página acima: Evolução espiritual
Trajetória evolutiva
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Todos os Espíritos são criados simples e ignorantes, estando sujeitos à Lei de Evolução. Em sua sabedoria infinita, Deus criou todos os seres fatalmente destinados à perfeição. Em suas fases primárias, não pensam, mas movem-se por sensações. Posteriormente, são dirigidos pelo instinto, em seguida pela inteligência e, finalmente, alcançam a razão e a angelitude.

____Consciência espírita:www.consciesp.org.br

____ Trajetória Evolutiva:

  • A essência espiritual sofre, no reino mineral, sucessivas materializações (neste estágio, não é uma individualidade).
  • Preparado para sofrer no vegetal a prova da sensação, a essência espiritual, Espírito em estado de formação, passa ao reino vegetal. Mas ainda sem que o ser tenha consciência de sí e nem sofrimento. Há sensação. Morto o vegetal, a essência espiritual é transportada para outro ponto.
  • Na fase animal começa a ter a impressão de um ato exterior, ainda que sem consciência de sua causa e de seus efeitos, há sensação de sofrimento. Torna-se principio inteligente, de uma inteligência relativa, a que chamais instinto; de uma inteligência relativa às necessidades físicas, à conservação, a tudo o que a vida material exige, dispondo de vontade e de faculdade.
  • O Espírito chega ao ponto de preparação para o estado espiritual consciente, momento em que cessa o instinto e começa o pensamento. A vontade do Soberano Senhor lhes dá a consciência de suas faculdades e, por conseguinte, de seus atos, consciência que produz o livre-arbítrio, a vida moral, a inteligência independente e capaz de raciocínio, a responsabilidade.

[45 - páginas 48 / 49] e [1 - página 264]

____Quando o princípio psíquico já alcança estrutura e dinamismo avançados, na dimensão pré-hominal e, depois, na hominal – atingida, então, a idade do pensamento contínuo e a consolidação do perispírito -, a atuação dos Espíritos Superiores passa a ser cada vez ostensiva e significativa, no comando da evolução individual e social, já então subordinada também aos efeitos da Lei das Conseqüências (ou do Carma), os quais perduram até que o Espírito, no correr dos milênios, emancipando-se dos ciclos reencarnatórios, alcance condições de ascender a outros níveis, no domínio terrestre, ou não, rumo ao seu destino maior, que é, essencialmente, nas palavras de EMMANUEL, irmanar-se “com o Todo da Criação, crescendo para a Unidade Cósmica – porto divino a esperar-nos sem distinção, de modo a investir-nos, um dia, na posse da celeste herança que nos é reservada”.

[1 - páginas 262 / 263] e [35 - página 96]

____

____Desde que o princípio_inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito e entrar no período da humanização, já não guarda relação com o seu estado primitivo e já não é a Alma_dos_animais, como a árvore já não é a semente. De animal só há no homem o corpo e as paixões que nascem da influência do corpo e do instinto de conservação inerente à matéria.

[1 - página 245] [9 citação nas páginas 301 / 302]*

____
____Hermes Trismegisto já ensinava, no antigo Egito, que:

  • “a pedra se converte em planta;
  • a planta em animal;
  • O animal em homem, em Espírito;
  • O Espírito em Deus.”

____E o ensinamento hinduísta, que remonta a milhares de anos, tem a sua versão poética da evolução

  • “a alma dorme na pedra,
  • sonha na planta,
  • agita-se no animal
  • e desperta no homem.”

[1 - página 263]

Ver também:
*