da sua acepção, mas sim de uma forma mais ampla. Jesus, muitas vezes, empregou esse termo para designar também o mal, o pecado, e todos os maus pensamentos, como, por exemplo, nesta passagem: “Porquanto, se alguém se envergonhar de mim ou de minhas palavras no meio dessa raça adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhar á dele, quando vier na glória de seu Pai, acompanhado dos santos anjos.” (Marcos, VIII: 38.)
    A verdadeira pureza não está só nos atos; ela também está no pensamento, porque aquele que possui o coração puro nem pensa no mal. Foi o que Jesus quis dizer; Ele condena o pecado, mesmo em pensamento, porque é um sinal de impureza.
  • 7. Esse ensinamento naturalmente dá margem a esta questão: Sofrem-se as conseqüências de um mau pensamento que não produziu nenhum efeito?
    É preciso que se faça aqui uma importante distinção. À medida que a alma, comprometida no mau caminho, avança na vida espiritual, ela se esclarece e vai se libertando, pouco a pouco, das suas imperfeições, de acordo com o grau de boa_vontade que empregue, em virtude do seu livre-arbítrio. Todo mau pensamento, portanto, é uma conseqüência da imperfeição da alma; porém, segundo o desejo que ela possui de se melhorar, até mesmo esse mau pensamento transforma-se em um motivo de progresso para essa alma, porque ela o repele com energia. É o sinal de uma mancha que ela se esforça para fazer desaparecer. Não cederá à tentação de satisfazer a um mau desejo, se por acaso essa oportunidade se apresentar. Depois de haver resistido, ela se sentirá mais forte e feliz com a sua vitória.
    Aquela que, ao contrário, não tomou boas resoluções, ainda procura a ocasião de praticar um mau ato, e se não o praticar não é por efeito da sua vontade, mas por falta de ocasião. Ela é, pois, tão culpada como se o houvesse cometido.
    ____Em resumo, ...
    • a pessoa que não concebe o mau pensamento já progrediu;
    • aquela a quem vem esse pensamento, mas que o repele, está próxima de alcançar progresso
    • e, finalmente, aquela que tem esse pensamento, e nele se satisfaz, ainda está sob toda a força do mal.

____Em uma o trabalho está feito, na outra ele está por fazer. Deus, que é justo, leva em consideração todas essas diferenças ao responsabilizar o homem por seus atos e pensamentos.

[24 - Capítulo VIII]

Ver também:
*