página acima: Hereditariedade
Reflexos condicionados
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

ARQUIVO DOS REFLEXOS CONDICIONADOS

____Através dos estágios nascimento -> experiência -> morte -> experiência -> renascimento, nos planos físico e extrafísico, as crisálidas da consciência, dentro do princípio de repetição, respiram sob o sol como seres autótrofos no reino vegetal, onde as células, nas espécies variadas em que se aglutinam, se reproduzem de modo absolutamente semelhante.

____Nesse domínio, o princípio_inteligente, servindo-se da herança, e por intermédio das experiências infinitamente recapituladas, habilita-se à diferenciação nos flagelados, ascendendo progressivamente à diferenciação maior na escala animal, onde o corpo_espiritual, à feição de protoforma humana, já oferece moldes mais complexos, diante das reações do sistema_nervoso, eleito para sede dos instintos superiores, com a faculdade de arquivar reflexos condicionados.

[56 - página 56] - André Luiz - 1958

____No final do século XIX e no início do século XX, um fisiologista russo chamado Ivan_Pavlov (1849-1936), ao estudar a fisiologia do sistema gastrointestinal, fez uma das grandes descobertas científicas da atualidade: o reflexo condicionado. Foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem, principalmente porque forneceu um modelo que podia ser verificado e explorado de inúmeras maneiras, usando a metodologia da fisiologia. Pavlov inaugurava, assim, a psicologia científica, acoplando-a à neurofisiologia. Por seus trabalhos, recebeu o prêmio Nobel concedido na área de Medicina e Fisiologia em 1904. http://www.cerebromente.org.br/n09/mente/pavlov.htm

Ver também:
*